sábado, 19 de abril de 2008

Alisson/Bernardo caem para a repescagem

Depois de uma semana de treinos intensos no Centro de Desenvolvimento do Vôlei Brasileiro, em Saquarema (RJ), Alisson e Bernardo não tiveram um bom dia na etapa de Brasília do circuito brasileiro.

Depois de precisar de três sets para vencer a dupla vinda do qualifying (Alexandre Peres/Ferramenta) – 18-15/14-18/15-10 – eles foram surpreendidos por Fabiano e Juca. A dupla que estreava no torneio, já que não disputou o primeiro jogo pela desistência de Adriano, venceu os favoritos por 2 sets a 0. Sem muita dificuldade eles impuseram seu jogo e com parciais de 18-10 e 18-14 conseguiram passar invictos a próxima fase do torneio.

Outra dupla favorita que caiu no primeiro dia foi Paulo Emílio/Moisés. Depois de uma estréia com 2x0 sobre Lobeira e Léo Santos, eles foram jogados a repescagem após a derrota, também por 2x0, para Rodrigo e Hevaldo.

- Outros cabeças-de-chave têm aproveitamento total

As outras quatro duplas masculinas que encabeçavam seus grupos acabaram o sábado com dois resultados positivos.

Ricardo e Emanuel venceram Gabriel e Jefferson com 18-10 e 18-14 e depois precisaram de três sets para passar por Beto/Lipe. Após a vitória apertada no primeiro set (18-16), foram derrotados no seguinte por 18-14, mas confirmaram o favoritismo com 15-11 no tie-break. Também com os mesmos placares, Márcio e Fábio Luiz venceram a André/Valredes (18-14/18-11) e Luizão/Benjamin (15-18/18-12/15-10),

Pedro Solberg/Harley tiveram o caminho inverso. Após uma vitória de 2x1 sobre Leandro Lima/Kadu na estréia (18-10/14-18/15-10), eles passara em dois sets por Raphael e Arthur – 18-15 e 18-16. Já Pedro Cunha e Franco foram os únicos a conquistar duas vitórias sem perder um set. Primeiro passando por Thiago/Gustavo e depois por Toninho/Mauro Nogueira.

Favoritas passam invitas pelo primeiro dia

As seis cabeças-de-chave do torneio feminino confirmaram o favoritismo e avançam ao segundo dia de disputa em Brasília com 100% de aproveitamento.

Quatro delas estão pré-classificadas as quartas-de-final do torneio: Juliana e Larissa continuam a sua série invicta e com dois resultados de 2x0, sobre Mirlena Santos/Érica Freitas e Camila/Naiana, avançam a próxima fase. Maria Elisa e Val também não deram chances as suas adversárias. Dois sets a zero sobre Fabiana/Evelyn e Cris/Andrezza. Já as irmãs Maria Clara e Carol tiveram um pouco mais de dificuldade para passar no primeiro jogo (2x1 – 13/18-18/12-15/09) frente Carol/Naiana, mas confirmaram a vaga nas quartas passando por Thati/Andréa Martins (2x0). As últimas classificadas, Renata e Talita, precisaram entrar em quadra apenas uma vez. Com a desistência de Carla de disputar o torneio, por ter se sentido mal, a dupla venceu o primeiro jogo por W.O. e depois atropelaram Michelle Carvalho/Semírames com 18-09 e 18-08.

As outras duas parcerias que terminaram o dia com duas vitórias estão nas oitavas-de-final. Agatha/Shaylyn e Bárbara/Vivian venceram seus dois jogos por 2x0. As primeiras passaram por Julia/Patrícia Moura e Izabel/Chell, enquanto as cabeças-de-chave número seis venceram Cida/Nina Zgoda e Sandra Mathias/Elaine

Desistências marcam o primeiro dia em Brasília

O primeiro dia de disputa da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia foi marcado por desistência. Quatro jogos não foram realizados e os vencedores avançaram por W.O.

