sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sai a entry-list da primeira etapa do Brasileiro sub-21

A primeira etapa da sexta edição do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia será realizada na próxima semana, de 1º a 4 de maio, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S), no Rio de Janeiro. Nesta temporada, serão disputadas quatro etapas. As três restantes terão como sede, respectivamente, João Pessoa, Maringá (PR) e Fortaleza. Após o término de todas as etapas, serão escolhidos, por uma comissão, os atletas (quatro no masculino e quatro no feminino) que representarão o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, entre 3 e 7 de setembro, em Brighton, na Inglaterra.

No primeiro dia de competição, QUINTA-FEIRA (01.05), será realizado o torneio qualifying, onde as quatro parcerias mais bem colocadas em cada naipe se juntarão às doze previamente classificadas para o torneio principal. Na SEXTA-FEIRA (02.05), as 16 parcerias disputarão a competição em sistema de dupla eliminatória. O período classificatório terá seqüência no SÁBADO (03.05). No último dia de competições, DOMINGO (04.05), serão disputadas as semifinais, disputas de terceiro lugar e as finais masculina e feminina.

No masculino, as parcerias já garantidas no torneio principal: Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Ícaro/Klaus (PB), Vinícius Rosa/Marcos Cabral (RJ), Watson/Buba (ES/PE), Jô/Raphael (PB/PE), Fred/Victor (CE), Josias/Waldir (PB), Jefferson/Gabriel Pereira (RJ), Léo Sindice/Luiz Felipe (PR/RJ), Cacau/Marcus (PE), Pedro Perdigão/Cadu (RJ/PE) e Ramon Ferreira/Leonardo (RJ).

No feminino, as parcerias previamente classificadas são Keila/Fabí (PB), Júlia Schmidt/Pauline (ES/RJ), Camila Guimarães/Deise (PE/PR), Naty/Carol Martins (PB), Marcella/Noele (ES), Bruninha/Renatinha (PB), Bruna Motta/Flávia (RJ), Gabby/Fernanda Venetillo (RJ), Carol/Tabatha (RJ), Adri/Eliane (AL), Kátia/Maira (PR), Natasha/Amanda Maltez (RJ) têm presenças confirmadas no torneio principal feminino.

Os atuais vencedores do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia são Magalhães/Pedro Marquês (ES/PB) no masculino e Bárbara Seixas/Lili (RJ/ES) no feminino.

Duplas brasileiras respiram Olimpíada

Se jogar o Circuito Mundial já remete automaticamente aos Jogos de Pequim, já que as duas vagas brasileiras serão decididas pelos resultados internacionais, a segunda etapa em especial já vai criar um certo clima olímpico. É que a partir da próxima semana as principais duplas brasileiras estarão no país dos Jogos. Embora não seja disputado em Pequim, o torneio de Xangai já vai servir de adaptação das parcerias ao fuso horário e a atmosfera olímpica.

“Nessa viagem para a China, vamos disputar a etapa do Circuito Mundial, mas já poderemos ter uma noção do que os chineses estão preparando para as Olimpíadas. Ficaremos em Xangai, mas provavelmente o clima olímpico estará no ar”, afirmou Juliana que ao lado de Larissa espera obter um bom resultado para manter-se invicta na temporada. Já para a carioca Renata a etapa é muito importante para a consolidação dos resultados de sua dupla no ranking olímpico. “Estamos indo para tentar chegarmos a mais uma final e novamente aumentarmos nossa pontuação no ranking olímpico”, afirmou a parceira de Talita.

