sábado, 12 de abril de 2008

Fora do revezamento, Ricardo recebe tocha de presente

Não foi como eles queriam. Por motivos de segurança o baiano Ricardo não pode correr os 180 metros em Buenos Aires ao lado de seu parceiro Emanuel, escolhido como representante brasileiro no revezamento da tocha de Pequim. Mas, mesmo assim essa sexta-feira vai ficar marcada na memória dos atuais campeões olímpicos.

Emanuel foi o condutor número 67 do revezamento nas ruas de Buenos Aires, capital da Argentina. O jogador que recebeu a tocha das mãos do boxeador Pablo Chacón conduziu o símbolo olímpico pelas ruas do famoso bairro de Palermo. “O povo foi maravilhoso, foi um momento de celebração, de muita alegria, os argentinos foram muito receptivos, passaram muito carinho e mostraram muito respeito ao Brasil. Eles fizeram a festa ser ainda mais bonita”, disse com entusiasmo o paranaense após sua participação.

Já Ricardo, que teve que acompanhar o trajeto de seu parceiro de dentro do ônibus do patrocinador do evento, teve no fim da festa o seu momento de êxtase. Cada condutor recebe um exemplar da tocha, e a que foi destinada ao brasileiro acabou parando nas mãos de seu parceiro. “A tocha olímpica é um símbolo de amizade, de união, e, por tudo o que vivemos nesses seis anos de parceira, de amizade, de união, de muitas conquistas, e pela alegria de ver o Ricardo, nosso 'Herói Olímpico', ao meu lado aqui na Argentina entreguei a ele a minha”, explicou Emanuel ao oferecer a tocha.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Depois de Walsh/May, Ricardo e Emanuel assinam notebooks

A Lenovo, parceira oficial do revezamento da tocha olímpica e fornecedora dos equipamentos de informática dos Jogos de Pequim, realizará a contagem regressiva para o evento fazendo uma série de leilões virtuais pelo mundo de computadores portáteis inspirados no design da tocha.

Depois de anunciarem as campeãs olímpicas Kerry Walsh e Misty May como as primeiras atletas a assinarem à capa do notebook vermelho com curvas em formato espiral pratas, a empresa confirmou que também os campeões da última Olimpíada no vôlei de praia masculino participarão da promoção. Ricardo e Emanuel autografarão os computadores que serão leiloados exclusivamente no Brasil. “É um prazer poder contribuir para uma ação tão significativa como essa. O esporte e as ações beneficentes já formam, há muito tempo, uma parceria que só rende grandes vitórias e conquistas. É gratificante ver que podemos ajudar de alguma forma, representando o Brasil ao lado de atletas consagrados", disse Ricardo.

Toda a renda do leilão das peças que tem edição limitada será revertida para entidades beneficentes através da Lenovo Hope Fund. Uma das organizações humanitárias agraciadas com o dinheiro recolhido será a Right to Play (que enfatiza o esporte como ajuda a crianças e adolescentes das áreas pobres do planeta).

- Baiano impedido de estar ao lado de seu parceiro no revezamento.

Essa será a segunda ação promocional da empresa com os jogadores brasileiros, aos quais começou a patrocinar no início dessa temporada.

Depois da desistência de Jade Barbosa, eleita na internet como representante do Brasil no revezamento da tocha pelas ruas de Buenos Aires, para poder competir na etapa alemã da Copa do Mundo de Ginástica a empresa escalou Emanuel para substituí-la. A decisão porém não agradou completamente o jogador que queria que seu parceiro pudesse participar também do revezamento.

A solução encontrada seria então do baiano estar ao lado do paranaense enquanto ele percorreria 180 metros carregando a tocha. Porém os constantes protestos e imprevistos que foram registrados nas primeiras cidades por onde a tocha passou fez com que a segurança argentina não permitisse a participação de Ricardo, que poderá acompanhar seu parceiro apenas de dentro do ônibus da Lenovo que acompanha o trajeto.

