sábado, 23 de fevereiro de 2008

Finais de Floripa repetem Xangrilá

O público que lotou a arena da etapa de Florianópolis do Circuito BB Vôlei de Praia para assistir as semifinais viu um show de voleibol nessa noite de sábado.

Primeiro eles puderam acompanhar a definição das finalistas no feminino. Juliana e Larissa foram as primeiras a garantir a vaga na decisão após virarem o jogo. Em uma partida bastante equilibrada elas foram derrotadas no primeiro set por 25-23 e viraram com 18-11 e 15-12. “O jogo foi muito bom. Temos feitos grandes duelos com Maria Elisa e Val. As duplas sacaram muito bem e conseguimos manter nosso ritmo do meio para o final da partida”, comentou a paranaense Larissa. Na sequência foi a vez de Renata e Talita avançarem na competição com uma vitória de 2x0. Depois do primeiro set equilibrado (18-16) as vice-líderes do ranking atropelaram Maria Clara/Carol por 18-05.

No masculino outros dois grandes confrontos. Primeiro Pedro/Harley passaram por Márcio/Fábio Luiz em um jogo aonde os ânimos estiveram bastante exaltados. Com 18-16 e 18-14 a dupla chega a segunda final na temporada para mais uma vez enfrentar Ricardo e Emanuel. Os atuais campeões olímpicos passaram por Franco/Pedro com 18-16 e 18-15 e esperam agora outro jogo complicado contra os rivais. “A final será difícil, assim como a última na etapa gaúcha. Mas somos conscientes do que podemos fazer e isso tem dado certo até aqui.”, disse Ricardo após deixar a quadra no jogo que encerrou a programação noturna de hoje.

Definidas as semifinais da etapa de Florianópolis

Foram definidas agora a pouco na arena montada na Praia de Canasvieiras as semifinais da segunda etapa do circuito brasileiro.

Pelo masculino as quatro melhores duplas se enfrentam tentando chegar a decisão. Os campeões brasileiros Franco e Pedro terão pela frente os atuais campeões mundiais Ricardo e Emanuel. As duas duplas se classificaram a essa fase com uma vitória de virada. Depois de perder o primeiro set para Bruno/Zé Írio por 20-18, Pedro e Franco venceram os dois seguintes por 18-14 e 17-15. Já Ricardo/Emanuel foram derrotados por 18-16 e viraram o jogo sobre Toninho/Mauro Nogueira com 18-14 e 15-10. Também por 2x1, Pedro Solberg e Harley passaram por Luizão/Benjamim (18-10/16-18/17-15), enquanto Márcio e Fábio Luiz foram os únicos que venceram as quartas-de-final por 2x0. Com a vitória de 23-21 e 18-16 eles se classificaram a semifinal.

No feminino as líderes da corrida para Pequim Juliana e Larissa passaram pela maior surpresa da competição até agora. Depois de vencerem Leila/Sandra nas oitavas-de-final, Thati e Andréa Martins acabaram sendo superadas por 2x0 (18-12/18-14). Agora as campeãs brasileiras enfrentam Maria Elisa e Val, que passaram por Agatha/Shaylyn por 2x1 (18-10/17-19/15-12). Na outra semifinal, Renata e Talita, que passaram nas quartas por Bárbara/Vivian (2x0 – 18-12/18-16), enfrentam Maria Clara/Carol. As irmãs cariocas derrotaram Vivian/Ângela pelo placar de 2x0 (19-17/18-16).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Líderes do ranking vencem na chave noturna


A arena montada na Praia de Canasvieiras, que durante o dia teve um público pequeno, fechou a sexta-feira com a rodada noturna e um público maior. E quem escolheu esse programa para o começo do fim-de-semana pode acompanhar as duas duplas líderes do ranking de entrada atuando.

Depois da surpreendente eliminação de Luciana e Camillinha, que perderam o jogo frente Fabi/Aline por 2x0 (18-09/18-15) entraram em quadra as atuais campeãs brasileiras. Larissa e Juliana venceram com extrema facilidade a Taiana e Elise (2x0 – 18-06/18-15) e se classificaram para as quartas-de-final da competição.

Na seqüência foi a vez de Bruno/Zé Írio eliminarem Roberto Lopes/Magalhães (2x1 – 16-18/18-12/15-09) e os campeões brasileiros Franco e Pedro Cunha ganharem seu segundo jogo. Dessa vez a dupla que luta para manter-se na posição conquistada no fim do ano passado venceu Alison/Bernardo com 18-16 e 18-15.

