sábado, 21 de junho de 2008

Pedro e Harley tentam voltar ao pódio

Brigando pela segunda vaga brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, a dupla Pedro e Harley tem amanhã a chance de diminuir a diferença para Márcio/Fábio Luiz a apenas vinte pontos. A dupla que teve uma maratona de três jogos venceu dois, mas acabou derrotada na semifinal contra os norte-americanos Rogers e Dalhausser.

O primeiro compromisso desse sábado foi o jogo válido pelas oitavas-de-final. Em um confronto contra os norte-americanos Gibb e Rosenthal a vitória brasileira foi em três sets, com parciais de 14-21, 21-13 e 19-17. Depois foi a vez de vencerem os chineses Xu/Wu. Em uma recuperação excepcional no primeiro set, quando viraram o jogo após estarem perdendo por 19-17 (22-20), os brasileiros conseguiram abater o time asiático que acabou derrotado no set seguinte por 21-18.

A única derrota acabou ocorrendo na semifinal. Justamente no jogo que poderia garantir a vice-liderança do ranking olímpico brasileiro os brasileiros acabaram derrotados por dois sets a zero. Em um primeiro set irreconhecível o placar foi adverso em 21-16. Já no segundo, após estarem perdendo por cinco pontos de diferença (10-15) a dupla brasileira conseguiu reagir, mas não evitou a derrota por 23-21.

Amanhã eles enfrentam os alemães Klemperer/Koreng na busca do terceiro lugar e da soma de 640 pontos no ranking. Apesar de terem perdido os dois primeiros confrontos contra a dupla alemã, Pedro e Harley venceram a única partida realizada nessa temporada – 2x1 em Stare Jablonki (Polônia).

Harley e Pedro são únicos brasileiros vivos em Paris

Depois de uma sexta-feira ruim para os times brasileiros, quando quatro dos sete que ainda disputavam o segundo Grand Slam da temporada forma eliminados, o sábado também não trouxe boas novas ao país.

A exceção de Pedro e Harley, que avançaram as quartas-de-final, todos os outros dois times foram eliminados. Mesmo assim, a dupla que busca diminuir a diferença no ranking olímpico para buscar a segunda vaga brasileira em Pequim teve que suar a camisa para vencer os norte-americanos Gibb/Rosenthal.

Depois de perderem o primeiro set por 21-14, e de vencerem o segundo por 21-13, os brasileiros tiveram um tie-break emocionante. Disputado ponto-a-ponto o set desempate só foi decidido a favor dos brasileiros em 19 a 17. A dupla agora enfrenta os chineses Wu/Xu, dupla que venceram todas as quatro vezes que enfrentaram no Circuito Mundial.

Apesar do retrospecto favorável os brasileiros sabem que não terão vida fácil para chegar a semifinal da etapa parisiense e garantir assim o acréscimo de pontos em seu ranking olímpico. Os chineses venceram nada menos que os atuais campeões olímpicos Ricardo/Emanuel (2x1 – 13-21/23-21/15-13)

- Renata e Talita perdem chance de aumentar pontuação

A outra derrota brasileira do dia foi no torneio feminino. Única dupla que ainda estava na disputa, Renata e Talita foram derrotadas pelas americanas Branagh/Youngs (2x0 – 21-18/21-11).

O resultado impediu as brasileiras de melhorarem seu ranking olímpico, já que o quinto lugar no Grand Slam tem a mesma pontuação que o pior resultado da dupla entre as oito etapas que contam para a definição da segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. Apesar disso a dupla manteve os 4.320 pontos já conquistados e tem uma diferença sobre Ana Paula/Shelda de 760 pontos.

Para as veteranas agora é necessário garantir dois bronzes nos próximos Grand Slams e a vitória em Marselha. Já um nono lugar – repetindo o resultado de Paris – eliminaria a dupla da disputa olímpica.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Pedro e Harley garantem vaga nas oitavas

Com a primeira colocação no grupo P, confirmada com a vitória por dois a zero (21-18/21-13) sobre os franceses Gagliano/Dugrip, Pedro e Harley avançaram as oitavas-de-final da competição masculina antecipadamente. A dupla que busca diminuir a diferença de 180 pontos que os separa de Márcio e Fábio Luiz (segundo colocados no ranking olímpico brasileiro) enfrenta agora os americanos Gibb/Rosenthal.

