sábado, 28 de junho de 2008

Ana e Shelda perdem para americanas e estão fora do pódio

Depois da comemoração pela classificação à semifinal ontem, Ana Paula e Shelda tiveram um sábado para esquecer na Noruega. Com reais chances de chegar ao pódio, e com isso diminuir bem a diferença para Renata/Talita na briga pela segunda vaga brasileira em Pequim, as veteranas acabaram sofrendo duas derrotas hoje e ficaram com o quarto lugar.

Primeiro foi a virada para as gregas Karantasiou/Arvaniti na semifinal e, agora a pouco, a derrota na disputa pelo bronze. Na partida que valia o último lugar no pódio as americanas Boss/Ross – que também precisavam do resultado para se aproximar de Youngs/Branagh na disputa pela segunda vaga norte-americana – administraram bem a partida e forçando o saque conseguiram derrotar as brasileiras por dois sets a zero, com parciais de 21014 e 21-18.

O resultado faz com que Ana e Shelda precisem chegar as duas finais nas últimas etapas que ainda contam para o ranking olímpico. Caso semana que vem, na Rússia, a dupla não alcance a decisão estará de fora da briga pela vaga em Pequim.

- Walsh/May levam mais uma

Três torneios disputado na temporada do Circuito Mundial e três vezes a medalha de ouro. Esse é o retrospecto das atuais campeãs olímpicas Walsh/May.

Na decisão em Stavanger – local onde nunca haviam ganho – a dupla norte-americana bateu as gregas Karantasiou/Arvaniti por dois sets a zero, com parciais de 21-13 e 21-14.

Stavanger conhecerá um novo campeão

Após nove anos de supremacia brasileira no torneio masculino em Stavanger, esse ano a capital do petróleo norueguês irá conhecer um novo campeão. Com as duas duplas do país que ainda restavam na competição eliminadas nas oitavas-de-final, americanos, alemães, holandeses, austríacos e chineses seguem com chances de levar o título.

Enfrentando duplas consideradas favoritas os dois times do Brasil acabaram perdendo na segunda rodada da fase eliminatória por dois sets a zero. Franco e Benjamin foram derrotados pelos alemães Brink/Dieckmann (21-17/21-15), enquanto Harley e Pedro não resistiram aos holandeses Nummerdor/Schuil (21-18/28-26). Com esses resultados ambos deixam o torneio com a nona colocação.

Terminada mais uma etapa classificatória para os Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luiz, mesmo com o último lugar na Noruega, continuam com a segunda colocação no ranking olímpico – cem pontos a frente de Pedro/Harley.

Gregas devolvem derrota e Ana/Shelda disputam bronze

Quando Ana Paula e Shelda venceram o primeiro set da semifinal por 21-18 parecia que conseguiriam impor sobre as gregas Karantasiou e Arvaniti a segunda derrota na mesma etapa – as brasileiras haviam vencido o jogo entre as duplas na fase de grupos por 2x0. Mas, as adversárias mostraram porque estão entre as melhores duplas européias e viraram a partida.

Em um jogo bastante disputado, com mais de uma hora de duração, a dupla da Grécia devolveu a derrota do primeiro set com 21-19, forçando assim a disputa do tie-break. Foi então, que no set desempate, as duas duplas travaram um duelo e tanto, sendo que a vitória grega só veio com o placar de 22-20.

O resultado tirou Ana e Shelda da decisão do Grand Slam de Stavanger. A dupla agora espera no mínimo subir ao pódio, já que a medalha de bronze as mantém com boas chances na briga pela segunda vaga brasileira em Pequim. Para isso elas terão que devolver a derrota sofrida em Berlim para Boss/Ross. No primeiro Grand Slam do ano as americanas vencerem com facilidade (21-13 e 21-17).

Brasileiros avançam as oitavas-de-final

As duas duplas brasileiras que ainda disputam a etapa norueguesa na chave masculina seguem firmes na competição. Agora a pouco, Pedro/Harley e Franco/Benjamin se classificaram as oitavas-de-final ao vencerem seu primeiro jogo eliminatório.

