sábado, 3 de maio de 2008

Fonoimoana feliz com a vida de “dono de casa” pensa em retorno

Ele é um dos grandes jogadores da história do vôlei de praia. Mas Eric Fonoimoana não tem pressa em voltar as areias pelo mundo afora. “Estou aposentado, mas com uma conta bancária próxima a um milhão de dólares em premiação”, explica o jogador porque não tem pressa ao retorno.

“Para voltar eu tenho que avalia bem o meu parceiro. Tem que ser alguém com quem eu já tenha jogado e tenha uma história junto”, fala Eric sobre a possibilidade de um retorno. Mas o jogador avisa que pra isso precisa ajeitar as coisas em casa: “Minha esposa viaja muito a trabalho e eu fico tomando conta das crianças. Atualmente estou comprometido com as coisas da minha casa e minha família”.

Mesmo assim ele já programa o seu retorno. Ele chegou a treinar junto de Dane Jensen dois meses antes do parceiro partir para as disputas em Miami e Dallas. Também treinou com Matt Olson e Kevin Wong. Para retornar as quadras ele espera ganhar mais ritmo com os treinos e estar 100% fisicamente, sem qualquer lesão.

Agora a expectativa fica pro dia que o jogador vai anunciar o seu retorno. Afinal é sempre um prazer assistir jogadores habilidosos em quadra.

Brasil pode garantir pódio exclusivo na China

A força do vôlei de praia feminino brasileiro mais uma vez é destaque em uma etapa do Circuito Mundial. Pela segunda vez na temporada, em duas etapas disputadas, o país poderá ter um pódio exclusivo.

Para isso basta que Ana Paula e Shelda consigam sua segunda medalha de bronze esse ano. No jogo que abre a programação desse domingo (03:00 da madrugada de Brasília) elas enfrentam as chinesas Chen Xue e Xi Zhang na decisão do terceiro lugar. No único confronto entre as duplas, em Adelaide-Austrália, as brasileiras venceram o jogo por 2x0 (21-19/21-11).

De qualquer forma o Brasil já garantiu duas medalhas na etapa. Logo após a disputa do bronze, Renata/Talita e Juliana/Larissa se enfrentam pela quinta vez em uma decisão nessa temporada. Juliana e Larissa que levaram a melhor nas quatro finais anteriores (três pelo circuito nacional e uma pelo mundial) se classificaram a decisão após vencerem as chinesas por 2x0 – 26-24/21-14. Já Renata e Talita tiveram que passar pela segunda vez nesse torneio por Ana Paula e Shelda. A vitória em três sets mais uma vez foi das vice-líderes do ranking nacional (17-21/21-17/15-07), que anteriormente já haviam batido as rivais na terceira rodada com parciais de 21-13 e 24-22.

Mesmo com o histórico em etapas do mundial amplamente favorável a Juliana/Larissa (21 vitórias e 4 derrotas), a última vez em que as duplas se enfrentaram a vitória foi de Renata e Talita. Em jogo válido pelas quartas-de-final dessa mesma etapa, disputado na sexta, a vitória veio com um duplo 21-19 quebrando uma série de 42 jogos sem derrota das campeãs pan-americanas.

Bicampeão!

Harley e Pedro Solberg conquistaram nessa madrugada o bicampeonato da etapa de Xangai do Circuito Mundial. Pela segunda vez consecutiva esse ano eles derrotaram os chineses Wu e Xu na final.

Mesmo com toda a torcida a seu favor os donos-da-casa, assim como na Austrália, acabaram sucumbindo ao vôlei dos brasileiros. Dominando completamente a partida o filho da ex-jogadora Isabel e seu parceiro impuseram um duplo 21-16 e conquistaram o segundo título em duas etapas de mundial em 2008. Mesmo assim Harley fez questão de elogiar os adversários. “Os chineses estão melhorando a cada jogo. Eles são um time complicado de jogar. Por isso, para ganhar deles é preciso cometer muito poucos erros”, disse o brasiliense.

