sábado, 10 de maio de 2008

EUA e Alemanha decidem título da terceira etapa

Depois de duas etapas com a mesma final, disputada entre brasileiros e chineses, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia conhecerá uma nova dupla campeã na temporada. Na decisão da etapa de Praga estarão frente a frente os alemães Julius Brink/Christoph Dieckmann e os norte-americanos Jake Gibb/Sean Rosenthal.

As duas duplas tiveram uma semana impecável e chegam a final invictas na competição. Para alcançar a sua quarta decisão de etapa do tour mundial os alemães venceram o confronto frentes os holandeses Nummerdor e Schuil por dois sets a zero, com parciais de 21-18 e 21-15. A partida foi a segunda semifinal do dia, e ocorreu logo após os norte-americanos derrotarem uma dupla brasileira.

Foi justamente contra Ricardo e Emanuel, que ontem haviam perdido nas quartas-de-final para os alemães, que Gibb e Rosenthal jogaram a primeira semifinal do dia. Em um jogo disputado, com mais de uma hora de duração, os americanos saíram na frente (21-17), mas acabaram cedendo o empate com a mesma parcial na seqüência da partida. No set desempate parecia que pela terceira vez seguida haveria uma dupla brasileira na partida que vale o ouro, mas os americanos mantiveram a calma e souberam reverter o placar a seu favor. “Foi um grande jogo. Estávamos perdendo de 13-11 no tie-break mas conseguimos fazer grandes jogadas e evitamos que os brasileiros conseguissem ter o match point a seu favor. Tivemos sorte de jogar um pouco melhor na hora decisiva”, analisou Jake Gibb.

Essa será a quinta vez que as duplas se enfrentam. Com duas vitórias para cada lado, Brink e Dieckmann levam vantagem apenas em ter vencido a única final entre eles – ano passado no Aberto do Brasil. Mas, naquela mesma etapa disputada em Vitória (ES), os americanos já haviam ganhado dos alemães na quarta rodada.

- Brasileiros reencontram holandeses na disputa pelo bronze

Na partida que abre a programação do domingo os brasileiros Ricardo e Emanuel tentam chegar a seu primeiro pódio internacional na temporada. Após abrirem mão da disputa na Austrália, e da nona colocação em Xangai na semana passada, os atuais campeões olímpicos esperam confirmar o favoritismo e levar o bronze.

No histórico do confronto contra os holandeses Nummerdor e Schuil são três vitória contra uma única derrota, sofrida em 2006. A última vez que as duplas se enfrentaram foi na terceira rodada dessa mesma etapa, disputada na República Tcheca. Apesar da vitória, os brasileiros tiveram que virar a partida para conseguir avançar as quartas-de-final (2x1 – 11-21/21-17/15-10).

Ricardo e Emanuel vão a semi mas param em americanos

O dia começou promissor para Ricardo/Emanuel, única dupla brasileira remanescente na disputa do Aberto de Praga. Mas apesar da classificação a semifinal os brasileiros acabaram derrotados e terão que disputar o bronze.

A conquista da vaga no final four veio da repescagem. Após terem perdido ontem as quartas-de-final para a dupla alemã Brink/Dieckmann, os brasileiros reencontraram o caminho da vitória hoje cedo quando passaram com facilidade frente outra dupla da Alemanha. Foram necessários quarenta e três minutos para a vitória por 2x0 (21-18/21-15) sobre Reckermann e Urbatzka.

Porém no jogo que valia vaga na decisão da terceira etapa do Circuito Mundial os atuais campeões olímpicos acabaram sendo derrotados pelos norte-americanos Gibb e Rosenthal. Em uma partida bastante disputada os brasileiros chegaram a devolver com o mesmo placar (21-17) a derrota sofrida no primeiro set, mas em um tie-break emocionante acabaram perdendo por 18 a 16.

Agora os brasileiros esperam a definição da outra semifinal, que está sendo disputada agora, para conhecer seus adversários na briga por um lugar no pódio.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Saem tenistas e entram os atletas de vôlei de praia

Tanto em Chaleston, onde está sendo disputada a quarta etapa do Circuito da AVP, quanto em Praga, que recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial, os jogadores de vôlei de praia estão utilizando da estrutura montada para a pratica de outro esporte.

A fim de reduzir custos e principalmente de dar as melhores condições para os dois torneios, os organizadores decidiram utilizar a estrutura física de dois complexos de tênis já construídos. No caso de Praga o desafio foi ainda maior já que o local da competição estava sendo utilizado para uma competição de tênis até domingo de tarde. “É incrível o que Vladimir e sua equipe fizeram em menos de dois dias para ter esse evento funcionando”, elogiou o supervisor técnico da FIVB Holger Brusch. “Mais de cinqüenta pessoas trabalharam duro para transformar esse local em um complexo de vôlei de praia. E eles fizeram tudo a tempo da disputa do country-quota na terça”, completou o dirigente.

Mais de mil e quinhentas toneladas de areia foram enviadas de trem até Praga dez dias antes do inicio do torneio. Começando a trabalhar as 18:30 de domingo, os trabalhadores primeiro cobriram as quadras de tênis com plástico para só depois começar a colocar a areia.