Franco e Benjamin tiveram vida mais fácil diante dos franceses Gagliano/Dugrip, e como era de se esperar não encontraram dificuldades em vencer os europeus por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 21-15 – em quarenta e um minutos. Mas o próximo jogo deve ser mais complicado, já que terão que enfrentar os cabeças-de-chave número dois do torneio: Brink e Dieckmann (Alemanha).

Jogo difícil também terá Pedro e Harley para chegar as quartas-de-final. Apesar do retrospecto favorável de duas vitórias e uma derrota frente os holandeses Nummerdor/Schuil, os adversários nas oitavas ficaram com a medalha de prata semana passada em Paris. Para alcançar a segunda rodada da fase eliminatória os brasileiros já tiveram um grande desafio, mas acabaram vencendo os espanhóis Herrera/Mesa por dois sets a zero (21-17/24-22).

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ana Paula e Shelda avançam à semifinal

Foi um jogo mais duro do que o esperado, mas Ana Paula e Shelda conseguiram a virada sobre as norueguesas Hakedal/Torlen e se classificaram à semifinal da etapa da Noruega do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

O jogo começou mal para as brasileiras, que saíram de cara com um placar desfavorável de 3-0. Mesmo assim, Ana e Shelda souberam correr atrás dos pontos e chegaram a empatar o primeiro set, mas foram derrotadas na seqüência por 21-18. No set seguinte, porém, a dupla de veteranas devolveu o placar (21-18) sobre as européias forçando a disputa do tie-break. No terceiro e decisivo set a partida seguiu equilibrada até a vantagem em 13-12 a favor das donas-da-casa. Foi quando Shelda e Ana conseguiram uma seqüência de três pontos e fecharam o jogo em 15-13.

O resultado classificou a dupla a sua primeira semifinal de Grand Slam juntas. No primeiro jogo de amanhã elas voltarão a enfrentar as gregas Karantasiou/Arvaniti. No terceiro jogo da fase de grupos a vitória foi brasileira por dois sets a zero (25-23/21-19).

- Renata e Talita perdem e ficam em quinto lugar

A outra dupla brasileira que ainda estava na disputa acabou não resistindo ao favoritismo das campeãs olímpicas Wlash/May. Em apenas tinta e um minutos elas foram derrotadas com o placar de 21-15 e 21-12.

O resultado manteve a dupla com a mesma colocação da semana passada em Paris, quinto lugar, e não aumentou a pontuação de Renata/Talita no ranking que define a segunda vaga brasileira em Pequim. Com o resultado de Ana/Shelda, única dupla que ainda concorre pela vaga com Renata/Talita, a diferença entre as duplas irá diminuir. Na semana que vem, na Rússia, as duas disputam o último Grand Slam válido para a corrida olímpica. Data que muitos consideram que será definida quem ficará com a vaga.

Pedro/Harley e Franco/Benjamin vencem mas terão que disputar a primeira rodada

Com a eliminação precoce de Márcio e Fábio Luiz da disputa na Noruega, as outras duas duplas brasileiras seguem com a responsabilidade de manter o retrospecto brasileiro na etapa. Nos dez anos que Stavanger recebe o Circuito Mundial Masculino nenhum outro país ficou com o lugar mais alto do pódio.

No mesmo grupo da primeira fase, Pedro/Harley e Franco/Benjamin venceram agora a pouco o seu terceiro jogo e se classificaram à fase eliminatória. Mas, com o primeiro lugar do Gupo O ficando com os americanos Gibb/Rosenthal, as duas duplas brasileiras terão que disputar a primeira rodada da segunda fase.

Franco/Benjamin tiveram dificuldade apenas no segundo set para vencer os franceses Cés/Ces (21-18 e 24-22). Já Harley e Pedro precisaram de três sets para vencer os americanos. Depois da vitória no primeiro (21-19), os brasileiros foram derrotados no set seguinte por 21-15, forçando o set desempate. Mas na hora da decisão, Pedro e harley souberam manter a calma e fecharam o jogo com 15-12.