Enquanto isso as outras duplas correm por fora para tentar alcançar as duas duplas melhores ranqueadas. “Mais uma vez será um campeonato importante e esperamos repetir o bom desempenho da primeira etapa do circuito mundial”, analisa Shelda que ao lado de Ana Paula conquistou o bronze na etapa da Austrália. Maria Clara e Carol esperam melhorar o desempenho obtido na estréia em 2008, mas primeiro elas terão que passar por Sandra/Leila no country-quota. As duas duplas que lutam por uma vaga no qualifying tem que chegar a chave principal da competição para acumular pontos e tentar chegar a uma vaga olímpica.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Companheiros de rede não vão juntos a China

Leila e Sandra Pires não terão a companhia de Alisson e Bernardo na etapa de Xangai do Circuito Mundial. A comissão técnica das duplas anunciou hoje que a dupla masculina segue em treinamento no Rio de Janeiro, se preparando para a etapa de Praga (06-11 de março), aonde espera manter o bom ritmo apresentado em Brasília, quando conquistaram seu primeiro pódio com a medalha de bronze.

Já as mulheres embarcam rumo a China para a disputa do country-quota. O primeiro desafio, nessa terça-feira, portanto será caseiro, e mais uma contra as irmãs Maria Clara e Carol. Para a jogadora Leila, apesar da contusão quer a afastou da etapa brasiliense na semana passada, a expectativa é boa. “Fizemos uma boa preparação, com uma semana de trabalho no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema. Acredito que faremos uma boa partida”, disse a jogadora.

A vitória seria fundamental para a tentativa de somar pontos importantes no ranking mundial, evitando assim uma possível impossibilidade de disputar as etapas internacionais a partir de Barcelona. É que pelo critério de definição das quatro duplas brasileiras a disputar o country-quota, escolhido pela CBV, as jogadoras ficariam na dependência de um wild-card para jogar.

- Virna e Ângela anunciam que irão apenas a Europa

Ao contrário do inicialmente programado a dupla Virna e Ângela não irá disputar a fase asiática do Circuito Mundial. Com o critério adotado para a definição do country-quota elas optaram em jogar apenas a fase européia do torneio.

“Preferimos ficar nos concentrando nos treinamentos para podermos estar em melhores condições na disputa do country-quota”, explicou a veterana Virna.

Inglaterra organiza sub-21 de olho em 2012

Brighton irá receber em setembro o primeiro campeonato mundial de vôlei de praia realizado em solo britânico. O mundial sub-21, que começará uma semana após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, marca a estréia do país em competições que visam dar experiência para a realização dos Jogos de 2012, em Londres.

David Smith, membro do conselho da cidade sede, se diz empolgado em receber o evento: “Nos estamos orgulhosos de sermos a sede do Mundial sub-21 de Vôlei de Praia. Esse é um esporte vibrante que vai atrair diferentes culturas do mundo todo para aproveitar o espetáculo esportivo e o melhor de Brighton”.

Já para os dirigentes da federação local é um excelente teste para a organização de Londres-2012. “Essa é uma grande oportunidade para esportes como o vôlei se preparar para os Jogos Olímpicos de 2012. Esse mundial nos dará a oportunidade de demonstrar a nossa capacidade de organizarmos um excelente evento”, disse Lisa Wainwright, chefe executiva da federação britânica de vôlei.

O local da competição, a Nívea Sun Yellowave, terá a capacidade para 3.000 espectadores. O local foi escolhido pelo comitê organizador dos Jogos de 2012 como local de treinamento avançado para a modalidade esportiva. Os jogos ocorrerão entre os dias 3 e 7 de setembro.

Brasileiros caem na mesma chave em Xangai

Definido o ranking de entradas das três duplas brasileiras pré-classificadas a chave principal da segunda etapa do Circuito Mundial, algumas projeções já podem ser realizadas. É que nenhuma dupla no qualifying tem pontuação superior a deles, com isso o SID dessas duplas já está definido (salvo alguma desistência em cima da hora).

No feminino as três duplas já garantidas na disputa estarão na mesma chave. Com isso, se vencerem todos os seus jogos, Juliana e Larissa precisarão passar por dois confrontos caseiros para conquistar uma das vagas na semifinal (cada chave de vencedores define uma vaga, a outra vem da repescagem). Nas oitavas-de-final elas poderão ter pela frente Ana Paula/Shelda, o que seria o segundo confronto no histórico das duplas. Já quem vencer esse hipotético confronto nacional poderá pegar no jogo que vale vaga na semi a terceira dupla brasileira já confirmada entre as que disputam a chave principal: Renata e Talita.

