sábado, 8 de março de 2008

Quatro anos depois Paulo Emílio chega a uma decisão

Se para Ricardo/Emanuel chegar a uma final de uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia é comum (a dupla chega a três finais em três etapas disputadas, só nessa temporada), um outro finalista reencontra o caminhão da decisão.

Campeão brasileiro em 91 e 96, o baiano Paulo Emílio se classificou a final da etapa de Foz do Iguaçu perdendo apenas um set ao longo do torneio. Ele que joga ao lado de Moisés só teve que jogar o tie-break justamente no jogo que lhe valeu a vaga na decisão de amanhã. Contra Franco/Pedro, após ter vencido o primeiro set por 20-18, a dupla tomou um susto com a parcial seguinte (18-09) mas conseguiu se acalmar e fazer 15-11 no set decisivo. “É uma emoção muito grande fazer uma final novamente”, vibrava Paulo aproveitando pra anunciar que já está pensando em se aposentar. “Estou próximo de encerrar minha carreira, mas quero ter a certeza de ter deixado o Moisés bem encaminhado para ser um grande jogador”, completou.

Os outros finalistas passaram por Harley/Pedro na semifinal (2x1 – 12-18/16-12/15-09). Antes eles haviam derrotado a Jan/Thiago por 18-15 e 18-13.

- Emanuel convoca a torcida para a decisão

Único representando do estado nas finais de amanhã, Emanuel elogiou os adversários e aproveitou para convocar uma ajuda extra na decisão. “O Paulo Emílio é um cara experiente. A dupla já vinha tendo bons resultados e fez por merecer a classificação”, analisou o campeão olímpico que se diz a vontade quanto a pressão de querer voltar a ganhar dentro de casa: “Estou muito feliz com o apoio da torcida que vem me incentivando bastante. Espero voltar a ser campeão no Paraná”.

A única vez em que o jogador se sagrou campeão nas areias paranaenses foi em 95, em Curitiba, quando jogava ao lado de Zé Marco.

Invictas Juliana/Larissa e Maria Clara/Carol fazem a final

Uma dupla chega a sua terceira final consecutiva, a outra está na primeira decisão em 2008. Juliana e Larissa confirmaram o favoritismo e chegam ao último jogo da etapa de Foz do Iguaçu do Circuito BB Vôlei de Praia sem ter perdido um set sequer, já as desafiantes Maria Clara e Carol precisaram suar um pouco mais para garantir a vaga.

Depois de terem vencido os dois primeiros jogos de sexta por 2x0 as irmãs cariocas enfrentaram Renata/Talita nas quartas-de-final. Elas chegaram a perder o primeiro set por 18-16, mas conseguiram reverter o placar e vencer o jogo com parciais de 18-14 e 15-09. Para avançar a decisão elas tiveram que bater outra grande dupla: Agatha, que jogava em casa e contava com a torcida a seu favor, e Shaylyn. A vitória veio com parciais disputadíssimas (20-18/24-22). As dificuldades encontradas na partida de sábado parecem ter animado a dupla. “Queríamos muito chegar a uma decisão e felizmente conseguimos”, afirmou Maria Clara. A jogadora completou ainda que espera um jogo difícil na decisão mas que acredita que possam vencer as adversárias pela primeira vez.

Do outro lado Juliana e Larissa voltaram a vencer seu jogos sem perder um set. Mas no primeiro jogo do dia as atuais campeãs brasileiras tiveram que manter a calma e confirmar o favoritismo em um jogo disputadíssimo. Contra Maria Elisa e Val a vitória veio com parciais de 19-17 e 18-16. Já na semifinal elas souberam aproveitar a inexperiência das adversárias (Vivian e Bárbara se juntaram apenas no início desse ano) e não tiveram dificuldades para fechar o jogo em 2x0 (18-12/18-11).

A disputa do título da terceira etapa do circuito brasileiro começa as nove da manhã na quadra central da arena montada dentro da Hidrelétrica de Itaipu. No mesmo horário, na quadra externa, as duas duplas que saíram derrotas na semifinal se enfrentam pelo terceiro lugar.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Aniversariante do dia ganha classificação de presente

Não são só as jogadoras do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia que tem motivos para comemoração hoje, já que estamos no Dia Internacional da Mulher. Bernardo chegou a arena montada na Hidrelétrica de Itaipu para jogar no dia do seu aniversário e acabou saindo de lá com um presente: a classificação antecipada as oitavas-de-final do torneio.