Com o resultado a dupla se aproximou mais ainda de Márcio e Fábio Luiz, que acabaram ficando com a quarta colocação na China ao perderem para Franco e Pedro por 2x0 (22-20/21-18), no ranking que define as duas duplas que irão representar o país nos Jogos Olímpico de Pequim. Com 4.440 pontos elas estão apenas 300 pontos atrás dos segundo colocados no ranking.

“Nos ainda temos uma desvantagem na qualificação olímpica, mas ainda tem muitos eventos para alcançarmos Márcio e Fábio Luiz”, analisou Pedro Solberg após a vitória. Mas confiante o jogador completou: “Começamos essa temporada jogando em um nível altíssimo”.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Definidas as quartas-de-final do brasileiro sub-21

Nesta SEXTA-FEIRA (02.05), foram definidas as duplas que avançaram para as quartas-de-final da primeira etapa da sexta edição do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia. No masculino, classificaram-se: Álvaro Filho/Vitor (PB), Josias/Waldir (PB), Jefferson/Gabriel Pereira (RJ), Léo Síndice/Luiz Felipe (PR/RJ), David/João Paulo (RJ), Cacau/Marcus (PE), Tássio/Levi (RJ) e Watson/Buba (ES/PE). No feminino, seguem na luta pelo títul Keila/Fabí (PB), Marcella/Noele (ES), Natasha/Amanda Maltez (RJ), Fernanda Nunes/Patrícia (RJ), Naty/Carol Martins (PB), Carol/Tabatha (RJ), Helena/Isabella (RJ) e Bruna Motta/Flávia (RJ). A competição está sendo disputada no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S), no Rio de Janeiro.

Na manhã deste SÁBADO (03.05), serão realizadas as quartas-de-final, a partir das 10h. No período da tarde, às 15h, serão iniciadas as semifinais dos torneios masculino e feminino. As finais e disputas de terceiro lugar acontecerão na manhã de DOMINGO (04.05).

Pelo torneio feminino, Natasha e Amanda Maltez garantiram a classificação com duas vitórias. Na estréia, elas passaram por Bruninha/Renatinha (PB), por 2 sets a 0 (18/7 e 18/12). Na seqüência, venceram Helena/Isabella por 2 sets a 1 (18/13, 9/18 e 15/13). A parceria tem como técnica a ex-jogadora de vôlei Rejane, que não está presente no evento, pois está participando de uma competição em Santos. Amanda, vice-campeã brasileira na categoria Sub-19, enalteceu a qualidade da competição. “É um privilégio ter a Rejane como técnica. Em todos os trabalhos, ela procura nos passar sua experiência e isso nos transmite muita confiança. Sendo assim, entramos em quadra à vontade para desenvolver nosso melhor voleibol. O Campeonato Sub-21 está com um bom nível técnico, porém temos consciência de nossa capacidade e sabemos que podemos fazer bonito”, avalia.

O time formado por Marcella/Noele superou, na primeira rodada, Adri/Eliane (AL), por 2 sets 0 (18/11 e 18/13) e se classificou com mais uma vitória. Desta vez, diante de Naty/Carol Marins por 2 sets 0, parciais de 18/16 e 18/11. “O dia de hoje foi bastante proveitoso para nós. Atuamos concentradas e com garra. Esses dois fatores foram essenciais para conquistarmos a classificação. Todas as parcerias querem vencer a competição, isso é evidente, mas se chegarmos entre as primeiras colocadas estará de bom tamanho. O time foi montado em cima da hora. Estava sem parceira para jogar. A Noelle joga na equipe de vôlei indoor do Álvares Vitória (ES). Treinamos apenas uma semana, mesmo assim o desempenho está bom”, conta Marcella.

A partir das 10h, deste sábado, serão disputadas duas partidas válidas pelas quartas-de-final do torneio feminin Keila/Fabí x Marcella/Noelle; e Bruna Motta/Flávia x Helena/Isabella. Às 10h40, Natasha/Amanda Maltez x Fernanda Nunes/Patrícia; e Naty/Carol Marins x Carol/Tabatha completarão a rodada.

No torneio masculino, os primeiros a garantir vaga foram os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe. Na primeira rodada, eles passaram por Ramon/Leonardo (RJ) por 2 sets a 0 (18/10 e 18/16). Na seqüência, eles derrotaram Cacau/Marcus pelo mesmo placar, com parciais de 18/12 e 18/7.

