sábado, 5 de julho de 2008

Renata/Talita encerram caminha olímpica com quarto lugar

Renata e Talita se despediram hoje do Circuito Mundial com o quarto lugar conquistado na etapa russa. A dupla que agora volta ao Brasil para se preparar para os Jogos Olímpicos só voltará a disputar uma etapa do mundial na Áustria, pouco antes da estréia em Pequim.

Na disputa pelo terceiro lugar as brasileiras acabaram derrotadas pelas chinesas Tian Jia e Wang. Após um primeiro set dominado pelas orientais (21-16), Renata e Talita chegaram a lidera boa parte do segundo, mas no finalzinho – após estarem vencendo por 19-17 – acabaram tomando a virada (23-21).

O resultado definiu as seis primeiras duplas cabeças-de-chave nos Jogos Olímpicos de Pequim. Renata/Talita irão encabeçar o grupo F da competição, enquanto Juliana/Larissa estarão a frente do grupo C. Ambas conhecerão suas adversárias através de sorteio que será realizado no dia 26 de julho, em Gstaad (Suíça).

Vitórias suadas garantem brasileiros nas quartas-de-final

Foram duas vitórias em três sets, mas o Brasil garantiu duas duplas nas quartas-de-final da etapa russa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Masculino.

Com mais de uma hora de disputa nos dois jogos, Ricardo e Emanuel venceram os norte-americanos Fuerbringer/Jennings e Franco/Benjamin passaram pelos alemães Reckermann/Urbattzka. Os campeões olímpicos venceram o primeiro set do seu jogo (21-19), mas acabaram derrotados no seguinte (21-23) e tiveram que confirmar a vitória no tie-break (15-10). Já Franco e Benjamin tiveram que virar a partida, após serem derrotados no primeiro set por 21-15. Na seqüência do jogo os brasileiros impuseram as parciais de 21-12 e 15-11.

Os próximos desafios, que vale vaga nas semifinais da competição, serão contra alemães e chineses. Enquanto Franco/Benjamin pegam Xu/Wu pela primeira vez, Ricardo e Emanuel terão um tira-teima contra Brink/Dieckmann – em doze jogos disputados entre as duplas foram seis vitórias para cada lado.

Dupla disputará o bronze contra as chinesas

Ainda não foi dessa vez que Renata/Talita chegaram a uma decisão de Grand Slam (etapa do Circuito Mundial com premiação maior). A dupla brasileira foi derrotada na semifinal e disputará agora o bronze.

No jogo que abriu a rodada do feminino nesse sábado, Renata e Talita foram derrotadas pelas norte-americanas Branagh/Youngs. As adversárias dominaram a partida e conseguiram fechar o jogo em trinta e sete minutos, com parciais de 21-17 e 21-14. Com o resultado as vice-líderes do ranking mundial voltarão a quadra para a disputa do bronze.

Tentando chegar ao pódio na capital russa, as brasileiras irão enfrentar a principal dupla chinesa: Tian Jia/Wang. Essa será a décima vez que as duplas se enfrentam, e Renata/Talita levam pequena vantagem no confronto – são cinco vitória e quatro derrotas. Nessa temporada esse duelo ocorreu apenas uma vez, na primeira etapa do ano – em Adelaide (Austrália) – e a vitória ficou com as brasileiras por dois sets a zero (21-19/21-17).

Derrotas nas oitavas adia disputa olímpica

Ainda não foi na Rússia que ficou definida qual dupla ocupará a última vaga brasileira em aberto pros Jogos Olímpicos de Pequim – Ricardo/Emanuel, Juliana/Larissa e Renat/Talita já estão matematicamente classificados.

Com as derrotas de Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley nas oitavas-de-final do Grand Slam de Moscou a definição ficou para a última etapa que vale pontos para o ranking olímpico, que será disputada entre os dias 15 e 20 desse mês em Marselha (França). Márcio e Fábio Luiz foram derrotados pelos norte-americanos Rogers/Dalhausser (2x0 – 21-18/21-15), enquanto Harley e Pedro não passaram pelos alemães Klemperer/Koreng (2x0 – 21-19/25-23).