Jose Cuervo fecha patrocínio com 14 atletas

A maior produtor de tequila do mundo, Jose Cuervo, anunciou o patrocínio de 14 atletas de ponta da AVP, entre eles as postulantes a uma das vagas nos Jogos de Pequim Jen Boss e April Ross. A escolha dos nomes para formar a equipe Cuervo em 2008 levou em consideração se a personalidade dos atletas se encaixava com as diretrizes da empresa: promover o consumo responsável e um estilo de vida alegre dentro e fora das quadras.

“Nós ficamos tão satisfeitos com os resultados do ano passado que decidimos ampliar o programa esse ano”, explicou Toby Whitmoyer, diretor da empresa. “Patrocínio para nós significa muito mais que dar o suporte financeiro a esses atletas incríveis. Queremos dar ao Team Cuervo as ferramentas para que eles possam atingir seus objetivos pessoais em 2008”, completou.

A Jose Cuervo investe em esporte desde 1978, e dez anos depois se tornou uma das primeiras empresas a investir no vôlei de praia. Além de patrocinar atletas ela é uma das parceiras oficiais da AVP, responsável pela organização do Cuervo Gold Crow – série de três torneios do circuito norte-americano que tem premiação superiores as outras etapas. Esse ano as disputas serão em Miami (11-13 abril), Dallas (18-20 abril) e Huntington Beach (02-04 maio). “A AVP e a Jose Cuervo são muito mais que a junção de esporte e tequila. Essa união representa um estilo de vida e o Team Cuervo são os embaixadores responsáveis por mostra que não importa aonde eles se divirtam, eles podem sempre beber e ter responsabilidade”, afirma Toby.

Brasileiros perdem na estréia da AVP

Começou hoje, em Miami, a disputa da chave principal da primeira etapa do circuito norte-americano de vôlei de praia. Uma das mais equilibradas do mundo, a competição atrai alguns brasileiros que disputam lado-a-lado com as feras dos Estados Unidos.

E tanto equilíbrio acabou prejudicando os brasileiros, que não tiveram sorte e perderam na estréia do torneio caindo a repescagem. Na chave masculina Loiola, um dos primeiros brasileiros a ir jogar o circuito da AVP, jogando ao lado de Pedro Brazão foi derrotado por Albert Hannemann e Austin Rester por dois sets a um. O jogo que teve uma hora de duração teve os dois últimos sets equiulibrados. Depois de terem sido derrotados com facilidade no primeiro (21-12), os brasileiros reagiram e empataram a partida com 22-20. No tie-break porém os americanos voltaram a vencer, com parcial de 15 a 12.

Já entre as mulheres foram duas derrotas: Priscilla Lima, que joga ao lado da americana Jenelle Koster, foi facilmente derrotada por Langston/Romias com parciais de 21-17 e 21-17. E Tati Minello e a americana Carrie Dodd, apesar de serem cabeças-de-chave número sete da competição, acabaram perdendo também no primeiro jogo. Ivy e Lowe, após perderem o primeiro set por 21 a 16, viraram o jogo vencendo os sets seguinte com placar de 21-17 e 15-13.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Walsh representou o vôlei de praia no revezamento em San Franciso

A tocha olímpica de Pequim continua seu revezamento pelo mundo. A chama olímpica que já se encontra em Buenos Aires, onde amanhã faz o percurso, passou nessa quinta-feira pela cidade de San Francisco (Califórnia).

Na única cidade norte-americana a receber o revezamento dos Jogos de Pequim o vôlei de praia foi representado por ninguém menos que Kerri Walsh. A jogadora que já participou de duas edições de Jogos Olímpicos, em 2000 pela seleção feminina indoor e em 2004 pelo vôlei de praia, teve a honra de participar do trajeto. A jogadora foi escolhida por ser a atual campeã olímpica na modalidade, ao lado de Misty May.

“O vôlei norte-americano tem o orgulho de ter Walsh representando a modalidade na passagem da tocha”, disse Doug Beal (direto da federação norte-americana de vôlei). “Não só por ela ser a melhor em sua atividade, mas por ter uma incrível paixão pelos Jogos Olímpicos e o espírito olímpico. Ela é uma notável embaixadora do esporte e tem um incalculável respeito mundial”, completou.