Caso passem pelos campeões da etapa da República Tcheca, os brasileiros poderão ter um duelo caseiro no jogo que vale vaga na semifinal. Para isso basta que Ricardo/Emanuel, que também ficaram em primeiro lugar do seu grupo ao vencerem os alemães Reckermann/Urbatzka (2x0 – 21-16/21-15), passem pelos chineses Xu/Wu.

O provável confronto brasileiro nas quartas-de-final seria um jogo decisivo para Pedro e Harley, que precisam chegar a semifinal para diminuir a diferença para os campeões mundiais em 2005.

Pedro/Franco e Márcio/Fábio Luiz são eliminados

A formação da dupla Franco e Benjamin para a disputa da etapa de Paris do Circuito Mundial Masculino não deu certo. Com três derrotas na fase de grupo a dupla deixou a competição com a última colocação.

Depois de terem perdido os dois jogos de ontem, contra russos e americanos, a dupla voltou a ser derrotada hoje pelos chineses Li/Zhou. Depois de terem perdido o primeiro set por apenas 21-19 e de ter vencido o segundo por 21-15, os brasileiros davam até a impressão de poderem reagir, mas acabaram derrotados por 15-11 no tie-break.

Outra dupla eliminada forma Márcio e Fábio Luiz. Apesar de terem avançado na fase de grupos com a vitória sobres os franceses Cés/Ces (2x1 – 15-21/21-19/15-09) eles acabaram derrotados na primeira rodada da fase eliminatória, quando perderam para a dupla alemã Klemperer/Koreng também por dois sets a um, com parciais de 15-21, 21-18 e 15-13.

Renata e Talita são as únicas brasileiras que seguem na disputa

A sexta-feira em Paris foi ruim para quase todas as duplas femininas que disputam o segundo Grand Slam da temporada do Circuito Mundial. Com três duplas na disputa, mas apenas com duas com chances de avançar as quartas-de-final – já eu um jogo das oitavas envolvia dois times brasileiros – o Brasil acabou encerrando o dia apenas com uma parceria classificada.

Renata e Talita garantiram a vaga nas quartas depois de vencerem o duelo nacional contra Maria Clara e Carol. O resultado, dois a zero (21-17/21-18), devolveu as duas derrotas sofridas para as rivais na etapa polonesa e coloca a dupla a uma vitória de conseguir aumentar a sua pontuação no ranking olímpico. “Nosso objetivo é chegar a semifinal, por isso esperamos fazer um bom jogo amanhã”, comentou Renata Trevisan cobre o duelo contra as americanas Branagh e Youngs.

A outra dupla derrotada foi justamente a eu disputa a segunda vaga brasileira com Renata/Talita. Ana Paula e Shelda acabaram perdendo o jogo contra as chinesas Tian Jia/Wang (2x1 – 19-21/21-17/12-15) e deixaram a competição com apenas a nona colocação. Agora a dupla precisa chegar as semifinais dos próximos Grand Slams para manter-se na briga pela vaga em Pequim.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Duelo brasileiro vale vaga nas quartas-de-final

Assim como na semana passada Renata e Talita terão um duelo brasileiro nas oitavas-de-final depois de terem passado sem perder um set sequer na fase de grupo. Mas, agora em Paris, elas esperam ter mais sorte do quem Berlim quando pararam diante das compatriotas Juliana/Larissa.

As rivais dessa vez porém serão Maria Clara e Carol, que ao contrário das vice-líderes do ranking olímpico brasileiro precisaram disputar dois jogos hoje para chegar a essa fase da competição (perderam para Ana Paula/Shelda e ganharam das cubanas Crespo/Ribalta).