O resultado manteve a diferença de cem pontos entre as duplas, favorável a Márcio e Fábio Luiz. Os campeões mundiais de 2005 precisam agora chegar a decisão da etapa francesa para garantir matematicamente sua classificação. Já Pedro/Harley precisam ganhar a etapa e torcer para que os rivais não cheguem a decisão.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Renata/Talita chegam a semifinal e garantem vaga em Pequim

A vitória sobre as compatriotas Maria Elisa/Val foi duplamente comemorada por Renata e Talita. Com o resultado (2x0 – 21-18/21-19) a dupla chegou a sua primeira semifinal de um Grand Slam na história e confirmou, junto com a eliminação de Ana Paula/Shelda, matematicamente a segunda vaga brasileira em Pequim.

O jogo entre as brasileiras foi bastante disputado, com alternâncias de liderança no placar. No primeiro set a partida seguiu empatada até oito pontos, quando Maria Elisa e Val conseguiram abrir vantagem (10-08). Mas, logo em seguida, Renata e Talita retomaram a frente do placar (13-12) e administraram o resultado até fechar em 21-18. No set seguinte, porém, foi que a dupla derrotada teve a maior chance de levar o jogo para o tie-break. Após estarem vencendo por 05-02 e tomarem a virada para 07-05, Maria Elisa/Val voltaram a abrir vantagem no marcador (16-13), mas a experiência de Renata/talita pesou nessa hora e elas viraram o jogo e fecharam a partida em 21-19.

O resultado foi ainda mais importante já que somou pontos para a dupla no ranking olímpico, e com a desclassificação de Ana Paula/Shelda (2x0 – 21-16 e 21-15 para as chinesas Xue/Zhang-Xi) garantiu Renata/Talita como a segunda dupla brasileira nos Jogos de Pequim.

Amanhã elas voltam à quadra central de Moscou para disputarem as finais. O primeiro desafio será contra as americanas Barnagh/Youngs, e o jogo vale a quinta colocação do ranking que define os cabeças-de-chave nas Olimpíadas de Pequim.

Brasileiros fazem bonito na República Tcheca

Não é só em Moscou, onde está sendo disputado o quarto Grand Slam da temporada, que o Brasil teve um dia de vitórias entre os homens. Em Brno, na República Tcheca, três duplas brasileiras venceram seus compromissos de hoje e também estão nas oitavas-de-final do torneio.

Cabçe-as-de-chave número seis do torneio, Bruno e Billy precisaram entrar em quadra apenas uma vez para confirmar a classificação. Jogando contra a dupla da Eslováquia Varga/Litva eles tiveram certa dificuldade em conseguir a vitória. Depois de perderem o primeiro set (23-21) a dupla reagiu e venceu o segundo por 21-13. Mas o set desempate foi emocionante, com a vitória vindo por 16-14.

Já as outras duas duplas tiveram que enfrentar dois adversários nessa sexta. Alison e Bernardo não tiveram dificuldades para vencer os canadenses Binstock/Redmann (2x0 – 21-08/21-16) e depois os tchecos Biza/Svoboda (2x0 – 21-07/21-14). Beto Pitta e Lipe, porém, encontraram resistência de Grotowski/Weaver (Inglaterra) – 2x0 21-14/25-23 – e dos austríacos Hupfer/Schroffenegger (2x1 – 21-09/18-21/15-12.

Para avançarem as quartas-de-final, Bruno/Billy precisam vencer os irmãos tchecos Kufa. Alison/Bernardo jogam contra Simek/Kruger (Canadá) e Beto Pitta/Lipe pegam os suíços Gabathuler/Wenger.

Brasil garantindo 100% nas oitavas masculinas

Com apenas uma equipe pré-classificada a segunda rodada da fase eliminatória do Grand Slam de Moscou – Pedro/Harley ficaram com o primeiro lugar do seu grupo – o Brasil precisou passar por três jogos eliminatórios para assegurar as quatro duplas nas oitavas-de-final da competição.

Únicos a jogar apenas uma partida hoje, Pedro e Harley garantiram a vaga antecipada ao derrotarem os americanos Gibb/Rosenthal (2x0 – 21-17/27-25) no jogo que valia a liderança do grupo O. “Jogamos muito bem. Estamos recuperando nossa confiança, e acho que isso é o que está fazendo a diferença neste torneio”, comentou Harley. A dupla enfrenta agora os alemães Klemperer/Korneg, dupla para qual eles perderam três dos quatro jogos já disputados.