Todo o esforço foi compensando por uma equipe que desde 1998 sonhava em trazer uma etapa do Circuito Mundial para a capital da República Tcheca. “Esse torneio está sendo montado à dez anos. Em 98 achamos que podíamos trazer a etapa para cá, mas só agora com a ajuda de vários patrocinadores conseguimos. Nossa esperança daqui pra frente é manter Praga no calendário oficial”, explicou Josef Benes (dirigente da federação local). Mas os planos dos dirigentes locais são mais ambiciosos. Eles esperam levar um Campeonato Mundial de Vôlei de Praia – competição bienal – para a cidade. “Nós estamos dando um passo de cada vez. Primeiro foram os dois challengers em Brno até estarmos prontos para o evento desse ano. Com Praga concorrendo a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, acreditamos que trazer o mundial para cá será importante”, completou.

A estrutura montada gerou elogios por parte dos brasileiros. Mal chegaram na cidade Pedro Solberg e Harley foram visitar o complexo e ficaram impressionados com a estrutura montada. “No que pudemos ver a estrutura é uma das melhores do circuito”, afirmou o carioca Pedro. Já para a dupla Márcio/Fábio Luiz além da estrutura física o importante da etapa de Praga é ser um novo local da competição. “Nós adoramos jogar em lugares novos para ganhar mais exposição para o nosso esporte”, comentou Márcio.

Ricardo/Emanuel também perdem mas seguem na busca do título

O saldo do segundo dia de disputa da chave principal do Aberto de Praga foi totalmente desfavorável ao Brasil: quatro derrotas e apenas duas vitórias.

No final do dia, das quatro duplas que disputavam o torneio, três foram eliminadas e apenas uma ainda se mantém na briga, mesmo assim jogando a repescagem. Ricardo e Emanuel vinham invictos na competição até as quartas-de-final, quando foram surpreendidos pelos alemães Brink e Dieckmann (2x1 – 14-21/21-18/15-13). Com o resultado os brasileiros esperam até amanhã para conhecer seus adversários no próximo jogo que vale vaga na semifinal do torneio.

As outras três duplas brasileiras já haviam caído à repescagem na quinta-feira. Harley e Pedro que perderam logo na primeira rodada da competição ainda chegaram a vencer um jogo hoje e deixaram Praga com a 13ª colocação. Já Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Franco perderam dois jogos em seqüência e ficara no 17º lugar.

Para o paranaense Emanuel o cansaço pode estar atrapalhando os brasileiros, que após disputarem uma seqüência de torneios pelo circuito nacional tiveram ainda uma viagem longa até Xangai, onde foi disputada a última etapa. “Foi uma viagem longa para chegarmos a Europa. Saímos do Brasil para Xangai passando por Frankfurt (Alemanha) e então voltamos pra Frankfurt para chegarmos a Praga” explicou o jogador que acredita ainda que a eliminação de sua dupla de forma precoce na China acabou os ajudando. “Como time, eu e Ricardo ficamos despontados com o resultado de Xangai. Mas com isso tivemos uns dias a mais pra nos recuperarmos dessas viagens e acabamos sendo os únicos brasileiros mais descansados”, completou o jogador.

Pedro e Harley também são eliminados

Se para a disputa da segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim a etapa de Praga não contará pontos, a primeira vez que a capital da República Tcheca recebe uma etapa do Mundial certamente será riscada da memória das três duplas que estão na briga.

Com resultados abaixo do esperado os representantes brasileiros foram eliminados da disputa nessa sexta, após terem caído ontem para a repescagem. Logo no primeiro jogo do dia Pedro/Franco e Márcio/Fábio Luiz deixaram a competição com a décima sétima colocação. Já Pedro/Harley ainda conseguiram vencer uma partida hoje, mas acabaram eliminados na rodada seguinte ao serem derrotados em um jogo espetacular pelos americanos Fuerbringer e Jennings.

Foram quase uma hora e meia de disputa, e apesar da derrota no primeiro set por incríveis 28 a 30 os brasileiros souberam reagir. No set seguinte foi a vez de Pedro e Harley devolverem a derrota com um placar alto (26-24), mas a reação parou por aí. No tie-break vitória dos norte-americanos por 15 a 11. Com o resultado, a dupla brasileira que vinha de dois primeiros lugares acabou deixando a terceira etapa do Circuito Mundial apenas com o 13º lugar.

Com a eliminação precoce as três duplas se preparam agora para a etapa italiana, que será disputada na próxima semana. Com oito pontuações altas no ranking olímpico os brasileiros sabem que dificilmente a segunda vaga será decidida em Opens. “A disputa ainda tem muitas etapas pela frente. Sendo que ainda teremos quatro Grand Slams. Acredito que só depois deles haverá uma definição”, analisou Fábio Luiz.

Brasileiros são eliminados em Praga

A etapa da República Tcheca não está sendo boa para os brasileiros. Depois de ver três das quatro duplas que representam o país caírem para a repescagem, agora o Brasil teve duas eliminadas da disputa.

A maré de azar sobrou até para os brasileiros Renatão/Jorge, que no mundial representam a República da Geórgia. Assim como eles, Franco/Pedro Cunha e Márcio/ Fábio Luiz saíram da competição com a décima sétima colocação. Todos foram derrotados na primeira partida da repescagem de hoje.

A dupla “exportada” pelo Brasil foi derrotada pelos únicos brasileiros que seguem vivos na repescagem. Pedro/Harley, que tentam chegar ao terceiro título consecutivo na temporada internacional, derrotaram os representantes da Geórgia em apenas 39 minutos de jogo, com parciais de 21-14 e 21-17. Agora eles enfrentam os americanos Fruerbringer e Jennings na terceira rodada da chave dos perdedores.