Com os dois primeiros cabeças-de-chave do torneio, ao menos no masculino o Brasil tem chances já garantidas de fazer a decisão. Para isso basta que Ricardo/Emanuel e Pedro Solberg/Harley vençam todas as suas partidas até a decisão. Se esse for o caminho percorrido pelas duplas, Márcio e Fábio Luiz poderão ter enfrentado os atuais campeões mundiais nas quartas-de-final.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Mexicanos fazem a festa na Guatemala

O resultado final da etapa da Guatemala, segunda parada do Circuito da NORCECA, foi uma festa ao ritmo mexicano. Com os dois títulos em disputa, no masculino e no feminino, o país foi o grande destaque do torneio.

Na final feminina o término do primeiro set, quando perdendo de 17-19 Candelas e Garcia viraram o jogo para 21-19, mostrou a força da dupla mexicana. O set seguinte (21-16) apenas confirmou a vitória frente às cubanas Canet e Sinal.

Já na final masculina o jogo foi mais disputado. Após perderem o primeiro set de forma bem apertada (21-23), Juan Virgen e Aldo Miramontes tiveram calma para reverter o placar e fechar o jogo com 21-17 e 15-11. “O jogo foi bastante complicado graças ao nível dos cubanos (Kindeland e Munder). Deixamos a pressão em casa e nos divertimos jogando”, comentou Aldo após a vitória conquistada na etapa de estréia da sua dupla no circuito.

Jairo e Fábio levam título em Santos

Jogando vôlei de quadra na Argentina, os paulistas Jairo e Fábio formaram uma dupla de “última hora” e foram os campeões da 2ª Copa Transitions de Vôlei de Praia, encerrada nesta segunda-feira (dia 21), em Santos. A competição reuniu mais de 170 atletas na Praia do Boqueirão e teve como grandes destaques as disputas no 4x4 master, incluindo a presença de estrelas da história da modalidade, como o capitão William, da seleção de prata.

Na disputa masculina, a equipe Made In Brazil, comandada pelo experiente Ronaldão, que defendeu a seleção brasileira de 1979 a 86, foi a melhor, superando a Point 44. Na feminina, a Laboratório Fhocus venceu a Ótica Litoral. Mais do que disputas acirradas, o que o público acompanhou foi uma grande festa de confraternização entre várias gerações. “Foi muito gostoso poder rever amigos e ainda bater uma bolinha”, brincou William, 53 anos.

O mesmo líder desde a geração de prata, ele comandou bem a sua equipe, a Fit Santos, que foi a melhor nas eliminatórias, mas perdeu na semi. “Demos uma vacilada no domingo, mas nos recuperamos na disputa do terceiro lugar”, ressaltou o jogador.

Na partida decisiva pelo título, a Made In Brazil começou muito bem, vencendo o primeiro set por 18 a 8. A Point 44 se recuperou e empatou o placar, com 18 a 16. No tie brake, os campeões garantiram 15 a 5. “Desde o primeiro jogo procuramos errar menos o que estávamos errando mais e deu certo”, afirmou Ronaldão, que entre outras conquistas pela seleção teve o tri sul-americano e o título pan-americano.

Para conquistar o título, Ronaldão atuou ao lado de Paulo Louco, Douglas e Risafe. “Pela festa já estava bom, com o título foi melhor ainda. Este evento reuniu jogadores que já jogaram na seleção brasileira e novas gerações. Mostrou que estamos vivos, bem condicionados”, frisou o campeão.