O jogo será o sétimo confronto entre as duplas na temporada 08. Com três vitórias para cada lado as irmãs levam vantagem no confronto em etapas do Circuito Mundial (2-1), embora as duas partidas vencidas por elas terem sido em uma mesma etapa – Polônia.

- Ana Paula e Shelda pegam chinesas

O outro jogo das oitavas que envolve brasileiras será o confronto entre Ana Paula e Shelda e as chinesas Tian Jia e Wang.

Esse será o terceiro jogo entre as duplas. No primeiro, esse ano em Seul, as brasileiras venceram por dois sets a zero (21-19/21-12), mas no segundo a vitória foi das orientais (2x1 – 24-22/20-22/15-13).

Brasileiros precisam de vitória amanhã no masculino

Mesmo já classificados a próxima fase do torneio, com as duas vitórias de hoje, Pedro e Harley precisam vencer seu terceiro jogo – contra os anfitriões Deulofeu/Salvetti – para confirmar o primeiro lugar do seu grupo.

Assim como eles a vitória é necessária para que Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz possam tentar garantir os primeiros lugares dos seus respectivos grupos, mas eles ainda dependerão dos resultados do outro jogo.

Os campeões do Grand Slam de Berlim, na semana passada, precisam vencer jogo contra os alemães Reckermann/Urbatzka para garantir a passagem a segunda fase da competição, mas para alcançar o primeiro lugar precisam ainda torcer para que os russos Koshkarev/Prokopiev vençam o duelo contra os suíços Laciga/Schnider.

Já Márcio e Fábio Luiz estão em uma situação ambígua. Ao mesmo tempo em que precisam torcer pela vitória dos americanos Fuerbringer/Jennings sobre os chineses Wu/Xu para já assegurarem a sua classificação, independente do seu jogo, esse resultado não daria mais chances aos brasileiros de alcançarem o primeiro lugar do grupo N.

Mas de todos os brasileiros a pior situação é da dupla “improvisada” Franco e Benjamin. Com duas derrotas no primeiro dia só a vitória sobre os chineses Li/Zhou interessa a dupla. Mesmo assim a classificação só será possível com o terceiro lugar do seu grupo.

Coração de mãe sofre

Ter três filhos disputando a etapa parisiense do Circuito Mundial é um teste a mais para o coração da ex-jogadora Isabel. Nas última partidas de seus filhos nessa quinta-feira então a técnica das filhas teve que se desdobrar para torcer para os três filhos.

Ao mesmo tempo em que as suas comandadas enfrentavam as cubanas Crespo e Ribalta no primeiro jogo da fase eliminatória, na quadra ao atrás seu filho Pedro Solberg e seu parceiro Harley disputavam a sua segunda partida da fase de grupos.

Apesar do sofrimento para acompanhar as duas disputas a matriarca da família saiu do complexo armado no Champs de Mars com um largo sorisso. Além de seu filho ter confirmado a segunda vitória do dia, e a classificação à próxima fase do torneio (2x1 sobre os noruegueses Kjemperud e Skarlund), Maria Clara e Carol venceram as cubanas por 2x0 (21-16/21-19) e passaram para as oitavas-de-final.

Harley e Pedro 100% no primeiro dia

Harley e Pedro Solberg foram os únicos brasileiros a vencerem seus dois jogos no primeiro dia da fase de grupos do Grand Slam de Berlim. Mas para conseguir alcançar o aproveitamento de 100% a dupla teve que virar os seus dois jogos.

Na estréia contra os austríacos Gosch/Horst a derrota por 21-14 no primeiro set demonstrava a dificuldade que a dupla brasileira enfrentaria ao longo do dia. Mesmo se recuperando no segundo set a vitória veio apenas por 21-19, e a tranqüilidade só ocorreu no tie-break vencido por 15-11. Depois, outro sufoco no jogo contra Kjemperud/Skarlund (Noruega), quando também foram derrotados no primeiro set (22-24) e precisaram virar a partida, com as parciais de 21-11 e 15-12.