Mais tarde eles conhecem seus próximos adversários, através do sorteio realizado pelos organizadores.

Brasileiras disputam vagas nas semifinais

As duas duplas brasileiras que seguem na disputa do Grand Slam de Stavanger (Noruega), já que as irmãs Maria Clara e Carol foram eliminadas na primeira rodada da segunda fase – 2x1 (23-21/17-21/15-11) para as gregas Koutoumanidou/Tsiartsiani -, chegaram agora a pouco as quartas-de-final da competição.

Ana Paula e Shelda se classificaram justamente ao vencer as gregas que bateram as filhas da ex-jogadora Isabel. Em apenas trinta e sete minutos as veteranas impuseram a vitória com parciais de 21-18 e 21-14. Agora, elas terão pela frente, além das adversárias, a torcida local que promete lotar a quadra principal para apoiar Hakedal/Torlen no jogo que vale vaga no final four.

Já Renata/Talita terão missão mais complicada. Após atropelarem as mexicanas Candelas/Garcia em apenas vinte e oito minutos de jogo (21-13/21-12), as atuais vice-líderes do ranking mundial terão pela frente as campeãs olímpicas Walsh/May. Para chegar a semifinal, resultado que aumenta a pontuação da dupla brasileira no ranking olímpico, Renata e Talita terão que quebrar a invencibilidade das norte-americanas no histórico do confronto. Walsh/May venceram os três jogos que disputaram contra as brasileiras.

- Maria Elisa e Val também são eliminadas

As norte-americanas inclusive já fizeram as suas primeiras vitimas brasileiras. Branagh e Youngs bateram nas oitavas-de-final Maria Elisa e Val. A dupla que vinha do country-quota brasileiro, passando pelo qualifying, deixa assim a Noruega com a nona colocação.

O jogo, que teve quarenta e dois minutos de duração, foi vencido pelas norte-americanas por dois sets a zero, com parciais de 21-17 e 21-15.

Márcio e Fábio Luiz perdem e são eliminados

Do primeiro ao último lugar. Esse foi o trajeto da dupla brasileira Márcio e Fábio Luiz no Grand Slam de Stavanger. Campeã no ano passado, a dupla se despediu esse ano da Noruega com a última colocação.

O mal resultado veio com a segunda derrota na fase de grupos, hoje cedo, para os austríacos Gosch/Horst. Depois de terem vencido o primeiro set, até com certa facilidade (21-12), os brasileiros acabaram tomando a virada (21-19 e 15-12) e ficaram apenas com a quarta colocação do grupo L. Com isso, os campeões mundiais de 2005 não passaram a segunda fase do torneio e têm agora que torcer para que Pedro/Harley não cheguem ao pódio. Caso isso ocorra Márico e Fábio Luiz seriam ultrapassados no ranking olímpico pelos compatriotas.

A dupla segue agora para a Rússia, aonde semana que vem disputa o último Grand Slam válido para a contagem olímpica.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Campeões do sub-19 esperam manter liderança no sub-21

Começa nessa sexta a chave principal da segunda etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21. A competição que ainda irá passar por Fortaleza (CE) e Maringá (PR), começou a ser disputada hoje – no torneio qualifying – nas areias da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Depois de terem conquistado a primeira etapa, disputada em Saquarema (RJ), e de no fim-de-semana passado terem se sagrados campeões do Brasileiro sub-19, na Praia do Flamengo – Rio, Álvaro Filho e Vitor Felipe esperam ter um bom resultado jogando em casa para manter a liderança no ranking brasileiro da categoria. “O fato de atuar em casa pode nos ajudar. O forte vento daqui não será problema pra nós. Mesmo assim, acredito em um campeonato bastante disputado”, comentou Vitor.

Entre as mulheres, as cariocas Natasha/Amanda – líderes do ranking nacional – acreditam também no equilíbrio da disputa. “A meta é realizar mais uma boa campanha, mas tenho consciência de que será um campeonato difícil”, disse Amanda.