Emanuel ansioso na véspera de carregar a tocha

Na véspera de participar em Buenos Aires do revezamento da tocha olímpica de Pequim, Emanuel mostra ansiedade para um momento que considera especial. “Mais do que uma responsabilidade, é uma honra ter sido o escolhido para carregar a tocha olímpica”, comenta o jogador que foi chamado para substituir Jade Barbosa – eleita pela internet como a representante brasileira no revezamento – que desistiu de participar para competir na Alemanha.

O jogador já ficou de fora do revezamento de 2004, quando a tocha passou pelo Rio de Janeiro, e do Pan-07 devido a compromissos com o Circuito Mundial, e por isso valoriza essa oportunidade. A única tristeza do jogador é não poder fazer com que seu parceiro, o baiano Ricardo, possa carregar também a chama olímpica. Mas, para não deixar o parceiro de fora, ele o convidou para caminhar ao seu lado nos 180 metros em que carregará a tocha. “Quando soube que iria participar do revezamento sozinho, fiquei até um pouco chateado, porque queria que ele pudesse estar lá também. Então, o Ricardo estará ao meu lado na cerimônia, teremos a mesma sensação. A gente troca tantas emoções, quero dividir mais esse momento tão especial com ele”, comentou.

Na programação inicial Emanuel deverá receber a tocha as 15:56, das mãos do boxeador Pablo Chácon, e terá cerca de um minuto e meio para carrega-la. Mas há possibilidade de alteração no plano inicial caso ocorram manifestações como as registradas nas cidades onde o revezamento já passou. Apesar de saber a importância do motivo dos protestos o jogador acredita que os argentinos vão saber entender que o revezamento é um momento especial. “Acho que as vozes [que protestam] têm que ser ouvidas, mas elas não podem interromper uma cerimônia como o revezamento da tocha”, disse o jogador, logo depois brincado que contará com o apoio de seu parceiro – que tem 2 metros de altura e pesa 102 kg - para que nenhum incidente aconteça: “Não consigo nem imaginar essa possibilidade, mas, se alguém vier para cima de mim, além dos seguranças, tenho o Ricardo para me defender”.

Vôlei de praia pela segunda vez em evento universitário

Organizado pela CBS College Sports Network e a AVP, o Campeonato Universitário de Vôlei de Praia Norte-Americano será disputado no próximo dia 20 em San Diego, California.

O campeonato que faz parte da terceira edição de uma espécie de olimpíada universitária terá a participação de times de Clemson, Nebraska, San Diego, USC, Texas e Wisconsin. Cada universidade será representada por uma dupla que disputará o título disputado no Mariners Point.

A rede de TV CBS Sports mostrará um especial do torneio no dia 25. Como parte da promoção do evento a jogadora Holly McPeak participará de uma programação especial voltada para a competição.

AVP estréia nas praias de Miami

Já está sendo disputada nas areias de South Beach (Miami) a primeira etapa do circuito norte-americano. Essa é a primeira vez que a praia é escolhida como sede do evento, no ano anterior a cidade recebeu uma etapa da AVP, mas os jogos foram disputados na American Airlines Arena no Parque Bicentenário.

“Podemos ter certeza de que o show será melhor em um paraíso tropical como South Beach”, acredita o produtor do evento Mike Walker. “Aproveito para convidar a todos a curtirem os melhores atletas da AVP jogando e curtindo a atmosfera da competição. Será uma grande festa na praia”, completou.

Vinte duplas no feminino, e outras vinte no masculino, já estão classificadas ao main draw. Hoje, vinte e oito duplas femininas e trinta e duas masculinas disputam o qualifying. As finais serão disputadas no próximo domingo e quem estiver interessado em assistir aos jogos terá que desembolsar no mínimo vinte cinco dólares.

CBV modifica horário da final em Brasília

Depois de inovar fazendo pela primeira vez as finais de uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia em uma segunda-feira, devido o aniversário da cidade (21 de abril), a Confederação Brasileira de Vôlei anunciou ontem mais uma mudança.

Dessa vez a novidade é no horário das partidas finais. A disputa pelo título, que normalmente ocorre no domingo de manhã, vai ser na segunda a tarde. A final feminina está marcada pra começar as 14:30, enquanto os homens decidem o título da sexta etapa do circuito brasileiro uma hora depois.