Na chave feminina a desistência foi da jogadora Carla, que se sentiu mal durante a noite e preferiu não disputar os jogos em Brasília. Com isso Renata e Talita não precisaram disputar o primeiro jogo do seu grupo, e depois Taiana e Elize Maia é que se beneficiaram. Entre os homens foi Adriano, parceiro de Marcelo Negrão, que se machucou e depois de ter conquistado uma vaga pelo qualifying deixou a competição com duas derrotas por desistência. Primeiro para Fabiano/Juca e depois para Alexandre Peres/Ferramenta.

Pela regra do circuito a dupla que desiste de disputar um jogo fica com o placar desfavorável de 2 sets a 0, com duplo 18-00.

Ângela estréia com derrota em casa

O sonho de conquistar a sua primeira vitória no circuito brasileiro dentro de casa vai ser muito mais complicado para a brasiliense Ângela. Agora a pouco, em jogo que abriu a programação desse sábado na arena montada na Esplanada dos Ministérios, ela e sua parceira Virna foram derrotadas e caíram para a repescagem.

A dupla foi derrotada por Sandra Mathias e Elaine por 2 sets a 0, com fácies 18-15 e 18-11 de parciais. Com a derrota a dupla foi para a chave dos perdedores e enfrenta ainda hoje Cida/Nina Zgoda – que foram derrotadas por Bárbara/Vivian (2x0 - 18/15-18/12) em jogo eliminatório. Caso vençam esse desafio, amanhã elas continuam na repescagem não podendo perder para seguirem na briga pelo título.

- Dupla desiste de disputar etapa asiática do Mundial

Inscritas para as duas primeiras etapas do Circuito Mundial, Ângela e Virna acabaram optando em não jogar a fase asiática da competição. “Como nosso ranking no brasileiro nos coloca na disputa do country-quota preferimos ir somente para os jogos na Europa. Vamos jogar um challenger primeiro, aonde podemos conquistar um bom resultado, para depois entrarmos na briga das etapas principais”, explicou Virna.

A dupla irá disputar as etapas da principal competição mundial apenas a partir de Barcelona. Pelo critério da CBV para a definição das duplas que disputam o country-quota, a presença das duas elimina Sandra Pires e Leila da disputa.

Critério da CBV pode afastar Sandra/Leila de Pequim

Elas se juntaram no início dessa temporada para disputar uma das duas vagas brasileiras nos Jogos de Pequim, mas os maus resultados alcançados pela dupla em 2008 podem acabar deixando Sandra e Leila de fora da briga pela vaga olímpica.

Como elas não disputam a etapa brasiliense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, devido uma lesão da jogadora Leila, as duas não terão como melhorar seu ranking no circuito nacional. O maior problema é que a Confederação Brasileira de Vôlei anunciou para essa temporada que o ranking brasileiro é que irá definir as duplas que poderão disputar o country-quota.

O Brasil tem direito a três vagas direto na chave principal de cada etapa do tour mundial (ocupadas pelas duplas melhor ranqueadas na entry list do mundial). As outras duplas inscritas, então, precisam disputar um torneio caseiro – country-quota - para decidir quem irá representar o país no qualifying. Como a partir de Barcelona as duplas Virna/Ângela e Maria Elisa/Val também irão disputar o mundial o Brasil terá oito duplas em cada torneio. Com três pré-classificadas ao main draw, e com limite de quatro duplas por país na disputa do country-quota, se não conseguirem pontuação para entrar no ranking nas próximas três etapas, disputadas na Ásia, Sandra e Leila passarão a depender de um Wild Card para alguma dupla brasileira para poderem competir na seqüência do Circuito Mundial.

Harley e Ângela de olho no título em casa

Os brasilienses que prometem lotar a arena montada na Esplanada dos Ministérios terão dois importantes jogadores para torcer, a fim de ver um atleta brasiliense ganhar pela primeira vez a etapa do DF do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

No feminino a principal esperança está sobre a brasiliense Ângela, que desde o início dessa temporada faz parceria com a veterana das quadras Virna. Apesar de não terem conseguido ainda um pódio juntas, Ângela acredita que pode fazer bonito frente os seus familiares e amigos: “Nasci em Brasília e tenho muito orgulho de representar a cidade. Jogar na cidade que eu amo é uma emoção inesquecível para mim. Nossa dupla está evoluindo e tem tudo para fazer um bom papel nesta etapa”. Ela e sua parceira abrem o torneio, as nove da manhã, jogando contra Sandra Mathias e Elaine.