Já os concorrentes diretos da dupla campeã na Austrália e China à segunda vaga brasileira em Pequim perderam os jogos e uma oportunidade de somar importantes pontos no ranking olímpico. Franco e Pedro Cunha, que vinham de um pódio em Xangai, foram eliminados pelos alemães Matysik/Uhmann (2x0 - 21-19/21-18), enquanto Márcio e Fábio Luiz perderam para a fraca dupla da Estônia Kais/Vesik em um jogo bastante disputado (2x1 – 22-20/19-21/15-13).

- Ricardo/Emanuel seguem invictos

Enquanto Pedro/Harley sobrevivem na chave eliminatória, Ricardo e Emanuel – dupla líder do ranking olímpico – seguem de forma invicta na competição.

Depois de vencerem seus dois jogos de ontem por 2x0, os atuais campeões olímpicos precisaram de três sets para passar pelos holandeses Nummerdor e Schuil. Após a derrota no primeiro set por 21-11 os brasileiros viraram o jogo e conquistaram a vitória com parciais de 21-17 e 15-10 nos sets seguintes.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Leila e Sandra embarcam para disputa do country-quota

Elas não passaram do country-quota na primeira etapa do Circuito Mundial, disputada na Austrália, e desistiram da disputa da etapa de Xangai devido a uma contusão de Leila. Mas, agora Leila e Sandra Pires embarcam hoje para Seul acreditando em uma sorte maior para a disputa da terceira parada do tour mundial.

“Nessas últimas semanas aproveitamos todos os momentos para treinar. O entrosamento da dupla melhorou demais. A Sandra já está mais habituada ao seu posicionamento em quadra e acredito que devemos ter uma melhora de rendimento”, comentou confiante a técnica da dupla Letícia Pessoa, mesmo sabendo que dessa vez o caminho até o qualifying deve ser mais longo.

Com três duplas do país inscritas para a disputa da fase de qualificação, as brasileiras terão que disputar o country-quota para decidir uma vaga no qualifying. Com menor ranking, Leila e Sandra devem estrear na fase caseira do torneio contra Agatha/Shaylyn, caso essas confirmem a ida à Coréia do Sul. A dupla que sair vitoriosa desse confronto decide a vaga na fase seguinte do torneio contra Maria Clara/Carol.

As irmãs decidiram voltar ao Brasil para treinar para a continuação do Circuito Mundial, que entra agora numa fase de jogos todas as semanas até agosto. Ao contrário delas Renata e Talita foram para a Grécia, enquanto Ana Paula e Shelda estiveram nos Estados Unidos. A assessoria de Juliana/Larissa não divulgou o itinerário das campeãs pan-americanas.

Comitê Organizador anuncia fim dos ingressos para o vôlei de praia

Quem quiser assistir aos jogos de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Pequim e ainda não tem ingressos terá que tentar a sorte na compra nos dias de competição, quando será colocada a venda pelo Comitê Organizador dos Jogos uma pequena quantidade de entradas.

O BOCOG anunciou que a três meses da cerimônia de abertura dos Jogos todos os ingressos disponibilizados pela internet já se esgotaram tanto para o vôlei de praia, que será disputado em uma arena para doze mil espectadores no Chaoyang Park, quanto para o vôlei de quadra, que terá jogos em dois ginásios. As remessas de ingressos para os comitês olímpicos de cada país também já estão sendo processadas e o comitê não sabe dizer se os mesmos também já se esgotaram.

No Brasil a agência oficial de vendas de ingressos é a Tamoyo Internacional, eleita pelo COB. Segundo informações apuradas ainda há ingressos para o vôlei de praia, mas para as finais já não há mais disponibilidade. A agência não informou a quantidade de ingressos reservadas aos torcedores brasileiros.

Dia ruim para o Brasil na República Tcheca

O Brasil não teve sorte no primeiro dia de disputa da chave principal da terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Masculino. A cidade de Praga, que recebe pela primeira vez uma etapa do tour internacional, parece não ter trazido sorte as duplas brasileiras.

A primeira derrota veio justamente da dupla que ganhou as duas primeiras etapas do ano. Pedro Solberg e Harley foram surpreendidos pelos estreantes no circuito mundial Fijalek e Prudel, da Polônia, que viraram a primeira partida do dia. Após a derrota no primeiro set por 21-13, os dois sets seguintes foram a favor dos europeus (22-20 e 15-12) que acabaram caindo à repescagem na rodada seguinte, após serem derrotados por uma dupla holandesa. Já os brasileiros venceram o seu primeiro desafio na chave eliminatória frente os franceses Deulofeu e Salvetti (duplo 21-15) e continuam com chances de lutar pela terceira conquista consecutiva em etapas do mundial.

Outras duas duplas verde-e-amarelas também terão que disputar a repescagem amanhã. Márcio e Fábio Luiz venceram na estréia os franceses Cès/Ces (2x1- 18-21/21-1315-12) mas acabaram perdendo pelo mesmo placar para a dupla suíça Heyer/Heuscher (21-18/21-23/15-06). Já Franco/Pedro passaram primeiro pelos argentinos Baracetti/Salema (2x1 – 21-14/16-21/15-08) e depois acabaram sendo batidos pelos alemães Brink/Dieckmann (2x1 – 21-14/17-21/15-11).

