sábado, 1 de março de 2008

Dupla holandesa treina no Rio de Janeiro

Desde o início do mês os treinos da dupla Renata e Talita contam com duas convidadas especiais. As holandesas Merel e Rebekka estiveram durante todo mês de fevereiro ao lado das segunda colocadas no ranking brasileiro.

Esse é o quarto ano seguido que elas fazem a pré-temporada no Brasil, e também a quarta vez que elas têm a oportunidade de praticar ao lado da quinta melhor dupla do mundo. “Escolhemos o Brasil por conta do clima nessa época do ano”, disse Rebekka Kadijk lembrando ainda que o fato de várias duplas de ponta treinarem no Rio também foi importante para a escolha. O fator financeiro também é importante: “Optar pelos Estados Unidos seria mais fácil por conta da língua, mas o Brasil é uma escolha mais barata”.

A dupla já conhecia Renata/Talita do Circuito Mundial, mas os treinos diários no centro de treinamento em Ipanema aproximam cada vez mais as jogadoras que já se consideram amigas. “Quando viemos pela primeira vez era tudo muito diferente, só conhecíamos o Márcio (técnico brasileiro que as trouxe ao Brasil). Mas hoje nos sentimos bem aqui, os brasileiros são muito amigáveis e já nos damos bem com todo mundo da equipe da Renata e Talita”, lembra Merel. A prova desse entrosamento é que com a ida de Márcio Sicoli para os Estados Unidos a dupla ficou sob supervisão de Filipe Bertozzi (auxiliar técnico das brasileiras).

Nesse ano em especial a temporada foi encerrada com uma semana de treinamento no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema. A visita a cidade litorânea encantou Rebekka: “Eu adoro viajar e conhecer novos lugares. Ter saído do Rio dessa vez foi bem legal”. Animadas com a temporada brasileira as holandesas prometem voltar no próximo ano. “Se possível para passar mais dias aqui”, completa a sorridente jogadora.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Noruega receberá o Mundial em 2009

Foi anunciado hoje pela FIVB que o Mundial de Vôlei de Praia do ano que vem será disputado em Stavanger. A cidade norueguesa concorria com Moscou pela sede do evento que acontece de dois em dois anos.

A experiência da cidade norueguesa de 10 anos com etapas do Circuito Mundial, incluindo Grand Slams, parece ter feito a diferença na hora da escolha. “Foi uma longa e dura batalha entre Stavanger e Moscou, mas no final a experiência ganhou”, disse Rubens Acosta (presidente da FIVB) ao anunciar o resultado. Ao contrário da vencedora, Moscou irá organizar sua primeira etapa do tour mundial esse ano.

Visivelmente emocionado com a vitória, Bjorn Masseide, o homem por trás da candidatura da Noruega agradeceu ao apoio do seu país ao projeto: “Tivemos um grande suporte de nossas instituições, do Ministro da Cultura, do Comitê Olímpico Norueguês e do prefeito de Stavanger”. Ele prometeu ainda que o evento que ocorrerá entre 26 de junho e 05 de julho será feito para ser melhor que as últimas edições. “Essa é a maior vitória de todos os tempos no vôlei de praia para a Noruega. Estamos honrados de ser o primeiro país do norte europeu a receber esse evento”, completou.

Pela primeira vez o torneio irá durar 10 dias e será disputado em duas quadras, com um total de prêmios de um milhão de dólares.

- CBV confirma Brasília como sexta etapa

Depois das alterações sofridas no calendário dessa temporada com a retirada da etapa de Pato de Minas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia a confederação brasileira anunciou Brasília como a sexta etapa.

A capital federal que depois de muitos anos havia sido retirada do calendário oficial do vôlei de praia brasileiro irá receber os melhores atletas brasileiros entre os dias 17 e 20 de abril. Depois o circuito entra na fase challenger, enquanto rolam na Ásia e Europa as disputas do Circuito Mundial.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sandra Mathias e Elaine suspensas

Foram divulgadas hoje pela Confederação Brasileira de Vôlei as penas impostas a Sandra Mathias e Elaine no julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

As duas jogadoras foram incursas no artigo 252 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que fala sobre ofensas morais ao árbitro ou seus auxiliares. O fato ocorreu na primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, disputada em Xangri-lá (RS), no dia 15 de fevereiro. Por unanimidade a Comissão Disciplinar suspendeu as atletas. Sandra pegou três jogos de suspensão enquanto Elaine foi suspensa por duas partidas.

Kiraly indicado ao Hall da Fama dos Estados Unidos

O Comitê Olímpico Norte-Americano anunciou nessa semana os indicados a entrar para o Hall da Fama nessa quarta. Dos 18 atletas que disputam seis vagas apenas um é do vôlei.