Mas a maior esperança de vitória está mesmo na chave masculina. Jogando em casa, Harley espera conseguir seu primeiro título no Brasil em 2008 depois de ter participado de três finais do circuito brasileiro. A estréia será contra Leandro Lima e Kadu, as 10:40, e o jogador está empolgado para conquistar o título, principalmente depois da conquista na Austrália. “O título na Austrália mostrou que nosso planejamento está certo, então resolvemos continuar o seguindo e aproveitamos para melhorar a parte física e técnica. Nosso objetivo é brigar pelo título. Nunca fui campeão em Brasília, mas nesta temporada me sinto no melhor momento da minha carreira. Espero o apoio do torcedor na arena”, disse Harley que joga ao lado do carioca Pedro Solberg.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

AVP lança “série B” do circuito

A AVP divulgou o lançamento de um novo torneio de vôlei de praia. Criado para desenvolver o esporte através de competições voltadas para serem adicionais aos qualifyings tradicionais, disputados antes de cada etapa, o circuito será disputado em cinco cidades do sul californiano a serem determinadas.

Um total de 250 mil dólares em prêmios serão disputados ao longo da competição que será iniciada entre os dias 26 e 27 de abril. Com datas pré-estabelecidas, a última etapa dessa temporada será jogada em agosto.

- Primeiro dia de disputa em Dallas é cancelado

Devido as fortes chuvas que caíram essa noite em Dallas, e a conseqüente má condição da areia, a AVP adiou para amanhã o primeiro dia de disputa da segunda etapa do circuito norte-americano.

A decisão foi tomada pelos organizadores e os atletas. “Nós decidimos juntos com os atletas e achamos melhor inclusive para os fãs de Dallas que os jogos fossem adiados”, explicou Leonard Armato, dirigente da AVP. “Essa tarde vamos tomar todas as medidas para remediarmos essa situação”, completou. Com isso os jogos nesse sábado serão iniciados as sete da manhã.

Capitão da geração de prata confirma presença em santos

Capitão da seleção de vôlei mais emblemática da história no País, um dos responsáveis pelo crescimento da modalidade e medalha de prata olímpica, o levantador Willian é uma das grandes atrações na da Segunda Copa Transitions de Vôlei de Praia, neste feriadão de Tiradentes (dias 19 a 21), nas areias da Praia do Boqueirão, em Santos.

Aos 53 anos de idade, Willian abandonou as quadras, como jogador, em 1991, e vem se dedicando à carreira de técnico, em Brasília. Jogar, como ele disse, só por lazer. Entre as suas conquistas está uma das principais do esporte nacional, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 84. “O maior trunfo da minha geração foi mostrar a todos outro esporte, na época que só se pensava em futebol. Depois de 24 anos da medalha, ainda há o reconhecimento. Do trabalho que fizemos, ficou muita coisa boa”, destacou. “Melhor do que as medalhas e troféus que ganhamos é o reconhecimento, o carinho. Esse é o maior prêmio que tenho”, acrescentou William, apontado como um dos melhores levantadores da história do vôlei nacional.

Além da prata em Los Angeles, ele competiu em outras três olimpíadas. Também defendeu o Brasil em quatro mundiais adultos quatro Copas do Mundo e participou em 1983, do famoso desafio internacional envolvendo as seleções de Brasil e União Soviética no estádio do Maracanã, diante de mais de 100 mil pessoas.

Carol e Gustavo Kuerten assumem romance

A presença de Gustavo Kuerten na etapa de Foz do Iguaçu do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia levantou suspeitas, agora confirmadas, de um possível relacionamento entre ele e Carol, filha de Isabel.

O jogador que foi até a cidade do extremo oeste do Paraná para assistir aos jogos do torneio mostrou-se interessado na modalidade esportiva. Questionado sobre o motivo de acompanhar o vôlei de praia o jogador já não escondia um clima no ar: “Eu gosto de vôlei de praia e me interesso sobre o que acontece com um esporte tão vencedor no Brasil. Vim até Foz do Iguaçu para ver os jogos e estou torcendo por Maria Clara/Carol, já que são as jogadoras com que tenho um contato maior”.