Márcio/Fábio Luiz e Ricardo/Emanuel vencem e estão nas quartas

As duas melhores duplas brasileiras no ranking mundial começaram bem a segunda etapa do circuito nacional. Para Ricardo/Emanuel as duas vitórias dessa sexta mantêm a invencibilidade na temporada, enquanto Márcio/Fábio Luiz se recuperam do décimo terceiro lugar da etapa anterior.

Os atuais campeões mundiais tiveram um primeiro jogo fácil. Com a contusão de Loila nem foi necessário jogar a partida toda para avançar a segunda rodada, mas já no jogo seguinte tiveram uma prova de fogo. Depois de perder o primeiro set por 18-15 para Paulo Emílio e Moisés eles tiveram que virar a partida para não cair na repescagem. Mas mesmo assim tiveram dois sets seguintes disputados, conquistando a vitória com apertados 20-18 e 15-13.

Já Márcio e Fábio Luiz parecem ter vindo mesmo com a intenção de apagar a má impressão deixada com o resultado da etapa anterior. Eles atropelaram Alex/Celso (2x0 – 18-16/18-10) e Thiago/Jan (18-10/18-15).

Cabeças-de-chave confirmam favoritismo no feminino


Das seis duplas cabeça-de-chave no torneio feminino cinco confirmaram o favoritismo e passaram pelo primeiro dia da etapa de Florianópolis do Circuito BB de Vôlei de Praia com duas vitórias. Apenas Juliana e Larissa ainda precisam vencer o segundo jogo, as 18:50, para avançar a próxima fase.

Segundo lugar no ranking brasileiro, Renata e Talita confirmaram o favoritismo e não tiveram dificuldade para avançar as quartas vencendo Mirlena/Érika (2x0 – 18-14/18-07) e Izabel/Chell (2x0 – 18-11/18-14). “Jogamos bem hoje, queremos manter esse ritmo para chegar a mais uma final”, analisou Talita após o dia de vitórias na arena montada na Praia de Canasvieiras.

Outras duplas favoritas que avançaram a fase decisiva do torneio sem perder um set foram Maria Clara/Carol, Agatha/Shaylyn e Virna/Ângela. Com 18-10 e 18-15 as irmãs venceram Carol/Nina e depois passaram por Thati/Andréa Martins com 22-20 e 18-10. Já Agatha e Shaylyn venceram Naiara/Bruna (18-09/18-12) e Vivian/Bárbara (24-22/18-14). Virna e Ângela passaram por Michelle/Érica (18-16/18-13) e Mônica/Naina (duplo 18-13).

- Virose adia estréia brasileira da dupla Ana Paula/Shelda

Uma das maiores expectativas para a segunda etapa do circuito nacional era a estréia da dupla formada por Ana Paula e Shelda, mas uma virose acabou adianto em duas semanas o primeiro jogo da nova parceria.
“A Ana está se sentindo mal desde terça-feira. Ela acordou com febre e mal conseguiu treinar durante a semana”, explicou a veterana Shelda que lamentou não poder entrar em quadra. Mas pensando no resto da temporada ela não teve dúvida em apoiar a decisão tomada pela comissão técnica de esperar até Foz do Iguaçu para jogar: “A Ana estava realmente abatida e não tinha como forçarmos uma situação. Ela vai descansar e vamos nos preparar para a próxima etapa, no início de março”.

Circuito BB - Florianópolis (SC)

Primeira rodada

09:00
Virna/Ângela x Michelle Carvalho/Erica Freitas
Ana Paula/Shelda x Mônica/Naiana
09:50
Maria Elisa/Val x Josi/Leiza
Leila/Sandra x Semirames/Izabel Grael
10:40
Ágatha/Shaylyn x Naiara/Bruna
Vivian/Bárbara Seixas x Luana/Lili
Maria Clara/Carol x Carol/Nina Zgoda
11:30
Tatiana/Camilla x Thati/Andrea Martins
Renata/Talita x Mirlena Santos/Erika
Izabel/Chell x Nina/Cida
14:50
Juliana/Larissa x Fabi/Aline
Luciana/Camilinha x Elize Maia/Taiana

Projeto renovação da CBV rende frutos em Floripa

Terminada a fase de classificação, disputada nessa quinta, oito duplas garantiram vaga na fase principal do torneio feminino da etapa de Florianópolis do circuito brasileiro. Mas não são apenas as 16 atletas que tem motivos para comemorar a classificação. A Confederação Brasileira de Vôlei também vibra com a passagem de cinco atletas que saíram do Projeto Renovação.

A alagoana Fabi, que disputa pela quarta vez a parte principal de uma etapa, se diz feliz com a oportunidade de jogar ao lado de grandes atletas: “Ainda estou me acostumando a passar do qualifying e sei que isso faz parte do meu crescimento. Quando disputei o torneio principal pela primeira vez, em Cabo Frio (RJ), no ano passado, senti o gosto de enfrentar as principais duplas do país e agora quero sempre voltar a jogar contra elas”.

As outro quatro atletas que passaram pelo Centro de Desenvolvimento do Vôlei Brasileiro, localizado em Saquarema (RJ) são as capixabas Lili e Elize Mais, a paranaense Nina e a brasiliense Naiara.

- Na outra ponta luta é pela liderança do ranking

Nunca um início de temporada teve a disputa pela liderança do ranking de entradas tão acirrada. Na primeira etapa do ano, disputada semana passada no Rio Grande do Sul, Renata e Talita estavam classificadas como cabeça-de-chave número um do torneio apesar de terem a mesma pontuação que Juliana/Larissa. A mesma situação se repete agora em Florianópolis, só que dessa vez quem leva as melhor pelo critério de desempate (resultado na última etapa jogada) são as campeãs panamericanas.

Mas mesmo assim Juliana e Larissa não podem se acomodar. Para se manterem na atual situação sem depender do resultado de Renata e Talita elas precisam ganhar a etapa. O mais curioso é que se a final for entre as duas principais duplas do país, na próxima etapa do circuito em Foz do Iguaçu, elas continuarão empatadas. Para conseguir levar o título em Santa Catarina Juliana promete entrar com tudo: “Vamos dar o nosso máximo para lutar pelo título em Florianópolis”.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Floripa pode ver clássicos na segunda rodada

O público que for a essa sexta a arena montada na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC), pode ver já no primeiro dia de disputas dois grandes desafios entre algumas das principais duplas do circuito brasileiro feminino.

Se passarem pelo jogo de estréia com vitória Leila e Sandra terão pela frente Maria Elisa e Val. Na semana passada a nova dupla teve pela frente duplas com boa classificação no ranking apenas nas quartas de final, quando perderam para Renata/Talita. O desafio logo na segunda rodada é encarado como um estímulo para as jogadoras que se dizem felizes com a nova etapa na carreira. “Estou bem empolgada com essa parceria com a Leila. Ainda temos um longo caminho pela frente e esperamos aperfeiçoar o entrosamento nos próximos meses", falou Sandra Pires.

No grupo F outra promessa de segunda rodada emocionante. Virna e Ângela que começaram a temporada com um quinto lugar poderão enfrentar Ana Paula e Shelda, que estréiam no circuito brasileiro nessa etapa.

Líderes do ranking em posições opostas

A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, disputada em Florianópolis (SC), terá um sabor diferente para as duas duplas que lideram o ranking mundial. Separados por apenas 600 pontos, Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz estão acostumados a iniciar as etapas do circuito brasileiro lutando ponto-a-ponto pelas primeiras colocações, mas dessa vez uma das duplas precisa se preocupar em se recuperar antes de sonhar com a final.

É que os segundo colocados no mundial não tiveram uma boa estréia na semana passada em Xangrilá (RS). A décima terceira colocação foi um resultado abaixo do esperado, mesmo sabendo que a dupla está em fase inicial de preparação que visa o Circuito Mundial. “Esse resultado negativo nos colocou diante das dificuldades que teremos neste início de temporada por conta da preparação”, afirmou Fábio que em 2002 ganhou o seu primeiro título na carreira em Santa Catarina. E para voltar a conseguir um resultado como daquele ano o jogador promete se superar: “Entraremos com mais garra, pois nestes momentos isso faz a diferença”.

Já Ricardo/Emanuel colhem os frutos de um inicio de temporada impecável. Após a conquista do título de Rei da Praia, por Emanuel, e da vitória no Desafio dos Reis a dupla começou a temporada do circuito nacional sem perder um jogo sequer. Mas o rei avisa: “Começamos bem o ano, de forma até surpreendente para nós mesmos, com a conquista do título. Mas está tudo muito igual, as duplas se prepararam bem para esta temporada, que é muito importante, e isso faz com que qualquer erro tenha um peso maior”.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jackie Silva promove torneio em Ipanema

Em uma iniciativa inédita a campeão olímpica Jackie Silva promove junto a UniverCidade um torneio de vôlei de praia em sua rede, em frente a Rua Garcia D´Avila, em Ipanema. Na competição que vai dessa sexta até domingo o primeiro lugar irá garantir uma bolsa de estudo de 100% em qualquer curso oferecido pela instituição de ensino.

Serão no máximo 48 duplas masculinas e 32 femininas e os inscritos terão que doar uma lata de leite em pó que será repassada a uma instituição de caridade. O evento que contará ainda com atividades extras como massagem, avaliação postural, aulas de dança, entre outras terá sorteio de brindes para o público presente. Doze empresas além do patrocinador master estarão apoiando a iniciativa de incentivar a pratica esportiva e fazer com que o jovem tenha oportunidade no ensino superior através do esporte.

Ana Paula/Shelda iniciam temporada em Floripa

Uma das novidades para a temporada 2008 a dupla Ana Paula/Shelda estréia no Circuito Banco do Brasil nessa sexta, em Florianópolis (SC). Essa será a primeira vez que as jogadoras atuam junto em jogos oficiais no Brasil. No ano passado elas disputaram a etapa da Tailândia do Circuito Mundial quando ficaram com a nona colocação (a dupla foi eliminada do torneio após perder na repescagem para as irmãs Maria Clara e Carol).

“É um prazer fazer parte desta parceria. Antes achava a Adriana a melhor jogadora do mundo, agora a Ana Paula será a melhor. Espero que a gente se divirta bastante durante as competições”, disse a experiente Shelda que no início desse ano oficializou o término de uma parceria de 12 anos com Adriana Behar. Agora, ao lado de sua nova parceira, ela tenta chegar a mais uma edição de Jogos Olímpicos. Para isso a preparação está toda voltada ao Circuito Mundial (classificatório para Pequim) como explica o técnico Rodrigo Ribeiro: “Elas estão bem, tanto fisicamente como tecnicamente. Mas ainda não estão 100%. Nosso objetivo é o final de março quando começam a disputar o circuito mundial e para isso ainda faltam algumas etapas de trabalho”.

- Marcelo Negrão retorna ao circuito

Ao todo trinta e sete duplas masculinas lutam por uma das oito vagas na chave principal da segunda etapa do circuito nacional. O qualifying que começa nessa quinta as oito da manhã na arena montada na Praia de Canasvieiras tem em uma das duplas a presença de um campeão olímpico.

A cerca de um ano e meio no vôlei de praia, o medalhista de ouro em Barcelona/92 Marcelo Negrão volta a disputar a principal competição da modalidade esportiva. Treinando desde 15 de janeiro no litoral paulista o atleta se mostra motivado no retorno as areias: “O ano passado foi muito bom e serviu como experiência. Agora, sinto-me mais bem preparado. Temos treinando bastante com o objetivo de melhorar no ranking e terminar o primeiro semestre entre os 10 mais bem colocados”.

AVP anuncia jogadores da última etapa do circuito indoor

Criado esse ano pela principal organização de atletas de vôlei de praia (AVP – Associação de atletas profissionais do vôlei de praia norte-americano) o primeiro circuito indoor da modalidade no mundo chega a sua última etapa no próximo dia 23. A cada etapa um grupo de oito jogadores (quatro no masculino e quatro no feminino) disputava um torneio no estilo Rei/Rainha da Praia brasileiro.

A Orleans Arena, em Las vegas, irá receber um verdadeiro time de estrelas para a última parada do tour que contou com a participação dos melhores ranqueados nos Estados Unidos. No feminino Elaine Youngs, Nicole Branagh, Jenny Jordan e Aprill Ross disputam o primeiro lugar, enquanto no masculino participarão Casey Jennings, Todd Rogers, Mike Lambert e Sean Rosenthal.

Para informações sobre o torneio acesse http://www.avp.com

Austrália prepara grande evento para abertura do Mundial

Primeira parada das duplas de vôlei de praia do mundo inteiro, a cidade de Adelaide (Austrália) prepara uma grande festa para receber a etapa do Circuito Mundial. Setecentas toneladas de areia vão transformar a Praça Moseley em uma praia com lugar reservado para 3.000 sortudos, que poderão ver o espetáculo dos melhores jogadores do mundo ao vivo.

“Esse é o mais importante evento de vôlei de praia na Austrália desde os Jogos Olímpicos de Sydney”, disse o premier Mike Rann no lançamento do projeto da arena que começara a ser montada no início de março. Os jogos que serão disputados entre os dias 25 e 30 do mesmo mês fazem parte de um festival de 10 dias dedicados a essa modalidade esportiva, que incluirá ainda a realização do Campeonato Australiano de Vôlei de Praia. Para aumentar ainda o sucesso do que promete ser uma das principais etapas da temporada Rann aproveitou o lançamento para convocar a torcida: “Eu encorajo todos os australianos do sul a ter a oportunidade de celebrar o fim do verão assistindo a elite masculina e feminina do vôlei de praia”.

Aproveitando a oportunidade os australianos lançaram também oficialmente a home-page da etapa do Circuito Mundial: http://www.wtadelaideopen.com

CBV divulga alterações no calendário do Circuito BB

A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou nessa segunda-feira o cancelamento da etapa de Pato de Minas (MG). Com isso a etapa de Campo Grande (MS) ocupará as datas reservadas a Minas Gerais, e consequentemente Cuiabá passará a ser disputada na época que aconteceria a parada sul-matogrossense do circuito. A sexta etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de abril, ainda não tem local definido.

Confira como ficou o calendário da competição:

14 a 17.02 - Atlântida - RS / OPEN
21 a 24.02 - Florianópolis – SC / OPEN
06 a 09.03 - Foz do Iguaçú – PR / OPEN
13 a 16.03 - Campo Grande - MS / OPEN
03 a 06.04 - Cuiabá – MT / OPEN
17 a 20.04 - Ainda não definido / OPEN
15 a 18.05 - São Luis – MA / CHALLENGER
19 a 22.06 - Teresina – PI / CHALLENGER
10 a 13.07 - Palmas – TO / CHALLENGER
28 a 31.08 - Aracajú - SE / CHALLENGER
25 a 28.09 - Vila Velha – ES / OPEN
16 a 19.10 - Salvador – BA / OPEN
23 a 26.10 - Maceió – AL / OPEN
20 a 23.11 - Recife – PE / OPEN
04 a 07.12 - Fortaleza – CE / OPEN
11 a 14.12 - João Pessoa - PB / OPEN

Ainda hoje a entidade máxima do vôlei brasileiro divulgou em nota aos atletas que após a reunião entre os dirigentes da entidade esportiva e os representantes dos atletas ficou decidido que a premiação do circuito receberá um reajuste de 7%.

Ricardo/Emanuel e Larissa/Juliana levam a primeira etapa

O público que foi prestigiar a decisão da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia teve uma verdadeira aula de voleibol com duas finais emocionantes. No primeiro jogo do dia um duelo entre a experiência e uma dupla que faz apenas o seu segundo ano junta. E a bagagem carregada pelos campeões olímpicos Ricardo/Emanuel parece ter feito a diferença no jogo.

Mesmo estando perdendo o primeiro set por três pontos de diferença eles conseguiram reverter o placar e com um bloqueio de Ricardo fecharam em 20-18. No set seguinte o jogo seguiu equilibrado até o empate em 13 pontos, quando os novatos Pedro/Harley fizeram uma seqüência incrível de cinco pontos para fechar em 18-13. Mas a calma da dupla campeã na etapa de Xangrilá (RS) ficou evidente no tie-break quando souberam administrar o nervosismo e vencer o jogo em apertados 15-13. Para Emanuel isso foi decisivo: “Foi uma etapa muito difícil. Todas as duplas se prepararam muito bem e, na final, acho que nosso controle emocional fez a diferença.”

Já na final feminina um duelo que valia a liderança entre as cabeças-de-chave da próxima etapa. Com a vitória de Juliana/Larissa as duas duplas empataram em pontuação na entry-list, mas as campeãs da etapa gaúcha ficam com a liderança pelo critério de desempate (resultado da última etapa jogada).

O jogo foi bastante disputado, tendo nos dois primeiros sets o mesmo placar. No primeiro vitória de 18-16 das campeãs e no segundo o mesmo placar dessa vez favorável a Renata/Talita. No set desempate as atuais campeãs brasileiras abriram vantagem e conseguiram administrar a partida até fechar com 15-12. “Nós erramos muito, cheguei a defender algumas bolas mas não conseguia virar. Na verdade as duas duplas não jogaram tudo que sabe, ganhou quem errou menos”, analisou a carioca Renata.

- Próxima etapa será em Florianópolis

Nas disputas pelo terceiro lugar, realizadas nas quadras externas, quem levou a melhor no masculino foram Franco e Pedro Cunha, que derrotaram Adriano/Fabiano por 2x0 (20-18/18-12), e Ágatha/Shaylyn que passaram com mais dificuldade por Maria Elisa/Val (2x1 – 18-/16/16-18/15-12).

As oito duplas que jogaram as finais hoje não terão muito tempo para descanso. Já na próxima sexta elas iniciam mais uma etapa do circuito brasileiro, dessa vez nas areias da Praia de Canasvieiras (Florianópolis-SC).