Já os outros brasileiros precisaram passar pela repescagem da fase eliminatória. Depois de uma estréia pífia, quando sofreram duas derrotas na quinta-feira, Ricardo e Emanuel reagiram hoje e ao vencerem o jogo contra Doppler/Gartmayer, da Áustria, (2x0 – 21-10/21-14) conseguiram o terceiro lugar do seu grupo. A dupla teve que voltar a quadra novamente hoje para conquistar as vaga nas oitavas, ao baterem os japoneses Asahi/Shiratori com duplo 21-13. Na partida de amanhã eles enfrentam os americanos Fuerbringer/Jennings.

Márcio e Fábio Luiz, que disputam com Pedro/Harley a última vaga brasileira em Pequim, surpreenderam ao vencer os alemães Brink/Dieckmann no início do dia (2x1 – 15-21/21-15/15-12), mas mesmo assim ficaram apenas com o terceiro lugar do grupo L. Quem acabou ficando com a segunda colocação desse grupo foram Franco e Banjamin, que na última partida da primeira fase bateram os donos-da-casa Koshkarev/Prokopiev por dois a zero (21-17/25-23). Com esses resultados os dois times tiveram que disputar a primeira rodada eliminatória. Nela, Márcio e Fábio Luiz passaram pelos mexicanos Miramontes/Virgen (2x0 – 21-19/21-18), enquanto Franco/Benjamin bateram os suíços Heyer/Heuscher (2x0 – 21-18/21-14).

Amanhã os campeões mundiais de 2005 precisam confirmar o retrospecto de cinco vitórias e uma derrota sobre os americanos Dalhausser/Rogers. Já Franco/Benjamin esperam repetir a vitória no Aberto da Polônia sobre os alemães Reckermann/Urbatzka.

Brasil garante vaga na semifinal

O Brasil já tem uma dupla garantida na semifinal do Grand Slam de Moscou, mas o país ainda pode ter mais uma dupla entre as quatro finalistas da etapa.

A vaga garantida vem do confronto, nas quartas-de-final, entre Renata/Talita e Maria Elisa/Val. As vice-líderes do ranking olímpico brasileiro se classificaram com a vitória sobre as alemãs Pohl/Rau (2x0 – 23-21/21-18), enquanto Maria Elisa e Val passaram pelas americanas Boss/Ross (2x0 – 21-15/22-20). Esse será o segundo confronto entre as duplas na temporada, sendo que semana passada – em Stavanager (Noruega) – a vitória na fase de grupos ficou com Maria Elisa/Val por dois sets a um.

A outra vaga brasileira nas semifinais pode vir com Ana Paula e Shelda. A dupla que precisou se recuperar no tie-break para vencer as alemãs Holtwick/Semmler (2x1 – 21-19/19-21/15-10) enfrenta agora as chinesas Xue/Zhang Xi, responsáveis pela única eliminação brasileira nas oitavas – 2x0 (21-17/21-11) sobre Maria Clara e Carol.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Brasileiras estão nas oitavas-de-final

Com as duas vitórias na primeira rodada da segunda fase do Grand Slam de Moscou o Brasil colocou as quatro duplas brasileiras nas oitavas-de-final da chave feminina – as outras duas duplas já haviam garantido a vaga por antecipação.

As duas vitórias no fim do dia de hoje foram contra duplas cubanas. Primeiro foram Maria Elisa e Val que passaram por Crespo/Ribalta com dois sets a zero, parciais de 21-17 e 21-15. Depois, foram as irmãs Maria Clara/Carol que bateram Fernandez/Peraza, também sem perder um set, com parciais de 21-16 e 21-18.

Na próxima fase as irmãs pegam as chinesas Xue-Zhang/Xi. Apesar de terem perdido três dos quatro confrontos entre as duplas, Maria Clara e Carol estão confiantes que poderão repetir o último confronto, quando venceram as orientais por dois sets a um. Já Maria Elisa e Val terão que passar pelas americanas Boss/Ross, jogo que define as adversárias nas quartas da vencedora do confronto entre Renata/Talita e as alemãs Pohl/Rau. Completando o esquadrão brasileiro, Ana Paula/Shelda tem tudo para avançar as quartas, já que enfrentam as fracas alemãs Holtwick/Semmler.

Harley/Pedro decidem primeiro lugar do grupo contra americanos

Únicos brasileiros a ganhar seus dois jogos nessa quinta-feira, Harley e Pedro já estão classificados a segunda fase do Grand Slam de Moscou, e decidem amanhã contra os norte-americanos Gibb/Rosenthal o primeiro lugar, e a vaga antecipada as oitavas.

