sábado, 14 de junho de 2008

Ricardo/Emanuel estão na semifinal em Berlim

Após terem vencido os compatriotas Pedro Solberg e Harley Marques nas oitavas-de-final, hoje cedo, Ricardo e Emanuel voltaram a quadra central na capital alemã para conquistar a vaga na semifinal do torneio.

Na disputa válida pelas quartas-de-final eles bateram os holandeses Boersma e Ronnes. Apesar do primeiro set ter sido disputadíssimo (27-25), os brasileiros dominaram o seguinte (21-15) e fecharam em cinqüenta minutos a partida.

Para chegar a decisão, porém, os campeões olímpicos terão um grande desafio. Jogando em casa, Julius Brink e Christoph Dieckmann, terão a torcida a seu favor na disputa pela vaga na final. Fora isso o retrospecto é favorável aos europeus, que vencerem seis dos onze confrontos entre as duplas, incluindo as três vezes em que as duplas se enfrentaram nessa temporada.

Brink e Dieckmann são a única esperança dos anfitriões em levar o título do primeiro Grand Slam do ano, já que as outras duas duplas que estavam na disputa, Klemeperer/Koreng e Reckermann/Urbatzka, perderam respectivamente para Herrera/Mesa (Espanha) e Rogers/Dalhausser. Os dois vencedores fazem a segunda semifinal da competição.

Menos uma etapa para Pedro/Harley diminuírem a diferença

Ainda não foi dessa vez que Pedro/Harley conseguiram diminuir a diferença para Márcio e Fábio Luiz na briga pela segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. A inferioridade, que no início do ano era de 600 pontos, continuou após Berlim nos mesmos 180 pontos em que vêm se mantendo a algumas etapas.

Mesmo com os rivais saindo na décima terceira colocação, ao serem eliminados pelos espanhóis Herrera/Mesa (2x0 – 21-18/22-20), Pedro e Harley acabaram não avançando muito no torneio e com isso não conseguiram somar mais pontos entre os oito melhores, que contam para Pequim. A dupla chegou a vencer seu primeiro desafio na fase eliminatória, quando venceram por dois a zero (21-16 e 21-18) os austríacos Gosch/Horst, mas parou na rodada seguinte diante dos compatriotas Ricardo/Emanuel. A derrota (2x1 – 16-21/21-12/15-08) para os campeões olímpicos eliminou a dupla apenas com a nona colocação do torneio, resultado insuficiente para a disputa olímpica.

Outros brasileiros que também se despediram precocemente do torneio foram Pedro/Franco. Eliminados no qualifying e alçados ao main draw através de um sorteio, eles perderam para os suíços Laciga/Schnider (2x1 – 21-19/16-21/15-09) e ficaram em décimo terceiro lugar.

Juliana/Larissa ficam com o bronze e garantem Pequim

A perda de um jogo ainda na fase de grupo antecipou o cruzamento entre Juliana/Larissa e Walsh/May para a semifinal do Grand Slam de Berlim. Na disputa pela vaga na decisão, melhor para as americanas que vencer as campeãs pan-americanas por dois sets a zero, parciais de 21-17 e 21-12.

Mas as brasileiras se recuperaram no jogo seguinte e garantiram um lugar no pódio. A vitória incontestável sobre as também norte-americanas Boss/Ross (2x0 – 21-11/21-19), em quarenta e um minutos, rendeu a Juliana e Larissa muito mais que a medalha de bronze. O resultado aumentou a pontuação da dupla no ranking que define as vagas em Pequim para 5.280 pontos, e com isso elas garantiram uma das duas vagas do Brasil na próxima edição dos Jogos Olímpicos – já que apenas Renata/Talita ainda têm chances matemáticas de passá-las com essa pontuação.

“É claro que queríamos ter ido pra final e ganhar a etapa, mas estamos satisfeitas com o bronze”, comentou Juliana após a decisão do terceiro lugar. A jogadora ainda voltou a quadra central, dessa vez na arquibancada, para assistir a decisão do título. Em o que muitos consideram a provável final olímpica, Walsh/May bateram as chinesas Tian Jia/Wang por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 22-20.

- Outras brasileiras não chegam a semifinal

As outras duplas brasileiras não conseguiram passar dos jogos de sexta-feira. Renata/Talita que vinham de uma primeira fase impecável pararam no jogo contra as compatriotas Juliana/Larissa (2x1 – 21-18/15-21/15-09) e ficaram com a nona colocação da etapa.

Já Maria Elisa/Val, que estreavam em Grand Slams, e Ana Paula/Shelda chegaram a vencer o primeiro jogo do dia, mas depois foram derrotadas nas quartas-de-final e ficaram com o quinto lugar. As estreantes perderam para Walsh/May (2x1 – 21-12/21-16/15-11), enquanto Ana e Shelda foram derrotadas por Boss/Ross (2x0 – 21-13/21-17).

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ricardo e Emanuel são únicos brasileiros garantidos nas oitavas

Apesar das quatro duplas masculinas do Brasil que disputam o Grand Slam de Berlim terem vencido os dois jogos de ontem, apenas Ricardo e Emanuel voltaram a vencer nessa sexta e garantiram a vaga antecipada as oitavas-de-final da competição.

Invictos no torneio, inclusive em sets, os campeões olímpicos venceram hoje o jogo que valia o primeiro lugar do seu grupo. Em quarenta e seis minutos eles passaram pelos donos-da-casa Reckermann e Urbatzka, com parciais de 21-18 e 21-16. Agora eles esperam a definição dos seus próximos adversários, que saem do jogo entre Klemperer/Koreng (Alemanha) e Lochhead/Pitman (Nova Zelândia). Mas com a antecipação da vaga eles ganharam o resto do dia de folga, enquanto todos os outros times brasileiros terão que voltar a quadra hoje para chegar lá.

Harley e Pedro, que perderam a liderança do grupo Q ao serem derrotados pelos holandeses Boersma e Ronnes (2x1 – 19-21/23-21/16-14), terão pela frente os austríacos Gosh/Horst. Para chegarem as oitavas-de-final eles precisam manter a invencibilidade, hoje de três jogos, contra os rivais. Enquanto isso Márcio e Fábio Luiz terão o complicado jogo contra os espanhóis Herrera e Mesa. Depois de terem perdido para os holandeses Nummerdor/Schuil (2x1 – 21-19/18-21/23-21), eles precisam agora aumentar a sua vantagem no histórico do próximo confronto – atualmente eles têm cinco vitórias e três derrotas.

Franco e Pedro Cunha também precisarão passar pela primeira rodada da fase eliminatória. A dupla que hoje foi derrotada pelos chineses Wu/Xu (2x0 – 24-22/21-17) enfrenta agora os suíços Laciga e Schnider.

Três brasileiras nas quartas-de-final

O Brasil continua firme na disputa do título do primeiro Grand Slam da temporada internacional, agora com três duplas. Com as vitórias conquistadas nessa manhã de sexta em Berlim os times brasileiros avançaram as quartas-de-final da competição.

A única derrota brasileira era inevitável, já que um dos confrontos válido pela segunda rodada da fase eliminatória envolvia dois times do país. Jogando na quadra três, Juliana e Larissa venceram Renata/Talita (2x1 – 21-18/15-21/15-09) e continuam na briga após o susto do primeiro dia, quando foram derrotadas pelas mexicanas Candelas/Garcia. Agora as campeãs pan-americanas pegam as anfitriãs Pohl/Rau.

As outras duplas disputaram o jogo também na mesma quadra. Primeiras a jogar na manha chuvosa em Berlim, Maria Elisa e Val continuam sua trajetória vitoriosa. Mas, classificadas a próxima fase com a vitória sobre as irmãs austríacas Schwaiger (2x1 – 17-21/22-20/11-15) elas terão um grande desafio no jogo que vale vaga na semifinal: bater as campeãs olímpicas Walsh/May.

“Já estávamos felizes com a classificação ao min draw. Esse resultado então supera nossas expectativas. Agora é entrar em quadra relaxada e ver no que vai dar”, analisou Val.

A última dupla do Brasil a se classificar foi Ana Paula/Shelda. Continuando sua invencibilidade no torneio, inclusive em sets, elas bateram as australianas Cook/Barnett com parciais de 21-14 e 21-16. Na próxima fase elas pegam as americanas Boss/Ross.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Clássico brasileiro vale vaga nas quartas-de-final

O público que for amanhã a arena montada na capital alemã terá a chance de assistir o maior clássico do vôlei de praia feminino do Brasil na atualidade. Valendo uma vaga nas quartas-de-final do Grand Slam de Berlim, Juliana/Larissa e Renata/Talita – respectivamente líderes e vice-líderes do ranking brasileiro – se enfrentam pela sétima vez nessa temporada internacional.

Pré-classificadas a essa fase com o primeiro lugar do grupo E, por terem vencido os três jogos sem perder um set sequer, Renata e Talita esperaram a definição de suas adversárias no jogo, válido pela primeira rodada da fase eliminatória, que re-editou a final pan-americana de 2007. E mais uma vez Juliana/Larissa levaram a melhor sobre as cubanas Fernandez/Peraza. Em cinqüenta e um minutos de jogo elas venceram as adversárias por dois sets a um, com parciais de 21-15/15-21 e 15-08, e avançaram no torneio.

Quem vencer o duelo brasileiro pegará nas quartas-de-final a dupla que sair vitoriosa do jogo entre as cubanas Crespo/Ribalta e as alemãs Pohl/Rau.

- Ana/Shelda escapam da chave da morte

A provável semifinal das brasileiras que vencerem o clássico amanhã deverá ser bem complicada. É que no mesmo lado da chave estão Walsh/May – atuais campeãs olímpicas – que se vencerem seu primeiro jogo amanhã, contra as chinesas Xue-Zhang Xi, pegam a dupla que sair vitoriosa do jogo entre Maria Elisa/Val e as irmãs Schwaiger (Áustria).

Do outro lado da chave uma dupla brasileira ao menos teve sorte no sorteio que definiu os confrontos da segunda fase do torneio. Apesar de estrearem nas eliminatórias contra a campeã olímpica Cook e sua nova parceira Barnett, Ana Paula e Shelda terão, ao menos teoricamente, confrontos menos complicados na briga por uma vaga na decisão. Já que seu confronto nas quartas-de-final, caso avancem sobre as australianas será contra a dupla que passar pelo duelo entre Boss/Ross (EUA) e Claasen/Roder (Alemanha).

Brasileiros passam com 100% no primeiro dia

As duplas masculinas do Brasil não deram chances a seus adversários no primeiro dia do Grand Slam de Berlim. Com duas vitórias em dois jogos todos os times estão liderando seus grupos e dependem de uma vitória amanhã para avançarem direto as oitavas-de-final da competição.

Defendendo o título do ano passado, Márcio e Fábio Luiz conseguiram passar pelos suíços Heyer/Heuscher (2x1 – 21-16/15-21/15-10) e pelos dinamarqueses Soderberg/Hoyer (2x0 – 21-17/22-20), mas como seus adversários der amanhã – Nummerdor/Schuil (Holanda) – também venceram os mesmos adversários a definição do primeiro lugar do grupo N será no confronto direto entre as duas duplas.

Mesma situação de Ricardo/Emanuel – campeões na Polônia na semana passada – que após passarem pelos franceses Deulofeu/Salvetti (2x0 – 21-11/21-13) e pelos austríacos Doppler/Gartmayer (2x0 – 21-17/21-18) pegam amanhã os também invictos Reckermann/Urbatzka. Apesar de todo o favoritismo dos campeões olímpicos, os brasileiros terão como adversário a mais a torcida local que apoiará seus atletas.

Harley e Pedro também decidem contra uma dupla holandesa a primeira colocação do seu grupo. Os brasileiros passaram hoje pelo argentinos Baracetti/Salema (2x1 – 19-21/21-09/15-12) e pelos canadenses Heese/Cadieux (2x0 – 21/1521-17), e amanhã pegam Boersma e Ronnes, que passaram sem perder um set pelos mesmos oponentes.

Franco e Pedro Cunha, que entraram na competição como “lucky loosers”, também conquistaram duas vitórias nessa sexta. Primeiro venceram os noruegueses Kjemperud/Skarlund (2x1 – 19-21/21-13/15-12) e depois os letões Samoilovs e Plavins (2x0 – 21-15/21-17). Amanhã os brasileiros pegam os chineses Xu/Wu precisando da vitória para confirmar o primeiro lugar do grupo, mas mesmo com a derrota eles poderão se pré-classificar as oitavas-de-final dependendo dos resultado da outra partida do grupo.

Brasileiras garantem primeiro lugar do grupo

A manhã dessa quinta-feira em Berlim foi de grandes resultados para as duplas brasileiras que disputam a chave feminina. Com os quatro times conquistando vitórias por dois sets a zero, todos se classificaram a segunda fase da competição.

Ana Paula e Shelda confirmaram o favoritismo frente as cubanas Crespo e Ribalta e com duplo 21-18 avançaram direto as oitavas-de-final com o primeiro lugar no grupo D. Mesma situação de Renata e Talita que conseguiram uma brilhante vitória sobre as australianas Barnett/Cook (21-13/21-19) e seguem invictas em jogos e sets no torneio.

A outra dupla que conseguiu alcançar a primeira colocação na fase de grupos foram Maria Elisa/Val, que venceram as japonesas Teru Saiki e Kusuhara, com duplo 21-16, e com esse resultado garantiram o melhor resultado de sua dupla no Circuito Mundial. Pré-classificadas as oitavas-de-final elas já tem no mínimo um nono lugar em um Grand Slam.

A grande surpresa ficou por conta de Juliana/Larissa, que apesar de terem vencido o seu jogo de hoje contra as alemãs Claasen/Roder (duplo 21-13) ficaram apenas com o segundo lugar do grupo B. Isso graças a derrota para as mexicanas Candelas/Garcia ontem. Por isso, as campeãs pan-americana ainda terão que disputar a primeira rodada da fase eliminatória, e caso vençam o jogo contra as cubanas Grasset/Peraza pegam Renata e Talita na próxima fase.

Ana Paula e Shelda enfrentam as vencedoras do jogo entre as australianas Barnett/Cook e as francesas Faure/Sarpaux. Enquanto isso Maria Elisa e Val esperam a definição do confronto entre Minusa/Jursone (Letônia) e as irmãs Schwaiger (Áustria) para conhecer suas próximas adversárias.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Franco e Pedro se classificam com a desistência de outro time

Apesar de derrotados no qualifying, Franco e Pedro ganharam a chance de disputar os 800 pontos que valem o Grand Slam de Berlim. Com a desistência de uma dupla eles acabaram sendo agraciados com uma vaga na fase principal da competição.

Agora eles fazem parte do grupo M, ao lado dos chineses Xu/Wu, dos lituanos Samoilovs/Plavins e dos noruegueses Kjemperud/Skarlund (com quem estréiam amanhã as sete e meia da manhã, no horário de Brasília).

Já os outros brasileiros caíram em chaves distintas. Ricardo/Emanuel, que estréiam no grupo L contras os franceses Deulofeu/Salvetti, terão ainda amanhã o jogo contra Doppler/Gartmeyer (Áustria). Já Márcio e Fábio Luiz pegam primeiro os suíços Heyer/Heuscher e depois os dinamarqueses Soderberg/Hoyer, mas o jogo mais complicado deverá ser o de sexta contra os holandeses Nummerdor/Schuil.

Completam a participação brasileira Pedro/Harley. Na estréia eles tem um clássico sul-americano frente os argentinos Baracetti/Salema. Depois enfrentam os canadenses Heese/Cadieux e os holandeses Boersma/Ronnes.

Renata/Talita e Ana Paula/Shelda a um jogo da liderança do grupo

Dos quatro times brasileiros que entraram na disputa do primeiro Grand Slam do Circuito Mundial em 2008 apenas dois saíram com 100% de aproveitamento no primeiro dia da competição. Cabeças-de-chave número quatro e cinco, respectivamente, Ana Paula/Shelda e Renata/Talita venceram seus dois jogos por dois sets a zero e estão a uma vitória de confirmar o primeiro lugar dos seus respectivos grupos.

Jogando pelo grupo D, Ana Paula e Shelda atropelaram suas adversárias. Sem dar chances para as suíças Kuhn/Scher (21-11/21-16) e as belgas Van Breedam/Mouha (21-11/21-15) elas agora precisam passar pelas cubanas Milagros Crespo e Imara Ribalta para ficarem com o primeiro lugar do grupo garantido sem depender dos outros resultados.

Também classificadas a próxima fase, Renata e Talita, estão na mesma situação das compatriotas. Após vencerem seus jogos contra Ilustre/Pascua (Filipinas), com parciais de 21-16 e 21-14, e as irmãs Schwaiger (Áustria), duplo 21-17, elas decidem o primeiro lugar do grupo E contra as australianas Barnett/Cook.

Se passarem de forma invicta pela fase de grupos as brasileiras passam direto a segunda rodada da fase eliminatória do torneio, e esperam a definição de suas adversárias através dos confrontos da repescagem.

Mexicanas conseguem mais uma vitória surpreendente

Elas já são consideradas o novo frisson do Circuito Mundial Feminino de Vôlei de Praia. Depois de terem alcançados resultados expressivos na história das participações mexicanas em etapas do mundial, e de terem vencido alguns dos principais times do mundo, as mexicanas Candelas e Garcia voltaram a surpreender no primeiro dia de disputa do Grand Slam de Berlim.

Depois de virarem o jogo contras as anfitriãs Claasen/Roder (2x1 – 17-21/21-18/15-07), as mexicanas voltaram à quadra para pegar ninguém menos que as tri-campeãs mundiais Juliana/Larissa. Apesar do favoritismo brasileiro a vitória no primeiro set (32-30) já mostrava que o jogo não seria fácil para as campeãs pan-americanas. Na seqüência as parciais mostraram que hoje não era mesmo o dia delas, derrota por 21-12 e 15-11.

O resultado coloca as mexicanas a uma vitória de confirmar o primeiro lugar do grupo, enquanto Juliana/Larissa precisam vencer o jogo contra as alemãs Claasen/Roder para não correr o risco de se despedir precocemente da competição.

- Maria Elisa Val perto de serem a segunda zebra do dia

Se as mexicanas “aprontaram” pra cima de Juliana e Larissa, outra dupla brasileira por pouco não consegue igualar o feito vencendo uma das cabeças-de-chave do torneio.

Na primeira partida em que a dupla joga na fase principal de um Grand Slam elas conseguiram vencer o primeiro set no jogo contras as chinesas Tian Jia/Wang (24-22) mas acabaram perdendo o segundo por 21-16. No tie-break novamente elas ameaçaram o favoritismo das orientais, quando após estarem perdendo de 14-11 empataram a partida, mas acabaram sendo derrotadas por 20-18.

No segundo jogo do dia porém as brasileiras mostraram que o placar apertado da primeira partida não foi sorte. Com a torcida apoiando o time local (Goller/Ludwig) elas precisaram de quarenta e um minutos para alcançar a vitória com parciais de 21-16 e 22-20.

Franco e Pedro perdem chance de aumentar pontuação

Depois de uma parada forçada devido a uma lesão no pé de Pedro Cunha, ele e seu parceiro Franco voltaram a disputar jogos do Circuito Mundial nessa quarta em Berlim. Jogando pelo qualifying a dupla tentava chegar à chave principal da competição para somar importantes pontos na disputa pela vaga olímpica – atualmente a dupla ocupa o quarto posto brasileiro no ranking – mas acabaram eliminados ainda no qualifying.

Após estrearem bem contra os donos-da-casa Markus Bockermann e Tom Gotz, quando venceram a partida em trinta e sete minutos com parciais de 21-11 e 21-14, os brasileiros voltaram a quadra para a partida que valia vaga no main draw. Mas, enfrentando os portugueses Pedrosa/Rosas, eles tomaram a virada e foram eliminados. Em uma partida disputada a dupla brasileira saiu na frente com 21-19, mas acabaou perdendo os dois sets seguintes com parciais de 25-23 e 15-13.

Agora eles seguirão na Europa se preparando para a disputa do Grand Slam de Paris na semana que vêm. Enquanto isso seus concorrentes diretos a segunda vaga brasileira em Pequim abrem amanhã a fase de grupos na competição.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Maria Elisa e Val completam time brasileiro no Main Draw

Depois de terem chegado semana passada ao primeiro main draw do ano, Maria Elisa e Val conseguiram se classificar para o seu primeiro Grand Slam na carreira. A dupla que ontem havia vencido o country-quota brasileiro, hoje passou por dois desafios internacionais para garantir a vaga.

E os dois jogos do dia foram bastante disputados. Primeiro, contra as espanholas Alcon/Matveeva, foi preciso buscar a virada após terem perdido o primeiro set por 21-19. Equilibradas em quadra as brasileiras devolveram a derrota com 21-16 e depiis venceram o tie-break por 15-12.

Mas o maior desafio ainda estava por vir. Jogando na quadra central elas tiveram que passar pelas medalhistas de prata na Polônia, Wacholder e Turner. Após uma surpreendente vitória no primeiro set por 21-17, as brasileiras não conseguiram manter o ritmo, especialmente Val que não conseguia passar pelo forte bloqueio norte-americano. Com a derrota por 21-16 era necessário um set desempate. No tie-break a partida seguiu equilibrada até a metade do set, quando as brasileiras conseguiram abrir a diferença. Mesmo assim, no fim do jogo um susto quando após estarem com match-point em 14-11 deixaram as adversárias encostar, Mas no fim vitória (15-13) e classificação para Maria Elisa e Val.

"Conquistar a vaga no nosso primeiro Grand Slam é o máximo. Ganhar da dupla que ficou em segundo lugar na semana passada é melhor ainda. Provamos que podemos jogar contra times tops", comemorou Maria Elisa. Já para a sua parceira a classificação serviu para mostrar que são capazes de sair de situações adversas. "No segundo set do segundo jogo eu não conseguia passar pelo bloqueio. Foi então que pedi pra Maria Elisa mudar a tática no levantamento e conseguimos mudar o jogo", comentou Val.

- Time estréia contra chinesas

Se o caminho até a chave principal do Grand Slam de Berlim não foi fácil, a seqüência dos jogos também promete ser um duro teste para Maria Elisa e Val.
Amanhã logo na estréia elas enfrentam a principal dupla chinesa: Tian Jia e Wang. Mais tarde o jogo será contra Goller e Ludwig, da Alemanha. Na quinta será a vez de dispurtar a última partida da chave G contra Teru-Saiki e Kusuhara (Japão).

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Swatch renova com Circuito Mundial de Vôlei de Praia

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou hoje a renovação do contrato com a Swatch até 2012. A marca que é a principal patrocinadora e dá nome ao Circuito Mundial está na competição desde 2003.

“Nós temos o prazer de anunciar hoje a renovação com uma patrocinador que deu suporte a FIVB nos últimos seis anos, inovando em tecnologia e uma promoção importante do evento”, comentou Rubens Acosta – presidente da FIVB. “Swatch trouxe novas idéias. Eles entenderam que o vôlei de praia é o esporte ideal para a sua marca e com isso fizeram um inovador tipo de marketing por todo o mundo”, completou o dirigente.

Gerente de eventos da Swatch, Kalus Peter Mager comentou a renovação: “Estamos muito felizes de sermos o patrocinador principal do circuito por mais quatro anos. O vôlei de praia se tornou o nosso mais importante pilar de estratégia global esportiva durante os meses de verão, e é perfeito para nossos valores de provocar um tipo de vida positiva”.

O acordo prevê ainda o patrocínio dos Campeonatos Mundiais de 2009 e 2011, além dos mundiais das categorias de base – que ocorrem anualmente.

Maria Elisa e Val a dois jogos do Grand Slam

Mais uma vez Maria Elisa e Val representarão o Brasil no qualifying de uma etapa do Circuito Mundial. A dupla que havia se classificado semana passada em Stare Jablonki conseguiu dessa vez passar inclusive pelas medalhistas de bronze na etapa polonesa – Maria Clara e Carol.

Depois de um primeiro set disputadíssimo contra Ágatha/Shaylyn, quando venceram por 24-22, a dupla não enfrentou mais dificuldades no country-quota (fase onde duplas do mesmo país disputam uma vaga no quali). Com 21-17 confirmaram a primeira vitória, e depois passaram pelas irmãs Maria Clara e Carol com 21-18 e 21-14.

O próximo desafio será amanhã, quando a dupla precisará vencer duas partidas para assegurar uma das oito vagas na chave principal em disputa. O primeiro jogo será contras as espanholas Alcon/Matveeva, e se passarem pela partida eliminatória enfrentarão a dupla vencedora do confronto entre as norte-americanas Wacholder/Turner – medalha de prata na semana passada - e as alemãs Lehmann/Sude.

domingo, 8 de junho de 2008

Ricardo/Emanuel conquistam primeiro ouro na temporada internacional

Acabou hoje o jejum de títulos dos campeões olímpicos Ricardo e Emanuel na temporada internacional. Com a vitória sobre a dupla espanhola na final disputada em Stare Jablonki (Polônia) a dupla conquistou o seu primeiro ouro em 2008.

A conquista veio em um jogo relativamente fácil, mas apesar dos 21-18 e 21-15 no placar, em trinta e nove minutos, Emanuel achou os adversários fortes. “Elas venceram duplas cabeças-de-chave, então percebemos que eles viriam com tudo contra a gente. Eu acho que os espanhóis surpreenderam muitos times essa semana”, elogiou o jogador. Para o paranaense isso só prova o equilíbrio cada vez maior do circuito – a Espanha só ganhou um ouro em vinte e dois anos de história do circuito mundial masculino.

Mesmo com a prata Lario/Gavira comemoraram muito o resultado. A final os coloca em destaque no cenário internacional. Esse foi apenas o sexto torneio da dupla no Circuito Mundial.

- Brasil perde a disputa do terceiro lugar

A festa brasileira só não foi completa esse fim-de-semana porque na disputa pela medalha de bronze quem levou a melhor foram os australianos Schacht/Slack.

Em uma hora de jogo eles venceram Pedro/Harley com parciais de 21-16, 15-21 e 15-13. Os australianos que estavam em um jejum de medalhas desde o bronze no Campeonato Mundial ano passado, disputado na Suíça.

Brasileiros disputam vaga na final

O Brasil garantiu uma vaga na decisão da etapa da Polônia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Pré-classificados com a invencibilidade na etapa Pedro Solberg e Harley irão enfrentar os compatriotas Ricardo e Emanuel em uma das semifinais do torneio.

Os campeões olímpicos garantiram a vaga no final four ao vencerem na repescagem os italianos Lione e Varnier em cinqüenta e três minutos, depois de terem perdido as quartas-de-final para os australianos Schacht/Slack. Em jogo bastante disputado os brasileiros saíram na frente (21-17), mas permitiram a vitória dos adversários no segundo set (21-13). No tie-break melhor para Ricardo/Emanuel que fecharam a partida com 15-11 no placar.

Apesar do momento ser mais favorável à Pedro/Harley que chegaram a três decisões na etapa, Ricardo e Emanuel lideram com folga o histórico dos confrontos no Circuito Mundial. São cinco vitórias, incluindo as duas esse ano (Barcelona e Roseto), contra apenas uma derrota – ano passado na etapa de São Petesburgo. Se confirmarem a vitória Ricardo/Emanuel chegarão a sua primeira final na temporada.