Agora as três duplas que brigam diretamente pela segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim poderão se enfrentar em jogos eliminatórios. Caso vençam suas partidas, respectivamente, contra Matysik/Uhmann (Alemanha) e Kais/Vesik (Estônia), Franco/Pedro e Márcio/Fábio Luiz se enfrentam na terceira rodada da repescagem. Já Pedro/Harley poderão pegar o vencedor desse confronto na quarta rodada da chave dos perdedores. Mas antes terão que passar por outro desafio brasileiro. Renatão e Jorge, que representam a República da Geórgia no mundial, serão os próximos adversários dos líderes do ranking mundial em 2008.

- Ricardo/Emanuel estão nas oitavas

A única dupla que saiu vitoriosa do primeiro dia da disputa acabou impondo uma espécie de quarta derrota brasileira na República Tcheca. Após vencerem com facilidade os donos da casa Rotrekl e Kufa (21-16 e 21-14) eles passaram as oitavas-de-final do torneio ao derrotarem com duplo 21-19 a Renatão/Jorge.

Na próxima fase Ricardo/Emanuel enfrentam os holandeses Nummerdor e Schuil. Esse será o quarto confronto entre as duplas, sendo que as duas vitórias brasileiras no histórico do confronto aconteceram no ano passado.

Arena de tênis é palco de disputa do vôlei de praia

De hoje até domingo a bucólica cidade de Charleston recebe as maiores feras do vôlei de praia norte-maericano. Famosa por suas históricas igrejas e os famosos camarões, a cidade do sudeste do país recebe pela segunda vez uma etapa da AVP.

Para receber os jogos da quarta etapa dessa temporada a cidade montou uma praia improvisada em uma quadra de tênis. O complexo Family Circle Tennis irá receber os jogos. Cercado de muita natureza para alguns atletas o local da competição torna a etapa especial. “O local da competição é simplesmente lindo. Dá todo um clima para a competição”, comenta Todd Rogers, uma das estrelas que prometem brilhar esse fim-de-semana na cidade.

Porém que for ao complexo localizado na Daniel Island não poderá ver em quadra as principais estrelas da chave feminina. Walsh e May até participarão de ações promocionais no local, mas por ter voltado a sentir dores no ombro direito, que foi operado ano passado, Walsh desistiu de disputar a competição.

Harley e Pedro são surpreendidos por Poloneses

Campeões das duas etapas do Circuito Mundial disputadas até agora Harley e Pedro foram surpreendidos na estréia da etapa de Praga, na República Tcheca.

Após vencerem o primeiro set frente os poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel por 21 a 13 eles foram surpreendidos pela virada dos adversários que venceram na seqüência com parciais de 22-20 e 15-12. “Ao entramos nesse evento sabíamos que seriamos competitivos. Não jogamos bem o primeiro set contra os brasileiros, mas conseguimos recompor nossa postura em quadra nos outros dois sets. Obviamente nós os surpreendemos”, disse Fijalek de apenas 20 anos.

Essa é a primeira vez que a dupla da Polônia participa de uma etapa do Circuito Mundial. A classificação veio com três vitórias por 2x1 no qualifying, disputado ontem. Animados os jogadores apostam que podem continuar vencendo: “Estamos ganhando muita confiança a cada jogo”, completou o jogador que junto com seu parceiro enfrenta os holandeses Boersma e Ronnes na segunda rodada.

Já Pedro Solberg e Harley precisam agora vencer seis partidas consecutivas para alcançar o final four do torneio. A estréia na repescagem será contra os franceses Guilherm Deulofeu e Yannick Salvetti.

- Outros brasileiros passam pelo primeiro desafio

As outras três duplas brasileiras conseguiram manter-se na chave dos vencedores.

Ricardo e Emanuel atropelaram os anfitriões Rotrekl/Kufa em trinta e cinco minutos (2x0 – 21-16/21-14). Já Franco/Pedro e Márcio/Fábio Luiz precisaram de três sets para passar a segunda rodada. Respesctivamente eles bateram os argentinos Baracetti e Salema (21-14/16-21/15-08) e os franceses Cès/Ces (18-21/21-13/15-12).

Na segunda rodada os atuais campeões olímpicos terão um confronto caseiro contra Renatão/Jorge, que no mundial representam a República de Geórgia, enquanto Franco/Pedro pegam Brink/Dieckmann (Alemanha) e Márcio/Fábio Luiz enfrentam Heyer/Heuscher (Suíça).

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Brasileiros estréiam com “desconhecidos”

A estréia das duplas brasileiras na terceira etapa do Circuito Mundial será também a primeira vez em que enfrentam seus adversários. Por isso os jogadores acreditam que todo cuidado é pouco para evitar surpresas.

Vencedores das duas primeiras etapas do ano, Pedro Solberg e Harley esperam chegar a mais uma final para manter a liderança do ranking mundial na temporada. A estréia não deve ser complicada contra a fraca dupla polonesa Mariusz Prudel e Grzegorz Fijalek, que joga junta sua primeira etapa de Circuito Mundial. Mesmo assim os jogadores esperam uma etapa mais complicada do que em Xangai. “Mesmo com a desistência dos americanos (Todd Rogers e Phil Dalhausser) a etapa vai ser complicada. Voltaram os holandeses Schuil e Nummerdor, os russos Barsouk e Kolodinsky, os alemães Brink e Dieckmann” comentou Pedro Solberg.