Outra mudança será nas partidas válidas pela semifinal. Os jogos que costumam acontecer na tarde ou noite do dia anterior a decisão, dessa vez serão disputados no mesmo dia. As semifinais estão programadas pra começar as 09:00, sendo que a primeira disputa de terceiro lugar terá que começar a uma da tarde. Com isso o domingo ficará reservado apenas para as partidas da repescagem, oitavas e quartas-de-final.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Favoritos vencem na Costa Rica

Realizado no fim-de-semana passado, o Campeonato de Vôlei de Praia da Costa Rica não teve grandes surpresas e serviu para confirmar o favoritismo das principais duplas do país, tanto no feminino quanto no masculino.

Ingrid Morales e Natalia Alfaro levaram pela quarta vez consecutiva o título de campeãs, mas dessa vez tiveram que usar toda a sua habilidade para vencerem Ivette Allas e Marianela Alfaro, com parciais de 22 a 20 e 21 a 19. De quebra Ingrid foi coroada pela sexta vez como rainha da praia do torneio.

No masculino foram Marcelo Araya e Jonathan Guevara que levaram pela terceira vez consecutiva a medalha de ouro. Com mais dificuldade que as mulheres, eles venceram os irmãos Gilberto e Alex Villegas de virada (parciais de 23-25, 21-15 e 16-14). O título de rei da competição ficou com Jonathan.

Marcelo Negrão e veteranos serão destaques em Santos

Organizada pela Associação Nacional de Vôlei de Praia - ANVP, a Copa Transitions de Vôlei de Praia irá reunir nas areias de Santos jogadores que fizeram história no vôlei brasileiro.

Disputada, na categoria master, em formato de quarteto a competição será a oportunidade do público em rever grandes jogadores como Badá, Léo, Negrelli, Willian e Cidão. Contanto apenas com atletas convidados o torneio tem como objetivo promover a modalidade esportiva na região.

Junto com o torneio de convidados será disputado também um open de duplas. Com premiação em dinheiro a competição deverá contar com poucas duplas conhecidas já que a data coincide com a etapa brasiliense do Circuito Banco do Brasil. Mas, ao menos um jogador que roda o circuito profissional deve marcar presença. Segundo os organizadores o medalhista olímpico Marcelo negrão estará disputando o título do torneio.

A copa será disputada entre os dias 19 e 21 de abril na Praia do Boquerão, em Santos (SP), e tem patrocínio da Transitions, Laboratório Fhocus, Governo do Estado e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Segundos lugares decididos no critério de desempate

A sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia terá seus dois segundos lugares do ranking de entrada, no masculino e feminino, decididos pelo critério de desempate. Mas a coincidência não para por aí, as duas duplas que ocupam a terceira colocação não disputaram a quinta etapa, fim-de-semana passado, em Cáceres (MT).

Tanto no masculino quanto no feminino a liderança da entry list é dos campeões das cinco primeiras etapas do circuito nacional. Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa têm a pontuação máxima (1.600 pontos), e com isso larga vantagem sobre os concorrentes a serem cabeça-de-chave número um do torneio.

Na seqüência vêm os vice-campeões de Cáceres. Com os mesmos 1.400 pontos de Pedro/Harley, Franco e Pedro barraram a subida da dupla adversária ao chegar a decisão da etapa mato-grossense. Já as irmãs de Pedro Solberg, Maria Clara e Carol somam 1.360. Com a mesma quantidade de pontos, Renata e Talita caem para a terceira posição por ter tido o último resultado inferior.

- Ascensão e queda de grandes duplas

O equilíbrio do circuito brasileiro é tão grande que bastam alguns bons resultados, ou alguns deslizes, para duplas famosas terem uma alteração grande de ranking de entrada.

É o caso de Ana Paula e Shelda. Dupla formada para essa temporada elas estiveram já na décima primeira posição do ranking e agora ocupam o oitavo lugar, apenas vinte pontos atrás de Izabel/Chell. Já no masculino a surpresa é a queda dos campeões mundiais em 2005, Márcio e Fábio Luiz, para a sexta posição.

FVMS abre inscrições para a segunda etapa

A Federação de Vôlei do Mato Grosso do Sul abriu as inscrições para as duplas interessadas em disputar a segunda etapa do circuito estadual de vôlei de praia, a ser disputado nos dias 26 e 27 de abril em Ponta Porá.

A cidade situada na região sudoeste do Estado, famosa pela fronteira com o Paraguai, irá receber os melhores atletas locais para a disputa. Será uma ótima oportunidade de ver o duelo entre Toninho/Mauro Nogueira e Márcio/Betinho pelo título, além das presenças de Maurício, que volta depois de uma temporada em Portugal, e Carlos que avançou a chave principal das duas últimas etapas do circuito brasileiro.

No feminino a expectativa é ver com quem a atual campeã Mazé vai jogar. Na primeira etapa ele faturou o título ao lado de Magda, mas sem dupla oficializada para Ponta Porá poderá inclusive trazer alguma jogadora de outro estado para o torneio.

Os interessados em disputar a competição tem até as 17:00 do dia 24 para fazer a inscrição, mediante pagamento de uma taxa de cinqüenta reias.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Emanuel preocupado com protestos

Perto de viver o que ele mesmo denomina com um dos momentos mais importantes de sua carreira, o campeão olímpico Emanuel está preocupado com os protestos contra a tocha olímpica.

O jogador que irá carregá-la em Buenos Aires, na próxima sexta, disse torcer para que nada estrague esse seu momento especial. “Participar do revezamento é uma coisa única. Não gostaria que esses problemas atrapalhassem a festa”, comentou o jogador a respeito da série de incidentes que vem sendo registrados desde que a tocha foi acessa nos arredores de Atenas (Grécia).

Comentando sobre a motivação política dos protestos o experiente jogador prefere não criticar, mas acredita que há outros meios de manifestação. “Você tem que pensar muito mais no que representam as Olimpíadas do que em outras coisas. Não dá para simplesmente tentar acabar com a passagem da tocha, isso é inviável”, completou.

Alegria das perdedoras e cobrança de quem venceu

Nem parece que foi Juliana e Larissa que saíram vitoriosas da decisão da quinta etapa do circuito brasileiro, disputado ontem em Cáceres (MT). A análise das duplas que fizeram a final do torneio mostra um grande contraste do resultado.

Enquanto as irmãs Maria Clara e Carol, apesar de seguir sem nunca ter vencido as rivais, vibravam com o resultado, Juliana e Larissa mostravam exigência na análise do jogo. “Temos consciência de que não fizemos um bom jogo (final), mas mesmo assim conseguimos vencer”, analisava Larissa após a partida. Sua parceira mostrava-se em sintonia na análise, mas aproveitou para reafirmar a determinação da dupla: “Este ano é olímpico e temos que dar o máximo. Essa invencibilidade e as boas atuações que estamos mostrando são frutos do trabalho sério da nossa equipe. Estamos nos doando e tenho certeza de que esse esforço será recompensado”.

Já as derrotadas na final vibravam com o resultado. “Fizemos uma boa final e esse foi um torneio difícil. Principalmente pelo cansaço decorrente da viagem à Austrália na semana passada. Por isso saio daqui satisfeita com a prata”, analisou Maria Clara aproveitando para confirmar que acredita que sua dupla está no caminho certo.

domingo, 6 de abril de 2008

Apenas um jogo pelo terceiro lugar

Ao contrário do programado, apenas um jogo foi disputado nas quadras externas da arena montada na Praça de Eventos da Sematur. Local reservado no domingo para as disputas do terceiros lugares feminino e masculino, em Cáceres apenas as mulheres entraram em quadra.

Rodrigo e Hevaldo nem precisaram jogar para garantir o terceiro lugar na disputa. Moisés, que joga ao lado de Paulo Emílio, sentiu-se mal antes do jogo e acabou desistindo da disputa. Mesmo sem entrar em quadra Rodrigo comemorou o resultado: “Estávamos passando por um momento complicado, sem jogar bem. Então, este resultado nos dá mais ânimo para acreditar na dupla”.