Na época os dois evitavam comentar sobre o assunto, mas depois de terem sido flagrados em um show do cantor Julio Iglesias em Florianópolis, a própria jogadora confirmou o clima de paquera. “A gente está junto. Estamos ficando, mas ainda é muito cedo para dizer se é sério ou não. Não gosto de ficar falando disso porque é tudo muito recente, mas estamos nos conhecendo sim”, confirmou Carol.

Ana Paula e Shelda fora da disputa no DF

Pela segunda vez consecutiva a dupla Ana Paula/Shelda não participará de uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Assim como aconteceu na etapa anterior, disputada em Cáceres, a dupla não está inscrita para a disputa que começa amanhã em Brasília.

Depois de um terceiro lugar conquistado na estréia do Circuito Mundial, na Austrália, a dupla alegou o desgaste com a viagem até a Oceania para não participar da etapa mato-grossense. Agora, para a disputa na capital federal, o problema é uma possível lesão no joelho de Shelda além da suspeita de que a jogadora possa estar com dengue. Inicialmente a dupla estava inscrita no torneio, mas a comissão técnica optou por preservar a jogadora para a disputa das etapas do Circuito Mundial, que são classificatórias aos Jogos de Pequim.

- Leila fora da disputa em casa

Outra dupla que não participará da etapa do Distrito Federal será Leila e Sandra Pires. O motivo de Leila não poder disputar o título na sua cidade natal é o mesmo de Shelda: dor.

Depois de uma semana treinando forte no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema (RJ), a canhotinha sentiu o nervo ciático. Mesmo com previsão de volta aos treinos para segunda-feira (dia em que serão disputadas as finais em Brasília) a jogadora optou em se preservar. “Fui para Saquarema treinar e tive uma semana muito forte de trabalho, acabei sentindo as conseqüências. Fiquei triste por não competir em casa, mas, agora, a torcida da minha família e dos meus amigos vai ser toda para o Emanuel”, brincou.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Badá é destaque na 2ª Copa Transitions de Vôlei de Praia

Um dos integrantes da famosa geração de prata nas quadras e depois pioneiro nas disputas de praia no Brasil, na década de 80, Antonio Carlos Gueiros Ribeiro, o Badá, será uma das estrelas da 2ª Copa Transitions de Vôlei de Praia. Reunindo várias atletas que fizeram história na modalidade, a competição será realizada nos dias 19 a 21 deste mês, nas areias da Praia do Boqueirão, em Santos.

Aos 50 anos de idade, Badá pode se orgulhar por ser um dos precursores do esporte na praia. Depois da medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 84 e do ouro no Pan de Caracas, um ano antes, ele fez história ao lado de outros grandes nomes. Em 2 de fevereiro de 1985, ao lado de Montanaro, Renan, William, Isabel, Jacqueline, Vera Mossa e Regina Uchoa, jogou na primeira arena montada para o vôlei de praia, no Guarujá, prestigiado por um público de 5 mil pessoas.
“Gosto muito de jogar na praia. Fico muito feliz de ter sido um dos idealizadores do vôlei de praia no Brasil. Continuo jogando de vez em quando e será uma boa emoção reencontrar velhos amigos neste torneio. Espero me divertir muito”, disse o jogador, que no vôlei de praia tem como bons resultados o segundo lugar no Circuito Banco do Brasil, em Curitiba, e o terceiro em João Pessoa, ambos em 94.

Depois de três semanas duplas voltam a competir

Para três duplas importantes do vôlei de praia brasileiro a etapa de Brasília será importante para retomar o ritmo de competição visando a disputa das etapas classificatórias para Pequim, no Circuito Mundial. Sem jogar a última etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, disputada em Cáceres (MT), por motivos diferentes, Renata/Talita, Ana Paula/Shelda e Pedro/Harley esperam obter um bom resultado na capital federal para viajarem a Xangai – próxima etapa do tour mundial – com a moral elevada.