Amanhã a dupla enfrenta os franceses Gagliano/Dugrip precisando vencer para garantir o primeiro lugar do grupo e a conseqüente classificação automática as oitavas-de-final.

Renata/Talita e Ana Paula/Shelda nas oitavas

Ana Paula e Shelda garantiram a vaga nas oitavas-de-final do torneio feminino do Grand Slam de Paris. A confirmação, com o primeiro lugar do grupo C, veio na vitória sobre as compatriotas Maria Clara/Carol. Em jogo disputado na quadra central as veteranas não deram chances as irmãs cariocas e venceram o jogo por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 21-11.

Na seqüência foi a vez de Renata e Talita entrarem em quadra apenas para cumprir tabela. Previamente classificadas com as duas vitórias de ontem as jogadoras encararam o jogo, contudo, com a mesma seriedade das outras partidas. Sem dar chances as adversárias Faure/Sarpaux (França) elas fecharam o jogo com duplo 21-16.

Com o resultado as duas duplas jogaram apenas uma partida nessa quinta-feira. Amanhã elas estréiam na fase eliminatória do torneio e precisam de uma vitória para conseguir manter-se na luta pelo título da etapa francesa.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Brasileiros conhecem seus grupos em Paris

Enquanto a chave feminina entra na fase decisiva dos grupos, os homens começam amanhã a disputa pelo título do segundo Grand Slam do ano.

Com quatro duplas entre os trinta e dois times, o Brasil tentará o terceiro título consecutivo nessa temporada do Circuito Mundial. Campeões no ano passado, Ricardo e Emanuel começam a defender o seu título contra os russos Koshkarev e Prokopiev, e ainda amanhã jogam contra os suíços Laciga e Schnider. Completa ainda o grupo J a dupla alemã Reckermann/Urbatzka.

Já Márcio/Fábio Luiz, campeões na capital francesa em 2006, tem um duelo complicado já na primeira rodada, quando jogam contra os americanos Fuerbringer e Jennings. Na seqüência de jogos eles encaram ainda amanhã os chineses Xu/Wu, e na sexta pegam os franceses Cés/Ces.

Pedro/Harley,que tentam diminuir a diferença no ranking olímpico, terão seu jogos, na ordem, contra Gosch/Horts (Áustria), Kjemperud/Skarlund (Noruega) e Gagliano/Dugrip (França). Já Franco e Benjamin jogam contra os russos Barsouk/Kolodinsky, os americanos Rogers/Dalhausser e os chineses Li/Zhou.

Brasileiras duelam pelo primeiro lugar do grupo

Como era de se esperar o primeiro confronto entre duplas brasileiras na chave feminina irá decidir a liderança do grupo C e a conseqüente classificação antecipada as oitavas-de-final do Grand Slam de Paris.

Depois de terem vencidos seus jogos de hoje por dois sets a zero, contra as irmãs Nystrom (21-18/21-14) e as cubanas Fernandez/Peraza (21-17/21-16), Ana Paula e Shelda entram em quadra amanhã como favoritas no confronto, mas sabem que terão vida complicada já que no histórico da disputa entre as compatriotas no Circuito Mundial o retrospecto é de uma vitória para cada lado. Maria Clara e Carol chegam a esse jogo também com duas vitórias (21-16/21-18 sobre as finalandesas), mas com um set perdido para as cubanas (15-21/21-18/21-19).

A outra dupla brasileira que segue na disputa, Renata e Talita, terão ao menos teoricamente um duelo menos complicado. Apesar de jogarem contra uma dupla da casa, a eliminação precoce de Faure/Sarpaux deve ajudar as brasileiras – que hoje vencerem seus dois jogos por dois sets a zero (21-15/23-21 sobre Maaseide/Glesnes e 21-15/21-13 sobre Uryadova/Shiryaeva).

Quarta dupla brasileira em Paris Juliana e Larissa abandonaram à competição após Juliana ter lesionado o ligamento cruzado anterior na sua primeira partida do torneio. A jogadora já seguiu para o Brasil onde deverá ser operada, Larissa poderá escolher uma nova parceira para os Jogos Olímpicos.