Na categoria feminina, a Laboratório Fhocus por dois a zero, com parciais de 18 a 9 e 18 a 16. “O melhor é que as equipes foram sorteadas na sexta-feira. Então, tínhamos de nos conhecer nos jogos. Foi muito especial e um título com muito esforço. Eu que sou de São Paulo fiquei maravilhada em jogar aqui em Santos, nesta festa”, disse Cristiane, da equipe vencedora, que atuou junto com Liliane, destaque na final, Cristina, Júlia e Mônica.

Nas duplas, o incentivo foi a premiação de R$ 3 mil, sendo R$ 1,5 mil aos vencedores. Jogadores de quadra, Jairo, de Guarujá, e Fábio, de São Paulo, aproveitaram as férias de seu time na Argentina, o Olímpico, para manter o ritmo. “Ainda mais que tinha grana em jogo. Ficou melhor. Este torneio serviu como um bom treino”, disse Fábio.

Na final, eles venceram Emerson Pezão e Mateus, de São Caetano do Sul, por dois a zero (18/14 e 18/12). Em terceiro lugar ficaram Cássio e Diego, de Sertãozinho.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Mais um recorde para Juliana e Larissa

Quebrar recordes. Esse parece o resumo do que acontecerá com Juliana e Larissa em 2008. A dupla que tem como principal objetivo na temporada a conquista de uma medalha olímpica não para de somar novos dados históricos a sua carreira.

Depois de alcançarem a marca de 500 vitória e 50 títulos, as duas conseguiram, ao derrotarem Renata/Talita na decisão de Brasília, a incrível seqüência de sete torneios conquistados e uma série invicta de 39 jogos.

De todas a seis etapas disputadas na primeira parte do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia a dupla não só conquistou o título em todas como segue sem perder um jogo. Além disso elas conquistaram de forma invicta a primeira etapa de 2008 do Circuito Mundial, disputada na Austrália. A somatório de títulos e jogos é acrescida ainda da disputa do título brasileiro, conquistado pela dupla em Recife no ano passado.

“Bater este recorde é uma grande conquista para nossa dupla. Neste ano tão importante, pelos Jogos Olímpicos, é muito importante a obtenção destes resultados, que nos dão confiança e tranqüilidade para seguir trabalhando”, analisou Larissa que aproveitou ainda para brincar: “Estamos ficando craques nesse negócio de bater recordes”.

- Final foi a última apresentação no Brasil antes das Olimpíadas

Se confirmarem a atual posição no ranking olímpico e conquistarem uma das duas vagas brasileiras em Pequim, o público brasiliense terá sido o último a assistir Juliana e Larissa antes da disputa dos Jogos Olímpicos.

A final da última etapa do circuito brasileiro foi justamente com a outra dupla que hoje também estaria classificada aos Jogos. Após estarem em desvantagem no placar no início do jogo as campeãs pan-americanas chegaram a encostar, mas foram derrotadas por Renata e Talita por 18-16. Porém a seqüência do jogo mostrou todo o poder de recuperação das campeãs mundiais. Sem dar chances as adversárias elas impuseram 18-08 e 15-07 e levaram mais um troféu pra casa.

Derrotas dentro de casa adiam a festa da torcida

A torcida que lotou a arena montada na Esplanada dos Ministérios nessa segunda, dia do aniversário de Brasília, saiu satisfeita com a exibição de seu representante na final. Mas não foi dessa vez que Harley pode comemorar um título em casa.

Pela quarta vez na temporada ele e seu parceiro Pedro Solberg perderam uma decisão de título de uma etapa do circuito brasileiro para Ricardo e Emanuel. O jogo foi bastante disputado, com alternância na liderança das parciais, mas no fim a experiência dos atuais campeões olímpicos prevaleceu.

No primeiro set a dupla desafiante esteve à frente do placar durante boa parte, chegando a abrir vantagem de 15-12, mas Ricardo/Emanuel provaram porque seguem invictos na temporada em uma virada espetacular (18-16). Na seqüência nenhuma das duplas conseguiu abrir vantagem, em um segundo set disputado Pedro foi decisivo ao bloquear um ataque fechando em 19 a 17. Apenas no tie-break os campeões mundiais abriram vantagem cedo e precisaram apenas administrar o placar para fechar o jogo com um 15-09.