Líderes do ranking brasileiro Sub-21, Álvaro e Felipe têm apenas 17 anos de idade. O fato de ocupara a primeira colocação no ranking não intimida os paraibanos. “Estamos acostumados a jogar com o vento, pois em João Pessoa (PB) venta bastante. Isso nos ajudou, especialmente no saque. Estamos em primeiro no ranking, mas não nos sentimos pressionados por isso, já que somos muito jovens. Ainda teremos muitas oportunidades de vencer o Campeonato Brasileiro Sub-21, mas não desperdiçaremos esta oportunidade, se tivermos chances. A competição está muito equilibrada e o fator psicológico fará a diferença no final”, diz Álvaro.

Os cariocas Jefferson e Gabriel Pereira também se classificaram com duas vitórias. Na primeira rodada, eles passaram por Tássio/Levi por 2 sets a 0 (18/10 e 18/9). A vaga foi consolidada após o segundo triunfo, diante de Watson e Buba, também por 2 a 0 (18/15 e 18/14). A dupla, que disputa o Circuito Banco do Brasil, alcançou seu melhor resultado na competição na última etapa, em Brasília (DF), quando passaram pela primeira vez do qualifying e terminaram em 13o lugar. Para Gabriel, o resultado na capital federal deu muita força à dupla no Campeonato Brasileiro Sub-21. “Não esperávamos ir tão bem em Brasília, pois estávamos nos preparando para o Campeonato Brasileiro Sub-21, que é nossa prioridade em 2008. Ter tido um desempenho tão bom em Brasília nos animou bastante. Estamos nos dedicando bastante, pois sabemos que temos tudo para crescer muito nesta temporada”, conta Gabriel, de 18 anos.

No masculino, às 10h, Álvaro Filho/Vitor Felipe enfrentarão Josias/Waldir (PB) e Tassio/Levi duelarão com Watson/Buba. Ás 10h40, mais dois duelos: David/João Paulo x Cacau/Marcus; e Jefferson/Gabriel Pereira x Léo Síndice/Luiz Felipe.

Ana e Shelda se recuperam e estão a um jogo da semifinal

Ana Paula e Shelda vinham de duas vitórias importantes sem perder um set quando foram derrotadas por Renata e Talita. A derrota por 2x0 para as compatriotas as jogou para a repescagem, mas depois disso a dupla parecer ter re-encontrado o rumo das vitórias e já está a uma partida da semifinal.

Ainda ontem elas estrearam na repescagem com uma vitória, com parciais de 21-14 e 21-16, sobre as alemãs Holtwick e Semmler. Hoje voltaram as quadras externas do complexo montado no centro financeiro mais importante da China para conquistar mais uma vitória sem perder um set. Agora a pouco elas precisaram de quarenta e dois minutos para vencer as gregas Karantasiou e Arvaniti com placar de 21-15 e 21-18.

Na próxima partida, que vale a vaga na semifinal contra Renata e Talita, as brasileiras enfrentarão mais uma dupla alemã. Para ganhar de Brink-Abeler e Jurich Ana Paula aposta na concentração. “Precisamos manter o foco na competição. Na repescagem uma bobeira pode eliminar a dupla”, comentou a atleta.

Alisson e Bernardo embarcam para o Mundial

Depois de optarem em não disputar as duas primeiras etapas do Circuito Mundial finalmente Alisson e Bernardo estão prontos para a estréia internacional nessa temporada. A dupla que treina no Leblon embarca esse fim-de-semana para Praga, capital da República Tcheca.

Lá eles terão a difícil missão de vencer os dois desafios no country-quota brasileiro para chegarem ao qualifying, e aí sim ter a chance de lutar por uma das vagas no torneio principal. Apesar da dificuldade em ter que vencer Luizão/Benjamim e Pedro/Franco para chegar a fase internacional do torneio Alisson está confiante. “Estamos muito ansiosos. Conseguimos bons resultados nas últimas etapas do circuito brasileiro e acredito que temos condições de fazer um bom trabalho em Praga”, analisou o jogador que na última etapa do Circuito Banco do Brasil subiu ao pódio ao lado de seu parceiro (medalha de bronze).