Depois de ter vencido o primeiro jogo do dia, frente Billy e Bruno Schimdt por 2x0 (18-09/18-15), o aniversariante e seu parceiro Alison entraram na segunda rodada para enfrentar Márcio/Fábio Luiz. E para conseguir a vitória que lhes valeu a classificação os dois tiveram que virar o jogo. Depois da derrota no primeiro set por 18-15, eles venceram os dois seguintes com parciais de 18-14 e 15-11.

Para continuar a trajetória vitoriosa na terceira etapa a dupla terá que passar pelos adversários que sairão da repescagem de amanhã cedo.

- Duplas pré-classificadas usarão o calor como adversário

Entrar em quadra e pisar nas areias escaldantes da arena da etapa da Foz do Iguaçu foi um desafio para todas as duplas que participam do torneio. Mas, ao contrário de hoje quanto todos jogam duas vezes, no sábado algumas duplas podem chegar a fazer quatro partidas ao longo do dia.

Por isso, quem está pré-classificado para os jogos finais comemora o fato de não ter que se desgastar com o forte calor que está fazendo. É o caso do brasiliense Harley que sofreu com a alta temperatura de hoje mas já está classificado as quartas-de-final. “A areia daqui é bastante fofa e, com esse calor, o desgaste físico é absurdo”, comenta o jogador que acredita que quem tiver que fazer mais de dois jogos amanhã encontrará dificuldade.
Além de Harley/Pedro Solberg e Alisson/Bernardo, mais quatro duplas venceram as suas duas partidas no masculino hoje: Ricardo/Emanuel, Franco/Pedro, Paulo Emílio/Moises e Celso/Alex.

Paranaenses vencem e estão nas quartas-de-final

Os dois principais representantes locais da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia tiveram trajetórias bem parecidas nessa sexta. Com vitórias por 2x0 no primeiro jogo e 2x1 no segundo, Agatha e Emanuel se classificaram por antecipação as quartas de final da competição.

Emanuel que busca sua segunda vitória dentro de casa (a primeira foi em Curitiba em 95) estreou contra Marcinho/Betinho e depois encerrou o dia na quadra quatro do complexo armado no Mirante do Vertedouro contra Raphael/Arthur. O segundo jogo foi bem mais equilibrado e o campeão olímpico não pode contar com todo o apoio da torcida já que jogava contra uma dupla de paranaenses. Dupla essa inclusive que está de mudança para João Pessoa para treinar junto de seus rivais na partida de hoje. “Será importante para a nossa carreira essa mudança. Treinaremos com as principais duplas do país e temos muito a crescer com isso”, vibrava Raphael mesmo após a derrota.

O dia só não foi completamente feliz para Emanuel porque ele assistiu a sua namorada Leila ser derrotada justamente por uma conterrânea do jogador. Agatha que busca em casa seu primeiro título do circuito brasileiro avançou as quartas-de-final, ao lado de sua parceira Shaylyn, após a vitória sobre Sandra/Leila com parciais de 18-16, 20-18 e 15-13. Antes elas haviam derrotado facilmente Andréa Teixeira/Carla (18-8/18-9).

“Estrangeiras” promovem a maior surpresa do dia

Uma nasceu no Amazonas e a outra é paulista, mas para efeito de regulamento do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Andrezza e Cris são consideradas estrangeiras. As jogadoras disputam o circuito mundial representando a República da Geórgia e lutam esse ano para conseguir a vaga olímpica pelo país europeu.

Por isso elas não podem participar de todas as etapas da competição brasileira. Para o primeiro semestre a dupla optou por jogar em Foz do Iguaçu, Campo Grande e Brasília. Fora, portanto, das duas primeiras etapas as jogadoras se mostravam ansiosas para a estréia nessa sexta. Apesar do nervosismo elas não tiveram dificuldades em bater Luciana/Camilinha por 18-14 e 18-12. “Deu aquele frio na barriga, mas conseguimos jogar bem”, afirmou a paulista Cris após o primeiro jogo do dia. Classificadas a rodada seguinte na chave dos vencedores a dupla enfrentou Maria Elisa/Val, que haviam avançado por w.o..