No mesmo horário (quatro horas dessa madrugada) Márcio e Fábio Luiz pegam os franceses Cès/Ces. Duas horas depois será a vez de Franco e Pedro Cunha, bronze na última etapa do mundial, jogarem um clássico sul-americano contra os argentinos Baracetti e Salema. Já Ricardo/Emanuel estréiam as sete da manhã contra os donos da casa Robert Kufa e Pavel Rotrekl.

Jogadores na expectativa da estréia em Praga

Se toda estréia em uma etapa do Circuito Mundial gera expectativa para os jogadores, o fato de estarem jogando pela primeira vez em uma cidade parece aumentar essa sensação.

“Não dá para saber muito bem o que vamos encontrar pela frente. Certo é que as condições vão ser um adversário a mais para todo mundo”, comenta o baiano Ricardo que espera ter um resultado nessa etapa superior à nona colocação alcançada por sua dupla na estréia da temporada internacional em Xangai. Praga recebe pela primeira vez uma etapa do tour mundial, mas mesmo assim os jogadores se mostram satisfeitos com a estrutura montada. “Já visitamos a arena e, embora a cidade esteja estreando no calendário, os organizadores locais montaram uma estrutura de alto padrão”, elogiou Pedro Solberg.

Para o carioca um terceiro título em Praga seria importante para consolidar a sua dupla entre as pré-classificadas pelo ranking mundial as etapas do Circuito Mundial. “Estamos tendo mais tempo para descansar que no ano passado, quando chegávamos dois dias antes para as partidas classificatórias”, explicou o jogador sobre a importância de não ter que disputar o country-quota e o qualifying. Atualmente a dupla que vêm passando por essa maratona de jogos é Pedro Cunha/Franco. Incomodados com essa nova situação os dois esperam repetir a boa atuação em Xangai, quando ficaram com o bronze, para tentar voltar a pertencer o grupo de pré-classificados. “Esperamos que nossa atual situação seja temporária. O resultado em Xangai mostrou que somos capazes de mudar isso”, comentou o experiente Franco após passar por mais uma fase de classificação essa tarde em Praga.

Logo mais as quatro duplas brasileiras que disputarão a terceira etapa do Circuito Mundial conhecerão no congresso técnico seus adversários da estréia.

Franco e Pedro Cunha avançam a mais uma etapa

Pela terceira vez consecutiva Pedro/Franco será a quarta dupla brasileira na chave principal de uma etapa do Circuito Mundial. Os jogadores que passaram pelo country-quota brasileiro acabam de vencer o segundo jogo do qualifying e estão garantidos no main draw.

Depois de derrotarem Alisson/Bernardo e Luizão/Benjamin na primeira fase da competição, os brasileiros não precisaram disputar a primeira rodada do qualifying por serem cabeças-de-chave número um dessa fase internacional. Na segunda rodada tiveram um primeiro set mais apertado do que o esperado (21-19) contra os noruegueses Leite e Kobbevik, mas acabaram conquistando a vitória na seqüência com 21-10. Classificados a rodada seguinte, Pedro Cunha e Franco tiveram mais facilidade para passar pelos mexicanos Miramontes e Virgen (21-15/21-18) e conquistar uma das oito vagas na chave principal disputadas.

Agora eles se juntam a Ricardo/Emuanel, Márcio/Fábio Luiz e Pedro Solberg/Harley para defender o Brasil na etapa de Praga, a terceira do calendário de 2008.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Walsh e May desistem de etapa da AVP

Kerri Wlash e Misty May anunciaram hoje que não irão disputar a etapa de Charleston da AVP, que será disputada esse fim-de-semana no Family Circle Tennis Center.

O time líder do ranking norte-americano optou em não jogar para dar mais tempo de recuperação a Walsh. A jogadora que fez uma cirurgia no ombro direito em novembro passado voltou a sentir a articulação enquanto jogava na semana passada em Huntington Beach (Califórnia). Apesar da desistência a dupla anunciou que irá até a cidade para acompanhar os jogos e participar de ações promocionais.

As favoritas ao bi-campeonato olímpico (as jogadoras venceram em Atenas sem perder um único set) ainda não estreou no Circuito Mundial nessa temporada. Inscritas para a etapa de Seul, que será disputada entre os dias 15 e 18 desse mês, as atletas estão confiantes de que até lá já possam voltar as competições.

Brasileiros precisam de bons resultados por Pequim

Em um país que tem quatro duplas entre as cinco primeiras no ranking olímpico mundial masculino a briga por apenas duas vagas nos Jogos de Pequim se torna cada vez mais acirrada. Por isso, todos estão de olho em um pódio na etapa de Praga para aumentar a sua pontuação e abrir vantagem na luta pelo sonho de chegar a uma edição de Jogos Olímpicos.

Atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel são os que têm a situação mais confortável. Com 5.240 pontos eles ocupam a primeira colocação entre as vinte e quatro duplas que hoje estariam classificadas. Mesmo assim eles pretendem voltar a obter bons resultados, na etapa de Xangai ficaram apenas com a nona colocação, para assegurar matematicamente a vaga. Para aumentar a sua pontuação no ranking que define as duplas em Pequim eles precisam de uma medalha de ouro na República Tcheca, já que qualquer resultado inferior a esse não substituirá as atuais oito melhores pontuações da dupla.