“Estamos em uma fase excelente. Conquistar seis etapas consecutivas é gratificante. Este começo de temporada é o mais positivo da minha trajetória. Espero que seja assim até o fim do ano, principalmente nos Jogos Olímpicos. A briga em Pequim vai ser pela medalha dourada. A cada dia procuramos evoluir para chegar 100% em Pequim”, declarou Ricardo após a 30ª vitória consecutiva de sua dupla na temporada.

- Espanhóis também perdem a decisão

Não foi só no Brasil que a festa em casa ficou adiada. Quem foi a primeira decisão do ano do circuito europeu não pode ver o triunfo caseiro dos espanhóis Pablo Herrera e Raul Mesa.

Após uma etapa impecável, os campeões europeus de 2005 foram derrotados pelos alemães Reinder Nummerdor e Ricahrd Schuil em uma decisão disputada em três sets (16-21/21-17/15-12). “Eles fizeram essa final ficar bem difícil e com isso tivemos que mudar nossa tática para achar a maneira correta de vence-los”, explicou Nummerdor após a vitória.

A festa alemã foi completada com a vitória de Sara Goller e Laura Ludwig no feminino. Na final elas venceram em dois sets (21-19/21-14) as austríacas Montagnolli/Swoboda. As atletas naturais de Berlim saíram do country-quota para conquistar o primeiro título da temporada européia.

Favoritos vencem em Dallas

“Pois bem, como vocês sabem, mais uma semana e mais um segundo lugar”. Com essa frase de desanimo Sean Rosenthal descreveu a derrota de sua dupla na final da segunda etapa da AVP.

Ele e seu parceiro Jake Gibb foram mais uma vez derrotados por Todd Rogers e Phil Dalhausser em um jogo de três sets. Após o primeiro set do jogo (21-16) a vitória parecia que finalmente mudaria de lado na quadra, mas os favoritos souberam reverter a situação e fechar o jogo devolvendo o mesmo placar no segundo set e impondo um 15 a 12 no tie-break.

Se alguém pode entender o desânimo de Sean, certamente as pessoas mais indicadas são Elaine Young e Nicole Branagh. Elas também foram derrotadas nas duas primeiras etapas do circuito norte-americano pelas favoritas Misty May e Kerri Walsh.

Dessa vez, porém a derrota foi mais dura ainda para as mulheres. Assim como os homens elas começaram ganhando (21-17) e permitiram o empate (21-14). Mas o momento mais frustrante acabou ocorrendo no tie-break quando lideravam por 13-11 e viram as campeãs olímpicas fazerem os quatro últimos pontos seguidos.

domingo, 20 de abril de 2008

Harley e Bruno Schmidt são as esperanças brasilienses

Com a eliminação precoce de Ângela, que ao lado de Virna foi derrotada na repescagem por Camila/Naiana (16-18/13-18), apenas os homens mantêm viva a esperança de um jogador local levar o título em Brasília.

Enquanto Harley, que joga ao lado do carioca Pedro Solberg, já conquistou a vaga da semifinal ao derrotar Nelsinho e Keko por 2 sets a 0 (18-12/18-10), o novato Bruno Schmidt terá a difícil missão de quebrar a invencibilidade na temporada da dupla campeã olímpica. Ricardo e Emanuel serão os adversários de Bruno e seu parceiro Billy no jogo que encerra a programação noturna desse domingo. A partida vale a vaga na semifinal da competição.

A semifinal de Harley já foi definida. Será contra Alisson e Bernardo, que passaram por Franco e Pedro (18-10/18-16). Enquanto a dupla que vencer o confronto das 20:30 pega o vencedor da partida anterior, entre Márcio/Fábio Luiz e Fabiano/Juca.