Já entre as mulheres o jogo não só aconteceu como foi disputado. Depois de perderem o primeiro set por 18 a 12, Maria Elisa e Val viraram o jogo pra cima de Agatha e Shaylyn e conquistaram o terceiro lugar com 18-15 e 15-13. “Estamos com um entrosamento legal nesta temporada. Tivemos jogos difíceis nesta etapa e conseguimos sair de situações complicadas. Acho que estamos adquirindo uma boa maturidade com os resultados das últimas etapas”, comemorava Val. Esse foi o terceiro pódio da dupla na temporada (foram vice-campeãs em Campo Grande e ficaram com o bronze em Florianópolis).

Cinco!

O início de temporada não poderia ter sido melhor. Eles ainda não perderam nenhum jogo em 2008 e, agora a pouco, conquistaram o quinto título em cinco etapas disputadas no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Atuais campeões mundiais, Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa mostram porque são apontados como as principais esperanças brasileiras nos Jogos Olímpicos de Pequim, a serem disputados em agosto.

Com uma série invicta maior que os homens, por terem disputado além das etapas brasileiras a primeira etapa do Circuito Mundial, Juliana e Larissa somam agora 31 vitórias nesse ano. A última foi conquistada agora a pouco na quadra central do complexo montado na Praça de Eventos da Sematur, em Cáceres (MT). Elas derrotaram na final da quinta etapa do circuito brasileiro as irmãs Maria Clara e Carol por 2 sets a 0, com parciais de 18-16 e 18-15. “Tanto eu quanto a Larissa queremos sempre ganhar. Por isso entramos bem focadas nos jogos e temos conseguido esses bons resultados”, afirmou Juliana após o jogo.

Mesma linha de pensamento de Ricardo, que acredita que os bons resultados obtidos até agora mostram que sua dupla está no caminho certo. “A regularidade que estamos tendo nesse início de ano mostram que nosso planejamento está dando certo”, analisa o baiano que junto com Emanuel têm agora o recorde de 25 vitórias consecutivas no circuito nacional. Na final em Cáceres eles impuseram um placar de 2 sets a 0 sobre Franco e Pedro. Apesar de não terem perdido um set na decisão o jogo foi bastante disputado e a vitória veio com parciais apertadas de 18-16 e 18-15.

- Confusão do lado de fora

O sucesso da etapa de Cáceres foi tão grande que superou as expectativas dos organizadores. Para as duas decisões de hoje o público lotou os 1.200 lugares da arena principal.

Mas a quantidade de pessoas que se deslocaram até o local do evento foi maior ainda. Cerca de 3.000 pessoas ficaram do lado de fora esperando uma vaga para assistir as melhores duplas de vôlei de praia do país. A quantidade de pessoas na fila de espera acabou causando tumulto. Algumas pessoas passaram mal e tiveram que ser atendidas pela equipe médica de plantão e até um torcedor foi preso pelos policiais que tentavam organizar a espera.

Final “inédita” em Cáceres

Pela primeira vez nessa temporada Pedro e Franco disputam uma decisão do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Já do outro lado da quadra estará a dupla que chega a quinta final em cinco disputadas até agora.

Os “desafiantes” chegaram à decisão ao baterem Rodrigo e Hevaldo por 2 sets a 0, com parciais de 18-13 e 18-15. Para Pedro Cunha a melhora dos resultados de Foz do Iguaçu e Xangir-lá, quando ficaram em terceiro, se deve ao fato de agora perto de disputar as etapas do mundial (classificatório para Pequim) estarem chegando ao ápice de sua forma física. “Estamos bem próximos do nosso melhor. A parte física está quase no ponto e isso faz diferença pra nós já que formamos uma dupla baixa”, afirma o jogador.

Já Ricardo e Emanuel mantiveram os bons resultados obtidos nesse início de temporada e, com uma vitória tranqüila de 2x0 (18-15 e 18-09) sobre os baianos Paulo Emílio e Moises, não só chegam à decisão como se tornam os maiores recordistas de vitórias seguidas do circuito brasileiro. O recorde anterior, de 23 vitórias, pertencia as duplas Márcio/Fábio Luiz e Paulão/Paulo Emílio. Os atuais campeões mundiais podem chegar, caso vençam a decisão, a um total de 25 jogos invictos.