“Essa etapa de Brasília servirá como uma boa preparação para o circuito mundial, já que nosso objetivo nesta temporada é a vaga olímpica”, comentou a experiente Shelda que jogando ao lado de Ana Paula espera chegar pela terceira vez consecutiva ao pódio (elas ficaram com o terceiro lugar em Campo Grande – MS- e Adelaide – Austrália). Já para Pedro e Harley o objetivo é mais pretensioso. Finalistas das três primeiras etapas do circuito nacional eles esperam conquistar o primeiro título nacional de 2008 justamente na cidade natal de Harley. “Nunca fui campeão lá, mas estou confiante desta vez, já que atravesso minha melhor fase. Além disso, jogar coma força da torcida é algo que me motiva bastante”, afirmou o brasiliense.

As duas duplas optaram em não jogar a etapa mato-grossense do circuito nacional devido o desgaste da viagem até a Oceania, e esperam tirar desse período exclusivamente de descanso e treino vantagem na disputa esse fim-de-semana. Já para a outra dupla que volta jogar em Brasília depois de não ter disputado a etapa anterior, o torneio será mais importante ainda para a retomada de ritmo. “Além de ganharmos ritmo de competição para as etapas do mundial, Brasília vai ser bom para vermos como a Renata estará jogando após esse período que ficou recuperando o pé (a jogadora sofreu uma entorse na etapa australiana)”, comentou Talita.

Qualifying inchado será prova de fogo em Brasília

Se lutar por uma das dezesseis vagas na chave principal de uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia já é complicado normalmente, o caminho para os homens em Brasília promete ser ainda mais disputado.

Ao todo cinqüenta e duas duplas se inscreveram para a fase de qualificação que será disputada nessa sexta-feira na arena montada na Esplanada dos Ministérios. Entre os inscritos está Marcelo Negrão, campeão olímpico em Barcelona jogando na quadra, e que disputará a sua segunda etapa no vôlei de praia ao lado do pernambucano Adriano. “Quando vim para o vôlei de praia, fiz a transição ao lado do Murilo (PE). Ao lado do Xuxo (SP), meu segundo parceiro, conheci mais a fundo o circuito e agora me sinto pronto para vencer etapas. O Adriano é um jogador que pode me ajudar neste objetivo”, disse confiante o jogador que na estréia da nova parceira ficou com o décimo terceiro lugar da etapa de Cáceres (MT).

Apesar do grande número de adversários Negrão está confiante em conquistar a vaga no main draw e conseguir pontos importantes para se garantir entre as duplas pré-classificadas a chave principal nos próximos torneios: “Esperamos ter um bom resultado e entrar no ranking o mais rápido possível. Será um qualifying muito desgastante, tendo em visto o alto número de duplas inscritas, mas treinamos juntos em São Paulo nas últimas semanas e nosso entrosamento melhorou”.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Definida a formula do sorteio para Pequim

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou a forma como serão compostas as chaves masculina e feminina dos Jogos Olímpicos de Pequim. A formatação dos grupos da primeira fase, igual nos dois gêneros, será definida através de sorteio dirigido, a ser realizado no dia 26 de julho em Gstaad (Suíça).

Como seis dias antes será a final da última etapa do Circuito Mundial, disputada em Marselha – França, que conta pontos para o ranking que define as duplas que jogarão em Pequim, o anúncio oficial dos representantes de seus países na mais importante competição esportiva do mundo se dará dois dias antes do sorteio, de acordo com a confirmação das federações locais da inscrição dos atletas. Estarão classificadas as vinte e quatro melhores duplas masculinas e femininas no ranking olímpico (que é a soma das oito melhores pontuações no circuito mundial entre os dias 01 de janeiro de 2007 e 20 de julho de 2008) levando-se em consideração que cada país poderá ter no máximo duas duplas por gênero e cada continente terá obrigatoriamente uma vaga em cada chave.

Definidas as parcerias que disputarão os Jogos as seis primeiras colocadas no ranking olímpico serão dispostas como cabeças-de-chave de cada grupo. A líder do ranking será a do grupo A, a vice-líder do grupo B, e assim sucessivamente até o grupo F. Porém, caso alguma dupla chinesa esteja entre as seis melhores obrigatoriamente ela ocupará o grupo A e a segunda dupla anfitriã ficará em seu seed correspondente. Caso a melhor dupla da China esteja entre abaixo dessa posição ela ocupará o seed 6.