O californiano Karch Kilary está entres os concorrentes por ser o único atleta de vôlei a conquistar três medalhas de ouro olímpicas. Participante do hall da fama do vôlei desde 2001 ele foi eleito o melhor jogador do último centenário pela FIVB. Jogando nas quadras ele ajudou os Estados Unidos a conquistar sua primeira medalha de ouro olímpica em 1984 e o bi-olímpico em 88, o título da Copa do Mundo em 85 e o Mundial de Vôlei no ano seguinte.

Depois de mudar para o vôlei de praia ele chegou ao lugar mais alto do pódio na estréia da modalidade em Jogos Olímpicos. Junto com Kent Steffes ele venceu o torneio de Atlanta. Dentro de casa ele chegou a incrível marca de 80% das semifinais em etapas disputadas na AVP e por isso foi eleito seis vezes o jogador mais valioso dos Estados Unidos.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Renata e Talita treinam em Saquarema

Vice-campeãs nas duas primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Renata e Talita aproveitam a semana sem competição para treinar no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema.
As jogadoras viajaram para o centro de treinamento da CBV nessa terça e ficam até sábado no local. A infra-estrutura oferecida garante um melhor planejamento dos treinos, o que segundo o técnico Abel Martins facilita o rendimento das atletas: “Como não há o deslocamento entre treino, parte física e fisioterapia as meninas ganham tempo e com isso conseguem descansar o suficiente para render mais”.

Essa é a segunda vez que a dupla usa as instalações para um período de treinos. “Ano passado viemos sem saber que seria tão produtivo, por isso estamos planejando para esse primeiro semestre tentarmos vir duas vezes”, completou Abel lembrando que o segundo período deverá acontecer antes da viagem para a Austrália. Segundo o técnico o objetivo seria concentrar a equipe para o início do Circuito Mundial, que é classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim.

NORECA duplica número de etapas

Depois de um ano experimental onde apenas foram disputadas apenas três etapas, os países do Caribe e América Central terão em 2008 um circuito com sete torneios.

Santo Domingo será a primeira cidade a receber os atletas para a disputa que começa a contar pontos para definir as duplas que estarão nos Jogos do Caribe e América Central (similar ao nossos Jogos Sulamericanos) em 2010. Entre os dias 19 e 24 de março os atletas estarão disputando o título da etapa dominicana. Depois, seguem para Guatemala e El Salvador em abril. O tour ainda irá passar por Manzanillo, Guadalajara, Aruba e Porto Rico.

Ricardo e Emanuel fecham com novo patrocinador

As vésperas de disputar mais uma edição de Jogos Olímpicos a dupla Ricardo e Emanuel fechou com mais um patrocinador. O contrato, com valor não revelado, faz parte do projeto da Lenovo (marca de computadores) de montar uma “equipe” de patrocinados de diversas modalidades esportivas e vários países.

O primeiro compromisso com o novo patrocinador será no dia 11 de abril quando a Argentina estará recebendo o revezamento da tocha dos Jogos de Pequim. Inicialmente marcado para Jade Barbosa, da ginástica, ser a condutora brasileira agora a honra ficará a cargo de Emanuel. “É uma missão muito importante, pois irei representar o país. Independentemente de ser na Argentina, o que importa é o espírito olímpico”, disse o jogador a saber da novidade.

A empresa será a fornecedora de 20 mil equipamentos e 500 engenheiros especializados que serão utilizados nos Jogos Olímpicos e também é patrocinadora do revezamento da tocha. O contrato com Ricardo/Emanuel vai até o fim do ano, mesmo prazo do término do contrato com o Comitê Olímpico Internacional.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

FIVB decide até a próxima semana o Mundial de 2009

A Federação Internacional de Voleibol promete para os próximos dias a definição da cidade sede para o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia em 2009. Duas cidades concorrem: Moscou, capital russa, e Stavanger, na Noruega.

O anuncio oficial deve ser feito na próxima sexta-feira, mas a FIVB tem até a próxima semana de prazo máximo para a definição. A cidade norueguesa tem a seu favor os dez anos de experiência em organização de etapas do Circuito Mundial, mas os russos que iniciam essa experiência nessa temporada já entram no calendário com um Grand Slam.

O último mundial foi disputado nos alpes suíços, na cidade de Gstaad. O Brasil organizou a primeira edição da competição em 86 e depois já no novo formato recebeu os melhores atletas do mundo no Rio de Janeiro em 2003.

Encerradas as inscrições para a Austrália

A menos de um mês para o início do Circuito Mundial de Vôlei de Praia os organizadores da primeira etapa confirmaram as duplas inscritas para o torneio em Adelaide.