Sai a tabela da segunda fase do torneio feminino

Com a divulgação da tabela da segunda fase do Grand Slam de Stavanger as brasileiras conhecerem suas adversárias no primeiro jogo da fase eliminatória. Pré-classificadas as oitavas-de-final do torneio Renata/Talita e Ana Paula/Shelda esperam o confronto da primeira rodada eliminatória para conhecer as adversárias, já as outras duas duplas brasileiras entram em quadra mais cedo.

As cinco da manhã, no horário de Brasília, Maria Clara e Carol enfrentam pela quinta vez no histórico do mundial as gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani. Cada dupla venceu dois jogos e o confronto de amanhã definirá a adversárias de outra dupla brasileira na segunda rodada: Ana Paula e Shelda.

Uma hora depois será a vez de Maria Elisa e Val entrarem em ação na fase eliminatória. O primeiro desafio será vencer as cubanas Crespo/Ribalta. Caso avancem a segunda rodada terão pela frente as norte-americanas Branagh/Youngs.

Já Renata/Talita esperam o jogo entre as mexicanas Candelas/Garcia e as russas Uryadova/Shiryaeva para conhecer suas adversárias no primeiro desafio na fase eliminatória. Caso avancem para a terceira rodada as brasileiras deverão ter um grande desafio pela frente. Pela tabela divulgada, Walsh e May poderão ser as adversárias nas quartas-de-final.

Vitórias sobre favoritos recolocam brasileiros na disputa

Depois de terem estreado com derrota, Márcio/Fábio Luiz e Franco/Benjamin se recuperaram na segunda partida dessa quinta e ainda têm chances de buscar o primeiro lugar de seus grupos.

Em busca do bi-campeonato do torneio norueguês, Márcio e Fábio Luiz se recuperaram da derrota sofrida para os americanos Williams/Metzger com um excelente resultado na segunda partida. Os brasileiros bateram os medalhistas de prata em Paris, semana passada por dois sets a um. Após perderem o primeiro set para os holandeses Nummerdor/Schuil por 21-13, a dupla que se sagrou campeã mundial em 2005 conseguiu se recuperar e virar a partida, com os placares de 21-14 e 16-14 nos sets seguintes.

Já seus concorrentes a segunda vaga brasileira em Pequim foram surpreendidos pelos compatriotas Franco e Benjamin. Em jogo que teve setenta minutos de duração, Pedro e Harley foram derrotados por dois a um, com parciais de 21-18, 24-26 e 15-12.

Amanhã os três times disputam a liderança do grupo dependendo dos critérios de desempates. Se conseguirem sair com o primeiro posto avançam direto as oitavas-de-final.

Brasileiras se classificam à fase eliminatória

As quatro duplas brasileiras do torneio feminino se classificaram a fase eliminatória do Grand Slam de Stavanger (Noruega). Duas delas garantiram ainda a primeira colocação do grupo e com isso avançam direto as oitavas-de-final.

Ana Paula e Shelda confirmaram o primeiro lugar do seu grupo ao vencerem o terceiro jogo consecutivo hoje, contra as gregas Karantasiou/Arvaniti, por dois sets a zero (25-23/21-19). Já Renata/Talita, outra dupla brasileira que garantiu o primeiro lugar do seu grupo, conquistou a vaga antecipada as oitavas ao vencer as australianas Barnett/Cook também por dois sets a zero (21-17/21-18).

As outras duas duplas do Brasil classificadas à segunda fase terão que disputar a primeira rodada eliminatória. Maria Elisa e Val chegaram a vencer as italianas Gattelli/Perrotta (2x1 – 21-18/17-21/15-07) mas no critério de desempate acabaram ficando com o segundo lugar. Já Maria Clara e Carol perderam a chance de ficar com o primeiro posto do seu grupo ao perderem para as americanas Branagh/Youngs (2x0 – 21-19/21-15).

Apenas Harley/Pedro vencem na estréia

Os brasileiros não foram bem na primeira rodada da chave masculina do Grand Slam da Noruega. Com duas derrotas e apenas uma vitória, os times brasileiros precisam se recuperar nos jogos de daqui a pouco para manter-se na luta pelo título.