Tabela com ranking olímpico atual

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

Seed 1

Seed 2

Seed 3

Seed 4

Seed 5

Seed 6

Xu

Wu

(CHN)*

Ricardo

Emanuel

(BRA)

Márcio

Fábio Luiz

(BRA)

Barsouk

Kolodinsky

(RUS)

Nummerdor

Schuil

(HOL)

Brink

Dieckman

(EUA)

Tian Jia

Wang

(CHN)*

Walsh

May

(EUA)

Juliana

Larissa

(BRA)

Xue

Zhang Xi

(CHN)

Renata

Talita

(BRA)

Branagh

Youngs

(EUA)

*primeira dupla chinesa no ranking = seed 1

Após a definição dos cabeças-de-chave o sorteio ocorrerá de forma dirigida para a composição dos grupos. As duplas do grupo A ao C terão a companhia de duplas com seed 10 a 12, enquanto as outras três duplas (grupo D ao F) enfrentarão as com ranking entre 7 e 9. Já as últimas duas duplas de cada grupo serão definidas por sorteio mais amplo. A terceira posição de cada grupo será decidida na sorte entre as duplas com ranking 13 a 18, enquanto a estréia das cabeças-de-chave será contra duplas com seed de 19 a 24.

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

Seed 1

Seed 2

Seed 3

Seed 4

Seed 5

Seed 6

Seed 10 a 12

Seed 7 a 9

Seed 13 a 18

Seed 19 a 24

Para a realização do sorteio a organização da etapa suíça do Circuito Mundial, que estará sendo disputada, prepara uma grande festa. “A tenda do festival Menuhin foi escolhida para esse evento de gala com dois mil espectadores no local”, disse Ruedi Kunz – diretor do torneio. “Junto com o sorteio serão colocadas imagens dos torneios olímpicos de vôlei de praia, e teremos ainda shows com artistas suíços famosos e muitas surpresas com um show de comédia clássico”.

A disputa olímpica do vôlei de praia será entre os dias 09 e 22 de agosto em uma arena montada no Chaoyang Park com capacidade para doze mil pessoas.

Campeões brasileiros apostam na superstição para Brasília

Franco e Pedro Cunha não se consideram supersticiosos, mas a coincidência de fatos anima a dupla para a disputa da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a partir de sexta-feira em Brasília.

Foi na capital federal que eles conquistaram o primeiro título no ano passado, e assim como esse ano essa será a sexta parada do circuito brasileiro. Se não bastasse só isso, também em 2007 eles vinham de um segundo lugar conquistado na etapa anterior. “Tomara que nosso desempenho seja igual ao do ano passado. Que Brasília possa nos dar sorte novamente. Seria importante conquistar o título da última etapa antes da nossa viagem para o Circuito Mundial, pois iríamos mais fortes e confiantes. Não sou muito ligado a superstições, mas ter vencido em Brasília no ano passado pode nos trazer energias positivas”, acredita o veterano Franco.

Eles estréiam somente no sábado, mas os compromissos com o evento começam na noite anterior quando conhecerão seus primeiros adversários na etapa durante a realização do congresso técnico.

- De volta, Ana Paula e Shelda esperam manter bons resultados.

Elas não disputaram a etapa de Cáceres (MT) do circuito brasileiro, mas, agora de volta a disputa, Ana Paula e Shelda esperam manter os bons resultados obtidos nas últimas etapas na capital federal.

Medalha de bronze na etapa brasileira disputada em Campo Grande (MS) e na etapa australiana do Circuito Mundial a parceria espera manter esses resultados em Brasília para viajarem para a disputa de mais dez etapas classificatórias para Pequim com moral. “Essa etapa de Brasília servirá como uma boa preparação para o circuito mundial, já que nosso objetivo nesta temporada é a vaga olímpica. Estou super animada para começar a etapa da China, pois tenho certeza de que faremos um bom trabalho”, comentou Shelda.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Country-quota brasileiro será disputado em Xangai

A segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia promete emoções fortes para os brasileiros desde o primeiro dia. Com treze duplas brasileiras inscritas o country-quota promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos.