- No feminino Ágatha e Sahylyn surpreendem Maria Elisa/Val

Enquanto Juliana/Larissa, apesar das parciais apertadas, confirmaram o favoritismo e venceram a Andrezza/Cris em um jogo de três sets (18-16/19-17/15-10); Maria Elisa e Val acabaram sendo derrotadas por Agatha/Shaylyn.

O jogo foi a revanche da disputa do terceiro lugar da última etapa, disputada em Cáceres (MT), mas dessa vez quem venceu o desafio por 2x1 foram Agatha e Shaylyn. Depois de perderem o primeiro set por 18 a 14, elas venceram o seguinte apertado (19-17) e confirmaram a vitória no tie-break com 15-11.

Harley feliz em casa luta pela vaga na semifinal

Natural de Brasília, o canhoto Harley conquistou duas vitórias nesse sábado e se classificou as quartas-de-final da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Ele e seu parceiro Pedro Solberg derrotaram Leandro Lima/Kadu por 2 sets a 1 (18-10/14-18/15-10) e depois passaram por Raphael e Arthur por 2 a 0 (18-15/18-16). De olho na preparação do circuito mundial o jogador da casa acredita que a torcida pode impulsioná-los a um bom resultado nessa etapa. “Estou feliz por termos começado bem nesta etapa. Jogar pertos dos amigos me faz muito bem. Na hora do aperto, olho para a arquibancada e isso me dá muita força. Comemorar uma vitória com meus familiares é muito gostoso. Vamos dar o máximo para conseguir um bom resultado em Brasília, pois isso nos daria muita moral para o Circuito Mundial”, comentou o jogador.

Agora eles esperam a definição das oitavas-de-final para conhecer seus próximos adversários na disputa por uma vaga na semifinal.

- Para irmã de Pedro clima é uma dificuldade a mais

Estrear contra uma jogadora brasiliense foi apenas umas das dificuldades que as irmãs Maria Clara e Carol enfrentaram ontem.

Em jogo de três sets, elas precisaram virar o jogo contra Carol-Naiara (13-18/18-12/15-09) para prosseguir na chave dos vencedores. Mas para as mais novas das filhas de Isabel a maior dificuldade foi se aclimatar em Brasília. “O ar daqui é muito diferente do que estamos acostumadas durante os treinos no Rio de Janeiro. Eu me sinto estranha, como se tivesse uma ‘nhaca’ no corpo. É mais difícil jogar. Por isso acho que encontramos um pouco de dificuldade. O próprio placar mostra isso. Nas duas primeiras partidas, tivemos problemas no primeiro set”, afirmou Carol.

Festa completa na final na Espanha

Os fãs espanhóis prometem fazer uma grande festa para a primeira final do Circuito Europeu em 2008. E motivo não falta para a torcida lotar a arena montada em Grand Canária, afinal a final masculina terá pela primeira vez uma dupla caseira.

Herrera e Mesa venceram os russos Barsuk/Kolodinsky (2x1 – 13-21/21-17/15-12) e agora irão enfrentar os holandeses Nummerdor e Schuil, que passaram na semifinal pelos alemães Brink/Dieckmann (21-16/21-18). Para Mesa a torcida a favor pode ser decisiva para a vitória: “Nós sentimos que estamos no momento de ter sucesso dentro de casa. Tínhamos o objetivo de chegar a essa decisão, mas agora, é claro, queremos o título”.

Mas os fãs do vôlei de praia terão ainda uma pré-liminar fantástica para a decisão masculina. Valendo o título, as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig irão enfrentar as austríacas Sara Montagnolli e Sabine Swoboda.

Para chegar a decisão as alemãs venceram Mouha/Van Breedam (Bélgica) por 2x0, com parciais de 21-19 e 21-11, enquanto a dupla da Áustria precisou de três sets para vencer as norueguesas Glesnes e Maaseide – 21-18/17-21/17-15.