A única dupla que estreou bem foi Pedro/Harley. Quarto colocados em Paris, semana passada, eles venceram por dois sets a zero (21-14 e 21-18) os franceses Cés/Ces. Pelo mesmo grupo, Franco e Benjamin acabaram derrotados pelos americanos Gibb/Rosenthal (2x1 – 21-14/18-21/15-10) e agora precisam de uma vitória frente os compatriotas – ao meio-dia no horário de Brasília – para manter-se na briga pelo primeiro lugar do grupo.

A outra derrota brasileira foi surpreendente. Márcio e Fábio Luiz foram derrotados por dois sets a zero pelos norte-americanos Williams/Metzger, com parciais de 22-20 e 21-18. O próximo jogo dos brasileiros será contra os favoritos Nummerdor/Schuil (Holanda).

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Maria Elisa e Val vencem duelo brasileiro e se recuperam

Depois de terem tomado a virada das australianas Barnett/Cook no jogo de estréia, Maria Elisa e Val ganharam agora a pouco o duelo contra as compatriotas Renata/Talita e seguem na briga pelo grupo F.

O jogo que foi bastante disputado, com parciais de 21-23/23-21/15-13, colocou as duas duplas brasileiras em condições de igualdade após o primeiro dia de disputa. Com uma vitória e uma derrota ambas ainda tem chances de alcançar a primeira colocação do grupo, mas pra isso precisam vencer seus compromissos de amanhã.

Caso vençam as italianas Gattelli/Perrotta, Maria Elisa e Val garantem as duas duplas brasileiras na próxima fase do torneio. E se Renata/Talita baterem novamente, assim como em Berlim, as australianas Barnett/Cook o grupo fica totalmente embolado com três duplas somando duas vitórias e uma derrota. Aí o critério de desempate será o point average, com as três duplas tendo chance de conquistarem à vaga antecipada as oitavas-de-final.

Já uma derrota da dupla que veio do qualifying amanhã pode inclusive eliminar antecipadamente um dos times brasileiros. Caso isso ocorra o jogo entre Renata/Talita e Barnett/Cook será decisivo. Se as brasileiras vencerem saem como primeiras do grupo e eliminam as compatriotas, já se forem derrotadas as australianas ficam com a liderança e os outros três times disputam as duas vagas restantes no point average.

Maria Clara/Carol e Ana Paula/Shelda garantem vaga na segunda fase

As irmãs Maria Clara e Carol conquistaram agora a pouco a vaga na segunda fase do Grand Slam de Stavanger (Noruega). As irmãs vencerem seus dois jogos de hoje e com isso já estão garantidas nos jogos eliminatórios.

Primeiro foi a vitória por dois a zero sobre as também irmãs Schwaiger (Áustria), com parciais de 21-14 e 21-19. “Jogamos bem esse jogo. Sacamos na mais baixa, aproveitamos as viradas de bola e fizemos boas defesas”, comentou Maria Clara. Depois foi o jogo mais suado contra as canadenses Martin/Cooke, onde foram derrotadas no primeiro set (20-22), mas se recuperaram nos dois seguintes (21-19/15-07).

Com os dois resultados a dupla decide amanhã o primeiro lugar do grupo em um confronto direto contra as norte-americanas Branagh/Youngs. Quem vencer o jogo estará automaticamente classificado as oitavas-de-final da competição.

Situação parecida de Ana Paula/Shelda, que vencerem por dois sets a um as francesas Faure/Sarpaux (18-21/21-17/15-08) e as belgas Van Breedam/Mouha (14-21/21-15/15-09). Porém as adversárias de amanhã, as gregas Karantasiou/Arvaniti não venceram seus dois jogos de hoje, e com isso mesmo se derrotadas as brasileiras ainda poderão sair com o primeiro lugar do grupo E, dependendo da combinação dos resultados.