Para se adaptarem ao fuso horário de quatro horas e ganharem tempo de descanso antes da estréia, principalmente porque Franco e Pedro estarão vindo de uma viagem desgastante desde Xangai, onde jogam nessa madrugada a decisão do terceiro lugar, a dupla optou em embarcar a Europa ainda nesse sábado. “Teremos alguns dias para esta adaptação e estaremos bem descansados para a nossa estréia”, completa o jogador.

As outras três duplas que representarão o país no torneio serão Ricardo/Emanuel, que perderam em Xangai a invencibilidade na temporada, Márcio/Fábio Luiz, que disputam com Franco e Pedro a medalha de bronze na China, e Pedro Solberg/Harley que buscam o bi-campeonato da etapa chinesa essa madrugada. Os três times já estão pré-classificados ao main draw.

Já as mulheres terão uma semana de folga antes de retomarem o tour internacional na capital sul-coreana. Seul receberá a elite do vôlei de praia feminino mundial entre os dias 13 e 18 desse mês.

Re-edição da final australiana decide título em Xangai

Pela segunda vez na temporada Pedro Solberg e Harley terão pela frente a dupla chinesa Penggen Wu e Linyin Xu em um final de etapa do Circuito Mundial. Os brasileiros defendem uma invencibilidade no confronto de três jogos além do título conquistado no ano passado em Xangai.

Se chegarem ao bi-campeonato os brasileiros terão ganho pela segunda vez consecutiva uma etapa de mundial frente os chineses, já que na Austrália a vitória foi verde-e-amarela (23-21 e 21-12). “Estamos empolgados em pegar os chineses de novo em uma final. Eles terão toda a torcida a seu favor, mas estamos preparados para competir com o máximo de nossa habilidade. Sabemos que esse jogo é importante para o nosso objetivo de conquistar uma das duas vagas brasileiras em Pequim”, disse o filho de Isabel que vêm enfrentando uma forte febre durante essa semana.

Já os chineses se dizem felizes com o resultado até agora e esperam contar com seus familiares e amigos na torcida para dar o troco da decisão da primeira etapa. “É uma honra para nós jogarmos tão bem assim na frente de nossa torcida. É melhor ainda jogar a segunda final consecutiva. Nos trabalhamos muito duro para chegar no ponto de podermos disputar uma medalha a cada semana. O mundial é muito difícil porque tem vários times com capacidade para vencer, por isso nos consideramos afortunados de estarmos jogando de forma tão consistente essas duas primeiras etapas”, comentou Wu.

- Decisão do 3º lugar é totalmente brasileira

Antes da final, quando o Brasil pode conquistar o segundo ouro consecutivo na temporada, o país verá o confronto que decidirá qual de suas duplas ficara com a medalha de bronze.

Márcio/Fábio Luiz e Franco/Pedro Cunha se enfrentam pela segunda vez na competição. Depois de vencerem o jogo nas quartas-de-final (2x1 – 21-19/16-21/15-10), os campeões mundiais de 2005 esperam conquistar a décima primeira vitória em etapas internacionais frente os compatriotas Franco e Pedro. Já os atuais campeões brasileiros esperam repetir as boas atuações que tiveram em Portugal no ano passado, quando conquistaram na etapa duas das três vitórias que tem em cima dos rivais.

Brasil e China garantem vaga na semifinal

As duas maiores potências do vôlei de praia representados na segunda etapa do Circuito Mundial, já que os Estados Unidos não enviou nenhum dupla, garantiram nessa madrugada as duas vagas nas semifinais vindas da chave dos vencedores.

Invictas até agora na competição, Xue/Zhang Xi e Renata/Talita esperam a definição de suas adversárias através da repescagem. Cabeças-de-chave número três da competição Xue e Zhang Xi são a única esperança da casa na conquista do título, já que as campeãs de 2007 Tian Jia e Wang foram eliminadas com a derrota para as australianas Cook e Barnett. Já as brasileiras poderão inclusive ter um confronto caseiro na semifinal.