Mas a briga maior atualmente é pela segunda vaga brasileira. Já que uma diferença de apenas 300 pontos separa Márcio e Fábio Luiz, segundos do ranking olímpico, e Pedro Solberg e Harley, que vêm logo na posição seguinte. Campeões das duas primeiras etapas do Circuito Mundial em 2008, Pedro/Harley, atualmente com 4.440 pontos, precisam chegar a sua terceira final consecutiva para aumentarem sua pontuação. O mesmo resultado é o único objetivo de seus concorrentes que só assim aumentariam seus atuais 4.740 pontos.

Apontados por alguns como fora da briga, Pedro Cunha e Franco voltaram a encostar nos adversários pela segunda vaga brasileira. Com o terceiro lugar em Xangai eles aumentaram em 80 pontos seu ranking olímpico e se repetirem o mesmo resultado em Praga somarão mais outro 60 pontos. Atualmente eles estão apenas a 240 pontos de Pedro/Harley.

Franco e Pedro na busca de mais um pódio

Medalhistas de bronze na última etapa do Circuito Mundial, disputada em Xangai, Franco e Pedro Cunha continuam na luta para repetir o bom resultado da China.

A dupla se classificou a disputar o qualifying da etapa de Praga ao passar hoje pelo country-quota brasileiro. No primeiro dia do jogo eles passaram pelos animados Alisson e Bernardo. A dupla que fez pódio na última etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia esperava ter mais sorte na estréia desse ano no mundial, mas acabou sendo derrotada por 25-23 e 21-17. “Não conseguimos manter o nível que vínhamos apresentando no Circuito Banco do Brasil. Agora é seguir o planejamento e seguir trabalhando, pois ainda teremos muitas etapas do Circuito Mundial pela frente”, avaliou Bernardo após a derrota.

Depois desse jogo, Pedro e Franco voltaram a quadra para enfrentar Luizão e Benjamin, que haviam derrotado Bruno/Billy também por 2x0 (23-21/21-19). Na partida que decidia a dupla que representaria o Brasil no qualifying melhor para os atuais campeões brasileiros que avançam a fase internacional do torneio depois de imporem um 21-18 e 21-16 sobre os adversários.

Cabeças-de-chave número um na próxima fase, os brasileiros esperam a primeira rodada para conhecer seus próximos adversários. O jogo, marcado para as 07:40 de Brasília, será contra o vencedor do confronto entre os croatas Zukovskij/Kovacev e os noruegueses Leite/Kobbevik. Se avançarem nessa segunda rodada, Pedro e Franco precisrão ainda vencer mais um jogo para se juntarem a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz na chave principal da terceira etapa do mundial masculino.

Franco/Pedro e Benjamin/Luizão decidem mais uma vez

Assim como na última etapa, disputada em Xangai, Pedro/Franco e Luizão/Benjamin decidem qual dupla brasileira segue na disputa por uma vaga no main draw. O vencedor do duelo entre os brasileiros estará classificado ao qualifying, aonde brigará pelas últimas oito vagas na chave principal do Aberto de Praga.

Os dois times já entraram em quadra na estréia do country-quota brasileiro (fase da competição que duplas do mesmo país decidem quem será o representante no quali). Em dois jogos disputados, Franco e Pedro Cunha eliminaram Alisson e Bernardo (2x0 – 25-23/21-17) enquanto Luizão e Benjamin bateram os estreantes em Circuito Mundial Bruno/Billy também sem perder um set (23-21/21-19).

O vencedor do último jogo do country-quota terá a chance de se juntar a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz. As três parcerias estão pré-classificadas a chave principal da competição

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pedro e Harley sem tempo para comemorar

A final foi ontem e hoje Pedro Harley saíram da Ásia para a Europa, para jogar a continuação do Circuito Mundial. Os jogadores que conquistaram nesse domingo, em Xangai (China), o segundo título em duas etapas disputadas pelo Circuito Mundial já embarcaram para Praga (República Tcheca) aonde a partir de quinta disputam a terceira etapa do tour mundial.

Fora o desgaste de tantas competições e as viagens para as disputas do mundial Pedro Solberg teve que ultrapassar outro obstáculo na semana anterior. Uma febre forte de mais de 38 graus, que chegou a suspeitar-se ser dengue, que deixou o jogador bem debilitado. Mas para sorte do filho de Isabel a suspeita não se confirmou.

Aliviado seu parceiro Harley acredita que a melhora no estado de saúde do atleta foi fundamental para a conquista do bi-campeonato da etapa Chinesa. “Ainda bem que o Pedrão se recuperou e pôde jogar o seu voleibol normal”, disse aliviado o brasiliense que há exatamente um ano comemorava a estréia da dupla no Circuito Mundial com a vitória em Xangai.

A estréia em Praga ainda não teve os adversários definidos. Nessa terça quatro duplas brasileiras disputam o country-quota. Na quarta acontece a fase internacional de classificação e na quinta as melhores duplas estréiam no main draw.

Brasil tem número limite de duplas no country-quota

O inicio da fase européia do Circuito Mundial marca a estréia de algumas duplas nessa temporada. Com isso o Brasil terá o número maior de participantes permitidos por etapa: sete.