Esse será o terceiro confronto entre as duplas, e apesar de terem ganhado os dois jogos anteriores, os brasileiros sabem que terão um grande desafio – as vitórias foram sempre em três sets. Para chegar à terceira rodada da fase de grupos de forma invicta os brasileiros suaram a camisa para vencer os austríacos Gosch/Horst (duplo 21-19), mas atropelaram os neozelandeses Lochhead/Pitman (21-14 e 21-11).

Já os outros brasileiros não tiveram a mesma eficiência. Abrindo o grupo L, o confronto brasileiro entre Márcio/Fábio Luiz e Franco/Benjamin acabou sendo vencido pela dupla que se juntou apenas nessas últimas etapas do Mundial, devido a lesão de Pedro Cunha. Em mais de uma hora de jogo, Franco e Benjamin levaram a melhor por dois sets a um, com parciais de 21-17,18-21 e 15-13. Mas, na rodada seguinte acabaram derrotados pelos alemães Brink/Dieckmann (2x0 – 22-20/21-19). Enquanto isso, Márcio e Fábio Luiz se recuperaram da derrota, vencendo os russos Koshkarev e Prokopiev (2x1 – 21-17/19-21/15-09).

A grande surpresa acabaram sendo as duas derrotas de Ricardo e Emanuel. Os campeões olímpicos perderam, respectivamente, para os mexicanos Miramontes/Virgen (2x1 – 23-21/16-21/15-10) e os espanhóis Herrera/Mesa (2x1 – 16-21/21-19/15-13) e agora precisam da vitória frente os austríacos Doppler/Gartmayer para não serem eliminados de forma precoce da competição.

Brasileiras avançam a fase eliminatória na Rússia

As quatro duplas brasileiras que disputam e etapa russa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino avançaram à segunda fase da competição. Sendo que duas delas ainda garantiram de forma antecipada as oitavas-de-final.

Ana Paula/Shelda e Renata/Talita garantiram o primeiro lugar do seu grupo, e com isso não precisam disputar a primeira rodada da fase eliminatória. Enquanto as veteranas confirmaram essa posição com a vitória sobre as irmãs austríacas Schwaiger por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 21-17, Renata e Talita acabaram surpreendidas pelas suíças Kuhn/Schwer (2x1 – 16-21/22-20/15-13) em jogo que não valia mais nada para a classificação do grupo D.

Agora Ana e Shelda esperam a definição do jogo entre as alemãs Holtwick/Semmler e as russas Bratkova/Ukolova. Já Renata/Talita enfrentam as vencedoras do duelo entre as japonesas Teru Saiki/Kusuhara e as alemãs Pohl/Rau.

Já Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Val ficaram com o segundo lugar de seus grupos. Com isso as duas duplas terão que passar pela primeira rodada da fase eliminatória. As irmãs cariocas que venceram Hadekal/Torlen (2x1 – 19-21/21-16/15-13) enfrentam agora as cubanas Fernandez/Peraza, tentando manter a invencibilidade de três jogos no confronto. Já Maria Elisa e Val, que confirmaram a vaga ao vencerem as russas Boyko/Markova (21-12/21-11), tentam a segunda vitória consecutiva sobre as também cubanas Crespo/Ribalta.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Últimos três campeões da etapa russa brigam pelo título

Desde que voltou a receber uma etapa do mundial, após cinco anos de ausência do calendário, a Rússia viu três duplas brasileiras subirem ao lugar mais alto do pódio. Apesar das etapas dos três anos anteriores terem sido disputadas em São Petesburgo, o retrospecto brasileiro anima os quatro times que começam amanhã a disputar a fase principal do Grand Slam de Moscou.

Ricardo/Emanuel, campeões em 2005, voltam ao circuito após uma pausa de uma semana para treinamento em Portugal. Motivados, os brasileiros esperam retomar um bom ritmo para a preparação da dupla para os Jogos de Pequim.

Já as duas outras duplas campeãs na Rússia têm um motivo a mais para buscar o segundo título. Brigando diretamente pela segunda vaga brasileira na Olimpíada, Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley – respectivamente campeões na Rússia em 2006 e 2007 – precisam de bons resultados essa semana para melhorar seu ranking olímpico. Atualmente com a segunda vaga, Márcio e Fábio Luiz se repetirem o resultado de dois anos atrás garantem matematicamente a segunda vaga do Brasil em Pequim. E mesmo que não fiquem com a vitória, a dupla tentará chegar a semifinal para aumentar a diferença sobre seus rivais (hoje em cem pontos). Já Pedro/Harley precisam de um terceiro lugar, mas a eliminação de seus rivais antes das semifinais, para assumir o segundo lugar no ranking olímpico brasileiro.