Juliana se machuca e deve voltar para o Brasil

O primeiro dia de disputa da chave feminina no Grand Slam de Paris não começou com uma boa notícia para o Brasil. Já classificadas aos Jogos de Pequim Juliana e Larissa estreavam contra uma dupla holandesa quando em um lance de disputa de bola Juliana se machucou.

A jogadora teve que ser retirada de quadra na maca e foi encaminhada para o centro médico no complexo montado no Champs de Mars. Com suspeita de lesão do ligamento colateral lateral do joelho direito ela foi ainda de ambulância para o hospital onde fará exames para constatar o tamanho da lesão.

“O susto na hora foi muito grande, mas agora ela está mais calma. O joelho não inchou muito o que é um bom sinal, mas ela vai fazer exames e deve voltar amanhã mesmo para o Brasil”, afirmou Reis Castro – técnico da dupla.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Guga volta à cidade que o consagrou para acompanhar sua namorada

Por onde passa ele desperta a atenção dos parisienses, afinal Gustavo Kuerten se consagrou no tênis mundial justamente na capital francesa, quando ganhou três vezes o Torneio de Roland Garros. Mas, poucos dias depois de encerrar sua carreira justamente na quadra central onde se consagrou o ex-tenista volta a Paris por um outro motivo, e pra acompanhar outro esporte.

Namorando a jogadora de vôlei de praia Carolina, que joga ao lado de sua irmã Maria Clara, Guga está na cidade para acompanhar mais uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. E a presença do namorado parece ter trazer sorte a jogadora. Na Polônia, primeira etapa do mundial que teve a companhia do seu namorado, sua dupla ficou em terceiro lugar. Já na semana passada, sem Guga ao seu lado, elas foram derrotadas ainda no country-quota.

Dessa vez em Paris as jogadoras já passaram por dois desafios. Primeiro venceram o county-quota brasileiro, devolvendo a derrota da semana passada sobre Maria Elisa/Val, e hoje passaram, mesmo que mais complicado do que o esperado, pelas tchecas Klapalova/Petrova. Depois de estarem vencendo o primeiro set por 11-03 as brasileiras deixaram as adversárias reagirem, e só conseguiram fechar com 21-18. A recuperação animou as adversárias que venceram na seqüência por 21-19, forçando a disputa do set desempate – vencido por Maria Clara/Carol por 15-12.

O susto no qualifying ascendeu o sinal de alerta da técnica e mãe da dupla que antes do congresso técnico levou suas filhas para as quadras externas e fez um treino técnico com as jogadoras. Na seqüência elas ficaram sabendo as suas adversárias na primeira fase do torneio: as cubanas Fernadez/Peraza, as irmãs finlandesas Nystrom e as compatriotas Ana Paula/Shelda.

Brasileiras se enfrentam na primeira fase

Definidas as trinta e duas duplas que disputarão o Grand Slam de Paris, os grupos foram divididos conforme o SID de cada dupla (média dos quatro melhores resultados das cinco últimas etapas disputadas), e com isso dois times brasileiros se enfrentarão ainda na fase de grupos do torneio.

O confronto caseiro, disputado apenas na quinta-feira, será o último jogo do grupo C e envolverá as duplas Ana Paula/Shelda e Maria Clara/Carol. As duas duplas já terão então disputado os outros dois jogos da primeira fase – contra as cubanas Peraza/Fernandez e as irmãs finlandesas Nystrom – e poderão inclusive decidir nessa partida a primeira colocação do grupo. As duplas já se enfrentaram duas vezes no Circuito Mundial. Na primeira, quando Ana e Shelda jogaram juntas pela primeira vez, a vitória foi das filhas de Isabel. Mas, esse ano, em Xangai as veteranas saíram com a vitória.

Juliana e Larissa, que na semana passada ficaram em terceiro lugar e garantiram a classificação aos Jogos Olímpicos de Pequim, encabeçam o grupo B. A estréia da dupla será contra as holandesas Kadjik/Mooren, que perderam no qualifying mas ganharam a vaga no sorteio, e ainda amanhã enfrentam as irmãs Schwaiger (Áustria). Na quinta as campeãs pan-americanas pegam as alemãs Pohl/Rau.