Três duplas estão pré-classificadas ao main draw da etapa de Praga. De acordo com o ranking mundial, além de Pedro e Harley que tentam o terceiro título consecutivo em etapas do mundial, Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz só estréiam na quinta-feira. Já as outras quatro parceiras terão que lutar entre si por uma vaga no qualifying.

“Serão confrontos muito difíceis. É sempre mais complicado para as duplas brasileiras, pois elas são obrigadas a se enfrentarem para conseguir uma vaga, o que não acontece com a maioria dos outros países”, comentou Alisson que ao lado de seu parceiro Bernardo faz o primeiro jogo do country-quota contra os medalhistas de prata na última etapa do mundial, disputada esse fim-de-semana em Xangai. Mesmo com o resultado positivo na China, Franco e Pedro Cunha precisam vencer esse jogo para disputar a vaga no qualifying frente os vencedores do confronto entre Luizão/Benjamim e Billy/Bruno Schmidt, que participam pela primeira vez do circuito internacional.

Os jogos do country-quota começam serão nessa terça-feira. A programação segue com o qualifying na quarta e a chave principal de sexta a domingo. Essa será a primeira vez que a capital da República Tcheca recebe uma etapa do circuito e até mesmo o país só teve disputas de três challengers anteriormente. Em 2006, na cidade de Brno, Rodrigo e Hevaldo levaram o título da competição.

Cubanos levam o título no México

Só deu Cuba na etapa de Manzanillo (México) do circuito de vôlei de praia das Américas do Norte, Central e Caribe.

No feminino a dupla Canet e Nirian Sinal repetiram o resultado da primeira etapa do circuito, disputada em Santo Domingo, e venceram as donas da casa Martha Revueltas e Diana Estrada. Com um duplo 21-19 elas conquistaram a segunda vitória contra mexicanas no domingo, já haviam vencido a Aidee/Lopez na semifinal, e ficaram com o ouro.

Já na final masculina a vitória cubana de Yoendry Kindelan e Leonel Munder foi sobre os porto-riquenhos Irrizary e Rodriguez por 21-17 e 23-21.

Walsh sente o ombro e não joga a final na Califórnia

Nicole Branagh e Elaine Youngs nem precisaram entrar em quadra para garantirem o título da etapa de Huntington Beach da AVP. É que a decisão contra Walsh/May acabou não acontecendo em função das dores no ombro de Walsh.

“Seria uma grande partida, mas eu tive que desistir. Eu senti meu ombro na semifinal e não estava bem para jogar a decisão”, explicou a jogadora que não jogou ainda no Circuito Mundial exatamente por estar se recuperando de uma cirurgia no ombro realizada em novembro do ano passado. “Não acho que machuquei mais. É que na recuperação da cirurgia você dá dois passos pra frente e um pra trás. Esse foi o meu primeiro passo pra trás e me decepcionou por ser justamente nesse grande torneio”, completou Walsh.

Com o primeiro lugar garantido, Branagh e Young entraram em quadra apenas para um jogo exibição contra Davis/Jordan, que haviam sido eliminadas na semifinal pela dupla que desistiu da final.

Fim-de-semana de perda de invencibilidade também no EUA

Não foram só os brasileiros Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa que conheceram sua primeira derrota na temporada esse fim-de-semana. Longe de Xangai, aonde as duplas do Brasil jogaram a segunda etapa do Circuito Mundial, Phil Dalhausser e Todd Rogers também foram derrotados no circuito norte-americano.

A dupla que havia conquistado as duas primeiras etapas da AVP teve sua série invicta interrompida na semifinal da etapa de Huntington Beach (Califórnia). Eles permitiram a virada dos cabeças-de-chave número quatro do torneio, John Hyden e Brad Keenan, que chegaram à decisão com a vitória por 2x1 (13-21/21-13/15-12). “Ser o primeiro a bate-los nos dá uma sensação boa de que podemos ganhar dos melhores”, comentou Hyden após a semifinal.

Mas na decisão ele e seu parceiro não conseguiram impor o mesmo ritmo de jogo e acabaram derrotados por Gibb/Rosenthal com 21-18 e 21-16. A dupla campeã finalmente levou uma etapa do circuito, após duas finais frustradas. “Nós jogamos em muitas finais e já estávamos incomodados em sempre chegar à decisão mas não ganhar”, confessou Sean Rosenthal. Para o jogador o título é importante para dar confiança a sua dupla. “Nós precisávamos disso para sabermos que somos capazes”, completou o jogador.

domingo, 4 de maio de 2008

Termina a primeira etapa do sub-21

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia, encerrada neste domingo, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S) foi um sucesso total. Ao término da competição, atletas, comissões técnicas, arbitragem e equipes de apoio tiveram o mesmo pensament o CDV-S atendeu plenamente em todos os aspectos: segurança, alimentação, hospedagem, refeições e lazer.

O carioca Fernando Marques, coordenador geral da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia, fez um balanço dos quatro dias de competição. Para Fernando, a realização da etapa no CDV-S gerou fatores positivos para a competição.

“Todos os envolvidos na competição tiveram segurança, alimentação de qualidade, boa acomodação nos quartos, no local de disputa das partidas e lazer em um único espaço. Pode-se dizer que no mesmo local onde jogaram, eles tiveram uma estrutura de hotel. Esperamos manter este nível nas próximas três etapas da competição”, disse, referindo-se à disputas em João Pessoa (PB), Maringá (PR) e Fortaleza (CE), próximas paradas do Campeonato Brasileiro Sub-21.