A quarta dupla brasileira em Moscou é Franco/Benjamin. Jogando juntos devido uma contusão de Pedro Cunha, parceiro oficial de Franco, a dupla teve que garantir a vaga no main draw hoje. Jogando pelo qualifying eles bateram a dupla do Cazaquistão Kulinich/Dyachenko por dois sets a zero, com parciais de 21-19 e 21-13.

Renata e Talita garantem vaga nas oitavas

A dupla Renata/Talita, que busca confirmar em Moscou a segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim, deu um passo importante hoje dentro da competição. Com duas vitórias e nenhum set perdido as vice-líderes do ranking brasileiro asseguraram a primeira colocação do grupo D e a conseqüente vaga nas oitavas-de-final do torneio.

A dupla teve na estréia um confronto caseiro. Jogando contra Maria Clara e Carol, elas precisaram de trinta e oito minutos para vencer o primeiro desafio (21-19/21-14). Na seqüência foi à vez de bater as norueguesas Hakedal/Torlen, com o mesmo placar e parciais de 21-14 e 21-16. O resultado foi um grande presente para o técnico da dupla, Abel Martins, que comemora seu aniversário hoje.

Outra dupla brasileira que encerrou o primeiro dia com duas vitórias foi Ana Paula/Shelda. Mas, ao contrário das suas rivais pela segunda vaga brasileira em Pequim, a combinação do cruzamento do seu grupo ainda não as garante o primeiro lugar. Mesmo assim, Ana e Shelda que venceram, respectivamente, as canadenses Martin/Cooke (duplo 21-14) e as alemãs Claasen/Roder (21-16/21-11) já garantiram vaga na próxima fase do torneio, e precisam apenas de uma vitória sobre as irmãs Schwaiger (Áustria) para ficar com a classificação antecipada as oitavas.

Já Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Val terminaram a quarta-feira com uma vitória e uma derrota cada. Com isso as irmãs cariocas, embora já estejam classificadas, precisam da vitória sobre as norueguesas Hakedal/Torlen para garantir o segundo lugar do grupo. Já Maria Elisa Val precisam vencer as donas-da-casa Boyko/Markova para assegurar vaga na próxima fase.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Maria Elisa e Val completam time brasileiro

O Brasil vai para o último Grand Slam que conta pontos para o ranking olímpico com quatro times na disputa, apesar de apenas dois deles ainda terem chance de classificação para Pequim. Com três duplas pré-classificadas a fase principal da competição, o país terá mais um representante graças a conquista de Maria Elisa/Val de uma das oito vagas em disputa no qualifying.

A dupla, que pela primeira vez não teve que disputar o country-quota, se classificou com a vitória sobre as canadenses Lessard/Maxwell por dois sets a zero. Apesar de não terem perdido um set, as brasileiras tiveram que suar a camisa para conseguir a classificação. Em um jogo que teve duração de cinqüenta e quatro minutos elas venceram com parciais de 21-19 e 24-22.

Com o resultado Maria Elisa e Val entraram no grupo A da primeira fase da competição principal. E das três duplas que elas jogam contra, as brasileiras só venceram uma delas até hoje. As russas Boyko e Markova, últimas adversárias da fase de grupos, já foram derrotadas pelo time brasileiro, que por sua vez perdeu os jogos que já fez contra as cubanas Fernandez/Peraza e as maericanas Branagh/Youngs, respectivamente primeiras e segundas adversárias.

As outras brasileiras que não têm mais chances de classificação são as irmãs Maria Clara e Carol. Mesmo assim elas terão papel decisivo na briga pela segunda vaga brasileira em Pequim já que estão no grupo de Renata/Talita – que ocupam o segundo lugar no ranking olímpico brasileiro. O jogo entre as compatriotas abre o grupo D, que conta ainda com as norueguesas Hakedal/Torlen e as suíças Kuhn/Schwer.

Completando o esquadrão brasileiro em Moscou, Ana Paula e Shelda encabeçam o grupo C. As adversárias das veteranas serão as canadenses Martin/Cooke, as alemãs Claasen/Roder e as irmãs austríacas Schwaiger.

- No masculino, Franco/Benjamin disputam o quali

Para contar também com mais um time na disputa da chave principal masculina, o Brasil terá que torcer para que amanhã Franco/Benjamin passem pelo qualifying.