E foi justamente nesse segundo jogo que as “estrangeiras” conseguiram seu melhor resultado do dia. Apesar das parciais mais apertadas (18-14/18-15) elas venceram as terceira colocadas na última etapa e se classificaram direto para os jogos de amanhã.

- Favoritas também perdem nos grupos B e F

Mas o dia não foi só de surpresas no grupo E da competição. Outras duas duplas cabeças-de-chave foram derrotadas e agora precisam passar pela repescagem para manter vivas as chances de chegar a final.

Finalistas nas duas primeiras etapas desse ano, Renata e Talita não tiveram dificuldades para vencer com duplo 18-15 a Michelle Carvalho/ Érica. Mas as vice-líderes do ranking brasileiro acabaram sendo derrotadas no jogo seguinte por Ana Paula/Shelda, dupla que fez a sua estréia frente Luana/Lili. O resultado serve de estímulo as novas parceiras que buscam justamente a segunda vaga brasileira em Pequim, que hoje pertence as rivais.

A outra surpresa na repescagem é a dupla Virna/Ângela. As duas tiveram que se recuperar da derrota sofrida para Bruna/Fabi (21x1 – 12/18/18-16/15-11) para não serem eliminadas ainda no primeiro dia. Em um jogo apertado elas derrotaram Taiana/Elize Maia com parciais de 18-16, 13-18 e 15-13.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Foz promete muitas emoções já nessa sexta

Se a primeira rodada das etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia normalmente é marcada por confrontos fáceis para as principais duplas da competição, o equilíbrio no ranking feminino deu a possibilidade de Foz do Iguaçu assistir a grandes clássicos da modalidade no cruzamento seguinte.

Em pelo menos três dos seis grupos do torneio, caso as duplas favoritas vençam o primeiro jogo, a segunda rodada terá um confronto digno de finais. É o caso do grupo F, aonde Ângela (que atualmente joga com Virna) pode enfrentar a dupla da sua antiga parceira Vivian, que em 2008 joga junto de Bárbara Seixas. No grupo D a situação não é muito diferente para Agatha/Shaylyn e Leila/Sandra, que se passarem com vitória pela primeira rodada se enfrentam na seqüência.

Mas a maior expectativa está no grupo B. Atuais vice-líderes do ranking brasileiro e do ranking olímpico, Renata e Talita poderão ter que enfrentar uma das novas parcerias formadas esse ano justamente com o intuito de tentar tirar-lhes a vaga em Pequim. Inscritas na competição como cabeças-de-chave número dez, Ana Paula e Leila poderão ter logo no seu segundo jogo juntas no Brasil o clássico contra as finalistas das duas primeiras etapas do circuito nacional em 08.

Jogador “exportado” que o bi dentro de casa

Nascido no Paraná, na cidade de Realeza, o jogador Alex representa o estado do Mato Grosso do Sul no Circuito BB Vôlei de Praia. Mas o atleta acredita que o fato de estar jogando em casa pode ajudar a sua dupla a conseguir bons resultados.

Ele que se juntou ao também paranaense Celso (que joga representando Rondônia) no início dessa temporada busca conquistar o bi-campeonato nas areias do estado: “Costumo ter sorte aqui no Paraná. Venci uma etapa em Curitiba, em 2004. Tenho como intenção ficar entre os quatro mais bem colocados do ranking”. A dupla que veio do qualifying estréia nessa sexta as nove da manhã contra Ricardo/Juca.

Mas eles não serão os únicos a contar com a torcida local. A dupla indicada pela federação paranaense Rahael/Arthur espera boas vibrações da torcida ao menos no primeiro jogo, contra Thiago/Jan. É que se vencerem o confronto eles sabem que dificilmente poderão contar com as arquibancadas em um possível confronto contra o paranaense Emanuel e seu parceiro Ricardo.