A presença das comissões técnicas das parcerias foi outro aspecto destacado por Fernando na competição. “A cada etapa que realizamos, o número de comissões técnicas aumenta. Este aspecto é muito interessante porque demonstra o comprometimento do jogador de vôlei de praia. Além disso, a presença dos técnicos durante as competições é fundamental neste estágio de desenvolvimento que estes atletas vivem”, acrescenta.

Tricampeão brasileiro de vôlei de praia (89, 92 e 93), o pernambucano Garrido faz parte do departamento técnico da Confederação Brasileira de Voleibol e integra a organização da competição. Para ele, o nível técnico das disputas em Saquarema foi muito elevado.

“O nível técnico do campeonato foi muito bom. Destaco as partidas das semifinais e finais, tanto no masculino como no feminino. Outra marca foi o equilíbrio desta primeira etapa. Projetar as parcerias favoritas para classificarem-se para o Mundial seria prematuro, mas no momento apontaria os time que foram campeões. Apesar de novos, Álvaro e Vitor (PB) eram favoritos e jogaram muito bem. No feminino, a vitória de Amanda e Natasha (RJ) foi, de certa forma, uma surpresa. Mas elas mereceram e ainda têm muito para crescer. Ainda tem bastante coisa por acontecer nas próximas etapas”, avalia Garrido.

Rio e Paraíba garantem título em Saquarema

Rio de Janeiro, no feminino, e Paraíba, no masculino. São destes Estados que sairão os vencedores da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia, que está sendo disputado no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S), no Rio de Janeiro. No torneio feminino, a final, marcada para as 10h deste domingo, reunirá Natasha/Amanda Maltez (RJ) e Fernanda Nunes/Patrícia (RJ), enquanto no masculino a decisão, com início às 11h, colocará frente a frente Álvaro Filho/Victor Felipe (PB) e Josias/Waldir (PB).

A programação de jogos será iniciada às 9h, com as disputas de terceiro lugar. No masculino, a partida será entre Cacau/Marcus (PE) e Jefferson/Gabriel Pereira (RJ), enquanto no feminino a disputa pelo terceiro lugar no pódio reunirá Keila/Fabí (PB) e Bruna Motta/Flávia (PB).

Na segunda semifinal do torneio feminino, a dupla Fernanda Nunes/Patrícia derrotou Keila/Fabí por 2 sets a 0, parciais de 18/9 e 18/15. Patrícia afirmou que a vaga na final foi à recompensa devido a maratona de treinamentos. A parceria fez cinco jogos na competição e venceu quatro partidas.

“Desde o ano passado, estamos focadas no Brasileiro Sub-21. Tenho certeza que nenhum time se preparou melhor que o nosso, no máximo podem ter treinado igual. Tínhamos consciência do favoritismo da Keila e da Fabí. Elas têm um currículo mais extenso e maior experiência. Mas sempre acreditamos em nosso potencial. Em relação à final, creio que será um jogo igual. São times que se conhecem bem e contam com um retrospecto equilibrado. Não há favoritos”, aposta Patrícia.

No masculino, a segunda vaga na decisão ficou com os jovens Álvaro Filho/Victor Felipe, de 17 anos, que superaram Cacau e Marcus na semifinal. A dupla paraibana venceu por 2 sets a 1, parciais de 18/7, 18/20 e 15/9. Álvaro e Vitor chegam à decisão invictos, com quatro vitórias. Mesmo com o resultado favorável, Victor viu um duelo disputado.

“No primeiro set, não tivemos grandes dificuldades. No segundo, Cacau e Marcus jogaram muito bem e deram bastante trabalho. O tie-break foi disputado ponto a ponto. Só no final que conseguimos abrir uma vantagem razoável”, comenta Vitor.

Renata/Talita batem rivais e são campeãs na China

Terminaram agora a pouco as finais da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e mais uma vez o Brasil dominou a competição. A festa verde-e-amarela só não foi completa porque as chinesas acabaram ficando com o terceiro lugar.

Na preliminar da decisão os torcedores chineses que lotaram a arena em Xangai fizeram a festa com a vitória de Chen Xue e Xi Zhang sobre as veteranas Ana Paula/Shelda. Foram necessários quarenta e um minutos para a vitória de dois sets a zero, com parciais de 23-21 e 21-18. “Nos estamos felizes com o nosso resultado final. Ficamos desapontadas com o resultado de ontem, mas Juliana e Larissa são campeãs mundiais e um time difícil de se bater”, comentou Xue que junto com sua parceira só perdeu o jogo semifinal ao longo da etapa.

Já na decisão estavam em quadra as duas melhores duplas do Brasil. Com o ouro e a prata garantidos só restava ver qual das duplas ficaria com a primeira colocação. No fim, vitória de Renata e Talita por 2x0 para coroar um fim-de-semana impecável da dupla.

Invictas na competição elas tiveram que passar em seqüência por duas vezes seguidas sobre Ana/Shelda e Juliana/Larissa. Assim como nas quartas-de-final a dupla teve calma suficiente para virar os contra-ataques e vencer as atuais campeãs pan-americanas, dessa vez com parciais de 21-18 e 22-20. Com o resultado a dupla aumentou 180 pontos no ranking olímpico e assumiu a quarta colocação, passando exatamente a dupla chinesa q ficou com o bronze na etapa. Renata e Talita somam agora 4.260 pontos.