No feminino três duplas já estão garantidas na chave principal. Justamente as três que estiveram no pódio na primeira etapa, disputada na Austrália. Com a ausência das americanas, Juliana e Larissa serão as cabeças-de-chave número um do torneio. Renata e Talita – segundo colocadas na etapa de estréia – e Ana Paula e Shelda – medalha de bronze - completam a lista das brasileiras pré-classificadas. Já outras três parcerias disputarão a única vaga brasileira no qualifying: Maria Clara e Carol esperam as vencedoras do confronto entre Virna/Ângela e Leila/Sandra.

Entre os homens a disputa será mais acirrada. Franco/Pedro Cunha, Luizão/Benjamin, Thiago/Jan e Alison/Bernardo lutam por uma única vaga na fase de qualificação. A dupla que sair vitoriosa da disputa nacional poderá se juntar a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz no main draw.

Venezuela traça planos para ter duplas em Pequim

A federação da Venezuela está trabalhando para garantir as duplas Igor Hernandéz/Jackson Henríquez e Farid Mussa/Jesús Villafañe entre as vinte e quatro duplas que disputarão os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. “Estamos gerenciando recursos, incluindo passagens e hospedagem, para essas duplas rodarem um mês e meio o Circuito Mundial a fim de disputar as vagas nos Jogos de Pequim”, disse o vice-presidente da entidade, Luís Carvalho.

O resultado já apareceu na primeira etapa disputada esse ano, na Austrália, quando a dupla masculina conseguiu classificação ao main draw. Mesmo com o resultado na chave principal ruim o dirigente acredita que a regra que limita o número de duplas por país nos Jogos pode acabar favorecendo a classificação de seus atletas: “Esse regulamento nos amplia as chances de chegar a Pequim porque vários países têm mais de duas duplas entre as melhores do ranking”.

Juliana e Larissa em busca de mais um recorde

O início de temporada tem sido perfeito para a dupla Juliana e Larissa. Até agora elas conquistaram as seis etapas que disputaram em 2008 (cinco brasileiras e uma mundial). Nesse fim-de-semana a dupla tentará manter o aproveitamento de 100% na última etapa do circuito nacional antes da parada para a disputa da maioria das etapas do mundial.

Se confirmarem o favoritismo e vencer pelo terceiro ano seguido na capital federal elas estarão ainda conquistando um recorde entre as duplas brasileiras. Até agora elas estão empatadas com Adriana Behar e Shelda no número de etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia conquistadas de forma consecutiva (seis ao todo). Com o título em Recife-07 e das cinco primeiras etapas desse ano elas já igualaram seu recorde, e esperam agora se isolar com a marca.

“Mais uma vez nesta temporada estamos próximas de uma marca legal. Isso só me motiva mais. Sou muito feliz por ser uma vencedora no esporte. Alcançar recordes e escrever meu nome na história do vôlei de praia me deixa muito orgulhosa”, comenta Larissa.

- Adversárias tentam estragar a festa

Apesar dos cinco títulos conquistados na temporada brasileira Juliana e Larissa sabem que não terão moleza pela frente. “Sabemos que a disputa em Brasília será muito acirrada, mas vamos dar o nosso máximo para tentar conquistar mais essa medalha de ouro”, avisa Juliana que promete dedicar a possível vitória a sua parceira que completou 26 anos nessa segunda-feira.

Mas para isso elas terão que passar por grandes adversárias, que também se preparam para a disputa em Brasília de olho nas campeãs pan-americanas. Renata e Talita, que não jogaram a última etapa por contusão, voltam a disputa e prometem tentar “estragar a festa” de Larissa. “Estamos com muita vontade de jogar. No Mundial, no primeiro jogo contra elas (válido pelas quartas-de-final), estávamos com o jogo na mão até eu me machucar. Depois não conseguimos jogar direito o resto da partida. Mas isso mostra que, se nos mantivermos focadas o tempo todo, podemos ganhar”, comenta Renata.