Paraná terá apenas três atletas no masculino

Terminada a primeira rodada do qualifying masculino da terceira etapa do Circuito BB Vôlei de Praia a torcida local não tem muitos motivos pra comemorar.

Todas as quatro duplas locais inscritas nessa primeira fase do torneio perderam na estréia e foram eliminadas. Os paranaenses sequer conquistaram a vitória em um set no jogo. Com isso a atenção dos torcedores que forem a arena montada no Mirante do Vertedouro ficará exclusivamente para a dupla indicada pela federação local (Raphael/Arthur) e para um dos favoritos a levar o título: Emanuel.

Para conquistar a terceira etapa consecutiva no circuito o paranaense precisará quebrar um jejum de 13 anos sem títulos em casa (em 95 ele foi campeão ao lado de Zé Marco). Essa será a primeira vez que o jogador irá a Foz do Iguaçu para competir nas areias. “Eu nunca joguei vôlei de praia na cidade. Só tive oportunidade de jogar quando eu atuava na quadra. Uma vez, defendi a seleção paranaense nos Jogos da Juventude, e em outra oportunidade joguei pelo Curitibano”, lembra o atual campeão olímpico.

Pequim adia “Wimbledon” do vôlei de praia

Considerado o mais tradicional torneio de vôlei de praia do mundo o Aberto de Manhattam terá sua edição de 2008 adiada em mais de um mês.

O principal motivo da mudança, segundo Mark Leyman (gerente de serviços de lazer de Manhattam) é a coincidência da data original com os Jogos Olímpicos de Pequim. Disputado desde 1960, o torneio normalmente ocorre no meio de agosto. Por isso, se quisessem manter a tradição, os organizadores teriam que abrir mão da participação dos principais atletas que estarão jogando na China.

A nova data para a competição será entre os dias 19 e 21 de setembro. Mas a solução encontrada não foi unanimidade entre os dirigentes. Jim Aldinger, o único conselheiro local a votar contra a alteração no calendário, acredita que o fato do evento ser disputado na última semana do verão americano pode prejudicar o público: “A AVP sempre foi um ícone para Manhattam. Fazê-lo depois que as crianças voltaram as aulas e a agitação do verão já passou não me parece ser o mais correto”.

Uma das soluções seria antecipar para julho, mas para isso a AVP precisaria quebrar o acordo firmado com Long Beach que receberá os atletas do circuito norte-americano entre os dia 25 e 27/07. Irritado o dirigente acusou a associação de estar preterindo o que todos chamam de a jóia da coroa do tour. “É só uma questão de dinheiro para a AVP. É muito ruim que o dinheiro tenha que direcionar a decisão”. Já para Leyman a antecipação seria complicada pelos custos de limpeza do evento a tempo da realização no fim-de-semana seguinte do torneio anual Charlie Saikley de voleibol.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Duplas paranaenses conhecem seus adversários no quali

As dez duplas que contam com atletas locais conheceram na noite dessa quarta os seus adversário no qualifying da etapa paranaense do Circuito BB Vôlei de Praia.

Ao todo nove desses times contam exclusivamente com representantes do estado, o único que foge a regra é o formado pela local Nina Zgoda e a gaúcha Carol. E é justamente essa a única dupla com atleta do Paraná que precisa de apenas uma vitória para avançar a chave principal. Cabeças-de-chave número nove da fase de qualificação, se vencerem o confronto contra Andréa Teixeira/Carla as duas voltam a repetir o desempenho da etapa anterior e disputam o torneio principal.

Já as outras nove precisam passar por dois jogos amanhã se quiserem estar ao lado das principais duplas de vôlei de praia do país: Deise/Kátia estréiam contra as capixabas Marcella/Patrícia Souza e se vencerem terão pela frente Mônica/Naina, Mari/Tatiana Ribas pegam as cariocas Mariana/Fernanda e depois Michelle Carvalho/Érica, Dayane/Patrícia Tozin tem desafios contra Júlia/Patrícia Moura e Cida/Nina, e Andréa Santos/Ethel enfrentam as brasilienses Fabiana/Evelyn e Érika/Mirlena. No masculino Edu/Léo cruzam com Faradh/Thales e Marcelo Negrão/Xuxo, Márcio Paiva/Élbio com Carlão/Juliano e Loiola/Júlio. Felipe/Rodrigo precisam passar por Alexandre Peres/Yuri e depois Pará/Lula, Nelson/Cristiano por Isac/Vinícius e Roberto Lopes/Magalhães, enquanto Felipe/Jefferson terão duelos contra Ferramenta/Guto e Watson/Valredes.

Os jogos começam as oito da manhã na arena montada na Usina Hidrelétrica de Itaipu. O endereço é Avenida Tancredo Neves 6.702.

Foz deverá ter final inédita no masculino

Se alguém achava que o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia estava ficando monótono com as duas primeiras etapas tendo a mesma final, ao menos no masculino a etapa de Foz do Iguaçu deverá ter uma decisão inédita na temporada.

Com o título no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Ricardo e Emanuel deram um salto e assumiram a vice-liderança do ranking de entradas. Como Pedro Solberg e Harley (finalistas nas duas primeiras etapas) estão na terceira colocação, caso as duas duplas vençam todos os seus jogos obrigatoriamente se encontram sábado na semifinal do torneio. Para o carioca Pedro, apesar das duas derrotas seguidas para os rivais, isso não é problema: “Não temos que olhar para a tabela, temos de ver quem está do outro lado da quadra e fazer o melhor para vencer sempre”, disse o jogador afirmando ainda que não existe a possibilidade da dupla optar por uma derrota na primeira fase afim de fugir do cruzamento.

Já no feminino, se conseguirem vitórias em todos os seus jogos, Juliana/Larissa e Renata/Talita se enfrentam pela terceira vez consecutiva na final. As duas duplas dividem a liderança do ranking de entradas com 1.560 pontos mas as atuais campeãs brasileiras levam a melhor por terem ficado com a primeira colocação em Florianópolis.

Depois de adiamento, Ana Paula e Shelda estréiam em Foz

Era pra ter acontecido a duas semanas atrás em Florianópolis, mas por conta de uma virose a estréia em competições dentro do país da dupla Ana Paula/Shelda foi adiada para essa sexta-feira.

Essa não será a primeira vez que as duas jogam juntas. Ano passado elas participaram em Phuket (Tailândia) de uma etapa do Circuito Mundial. Mas o fato de ser o primeiro jogo da dupla desde o anuncio oficial da nova parceria parece estar mexendo com os nervos das jogadoras. “A ansiedade é grande. Temos treinado muito, mas como diz o ditado popular: jogo é diferente de treino”, disse Ana Paula na véspera de embarcar para a etapa paranaense. As duas aproveitaram o início do ano para intensificar a carga de treinamento e melhorar o entrosamento da equipe. “Para mim mudou muito pouco porque continuo fazendo a minha posição. Para a Ana foi mais difícil. Mas foi super válido ela ter passado por isso porque agora ela tem uma visão de jogo melhor”, afirmou a veterana Shelda.

As duas esperam começar a temporada com o pé direito, mas deixam bem claro que o projeto é conquistar a segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. “Essa segunda vaga está totalmente em aberto. Serão 11 etapas de Mundial para valer ranking. Quando sentei com a Shelda pela primeira vez, eu disse: Estou a fim de te propor um projeto olímpico. A gente não tem que provar nada para ninguém, mas vamos nos divertir. E assim a gente chega lá”, explicou com confiança Ana que ainda brincou com a parceira: “Minha primeira Olimpíada na praia fiquei em quinto lugar. Essa babaca aqui me tirou (rindo e apontando para Shelda). A revanche agora é que ela vai ter de me botar em Pequim”.

Mais cautelosa Shelda lembrou que a dupla começa do zero e que terá que correr atrás dos resultados já obtidos pelas rivais Renata/Talita: “Será um confronto indireto contra elas e teremos sempre que estar na frente. Não temos chances de nada, nem de dar errado nem de se machucar”.