Renata e Talita que passaram ontem sem perder um set frente as compatriotas Ana Paula/Shelda e Juliana/Larissa poderão enfrentar novamente Ana e Shelda na semifinal. A dupla que disputa a repescagem precisa de duas vitórias para chegar a semifinal (contra as gregas Karantasiou e Arvaniti e depois contras as alemãs Brink-Abeler/Jurich). Para Abel Martins os jogos de ontem mostraram a capacidade de recuperação de suas atletas. “Depois de um primeiro dia em que não jogamos bem ontem mostramos todo nosso voleibol. Isso mostra que estamos bem”, analisou o técnico das vice-líderes do ranking brasileiro.

Já Juliana e Larissa, que perderam após uma série de 42 jogos invictos esperam a definição do confronto entre Candelas e Garcia, do México, e as australianas Cook/Barnett para conhecer suas adversárias na partida que vale vaga na semifinal contras as donas-da-casa.

Rotina de confrontos brasileiros segue e país garante semi

Em quatro rodadas, quatro jogos entre duplas de brasileiras. Com essa rotina o país assiste um mini-circuito brasileiro dentro da segunda etapa do mundial.

Depois das vitórias de Ana Paula/Shelda sobre Cris e Andrezza, que representam a República da Geórgia, e Maria Clara e Carol no primeiro dia, hoje elas foram derrotadas no terceiro confronto consecutivo contra conterrâneas. Pela segunda vez na temporada internacional Renata e Talita levaram a melhor e venceram o jogo por 2x0 (21-13/24-22) – na etapa da Austrália elas também conquistaram uma vitória de dois a zero sobre as adversárias. Com o resultado as vice-líderes do ranking brasileiro seguem para enfrentar Juliana/Larissa nas quartas-de-final. As campeãs pan-americanas se classificaram a essa fase com uma vitória de três sets sobre as gregas Karantasiou e Arvaniti (21-18/17-21/15-08).

Ana e Shelda ainda têm chances de chegar ao final four, mas por um caminho mais longo. Elas estréiam na repescagem contra a dupla que sair vitoriosa do jogo entre Crespo e Ribalta, de Cuba, e as alemãs Holtwick e Semmler.

Brasil garantido na final masculina

O Brasil conquistou agora a pouco por antecipação uma vaga na decisão da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com três duplas na semifinal o país pode ainda ter uma final totalmente verde-e-amarela em Xangai.

Para isso Franco e Pedro Cunha, que venceram com duplo 21-19 a dupla norueguesa na final da repescagem, terão que passar pelos donos da casa Xu/Wu. A missão deve ser um pouco complicada já que além de contarem com toda a torcida a seu favor, os chineses tem vantagem no confronto – três vitórias e duas derrotas.

Na outra partida que vale vaga na decisão Márcio e Fábio Luiz, únicos brasileiros invictos no torneio, tentam devolver as duas derrotas sofridas ano passado em Xangai frente Pedro Solberg e Harley. Na ocasião o filho da ex-jogadora Isabel estreava sua parceria com o brasiliense Harley levando o título do torneio. Mas, para Fábio Luiz o jogo vale muito mais que o acesso a final, seria a chance de apagar o começo de temporada titubeante de sua dupla. Confiante o jogador acredita na classificação. “Estamos determinados e nos dedicamos muito a este torneio. Claro que o foco principal continua sendo as Olimpíadas, mas quem administra melhor os jogos acaba conseguindo os resultados”, explicou o jogador que sabe que o confronto é decisivo na disputa entre as duas duplas oponentes pela segunda vaga brasileira em Pequim.

Holofotes de Hollywood se voltam para a praia

As luzes brilhantes e o foco dos paparazzi de Hollywood encontraram-se todos na mesma direção nessa quinta. A praia de Huntington foi palco para Maria Menounos que jogou o qualifying de mais uma etapa da AVP.