Já Maria Clara e Carol esperam ter a oportunidade de conquistar a primeira vitória frente as adversárias. Cabeças-de-chave número dois do torneio as irmãs jamais venceram as atuais campeãs mundiais mas acreditam que é uma questão de tempo até alcançarem a primeira vitória. Por fora, Maria Elisa e Val (ranking quatro) também esperam passar por Juliana e Larissa. Se forem vencendo seus jogos as duas duplas se enfrentam em uma das semifinais, o que para Maria Elisa pode ser uma ótima oportunidade de vencê-las: “Nossos jogos contra elas tem sido cada vez mais apertados. Estamos no caminho certo, basta ter calma que a vitória vai chegar um dia”.

Ganhar dentro de casa é o objetivo de Raul Mesa

Começa nesse fim-de-semana o Circuito Europeu de Vôlei de Praia. E os fãs que lotarem a arena montada na Praia dos Ingleses, em Grand Canária, esperam ver a primeira vitória espanhola dentro de casa.

Embora não tenham obtido sucesso em areias espanholas, as duplas do país conquistaram grandes resultados nos últimos anos: Javier Bosma e Pablo Herrera ficaram com a prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pablo e seu novo parceiro Raul Mesa foram campeões europeus em Moscou (2005). Agora os dois esperam conquistar o primeiro título dentro de casa e acabar com a incomoda invencibilidade local.

Em entrevista Raul comentou sobre a expectativa para a estréia no velho continente:

Raul, como tem sido a programação de treinos de vocês?

Meu parceiro Pablo e eu tivemos que perder o começo do nosso planejamento de treino devido uma cirurgia no cotovelo. Mas desde novembro estamos trabalhando juntos e ralamos muito para compensar o tempo perdido.

Muitos europeus escolhem o Brasil ou a Austrália para esse período de treinamentos por conta do clima. É o caso de vocês?

Nós nunca precisamos viajar tão longe. O clima na Espanha é bom o suficiente para nos manter aqui, especialmente em Tenerife. Nós sempre temos alguns times indo até aqui pra treinar e conseguimos fazer um bom trabalho.

Vocês ficaram com o 13º lugar em Adelaide, no Circuito Mundial. Foi um bom começo de temporada?

Se você considerar com quem jogamos sim. Ganhamos dos campeões europeus (Doppler/Gartmayer) e fomos eliminados por Márcio/Fábio Luiz, que são uma excelente dupla. Nós deixamos a Austrália com um bom sentimento sobre nossas perspectivas para o resto da temporada.

É o suficiente para voltar a ter sucesso no Circuito Europeu?

Nós esperamos que sim. Não jogamos com todo nosso potencial desde o Campeonato Europeu. Nossa meta agora é terminar com um lugar no pódio de novo.

Quem serão os adversários mais complicados?

No primeiro torneio do Circuito Europeu é difícil fazer uma análise. Mas os alemães e suíços são bem perigosos. Mas, em vôlei de praia tudo é possível.

Favoritos levam título da primeira etapa da AVP

Como era de se esperar o título da primeira etapa do circuito norte-americano ficou com as duplas número um do ranking, tanto no masculino quanto no feminino.

Disputadas nesse domingo em Miami as finais foram cercadas de muita emoção, principalmente entre as mulheres, quando um duelo de grandes duplas decidiu o título em um tie-break apertado. Depois de terem vencido o primeiro set por 21 a 15 Kerry Walsh e Misty May cederam o empate na parcial seguinte (17-21). Com isso a decisão do primeiro título feminino da AVP em 2008 foi para o set desempate, e a vitória a favor das atuais campeãs do circuito veio apertada. Elas passaram com 15-13 por Elaine Youngs e Nicole Branagh.

Já no masculino os cabeças-de-chave número um da competição (Todd Rogers e Phil Dalhausser) tiveram mais facilidade para derrotarem Sean Scott e Nick Lucena. Eles impuseram seu ritmo de jogo desde o início e conquistaram a vitória com parciais de 21-14 e 21-13.

As feras do vôlei de praia norte-americano voltam a se encontrar esse fim-de-semana na disputa em Dallas (Texas).