Qualifying reúne quatro campeões nas areias do Paraná

Começa amanhã na arena montada da Usina Hidrelétrica de Foz do Iguaçu a luta por uma das 16 vagas (oito no masculino e oito no feminino) na chave principal da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

No feminino, entre as vinte duplas inscritas para essa fase do torneio, o destaque fica por conta da parceria entre Nina/Carol. Nona colocadas na entry list do qualifying as jogadoras esperam contar com o apoio da torcida local para avançar aos jogos de sexta. “Ainda que Curitiba seja um pouco distante e minha família não possa ir assistir aos meus jogos, a torcida paranaense costuma apoiar os atletas locais e conto com a ajuda dela”, afirmou a paranaense Nina Zigoda que passou pelo Projeto Renovação da confederação brasileira. Jogando ao lado da gaúcha Carol a atleta é a melhor colocada no ranking entre as jogadoras locais inscritas no quali e espera obter o mesmo sucesso da etapa anterior, disputada em Florianópolis, quando se classificou a fase principal do torneio.

Entre os homens o destaque é a presença de quatro atletas que já conquistaram título na etapa paranaense do Circuito Banco do Brasil. Bi-campeões no Paraná, o cearense Roberto Lopes e o capixaba Loiola entram em quadra buscando avançar a chave principal. Roberto que ganhou ao lado de Franco em 93 e 2.000 joga nesse ano ao lado do capixaba Magalhães. Já Loiola campeão em 92 com Anjinho e 02 com Ricardo joga com o conterrâneo Júlio. Completam a lista dos vencedores Lula, que venceu em 03 ao lado de Adriano, e Alex que foi vitorioso a dois anos atrás quando formava dupla com Hevaldo.

Austrália começa a construir arena para o Mundial

Começou hoje a construção da arena que transformará a Moseley Square no centro das atenções do vôlei de praia mundial entre os dias 25 e 30 de março.

Setecentas toneladas de areia serão utilizadas para a construção da quadra principal e das cinco quadras externas que fazem parte do complexo que contará ainda com um village com bares e restaurantes. Nos jogos externos não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser assistir os principais confrontos, incluindo as finais, vai ter que pagar por um dos três mil assentos que serão montados na arena.

O projeto do evento vem sendo discutido entre as autoridades a seis meses e por isso Baz Wedmaier, diretor de competições do vôlei australiano, garante que a passagem do Circuito Mundial não deixará nenhum tipo de marca na cidade de Adelaide a não ser as boas lembranças. “Tenha certeza de que a praça vai voltar a seu estado original depois do evento”, afirma o dirigente que acredita que além do fato do evento movimentar o local durante os dias de competição trará benefícios futuros graças a geração de imagem para 177 países e um público potencial de 620 milhões de pessoas.

CBV se mobiliza para conseguir desconto para atletas

Depois da crise iniciada na temporada de 2006, com a chegada do Banco Cruzeiro do Sul a dupla Ana Paula/Leila, a Confederação Brasileira de Vôlei começa a se mobilizar para ajudar os atletas que participam do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

O site oficial da entidade avisa aos atletas que vão participar da etapa de Foz do Iguaçu que a confederação conseguiu negociar com um hotel local um preço especial para jogadores e comissão técnica. Esse é o primeiro passo da entidade a favor dos jogadores desde o início da temporada, marcada pelo término do apoio da organização do circuito brasileiro as duplas que participam da chave principal.

A principal competição do vôlei de praia brasileiro tem como patrocinador o Banco do Brasil, que exige aos atletas que não joguem com nenhuma outra marca de instituição financeira. Depois de terem fechado com o Banco Cruzeiro do Sul, Ana Paula e Leila começaram uma árdua negociação, envolvendo a principal entidade do vôlei brasileiro, para que tivessem a permissão de jogar com a marca da empresa que as apoiava. Na temporada passada o banco aceitou a inclusão da marca concorrente, mas impôs o término da concessão de passagem e hospedagem a todas as melhores 15 duplas no ranking de entradas. A CBV conseguiu então que algumas duplas tivessem acesso ao benefício através de negociações particulares com o banco, que incluíam desde o uso da marca de alguns produtos do BB até a presença em ações de endomarketing.

Com um retorno abaixo do esperado o patrocinador do circuito nacional decidiu encerrar essa negociação em 2008 e oferecer apenas aos atletas que contam com seu patrocínio as facilidades. Com isso os jogadores que deixaram de obter essa vantagem se uniram e chegaram a promover um protesto que retardou em mais de duas horas o início da chave principal da primeira etapa nessa temporada. Após uma série de negociações ficou decidido que o auxílio estava suspenso e que apenas haveria um acréscimo de 7% nos valores das premiações.

Agora a confederação tenta ajudar as duplas que não contam com o apoio de grandes empresas para manter a competição com a participação dos principais jogadores brasileiros.

terça-feira, 4 de março de 2008

Duplas lutam pelo tri-campeonato na etapa paranaense

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia será disputada pela primeira vez em Foz do Iguaçu, mas não é de hoje que o Paraná recebe as melhores duplas brasileiras. Por isso, alguns atletas têm motivação especial para tentar conquistar a vitória na final que será disputada no próximo domingo na arena montada da Hidrelétrica de Itaipu.

É o caso de Márcio/Fábio Luiz e Juliana/Larissa que buscam o tri da etapa paranaense do circuito brasileiro. Para os homens a vitória viria em boa hora, já que os vice-líderes na corrida por Pequim não conseguiram chegar as duas finais já disputadas. “Está na hora de acharmos o caminho dos títulos em 2008. Nossa carga de trabalho visando o Circuito Mundial continua elevada, mas nestas semanas demos maior ênfase à parte técnica”, disse Fábio Luiz, que além dos títulos com Márcio em 2005 e 2007 venceu a etapa paranaense em 2004 ao lado de Paulo Emílio.

Já para as mulheres seria a reafirmação do início perfeito da temporada. Campeãs nas duas primeiras etapas do calendário nacional, Juliana e Larissa têm uma motivação a mais para tentar a terceira conquista. Elas ganharam os dois últimos anos na etapa paranaense e caso consigam o tri-campeonato as líderes do ranking brasileiro teriam a trigésima conquista no Circuito Banco do Brasil. “Me sentirei muito honrada e orgulhosa quando conseguirmos alcançar essa marca e levarei este objetivo para a etapa de Foz do Iguaçu. Um atleta vive de sua motivação e dados como estes só me deixam mais animada para lutar por títulos”, comentou Larissa.

Equilíbrio no ranking brasileiro continua

A temporada do vôlei de praia feminino no Brasil começou com um equilíbrio impressionante no ranking de entradas. Foz do Iguaçu será a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil e pela terceira vez seguida as duas primeiras duplas entram no torneio com a mesma pontuação.

Na estréia em Xangri-lá (RS) Renata e Talita foram as cabeças de chave número um pelo critério de desempate. Com a mesma pontuação que suas rivais Juliana/Larissa a dupla esteve a frente por ter tido melhor resultado na etapa anterior. Já na etapa seguinte, após a vitória no primeiro torneio do ano, as atuais campeãs brasileiras assumiram a primeira colocação do ranking também em igualdade de pontos. Para o Paraná as duas duplas somam 1.560 pontos, e mais uma vez por tido melhor aproveitamento na etapa anterior Juliana e Larissa saem na frente.

As duas duplas se juntam as outras treze melhoras ranqueadas, além da dupla indicada pela federação local, para estrearem apenas na sexta. A definição das oito duplas que se juntam a elas na fase principal da competição será nessa quinta na arena montada dentro da Hidrelétrica de Itaipu.

- No masculino Pedro/Franco continuam líderes

Após um período de turbulência no Circuito Mundial em 2007 a dupla Pedro/Franco teve um final de temporada primoroso no circuito nacional, culminando com a conquista do título brasileiro. Os resultados obtidos no ano passado vêm fazendo a diferença e mantêm desde a estréia dessa temporada a dupla na liderança do ranking de entradas no masculino.

Mas para Foz do Iguaçu eles terão que obter um bom resultado se quiserem manter essa posição. Depois de ganharem as duas primeiras etapas em 2008, Ricardo e Emanuel assumiram a vice-liderança e estão prontos para voltar ao topo. “A tendência é que nosso desempenho melhore na etapa de Foz do Iguaçu. Tivemos uma semana livre para treinar e pudemos retomar o trabalho forte do início da temporada”, afirmou o campeão olímpico Ricardo.

O equilíbrio no masculino é tão grande que a terceira dupla (Pedro/Harley) estão na frente de Márcio/Fábio Luiz apenas por terem sido vice-campeões em Florianópolis. As duas duplas somam 1.360 pontos.

Ranking de entradas para Foz do Iguaçu

Masculino:

Franco/Pedro Cunha ........................... 1.520 pontos

Ricardo/Emanuel ................................ 1.440 pontos

Pedro Solberg/Harley .......................... 1.360 pontos

Márcio/Fábio Luiz ............................... 1.360 pontos

Adriano/Fabiano ................................. 1.200 pontos

Luizão/Benjamim ............................... 1.080 pontos

Billy/Bruno Schnidt ............................. 1.000 pontos

Ricardo/Juca ...................................... 920 pontos

Rodrigo/Hevaldo ................................ 880 pontos

Bruno/Zé Írio ..................................... 840 pontos

Mauro Nogueira/Toninho ..................... 840 pontos

Thiago/Jan ........................................ 800 pontos

Paulo Emílio/Moises ............................ 800 pontos

Alison/Bernardo ................................. 800 pontos

Oscar/Fábio Guerra ............................ 720 pontos

Feminino:

Juliana/Larissa ................................... 1.560 pontos

Renata/Talita ..................................... 1.560 pontos

Maria Clara/Carol ............................... 1.280 pontos

Agatha/Shaylyn ................................. 1.200 pontos

Maria Elisa/Val ................................... 1.120 pontos

Angela/Virna ..................................... 1.080 pontos

Vivian/Bárbara ................................... 1.040 pontos

Leila/sandra ...................................... 920 pontos

Ana Paula/Shelda ............................... 840 pontos

Izabel/Chell ....................................... 820 pontos

Tatiana/Camila .................................. 820 pontos

Sandra Mathias/Elaine......................... 800 pontos

Semírames/Isabel Grael....................... 760 pontos

Luciana/Camilinha .............................. 740 pontos

Thati/Andréa Martins........................... 720 pontos

segunda-feira, 3 de março de 2008

Foz do Iguaçu estréia no circuito brasileiro

Depois de uma semana sem torneio o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia volta esse fim-de-semana para a terceira etapa da temporada. A cidade escolhida para sediar os jogos entre os dias 06 e 09 é Foz do Iguaçu.

Essa será a primeira vez que a cidade do extremo oeste paraense recebe os jogos da principal competição da modalidade no país. Localizada na tríplice-divisa (Brasil, Argentina e Paraguai) a cidade é famosa pelas suas cataratas e pela Usina de Iguaçu. E é exatamente dentro dessa enorme usina, no Mirante do Vertedouro, que está sendo montada a arena com capacidade para 3.000 pessoas.

O torneio será a chance de algumas duplas alcançarem seu primeiro título nesse ano. Já para Juliana/Larissa e Ricardo/Emanuel poderá confirmar a boa fase com a terceira conquista seguida.

- Duplas focam no Circuito Mundial

Como a classificação para os Jogos de Pequim é decidida através do Circuito Mundial, as principais duplas de vôlei de praia do país estão aproveitando as etapas do circuito nacional para se preparar melhor para a fase internacional.

“Estamos jogando em um nível que não esperávamos estar tão logo o ano começasse. Nossa intenção era fazer uma preparação focada no Circuito Mundial, mas se começamos bem e já brigando de igual para igual com os considerados favoritos, significa que estamos no caminho certo e que vamos crescer ainda mais”, confirma Pedro Solberg que junto com seu parceiro Harley chegou as duas primeiras finais do Circuito Banco do Brasil.

O discurso é o mesmo no feminino. Após vencer as duas primeiras etapas do ano Larissa lembra: “Obter estes resultados é até certo ponto inesperado para nós, que fizemos a preparação voltada para o Circuito Mundial”. Mesma opinião de suas adversárias nas finais dessa temporada. “Nosso objetivo esse ano é o Mundial. Ter chegado as duas finais cumpriu o nosso objetivo”, explica a carioca Renata que avisa: “Mas é claro que queremos ganhar uma etapa”.