Para o diretor do evento Barry Couzner o nível dos inscritos supera todas a expectativas: “Sendo a primeira etapa do circuito mundial e também um evento classificatório para Pequim nós esperávamos uma lista boa, mas ter 9 das 10 melhores duplas no masculino e 8 das 10 no feminino é um grande atrativo para o torneio”.

Trinta países no masculino e vinte e nove no feminino enviarão duplas para a disputa na areias da praia de Glenelg. O Brasil será representado por doze duplas, sete femininas e cinco masculinas. Entre os homens além das quatro duplas que brigam pela vaga olímpica (Ricardo/Emanuel, Márcio/Fábio Luiz, Pedro Solberg/Harley, Pedro/Franco) a novidade será a ida de Alison/Bernardo. Já nas mulheres a disputa será mais acirrada. Com vaga garantida na chave principal estão Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda. Além delas outras quatro duplas estão inscritas no torneio: Maria Clara/Carol, Sandra/Leila, Agatha/Shaylyn e Virna/Ângela.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Adriana Behar curte “férias longas”

Recém-aposentada após 12 anos de parceria com sucesso ao lado de Shelda, Adriana Behar aproveita os primeiro dias do que ela intitula as férias mais longa que já teve. A jogadora que teve seu jogo de despedida no início desse mês está aproveitando para reorganizar a sua vida e cuidar um pouco mais dela mesma.

Caseira, ela disse não estar sentindo falta da vida agitada que tinha, mas quando questionada se já conseguiu diminuir o ritmo decreta: “Ainda não”. Rindo a jogadora lembra que aproveita o tempo para cuidar de si mesma e curtir mais a casa. “Espero curtir um pouco mais a minha casa, sempre passava pela sala correndo”, lembra a jogadora enquanto faz carinho em sua cachorra no chão do cômodo.

Para o futuro ela planeja projetos ligados ao esporte. Adriana pretende não se desligar do vôlei de praia e ajudar o crescimento da modalidade esportiva que a revelou. E a prova maior de que ainda permanece conectada a sua vida antiga é o vínculo com sua ex-parceira. “Nos falamos todo dia, não dá pra ser diferente e nem eu quero”, comenta a jogadora mostrando uma foto da dupla em seu escritório.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Finais repetem resultado de Xangri-lá

Depois das quatro duplas (duas no masculino e duas no feminino) classificadas para a final serem a mesma da etapa anterior, quem foi a arena montada na Praia de Canasvierias esse domingo pode ter tido uma sensação de dejá-vu.

Assim como na etapa anterior quem saiu vitorioso da quadra central do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia foram Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa. Elas foram as primeiras a garantir o título, novamente com 2x1 sobre Renata/Talita. Depois Ricardo/Emanuel impuseram mais um 2x0 sobre Pedro Solberg/Harley.

No primeiro jogo da programação Juliana e Larissa levaram a melhor. Após perderem o primeiro set por 18-16, as atuais campeãs brasileiras viraram a partida e conseguiram a vitória com 18-14 e 15-10. Para conseguir a virada a dupla apostou no bom saque de Larissa, que quando não fazia ponto direto dificultava a recepção e a armação do ataque das adversárias. “Muitas partidas nesta etapa foram decididas no saque. Treinei muito este fundamento durante a semana e fui feliz de acertar na decisão. A maior realização para um atleta é conseguir executar aquilo que foi treinado”, vibrava a jogador após receber o troféu de primeira colocada.

Já no masculino os campeões mundias Ricardo/Emanuel continuaram impondo seu ritmo de jogo e não tiveram dificuldades em vencer Harley/Pedro com duplo 18-14. Ainda sem perder uma partida na temporada Emanuel se diz surpreso com os resultados: “Estamos jogando sem colocar expectativa e isso tem feito com que os resultados apareçam. Optamos por uma estratégia de treinamentos que não visa essas primeiras etapas. Então, para nós, de certa forma, o resultado não é o mais importante”.

- Na véspera do aniversário Maria Elisa vibra com terceiro lugar

Nas quadras externas foram disputados os terceiro lugares do pódio da etapa catarinense do Circuito. No masculino, vitória de Márcio e Fábio Luiz sobre Pedro/Franco por 2x1 (18-16/16-18/16-14).

Já no feminino a vitória veio justamente na véspera do aniversário de Maria Elisa. Ela e sua parceira Val ganharam das irmãs Maria Clara e Carol por 2x0 (20-18/18-15). “Conseguir fechar esta etapa na terceira colocação é muito importante. Nossa meta é voltar a estar entre as quatro duplas mais bem colocadas no ranking”, comentou a aniversariante.