“Foi muito mais divertido do que eu poderia esperar”, disse a astro de Access Hollywood. “Eu adoro estar ao ar livre e praticar esportes, então pensei que seria uma ótima oportunidade para unir as duas coisas”, completou a atriz que jogou ao lado de Jessie Cooper. Sobre sua parceira Maria comentou: “Ter uma boa parceira ajuda já que quando se está ao lado de uma pessoa que joga bem você tem que dar o seu melhor. E eu fiz melhor do que esperava”.

Mesmo com tanta empolgação a dupla da estrela de TV acabou derrotada por Bianca Peigler e Shannon Sneed em apenas trinta minutos, com parciais de 21-07 e 21-10. De qualquer forma a sua parceira elogiou a atuação da estreante. “Ela jogou bem. Não teve medo do jogo, teve um bom passe e levantamento, além de ter um excelente saque. É muito bom ver que ela se esforçou ao máximo. No final tenho certeza de que ela se apaixonou pelo esporte”, analisou Cooper.

Maria Clara e Carol deixam a China com o 17º lugar

Uma vitória e duas derrotas. Esse foi o saldo das irmãs Maria Clara e Carol na segunda etapa do Circuito Mundial, disputada em Xangai (China). Com os resultados a dupla deixou a competição com o décimo sétimo lugar.

A única vitória foi na estréia, quando jogaram contra as austríacas Montagnolli e Swoboda. Mesmo assim a dupla brasileira teve dificuldades em confirmar o placar: perderam o primeiro set por 21 a 19 e só viraram o jogo com parciais de 21-17 e 15-12.

Ainda ontem elas tiveram a primeira derrota. Foi quando tiveram o confronto caseiro frente a Ana Paula e Shelda. Depois de perderem o primeiro set por 21 a 18, as irmãs chegaram a ter a chance de empatar a partida mas acabaram derrotadas por 21-19. “Estivemos a frente quase todo o primeiro set e acabamos desperdiçando alguns ataques. No segundo, recuperamos uma desvantagem de seis pontos mas infelizmente o juiz errou uma bola a favor delas e a Ana conseguiu um ace com a bola caindo depois de tocar na rede”, explicou Maria Clara.

Hoje elas foram derrotadas na sua estréia na repescagem pelas francesas Faure e Sarpaux. Em mais um jogo disputado, com parciais de 22-20 e 21-19, as européias precisaram de 49 minutos para acabar com as chances das filhas de Isabel de tentarem chegar as finais.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Brasileiros a um jogo da semifinal

Com uma dupla já garantida entre as quatro melhores do Aberto de Xangai, o Brasil luta daqui a pouco pra garantir mais duas duplas no final four e uma conseqüente vaga automática na decisão.

Jogando pela repescagem, Pedro Solberg e Harley venceram no primeiro jogo dessa noite os australianos Schacht e Slack por 2x1 e agora enfrentam Laciga e Schnider (Suíça) na busca da vaga na semifinal. Depois de terem vencido o primeiro set por 21-19 os brasileiros foram derrotados pelo mesmo placar no set seguinte, mas se recuperaram a tempo de fechar o jogo com 15-11 no tie-break. Pedro que enfrenta uma febre alta terá que se superar em quadra para conseguir enfrentar no jogo que vale vaga na decisão os conterrâneos Márcio e Fábio Luiz.

Outros brasileiros que tentam alcançar a semifinal através da chave dos perdedores são Pedro/Franco. Eles que foram derrotados na quartas-de-final enfrentam Kjemperud e Skarlund, da Noruega, na tentativa de disputar o final four.

Rio domina o qualifying do sub-21

As duplas cariocas dominaram o qualifying da primeira etapa da sexta edição do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol-Saquarema (CDV-S), no Rio de Janeiro. Entre os homens, 14 parcerias brigaram, nesta QUINTA-FEIRA (01.05), por quatro vagas no torneio principal. Entre as mulheres, nove duplas lutaram pelos quatro lugares. Entre as oito parcerias classificadas, seis são do Rio de Janeiro.

Os times que se juntarão, nesta SEXTA-FEIRA (02.05), aos já previamente classificados de acordo com o ranking da categoria sã David/João Paulo (RJ), Victor/Marcus (RJ), Max/João Moreno (ES) e Gabriel/Camilo (RJ). No feminino, Fernanda/Patrícia (RJ), Camila/Ingrid (RJ), Nádia/Luana (AL/PR) e Helena/Isabella (RJ) avançaram ao torneio principal.