Já Renata e Talita estão no grupo H aonde enfrentam, na seqüência, as norueguesas Maaseide/Glesnes, as russas Uryadova/Shiryaeva e as francesas Faure/Sarpaux.

Pedro não melhora do pé e Franco joga com Benjamin

Eles tiveram a sorte de mesmo derrotados no qualifying disputarem a etapa de Berlim, na semana passada, mas os jogos na capital alemã acabaram sendo muito para Pedro Cunha, que jogou ainda sentido as dores no pé direito devido uma entorse de tornozelo.

Com as dores ainda incomodando muito o jogador, a dupla optou em não forçá-lo a disputar o Grand Slam de Paris. Para não perder a oportunidade dada pelos organizadores, que deram um dos wild cards para a dupla, Franco resolveu disputar a etapa ao lado de Benjamin – com quem jogou a etapa da Polônia.

Os dois estréiam nessa quinta-feira, junto de Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz na disputa da fase principal da competição.

Irmãs voltam a disputar o qualifying

Depois de terem sido eliminadas ainda no country-quota, na semana passada em Berlim, as irmãs Maria Clara e Carol se classificaram ontem à disputa do qualifying no Grand Slam de Paris.

A dupla que havia perdido o último confronto para as compatriotas Maria Elisa e Val – que acabaram na quinta colocação do main draw – precisou de apenas um jogo para avançar a fase de classificação. Melhores ranqueadas entre as três duplas que disputavam a “fase caseira” do torneio elas esperaram o cruzamento entre Maria Elisa/Val e Ágatha/Shaylyn (2x1 – 19-21/21-16/15-13) para conhecer as suas adversárias na partida que valia a vaga na próxima fase.

Na re-edição do jogo que as eliminou semana passada, dessa vez as irmãs não deram chances as suas adversárias. Depois de um primeiro set que seguiu equilibrado até o empate em dezoito pontos, vencido por 21-19, Maria Clara e Carol atropelaram as oponentes na seqüência do jogo, impondo um 21-16.

“Jogamos muito bem hoje, ao contrário da última partida. Acho que a principal diferença foi o saque, que desta vez funcionou. Forçamos em cima da Maria Elisa, eu com o viagem e a Carol mais chapado. Elas começaram sacando em mim, depois passaram para a Carol, mas estávamos num dia legal. Arriscamos, sempre com confiança, e impusemos nosso ritmo”, comentou Maria Clara. Agora elas esperam a definição de suas adversárias no único jogo que terão que disputar no qualifying.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ricardo e Emanuel finalmente ganham juntos na Alemanha

Depois de terem sido campeões na capital alemã jogando ao lado de Zé Marco, Emanuel em 97 e Ricardo em 99, finalmente os campeões olímpicos conquistaram juntos o Grand Slam de Berlim.

A conquista desse domingo, na quadra central, por dois sets a um sobre os americanos Rogers e Dalhausser foi digna de decisão de um dos torneios mais importantes do Circuito Mundial. Depois de derrotados por 27-25 no primeiro set os brasileiros reagiram e conquistaram a vitória nos dois sets seguintes, com parciais de 21-19 e 15-13, em uma hora e treze minutos de partida.

“Tivemos duas partidas difíceis hoje”, disse Emanuel sobre o fato de terem jogado também a semifinal no mesmo dia. “Estou feliz por termos tido um descanso depois do jogo contra os alemãs (Brink e Dieckmann)”. A partida que valeu a vaga na decisão também teve três sets – 15-21/21-14/15-09.

Com o resultado a dupla assegurou a primeira vaga brasileira nos Jogos de Pequim. “Nós ainda temos muito a fazer na preparação para Pequim, mas estamos começando a ter os resultados na hora que havíamos planejado”, completou o paranaense lembrado que na semana anterior, na Polônia, a sua dupla também havia ficado com o ouro.