A dupla que é cabeça-de-chave número dois nessa fase do torneio precisará de apenas uma vitória para chegar ao main draw. Os adversários desse jogo saem do confronto entre Kulinich/Dyachenko (Cazaquistão) e Babich/Mykhaylov (Ucrânia).

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Semana decisiva para classificação olímpica

Depois de receber nos últimos três em São Petersburgo o melhor do vôlei de praia mundial, a Rússia reservou a sua capital para a disputa nessa temporada. Moscou, que recebeu etapas do masculino em 98 e 99, será a sede do último Grand Slam (etapa com pontuação maior) que conta pontos para o ranking que define as vagas em Pequim.

Faltando duas semanas para o fim do prazo estipulado pela FIVB para as duplas somarem pontos no ranking olímpico, o torneio russo promete ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos, impulsionado pela disputa olímpica. Entre os brasileiros, com a primeira vaga já decidida entre homens e mulheres, a disputa é pela segunda e última vaga em cada naipe. A disputa no masculino está acirrada, com Márcio/Fábio Luiz liderando a disputa com apenas cem pontos de vantagem sobre Harley/Pedro. Já entre as mulheres Renata/Talita têm vantagem de 520 pontos sobre Ana Paula/Shelda.

Com pontuação maior que a próxima etapa, que será disputa em Marselha (França), muitos apostam que a Rússia irá definir a situação da segunda vaga brasileira em Pequim. Na disputa masculina um primeiro lugar de Márcio/Fábio Luiz, desde que Harley/Pedro não façam pódio, garante os campeões mundiais de 2005 nos Jogos Olímpicos. Contudo, um terceiro lugar dos rivais, com Márcio e Fábio Luiz ficando abaixo de quinto, muda a dupla que hoje ocupa a segunda posição no ranking.

Entre as mulheres Renata/Talita precisam de um terceiro lugar para garantir a vaga em Pequim, mas mesmo que não cheguem ao pódio ainda podem garantir a vaga. Para isso basta que Ana Paula/Shelda não cheguem à final. As veteranas que se juntaram no início dessa temporada para tentar a segunda vaga brasileira precisam de no mínimo um segundo lugar, para ir à Marselha precisando conquistar o ouro e assim tirar a vaga de Renata/Talita.

Com muitos números na cabeça, e com muitas possibilidades, os atletas brasileiros entrarão em quadra tentando conquistar o carimbo no passaporte para Pequim.

- Maria Elisa e Val a um jogo do main draw

Sem adversárias na fase de qualificação, pela primeira vez Maria Elisa e Val não terão que disputar o country-quota brasileiro. Com isso, basta uma vitória nessa terça para que a dupla chegue a seu terceiro Grand Slam.

A definição das adversárias ocorre amanhã mesmo, mais cedo, no jogo entre a dupla sul-africana Augostides/Nel e as canadenses Lessard/Maxwell. O jogo que vale vaga na chave principal da competição está previsto para as oito da manhã, no horário de Brasília.

Paraíbanos fazem a festa em casa

Álvaro Filho e Vitor Felipe têm motivos de sobra para comemorar a temporada de vôlei de praia até aqui. Além de terem vencido a primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21, realizado em Saquarema (RJ), e de terem conquistado o Brasileiro sub-19, no Rio de Janeiro, a dupla venceu nesse domingo a segunda etapa do sub-21, e para ser ainda melhor o jogo foi na cidade dos atletas.

Em uma final exclusivamente “da casa” eles bateram os conterrâneos Ícaro/Klaus por dois sets a um, com parciais de 18-09, 10-18 e 15-07. “Nossos últimos resultados têm sido excelentes. A idéia é manter esse bom ritmo de jogo até o fim do ano. Em Fortaleza, o lugar mais alto do pódio será o objetivo mais uma vez. Sabemos que não existe dupla invencível, mas manter a regularidade é importante”, comentou Álvaro.

Entre as mulheres a vitória ficou com as cariocas Patrícia e Fernanda. Na decisão elas jogaram contra as adversárias e a torcida local, que apoiava as atletas da casa Naty/Fabí. “Este título foi fruto de muito trabalho. Superamos uma seqüência de partidas complicadas. Ontem, na parte da noite, ficamos estudando o jogo de Fabí/Naty nos mínimos detalhes”, comentou Patrícia sobre a vitória por dois sets a zero (18-13/18-12).