Renata/Talita e Maria Clara/Carol vencem bem na estréia

As brasileiras estrearam hoje cedo no Grand Slam da Noruega do Circuito Mundial. Das quatro duplas brasileiras que disputam a etapas, três saíram vitórias, mas apenas duas delas conseguiram vencer o primeiro desafio por dois sets a zero.

Cabeças-de-chave do grupo F, Renata e Talita precisaram de apenas de trinta e três minutos para vencer as italianas Gattelli/Perrotta com parciais de 21-17 e 21-13. Já Maria Clara e Carol venceram as também irmãs Schwaiger (Áustria) por 21-14 e 21-19.

A terceira vitória brasileira veio com mais dificuldade. Depois de terem perdido o primeiro set (18-21) para as francesas Faure/Sarpaux, Ana Paula e Shelda precisaram virar a partida nos sets seguintes (21-17/15-08).

Já a derrota acabou acontecendo também no grupo F. Apesar de terem vencido o primeiro set frente as australianas Barnett/Cook (24-22), e de ter vendido caro a derrota no segundo (19-21), Maria Elisa e Val acabaram derrotadas no tie-break por 15 a 09.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Brasileiras se enfrentam na fase de grupo

A formação dos grupos para a disputa do terceiro Grand Slam da temporada acabou definindo um confronto ainda na fase de grupos entre duas duplas brasileiras. Cabeças-de-chave do grupo F, Renata/Talita enfrentam no segundo jogo de amanhã à Maria Elisa/Val.

A estréia das vice-líderes do ranking olímpico brasileiro será contra as italianas Gattelli/Perrotta, enquanto Maria Elisa/Val enfrentam as australianas Bernett/Cook. O jogo de quinta, que encerra a primeira fase terá as adversárias da estréia das brasileiras trocadas.

Pelo grupo B, Maria Clara e Carol enfrentam amanhã as irmãs Schwaiger (Áustria) e as canadenses Cooke/Martin. Na quinta elas enceram a primeira fase contra as norte-americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs.

Já Ana Paula/Shelda, que encabeçam o grupo E, estréiam contra as francesas Faure/Sarpaux. Depois elas pegam as belgas Mouha/Breedam e encerram a fase de grupos contra as gregas Arvaniti/Karadassiou.

Três duplas brasileiras levam responsabilidade de manter retrospecto

Segunda cidade em números de realização de etapas do Circuito Mundial – esse será o décimo ano -, atrás somente do Rio de Janeiro (que recebeu o mundial quatorze vezes), Stavanger na Noruega nunca teve outro país no lugar mais alto do pódio entre homens que não o Brasil.

Entre os jogadores o maior vencedor da etapa norueguesa é Emanuel, com sete ouros, sendo quatro deles ao lado do atual parceiro Ricardo (que tem também um título sem Emanuel). Mas a dupla que conquistou o tetra na etapa (2003-2006) não irá jogar esse ano na “capital do petróleo norueguês”. A decisão foi tomada na semana passada quando Ricardo voltou a sentir o pé durante a disputa em Paris. Com isso, Franco – que jogará ao lado de Benjamin devido também a uma lesão no pé de seu parceiro oficial Pedro Cunha – conseguiu a vaga direto no main draw.

Mas as atenções do Brasil estarão voltadas mesmo para o duelo entre Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley pela segunda vaga brasileira em Pequim. Com o quarto lugar conquistado na capital francesa Pedro e Harley diminuíram ainda mais a diferença para a segunda dupla do ranking olímpico brasileiro. A vantagem de Márcio/Fábio Luiz que no início do ano era de 600 pontos caiu agora para apenas 100. Com isso, um terceiro lugar de Pedro/Harley na Noruega os colocaria a frente dos rivais, desde que Márcio e Fábio Luiz não chegassem a semifinal da competição.

Os três times que representarão o país na disputa conhecerão amanhã seus adversários na primeira fase, durante a realização do Congresso Técnico.

