sábado, 17 de maio de 2008

Dirigente afirma que nível de poluição pode ser acima do esperado

Pela primeira vez um membro do governo chinês admitiu que as Olimpíadas de Pequim podem ser disputadas com nível de poluição acima do prometido pelos organizadores dos Jogos.

Em discurso para membros do governo e dirigentes do setor industrial transcrito pelo jornal oficial o ministro da proteção ambiental Zhou Shengxian disse que as promessas deverão ser cumpridas mas que para isso provavelmente medidas mais drásticas terão que ser tomadas. “No atual nível de progresso podemos cumprir a promessa olímpica do nosso governo, mas devemos ter claro que a tarefa em questão continua sendo desafiadora”, comentou o ministro.

Apesar do aparente oitismo, chamando a situação atual de sombria Zhou lembrou que em Pequim e nas cidades vizinhas que tem ordens para diminuir o nível de liberação de poluentes ainda há muito a ser feito. “Ainda há problemas óbvios a respeito da implantação lenta e inconsciente desses projetos. Devemos ter muita atenção a eles e não baixar a guarda”.

Ele afirmou ainda que o governo chinês está tomando as medidas necessárias para o bom andamento do processo, que será mantido inclusive nos dias de disputa dos Jogos Olímpicos. “Assim que houver qualquer condição climática desfavorável durante a realização dos Jogos, as regiões vizinhas devem adotar medidas sérias”, completou.

O nível de poluição da cidade sede da próxima Olimpíada é uma das grandes preocupações de atletas de esportes disputados ao ar livre, como o vôlei de praia. Em entrevista recente a campeã olímpica em Sydney-00, Natalie Cook disse que a experiência vivida por ela na disputa da etapa de Xangai do Circuito Mundial foi uma amostra de que os atletas enfrentarão dificuldades,

Nenhum comentário: