sábado, 5 de abril de 2008

Virada garante sexta final consecutiva

Juliana e Larissa aumentaram, agora a pouco, para 30 o número de vitórias consecutivas esse ano. O jogo contra Agatha e Sahylyn rendeu ainda a vaga na sexta final da temporada, em seis torneios disputados (cinco no circuito nacional e um no mundial).

Para alcançar mais uma final as campeãs pan-americanas tiveram que disputar seis sets nesse sábado. Primeiro venceram Camila e Naiana por 2x1, com parciais de 18-12/15-18/15-08, e se classificaram a semifinal do torneio. No jogo da rodada noturna precisaram de mais três sets para virar o jogo contra Agatha e Shaylyn. Depois de serem derrotadas no primeiro set por 18-15 conseguiram empatar o jogo no set seguinte pela contagem mínima (18-16). Foi no set desempate, então, que conquistaram a vitória com 15 a 12 no placar.

Para Larissa o início da temporada está acima da expectativa da dupla, mas ela aposta na continuidade da boa fase. “Nossa parceria está atravessando um momento muito bom e queremos conquistar essa etapa no Mato Grosso”, afirmou a jogadora.

Maria Clara e Carol vencem e garantem ranking dois

Elas sofreram para se classificar a semifinal: depois de estarem perdendo o tie-break por 14-11 para Izabel/Chell, Maria Clara e Carol fizeram cinco pontos seguidos e se classificaram a semifinal da etapa de Cáceres. E essa virada parece ter dado forças as irmãs para chegar a segunda decisão na temporada brasileira.

Elas venceram agora a pouco a Maria Elisa e Val por 2 sets a 0 (18-10 e 18-16) e se classificaram a final da quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. “Depois daquela virada merecíamos mesmo ir à decisão. O jogo contra Maria Elisa e Val também foi muito equilibrado”, analisou Maria Clara depois do jogo noturno. A jogadora de 24 anos assumiu o papel de irmã mais velha na ausência de sua mãe e técnica no banco. “Procurei passar para ela que deveríamos esquecer os erros e pensar sempre no próximo ponto” – comentou, ressaltando que sua irmã também fala coisas interessantes durante o jogo: “Passamos o jogo todo trocando informações e isso é muito importante”.

Agora elas esperam a definição da outra semifinal para conhecer as adversárias na decisão. Na única etapa em que chegaram a final esse ano as irmãs foram derrotadas por Juliana e Larissa por 2x0 (18-13 e 18-15) em Foz do Iguaçu (PR). Mas, o resultado já é comemorado pela dupla que com a vaga na final garantiram o segundo lugar no ranking de entradas para a próxima etapa do circuito, a ser disputada em Brasília.

Vôlei de Praia pelo mundo...

- Cotas de patrocínio do Brazil Open a venda

A Reunion Sports & Marketing e a RB2 Eventos colocaram, desde a última quarta-feira, no mercado a comercialização de cotas de patrocínio da etapa brasileira do Circuito Mundial.

São seis tipos de cotas para os interessados a associar a marca de seu produto à etapa, que acontecerá esse ano na cidade do Guarujá (SP). A competição, que ocorre entre os dias 15 e 21 de setembro, reunirá 64 duplas que disputam a soma de R$ 800 mil em prêmios.

- Duplas se preparam para a estréia no Circuito Europeu

Depois de disputarem a primeira etapa do Circuito Mundial, na Austrália, as principais duplas européias voltaram para casa para se preparar para o Circuito Europeu.

Na semana que vêm as principais duplas do continente disputam a etapa da Espanha, na Praia dos Ingleses em Grand Canarya, entre os dias 17 a 20 de abril. O tour europeu terá ainda mais quatro etapas antes da Olimpíada de Pequim e duas após a realização dos Jogos em agosto.

- AVP renova com Wilson

O circuito norte-americano de vôlei de praia anunciou essa semana a extensão do contrato com a Wilson como “bola oficial” da competição.

Pelo acordo, além da exclusividade nesse segmento, a empresa poderá explorar placas publicitárias e espaços nas arenas montadas para o evento. Bem como fazer uma série de ações promocionais e utilizar a marca da AVP em seus produtos. A parceria já dura onze anos e continuará, no mínimo, até 2012.

- Times começam a se registrar para etapa da Guatemala

Sete times masculinos e sete femininos já confirmaram presença na segunda etapa do circuito de vôlei de praia da NORCECA, que será disputada entre os dias 18 e 20 de abril no Complexo Esportivo Campo de Marte, na capital guatemalteca.

Costa Rica, Cuba, El Slavador, Nicarágua, Porto Rico e Guatemala confirmaram duplas nas duas chaves do torneio, enquanto Canadá terá representantes na chave feminina e República Dominicana na masculina.

Definidas as semifinais em Cáceres

Acabaram agora a pouco na arena montada na Praça de Eventos da Sematur, em Cáceres (MT), as quartas-de-final da quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Com isso ficaram definidos os confrontos da rodada noturna, pelas semifinais.

Entre os homens, Ricardo e Emanuel continuam sua série invicta – agora com 23 vitórias na temporada – e enfrentam Paulo Emílio e Moisés no jogo que vale vaga na decisão. Os campeões mundiais se classificaram diretamente as quartas-de-final do torneio ao vencer seus dois jogos de ontem, e no primeiro jogo desse sábado passaram por Juca/Fabiano com 2 sets a 0 (18-15/18-16). Seus rivais no final four também precisaram vencer apenas um jogo hoje para avançar no torneio. A dupla baiana precisou de três sets para passar pelos catarinenses Nelsinho/Keko com parciais de 20-18, 18-13 e 15-08.

Na outra semifinal Franco e Pedro Cunha tentam a vaga na sua primeira decisão em 2008 em um jogo contra os cearenses Rodrigo e Hevaldo. Enquanto a dupla do Ceará passou por Jorge/Renatão por 2x0 (18-16 e 18-15), os campeões brasileiros em 07 tiveram um clássico nas quartas-de-final. Sem maiores dificuldades eles impuseram seu ritmo de jogo e, com o mesmo placar dos rivais, venceram Márcio e Fábio Luiz com 18-11 e 18-13.

- Agatha e Shaylyn se intrometem entre as cabeças-de-chave

Pelo regulamento do circuito brasileiro as quatro primeiras duplas no ranking de entradas se classificam automaticamente as quartas-de-final se vencerem seus dois jogos de sexta. A vantagem de estar descansadas pode ser decisiva no jogo que vale vaga na semifinal. A maior prova é que em Cáceres, três dessas duplas conseguiram a classificação.

O único confronto em que o ranking não prevaleceu foi exatamente o que as adversárias estavam mais próximas na lista inicial do torneio. Cabeças-de-chave número quatro do torneio, Bárbara e Vivian Seixas não souberam administrar o placar e acabaram perdendo de virada para Agatha e Shaylyn (ranking 5) – 2x1 (13-18/18-13/15-12). Com isso a dupla formada para essa temporada deixa pela quarta vez uma etapa do circuito com o quinto lugar. Já as vencedoras do confronto voltam a jogar as 18:50 na quadra principal.

Mas o próximo desafio da dupla será complicado. Elas terão a responsabilidade de interromper a série de 29 vitórias consecutivas de Juliana e Larissa se quiserem chegar a decisão. As campeãs das quatro primeiras etapas do circuito brasileiro mais uma vez precisaram de 3 sets para avançar: 2x1 (18-12/15-18/15-08) sobre Camila/Naiana.

A outra partida da programação noturna será um confronto que vale, além da vaga na decisão, pontos importantes para o ranking de entradas de Brasília. Maria Clara e Carol, que eliminaram Izabel/Chell (2x1 – 18-16/16-18/16-14) nas quartas, precisam da vitória para manter-se no segundo lugar do ranking da próxima etapa. Já Maria Elisa e Val, que tentam chegar a sua segunda decisão consecutiva, passam na entry list as irmãs cariocas se conseguirem a vitória. As duas venceram Virna e Ângela por 13-18, 18-11 e 17-15 no jogo de agora a pouco.

Walsh pronta para a estréia

Kerri Walsh é considerada uma das melhores jogadoras de vôlei de praia da atualidade, mas mesmo assim, as vésperas de estrear em mais uma temporada, ela ainda parece um novata. “Estou nervosa pela estréia”, afirma a jogadora dias antes de começar a disputa de mais um título da AVP, na semana que vêm.

“É da minha natureza ser nervosa”, afirma Walsh que terá uma temporada longa, com diversos compromissos. Serão ao todo mais de 25 torneios esse ano (juntando AVP e Circuito Mundial), mas ela não deixa duvidas de qual é o foco. “Temos muitos compromissos esse ano, mas queremos chegar ao ápice em agosto”, explica a jogadora que tentará na China manter o título olímpico conquistado de forma invicta em Atenas.

Ela sabe que são as favoritas ao bi-campeonato, mas acredita que terão mais dificuldades dessa vez: “Tem um monte de novatas boas por aí, mas eu e a May estamos determinadas a defender nosso título olímpico”.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Campeões tem dificuldades mas mantêm invencibilidade

Foi mais complicado do que esperavam, mas Juliana/Larissa e Ricardo/Emanuel conseguiram mais uma vitória na rodada noturna dessa sexta-feira e se mantiveram invictos na temporada.

Apesar de acumular mais duas vitórias por 2x0, na série que agora tem 28 jogos de invencibilidade, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa levaram um susto no começo do jogo noturno. Após impor uma vitória, na estréia do torneio, sobre Andréa Teixeira/Carla (com duplo 18-15) elas voltaram à quadra central da arena montada na Praça de Eventos da Sematur no início da noite para conseguir a classificação antecipada as quartas-de-final. Jogando contra Semírames e Michelle Carvalho elas tiveram dificuldade em vencer o primeiro set (28-26), mas confirmaram a vaga na próxima fase com 18 a 12 na seqüência.

Já Ricardo/Emanuel, que tem seis jogos a menos na seqüência invicta por não terem disputado a etapa australiana do Circuito Mundial, continuam sem perde um jogo no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Mas, ao contrário de Juliana e Larissa, venceram seus dois jogo de hoje por 2 sets a 1. Depois de vencerem Carlão Juliano com parciais de 18-13/16-18/15-07, eles tiveram que virar o jogo contra Marcelo Negrão e Adriano para ficar com a primeira colocação do grupo A. No primeiro set a vitória foi dos desafiantes por 18-14, e nos dois sets seguintes os campeões olímpicos venceram pela diferença mínima – 20-18 e 15-13.

As duas duplas campeãs nas quatro primeiras etapas do circuito nacional seguem na busca do quinto título. Agora eles esperam os primeiros jogos de sábado para conhecer seus adversários nas quartas-de-final.

Márcio e Fábio Luiz voltam a tropeçar

O começo desse ano tem sido bem diferente da temporada anterior. Em 2007 Márcio e Fábio Luiz fecharam o ano com cinco títulos nacionais, mas na atual temporada o melhor resultado foi apenas um terceiro lugar em Foz do Iguaçu.

Tentando conseguir ainda chegar a primeira final do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a dupla espera ainda impedir que Ricardo e Emanuel quebrem o recorde deles de quatro vitórias em etapas consecutivas. Mas, o caminho até a decisão ficou bem mais complexo depois da derrota sofrida pela dupla na segunda rodada da etapa de Cáceres (MT).

Depois de terem passado na estréia do torneio por Carlos/Sábia (2x0 – 18/10 e 18/14), os campeões mundiais em 2005 não conseguiram manter o ritmo e acabaram perdendo pelo mesmo placar para Bruno/Zé Írio (18-16/18-15). Para o técnico da dupla o maior problema tem sido a concentração dos jogadores, principalmente nos momentos de dificuldade. “Qualquer erro bobo tira o foco dos dois. A parte técnica e tática eles conhecem de cabo a rabo, são dois grandes jogadores. Mas precisam ter mais calma”, analisou.

A dupla agora volta a jogar amanhã pela repescagem e para manter-se viva na disputa não pode perder mais nenhuma partida.

Favoritas fazem o "dever de casa"

As irmãs Maria Clara/Carol e as finalistas da última etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Maria Elisa e Val, asseguraram por antecipação a vaga nas quartas-de-final em Cáceres. As duas duplas venceram seus jogos dessa sexta e agora esperam os primeiros jogos de sábado para conhecer seus próximos adversários.

Mesmo sem a presença da mãe e técnica Isabel no banco as irmãs cariocas conquistaram a vaga na próxima fase com a liderança do grupo B. Para isso elas passaram, sem dificuldades, na estréia sobre Fabiana/Evelyn (2x0 – 18-06 e 18-14) e por Andréa Martins/Thati – 2x1, com parciais de 18-15/16-18 e 15-11. “A primeira partida foi bem tranqüila. Foi a primeira vez que Fabiana e Evelyn chegaram ao torneio principal. O segundo jogo foi mais duro. Cada dupla conhece bem o estilo de jogo da outra e, além disso, Andréa Martins e Thati estão juntas há bastante tempo e se encontram em boa fase”, analisou Maria Clara após o primeiro dia do torneio.

Já Maria Elisa e Val tiveram mais facilidade. Elas chegam as quartas-de-final sem ter perdido um set sequer: venceram Cida/Nina Zgoda na estréia (18-13/18-15) e depois passaram por Taiana/Elize Maia (18-14/18-07).

- Agatha/Shaylyn dependem de derrota de Juliana/Larissa

A terceira dupla garantida nas quartas-de-final é Vivian/Bárbara Seixas. Elas passaram Maira/Melisa e Mirlena Santos/Érica Freitas por 2x0 e agora também esperam os jogos das oitavas-de-final para conhecer o primeiro desafio de amanhã.

Já Ágatha/Shaylyn, mesmo com as duas vitórias por 2x0 sobre Mariana/Camilinha e Luana/Lili, ainda precisam esperar a rodada noturna para saber em qual fase jogarão amanhã. Caso Juliana e Larissa confirmem o favoritismo e vençam a sua segunda partida do dia (na estréia bateram Andréa Teixeira/Carla com duplo 18-15) elas terão que passar ainda pelas oitavas-de-final, contra uma dupla a ser definida na repescagem. Já se Semírames e Michele Carvalho terminarem a série invicta das campeãs pan-americanas, Agatha e Shaylyn avançam as quartas.

Leila e Sandra vacilam e estão na repescagem

Essa não era a estréia que elas haviam planejado para o retorno ao circuito brasileiro, após serem eliminadas ainda no country-quota da etapa australiana do circuito mundial. Leila e Sandra acabaram derrotadas na estréia e agora terão que enfrentar uma maratona de vida ou morte para continuar sonhando com o título em Cáceres (MT).

Depois de terem vencido apertado o primeiro set do jogo contra Mônica e Isabela Maio (18-16), as veteranas acabaram tomando a virada e caíram à repescagem logo na estréia da competição. “Vacilamos em um dos sets e não alcançamos o nosso objetivo na abertura do torneio”, analisou Letícia Pessoa que credita a derrota ao segundo set do jogo, perdido por suas comandadas por 18-15. No tie-break apertado (15-13) a derrota no set anterior parece ter abalado as suas jogadoras. “Ainda estamos em fase de adaptação”, completou a técnica.

Mas, no jogo seguinte, Leila e Sandra entraram dispostas a voltar a vencer e só assim continuar na disputa. Em um jogo eliminatório elas venceram o primeiro set por 18-09 e, mesmo tendo maiores dificuldades no segundo (22-20), passaram por Carol e Neide.

Franco espera reencontrar o caminho das vitórias

O final da temporada passada não poderia ter sido melhor: ao lado de seu parceiro Pedro Cunha, o veterano Franco conquistou o título de campeão brasileiro.

Mas, nesse inicio de temporada a dupla não conseguiu manter o bom ritmo e agora torce para obter um bom resultado na etapa de Cáceres (MT) e re-encontrar o caminho das vitórias. “Espero que possamos chegar à primeira final do ano em Cáceres. Será importante crescer e obter bons resultados neste período próximo da viagem para o Circuito Mundial”, afirmou o jogador que venceu seu primeiro desafio mato-grossense frente Pará/Lula por 2 sets a 0 (parciais de 18-12 e 18-14).

Agora sua dupla terá pela frente um desafio que vale vaga antecipada as quartas-de-final da competição. Para isso precisam obter sua segunda vitória nessa sexta, dessa vez em cima de Thiago e Jan.

- Apenas um cabeça-de-chave na repescagem

Assim como Franco/Pedro, outros três cabeças-de-chave na competição avançaram a segunda rodada com uma vitória. Apenas o baiano Juca e o pernambucano Fabiano, primeiros a jogarem na quadra montada da Praça de Eventos da Sematur, não conseguiram vencer o primeiro desafio – foram derrotados por Thiago/Gustavo por 2x0.

Márcio/Fábio Luiz, Jorge/Renatão e Billy/Bruno Schmidt ganharam sua primeira partida por 2x0. Os campeões mundiais em 2005 venceram Carlos/Sábia (18-10/18-14), Jorge e Renatão passaram por Roberto Lopes e Magalhães com parciais de 18014 e 18-12, e Billy/Bruno Schmidt ganharam de Júlio Camargo/Odair (18-09/18-06).

Cabeças-de-chave estréiam com pé direito no feminino

As cinco duplas cabeças-de-chave que já estrearam na quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia (Juliana/Larissa só jogam mais tarde) avançaram a segunda rodada após vencerem seu primeiro desafio por 2 sets a 0.

Primeiras a entrar em quadra, Virna e Ângela não tiveram dificuldade em impor seu ritmo de jogo e vencer, com parciais de 18-14 e 18-11, a Carol e Neide. Na seqüência foi a vez de Agatha e Shaylyn passarem por Mariana/Camilinha com 18-13 e 18-12.

Vivian e Bárbara Seixas, apontadas como dupla revelação desse início de temporada, continuaram a boa fase apresentada nas etapas anteriores (quando conquistaram um terceiro e quatro quinto lugares) vencendo a dupla da casa Maira e Melisa com 18-16 e 18-09. “Até certo ponto, ter iniciado o ano tão bem nos surpreende. Sabemos que é sempre difícil para uma dupla que está em formação obter bons resultados no início, pois o entrosamento pode demorar a aparecer. Felizmente, as coisas têm corrido muito bem entre Vivian e eu”, avaliou a carioca Bárbara, bi-campeã mundial sub-21, após a partida de estréia no torneio.

Indicadas como principais obstáculos para o quinto título consecutivo de Juliana e Larissa no circuito brasileiro, Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Val também passaram sem dificuldades pelo primeiro jogo. As irmãs venceram as brasilienses Fabiana/Evelyn (18-06/18-14), enquanto as terceira colocadas no ranking de entradas passaram por Cida/Nina Zgoda com parciais de 18-13/18-15.

Campeões agitam a rodada noturna

Eles ganharam as quatro primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Por isso, quem for hoje a noite à arena montada na Praça de Eventos da Sematur, poderá assistir as duas duplas favoritas ao título em Cáceres (MT).

No circuito nacional ambas estão invictas, mas com a participação na primeira etapa do Circuito Mundial Juliana e Larissa têm uma invencibilidade ainda maior: 26 jogos. “Tudo o que planejamos para os primeiros meses do ano estamos conseguindo colocar em prática. Vencemos as quatro etapas que disputamos no Brasil e o torneio na Austrália pelo Mundial”, comemora Juliana.

Já Ricardo e Emanuel abriram mão de jogar na Austrália para manter a programação dos treinos visando à continuação do tour mundial (quando ficarão mais de dois meses jogando fora). “Nossa preparação é para o meio da temporada, visando à reta final do Circuito Mundial e os Jogos Olímpicos. Por isso, avaliamos que ir à Austrália neste momento quebraria nosso ritmo de treinamentos”, explica o baiano Ricardo.

As duas duplas estréiam na quinta etapa do circuito nacional apenas a tarde. As 14:50 (15:50 de Brasília) Juliana e Larissa pegam Andréa Teixeira/Carla. Cinqüenta minutos depois é a vez de Ricardo/Emanuel entrarem em quadra para enfrentar Carlão/Juliano. O segundo jogo de ambos será na programação noturna, que terá inicio as seis da tarde (sete no horár
io de Brasília).

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Leila/Sandra Pires tentam se aproveitar das ausências

Com apenas um quinto lugar - conquistado logo na primeira etapa do Circuito BB Vôlei de Praia- como melhor resultado na temporada, Leila e Sandra Pires esperam mostrar uma melhor condição de jogo a partir de amanhã, quando estréiam em Cáceres.

Dupla formada nessa temporada para tentar brigar por uma das duas vagas brasileiras em Pequim, elas vem rendendo abaixo de duas rivais a classificação olímpica. Por isso, apesar do circuito brasileiro não contar pontos na corrida aos Jogos de Pequim, esperam ter um bom resultado no Mato Grosso para ganhar confiança.

“Vamos participar apesar do cansaço, pois precisamos ganhar mais ritmo de jogo. Isso será importante para o decorrer da temporada”, analisa a técnica Letícia Pessoa que acredita também que poderão se beneficiar das duas principais ausências da competição. Renata/Talita e Ana Paula/Shelda, duplas que brigam diretamente contra Sandra e Leila pra chegar na China, não irão participar da quinta etapa do circuito brasileiro.

Mas as jogadoras ressaltam que, mesmo com menos duas duplas fortes na disputa, chegar ao título da etapa é sempre uma tarefa árdua. “O nível do Circuito Banco do Brasil é muito alto, com muitas parcerias fortes, então uma dupla nova tem dificuldades de obter bons resultados logo no início. Por isso, não esperávamos muito das primeiras etapas. Vamos dar seqüência a nossa evolução e correr atrás do prejuízo”, comenta Sandra.

- Maria Clara e Carol tentam garantir ranking dois

Mesmo sem a briga direta com Renata e Talita, Maria Clara e Carol terão que suar a camisa se quiserem começar a etapa de Brasília com o segundo lugar no ranking de entradas.

Atualmente empatas com as vice-líderes do ranking olímpico brasileiro as rimas precisam chegar a decisão em Cáceres para manter-se na segunda posição. Qualquer outro resultado abaixo desse recoloca Talita/Renata na posição que ocuparam nas quatro primeiras etapas do circuito brasileiro.

Nesse caso elas teriam ainda que se preocupar em assegurar a terceira colocação. As finalistas da última etapa, disputada em Campo Grande, Maria Elisa e Val precisam ficar apenas uma posição acima das rivais para passá-las.

Sem Pedro/Harley, expectativa é por retorno de outra rivalidade

Das quatro etapas masculinas disputadas até agora pelo Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, três tiveram na final Ricardo/Emanuel frente Pedro/Harley. Por isso, com a ausência dos vice-campeões no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, a expectativa é saber quem tentará parar a série invicta dos campeões mundiais Ricardo e Emanuel.

Apontados como os grandes rivais da dupla na temporada passada, Márcio e Fábio Luiz não vêm conseguindo bons resultados em 2008. Mesmo assim os jogadores esperam encerrar essa má fase, quem sabe, em uma final contra os rivais. Confiante Márcio afirma: “ Temos de admitir que não estávamos jogando bem. Fizemos algumas boas partidas, mas, como um todo, apresentando falhas. Conversamos bastante, acertamos arestas que nos atrapalhavam e agora acredito que voltaremos a ser a dupla forte que todos temiam enfrentar”.

Pelo cruzamento, se vencerem todos os seus jogos, as duas duplas só se enfrentam na decisão. Além de tentar conquistar o primeiro título da temporada, os campeões mundias de 2005, tentarão aí sim impedir que seus rivais ultrapassem a dupla em uma marca histórica: ser o maior recordista de vitórias em etapas seguidas, com quatro conquistas.

- Campeões do circuito avançam na etapa

Mas as duas duplas que conquistaram tantos títulos e recordes no circuito nacional terão pela frente grandes jogadores. Além de duplas com bons resultados na atualidade, como Franco/Pedro (atuais campeões brasileiros), ele terão que passar por outros jogadores que já se sagraram vencedores da principal competição do país.

Os veteranos Roberto Lopes, bi-campeão do circuito, e Lula, campeão em 97, passaram junto com seus parceiros a fase principal da competição. Roberto, atualmente jogando com Magalhães derrotaram os sergipanos Evans Melo e Augusto por 2 sets a 1. Já Pára/Lula e passaram por Marcinho/Betinho por 2x0.

Falta de duplas beneficia mulheres no qualifying

A disputa do qualifying feminino da quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia teve uma particularidade. Como ao todo apenas 12 duplas de inscreveram para a disputa, quem foi a arena montada na cidade de Cáceres (MT) hoje pode assistir apenas quatro disputas femininas.

As quatro primeiras colocadas no ranking da fase de classificação garantiram a vaga sem sequer ter pisado na areia da Praça de Eventos da Sematur. Para se juntar a elas, as outras oito duplas inscritas precisavam vencer apenas um jogo. Fabiana/Evelyn, Cida/Nina Zgoda, e Carol/Neide - que venceram por 2x0 respectivamente a Shirleny/Ivanise, Bruna/Flávia e Marcella/Patrícia – e Andréa Teixeira/Carla, que passaram por Fabíola/Rossana com 2x1, se juntaram as pré-classificadas Mônica/Isabela Maio, Luana/Lili, Mirlena Santos/Érica Freitas e Fabi/Bruna.

- Chave feminina esvaizada também no main draw

As oito duplas que se classificaram se juntam agora a 16 outras parcerias para a disputa da chave principal da competição, que terá início amanhã as nove da manhã (10:00 no horário de Brasília).

Mas, assim como nos jogos de hoje, haverá desfalques importantes entre as principais duplas da competição. Medalhistas na primeira etapa do Circuito Mundial, disputada fim-de-semana passado na Austrália, Ana Paula/Shelda e Renata/Talita não irão disputar o torneio. Enquanto as vice-líderes do ranking brasileiro abriram mão da etapa para a recuperação da carioca Renata, as veteranas decidiram não disputar a etapa matogrossense para conseguir descansar da longa viagem.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Campeões de ontem e de hoje no qualifying

Quem for a arena montada na Praça de Eventos da Sematur, em Cáceres (MT), nessa quinta poderá acompanhar diversões campeões em ação pelo torneio classificatório à quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Campeão Mundial em 1997, Pará é um dos destaques da chave masculina. Atualmente jogando com Lula (medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg – 99) ele espera repetir o bom desempenho da etapa anterior – Campo Grande – quando saiu do qualifying para a nona colocação. “Lula e eu estamos progredindo a cada etapa. Nossa participação em Campo Grande foi muito boa. Saber que jogamos bem na última etapa é uma motivação a mais, porém temos consciência que cada torneio tem a sua história”, comentou o experiente jogador de 34 anos.

Outro destaque é a presença do bi-campeão do Circuito Mundial Roberto Lopes. Jogando ao lado do capixaba Magalhães ele tentará chegar a chave principal para juntar-se ao seu antigo parceiro Franco, que é pré-classificado ao main draw junto com Pedro Cunha.

- Campeãs do Peru são destaque no feminino

Elas são novas, apenas 16 e 19 anos, mas já conquistaram nesse ano um título internacional. Jogando em março no Peru, Julia Schmidt – sobrinha do ex-jogador de basquete Oscar – e Pauline sagraram-se campeãs da Copa Costa Azul de Vôlei de Praia. Agora, o desafio será alcançar pela primeira vez a chave principal de uma etapa do circuito brasileiro.

Outra campeã que atuará nessa primeira fase da competição é a capixaba Lili. Detentora do título mundial sub-21 no ano passado ela busca passar ao main draw ao lado da capixaba Luana.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Etapa tem dois desfalques importantes

Quem for a arena montada em Cáceres (MT) para a disputa da quinta etapa do circuito brasileiro não poderá ver duas duplas finalistas no último fim-de-semana em Adelaide (Austrália).

Campeões da primeira etapa do Circuito Mundial, Harley e Pedro Solberg abriram mão de disputar a etapa brasileira para aprimorar a forma física. “Ficamos mais perto do sonho de ir aos Jogos com o título em Adelaide. Então temos de concentrar nossos esforços nesta possibilidade. Como nosso estilo de jogo é baseado principalmente na velocidade e na força, não podemos descuidar dessa parte sob a pena de cairmos de produção em quadra”, explica Harley.

A decisão foi tomada em conjunto com o técnico Renato França que se mostrou preocupado com o pouco tempo antes da próxima etapa do mundial. Mas eles já adiantaram que na etapa brasiliense, que será disputa entre os dias 19 e 21 desse mês, voltarão a brigar pelo primeiro ouro na temporada do circuito nacional.

- Contusão de Renata tira sua dupla da disputa

Entre as mulheres o desfalque será da dupla Renata e Talita. A carioca Renata se machucou em um jogo da etapa australiana e decidiu ficar no Rio para conseguir se tratar.

“Não jogar em Cáceres será essencial para minha recuperação. A prioridade agora é me tratar e seguir lutando por uma vaga olímpica”, comentou a jogadora que iniciou nessa terça as sessões de fisioterapia. Confiante em uma boa recuperação ela avisa que quer estar 100% para a disputa da última etapa do circuito brasileiro (em Brasília) antes de embarcar para um período de mais de dois meses somente no circuito mundial.

Ricardo e Emanuel podem quebrar recorde de rivais

Se chegar ao quinto título consecutivo já serve de estímulo para Ricardo/Emanuel na etapa de Cáceres do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a dupla campeã olímpica tem para os jogos que começam sexta um outro desafio.

Invictos na temporada eles podem ultrapassar a marca
de Márcio/Fábio Luiz em número de vitórias consecutivas. O atual recorde, de 23 jogos invictos, foi alcançado na temporada de 2005, quando na quinta etapa os próprios Ricardo e Emanuel pararam a série dos rivais. Mas, apesar da proximidade da marca os jogadores preferem não pensar nos números. “A meta é sempre vencer, independente dos números, até mesmo porque nossa dupla já tem muitas marcas e títulos importantes. Quando nos preocupamos muito com estas coisas, o resultado não costuma ser bom”, analisa o baiano Ricardo.

Para ultrapassar Márcio e Fábio Luiz a dupla precisa chegar à decisão da etapa mato-grossense de forma invicta. Se mantiverem o aproveitamento desse início de temporada poderão também ser os primeiros entre os homens a conquistar 5 títulos seguidos.

CBV disponibiliza transporte até Cáceres

Com a mudança de Cuiabá para Cáceres, da etapa do Mato Grosso do Circuito BB Vôlei de Praia, a Confederação Brasileira de Vôlei teve que disponibilizar transporte para os atletas entre a capital do Estado e a cidade sede do evento.

A entidade esportiva, em parceria com o governo local, irá disponibilizar ônibus e avião para o deslocamento dos atletas e comissões técnicas. Na quarta-feira, dia em que viajam os atletas que vão disputar o qualifying, serão disponibilizados dois horários de transporte terrestre com um total de 60 vagas (ocupadas por ordem de chegada). No dia seguinte haverá duas opções: ônibus em horário único ou avião com vôos a partir do meio-dia. Não foi divulgado o número de viagens aéreas disponíveis, mas cada viagem poderá levar no máximo 18 pessoas.

Presença do circuito agita economia local

A poucos dias do início da quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia o evento aquece a economia da cidade de Cáceres (MT), na geração de emprego e renda.

Pelo menos 3.500 empregos temporários estão sendo gerados na construção das cinco quadras, montagem da arquibancada, dragagem da Baia dos Malheiros e drenagem da praça de eventos. Embora as empresas responsáveis pela montagem de toda a estrutura sejam de fora do Estado, a prefeitura fez questão de contratar toda a mão de obra local.

“A previsão é de que os jogos devam injetar mais de R$ 3 milhões na economia local”, afirma a secretária de turismo Patrícia Siqueira baseada nos cálculos do uso da mão de obra em serviços gerais, passando desde a montagem até a manutenção da arena e incluindo outros serviços como buffet para os eventos sociais e alimentação de atletas, técnicos e organização.

- Festa e presenças ilustres

O circuito será apenas uma das atrações do fim-de-semana na cidade. Aproveitando a presença dos melhores atletas de vôlei de praia do país os organizadores programaram diversos eventos sociais e culturais em paralelo. O grande destaque será o show de Frank Aguiar, na sexta-feira (dia 4).

A etapa também contará com presença de autoridades. Já confirmaram presença o governador Blairo Maggi e o ministro dos esportes Orlando Silva de Jesus.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Dupla convidada leva o título no Mato Grosso do Sul

Começou no último fim-de-semana a segunda edição do Circuito Fundesporte de Vôlei de Praia. A capital do estado do Mato Grosso do Sul foi o local escolhido para a primeira etapa, na praça de esportes Elias Gadia.

Entre os homens a vitória ficou com uma dupla convidada. Com os compromissos do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Benjamim e Zé Írio não devem correr todo o circuito estadual, e por isso entraram na competição através do wild card. Na final eles derrotaram Toninho e Mauro Nogueira por 2 sets a 1, com parciais de 18-16, 11-18 e 15-11.

Já entre as mulheres deu a lógica. Líderes do ranking estadual Mazé e Magda venceram, também por 2x1, a Jaqueline/Dani. Com parciais de 18-10, 21-19 e 15-11 as favoritas estrearam bem na tentativa de manter o título de campeãs estaduais, conquistado na temporada anterior.

Na disputa pela terceira colocação deu Márcio/Betinho, que derrotaram Nelson/Caverna, e Ana/Letícia, que passaram por Maria e Lucinha.

- Federação confirma segunda etapa

A ocasião serviu também para a Federação de Vôlei do Mato Grosso do Sul confirmar Ponta Porã como a próxima cidade a receber o circuito. Nos dias 26 e 27 de abril o município que faz fronteira com o Paraguai e está localizado a 335km da capital irá receber as melhores duplas locais para mais um torneio da temporada 2008/2009.

Árbitra é a primeira brasileira garantida em Pequim

Enquanto os atletas disputam no Circuito Mundial as quatro vagas (duas no masculino e duas no feminino) para os Jogos de Pequim, uma brasileira teve hoje a confirmação de que estará participando do vôlei de praia na Olimpíada.

Maria Amélia Villas-Boas foi confirmada como a representante brasileira entre os 16 árbitros que estarão comandando os jogos de vôlei de praia. Ela faz parte do grupo de oito que já estiveram em Jogos Olímpicos anteriormente, junto com a austríaca Andréa Hass, Leijun Wang da China, Stefano Cesare da Itália, Takashi Fuji do Japão, o mexicano Miguel Ramirez, Geir Dahle da Noruega e Darryl Friesen do Canadá (único a trabalhar em todas as edições de Jogos Olímpicos com vôlei de praia).

A lista foi completada com outros oito nomes que terão em Pequim a sua primeira experiência olímpica: Dois chineses (Hongyu Liu e Weiping Liu), o inglês Damien Sarle, o francês Marc Berard, o alemão Marc Hagener, Richard Casutt da Nova Zenlândia, o suíço Jonas Personeni e o americano Glenn Sapp.

domingo, 30 de março de 2008

Brasileiros satisfeitos com a estréia no Mundial

A festa foi brasileira na Austrália. Das seis posições no pódio da primeira etapa do Circuito Mundial quatro foram verde-e-amarelas. O domínio mostra a força do país na modalidade, em ano que será disputada mais uma edição de Jogos Olímpicos.

No masculino, apesar da liderança do ranking que define as duplas brasileiras em Pequim ser de Ricardo/Emanuel (que não jogaram em Adelaide), a maior festa na estréia da temporada internacional foi de Pedro/Harley. Dupla formada no ano passado para tentar uma das duas vagas brasileiras, os campeões na Austrália chegaram a sua quarta vitória no Circuito Mundial e agora somam 4.140 pontos. “O título foi muito importante para nós porque além de termos vencido todas as nossas partidas em Adelaide diminuímos a vantagem de Márcio e Fábio Luiz na disputa pelas vagas olímpicas”, analisou o brasiliense Harley que agora está somente 600 pontos atrás dos concorrentes.

Já entre as mulheres, o pódio totalmente brasileiro rendeu pontos importantes para as três duplas. Juliana e Larissa, que ficaram com o ouro, aumentaram a sua vantagem e já estão praticamente classificadas. As campeãs mundiais só poderão aumentar seu ranking olímpico agora quando estiverem disputado os Grand Slams, já que seu pior resultado entre os oito que contam para a vaga olímpica são 600 pontos, o equivalente ao ouro em Opens.

A maior disputa da etapa, porém, foi entre Renata/Talita e Ana Paula/Shelda. A última dupla foi formada no início dessa temporada para tentar brigar pela vaga que hoje pertence as vice-líderes do ranking brasileiro, mas no primeiro confronto direto quem levou a melhor foram Renata/Talita. No jogo válido pela semifinal do torneio australiano as veteranas foram derrotadas por 2x0 e com isso fizeram menos pontos que suas rivais. “A terceira colocação nos mantém na briga, mas, se tivéssemos vencido Renata e Talita estaríamos com uma situação melhor”, comentou Ana Paula depois da premiação da etapa. Já para Renata e Talita a segunda colocação rendeu um aumento de 140 pontos no ranking olímpico (agora elas somam 4.080). Por isso as duas estavam bem satisfeitas mesmo com a derrota na final: “O resultado foi excelente, ainda mais com a lesão que a Renata teve. Ter ficado a frente da Ana Paula e da Shelda foi importante”, analisou Talita.

Pedro/Harley e Juliana/Larissa levam o título

Terminaram agora a pouco na quadra central da arena montada na Praia de Glenelg, em Adelaide, as finais da primeira etapa do Circuito Mundial.

Os primeiros a entrarem nas areias foram os homens. Em sua primeira final a dupla chinesa Penggen Wu e Linyin Xu não conseguiram resistir ao ritmo de jogo de Pedro e Harley e mesmo tendo feito um primeiro set apertado (23-21) foram derrotados por 2x0. Os brasileiros confirmaram o favoritismo no set seguinte e fecharam o jogo com 21-12.

Na seqüência foi a vez das mulheres disputarem a final totalmente brasileira. Em um jogo de três sets as atuais campeãs mundiais Juliana/Larissa aumentaram a sua vantagem no histórico do confronto, alcançando a sua vigésima primeira vitória sobre as rivais. Depois de terem vencido o primeiro set (21-13) as campeãs pan-americanas acabaram perdendo o set seguinte (21-18). Mas, mesmo com a derrota, voltaram a impor seu ritmo de jogo e logo de cara abriram 5-0 no set desempate. No fim, vitória por 15 a 12.