Maria Elisa e Val atropelam adversárias e estão no main draw

Duas semanas depois de estrearem em um Grand Slam de Circuito Mundial, Maria Elisa e Val se classificaram agora a pouco para a disputa da terceira etapa mais importante do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

A dupla que venceu ontem Ágatha/Shaylyn na disputa do country-quota brasileiro precisou de duas vitórias hoje para se classificar a fase principal da competição em Stavanger (Noruega). A estréia no qualifying foi um pouco mais complicada, mas a vitória por dois sets a zero (parciais de 21-18 e 21-19) sobre as holandesas Keizer/Vries deu moral ao time brasileiro que atropelou as adversárias seguintes – Kuhn/Schwer (Suíça) – com parciais de 21-15 e 21-16.

O resultado classificou a dupla que agora se junta à Renata/Talita, Ana Paula/Shelda e Maria Clara/Carol na tentativa brasileira de voltar ao pódio do mundial. Depois de ter pelo menos uma dupla no pódio das sete primeiras etapas dessa temporada, o Brasil ficou de fora das três primeiras colocações na semana passada, em Paris.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Maria Elisa e Val em mais um qualifying

Depois de terem ficado de fora da etapa de Paris, quando foram derrotadas por Maria Clara/Carol, Maria Elisa e Val voltaram a se classificar a um qualifying de Grand Slam. Jogando hoje em Stavanger (Noruega) a dupla que ficou com quinto lugar em Berlim venceu Ágatha/Shaylyn por dois sets a zero, com parciais de 21-17 e 21-11.

O resultado já valeu a classificação da dupla uma vez que as irmãs Maria Clara e Carol estão pré-classificadas ao main draw com a ausência de Juliana/Larissa devido a lesão sofrida por Juliana em Paris. Mais tarde as duas jogadoras conhecerão suas adversárias na fase de qualificação internacional, onde buscam obter uma das oito vagas restantes na chave principal do terceiro Grand Slam da temporada.

Vivian e Bárbara ganham challenger

Confirmando a boa fase desde que se juntaram, no início dessa temporada, Bárbara e Vivian conquistaram o Challenger do Piauí do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

A final foi disputada justamente contra a antiga parceira de Vivian. Ângela, que joga agora ao lado de Virna, não conseguiu resistir ao forte entrosamento da dupla adversárias que impôs dois sets a um na decisão – parciais de 19-17, 12-18 e 15-11.

“O volume de jogo foi bom. Cometemos algumas falhas, mas é natural pois em uma decisão há nervosismo. Vencer a Virna tem uma sabor especial. Ela á uma jogadora consagrada e conhecida em todo o mundo”, analisou a bi-campeã mundial sub-21 Bárbara Seixas.

Entre os homens a vitória também ficou do lado oposto de um jogador consagrado. Marcelo Negrão, que joga ao lado de Adriano, tentou chegar a seu primeiro título na praia mas acabou derrotado pela dupla Thiago/Jan por dois sets a zero, com parciais de 18-10 e 23-21.

domingo, 22 de junho de 2008

Mesmo com derrota Pedro e Harley diminuem a diferença

Quando entraram em quadra hoje para a disputa do terceiro lugar do Grand Slam de Paris Pedro e Harley sabiam que iriam diminuir a diferença de pontos entre eles e Márcio/Fábio Luiz na luta pela segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim. Restava apenas saber pra quantos pontos cairia a vantagem dos compatriotas.

Por isso a dupla entrou um pouco nervosa no primeiro set e cometendo alguns erros acabou derrotada por 21-18. Mas, quando o quarto lugar parecia inevitável, uma seqüência de quatro pontos de saque de Harley logo no começo do segundo set recolocou os brasileiros no jogo. Com a vitória por 21-16 eles forçaram o set desempate. Novamente com bom saque Harley fez a diferença, mas o jogo ficou equilibrado até uma decisão discutível do árbitro que facilitou a vitória dos alemães Klemperer e Koreng por 15-12.

O quarto lugar acabou deixando Pedro/Harley cem pontos atrás de Márcio/Fábio Luiz no ranking olímpico. Agora a dupla segue pra Noruega onde precisa chegar a uma final para ultrapassar seus rivais.