A parceria Victor/Marcus venceu Pedro/Felipe Sena (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 18/10 e 18/8. Mais tarde, também por 2 sets a 0 (18/15 e 18/14) superou Rafa/Massu (SE/PB). Marcus creditou o boa performance na estréia da competição aos bons treinamentos realizados.

“Fizemos boas partidas no qualifying. Isso é fruto do forte trabalho que temos desenvolvido no dia-a-dia. Mesmo sendo a primeira vez que disputo o Campeonato Brasileiro Sub-21, pretendo voltar para casa só no DOMINGO (04.05). Quero ficar entre os quatro primeiros”, contou Marcus.

No torneio feminino, Camila e Ingrid precisaram de três partidas para chegar ao torneio principal. No primeiro compromisso, superaram, por 2 sets a 0, Nayara e Josi (PR), parciais de 18/9 e 19/17. Em seguida, perderam de Helena/Isabella por 2 sets a 0, parciais de 18/8, 15/18 e 12/15. Na partida decisiva, venceram Alexandra/Carolina (RJ) por 2 sets a 0 (18/10 e 18/12).

A jovem Ingrid de 17 anos, que disputa o Campeonato Brasileiro da categoria pela primeira vez, analisou o comportamento da parceria no primeiro dia de jogos. “Atuamos bem no qualifying. A concentração e a união do time foi primordial para a classificação. Nos incentivamos em todos os instantes. O objetivo neste Brasileiro é realizar bons jogos e, conseqüentemente, fazer uma boa campanha”, destacou a carioca.

Pedro Solberg tem um adversário a mais na China

Não bastasse o desafio de vencer grandes adversários, Pedro Solberg terá que passar por mais um adversário para manter-se na disputa pelo título da etapa de Xangai do Circuito Mundial.

O jogador que busca o bi-campeonato do torneio não está se sentindo bem e chegou a ter febre de 38,6 graus. Para sua irmã mais velha a condição de saúde do jogador preocupa. “Ele está passando muito mal, achamos até que pode estar com febre”, disse Maria Clara. Pedro, que joga ao lado do brasiliense Harley, terá que superar suas condições físicas para não perder mais nenhum jogo na competição. Como está na repescagem, desde a derrota para Franco e Pedro na terceira rodada, o brasileiro não pode acumular mais nenhuma derrota. Caso contrário estará eliminado da etapa.

O primeiro desafio nessa sexta (noite de quinta no Brasil) será contra os australianos Schacht/Slack. Se vencerem seu segundo jogo na chave dos perdedores, ontem eles bateram os canadenses Heese/Cadieux por 2x0, com parciais de 25-23 e 21-14, a dupla brasileira enfrentará os suíços Laciga e Schnider.

Brasileiros jogam a repescagem

Três duplas brasileiras jogarão nessa sexta-feira pela repescagem na etapa de Xangai do Circuito Mundial. A partir de agora eles não podem perder mais nenhum jogo para manter-se na disputa pelo título da segunda etapa.

Harley e Pedro Solberg, que no ano passado levaram o título dessa etapa na China, terão pela frente o desafio de devolver a derrota sofrida em Marselha frente os australianos Schacht/Slack. Apesar do último confronto entre eles ter tido esse resultado, no histórico dos confrontos os brasileiros levam a melhor (2 vitórias contra 1). A dupla brasileira caiu a repescagem depois de terem perdido na terceira rodada para Franco/Pedro (2x0), mas se recuperaram no primeiro desafio na fase eliminatória ao derrotarem os canadenses Heese e Cadieux (2x0 – 25-23/21-14).

Pedro terá inclusive a companhia das suas irmãs nessa fase. Maria Clara e Carol perderam o segundo jogo para Ana Paula e Shelda, por 2 a 0, e agora enfrentam as francesas Faure e Sarapux na repescagem. Se mantiverem a invencibilidade de dois jogos frente as européias as filha da ex-jogadora Isabel pegam as vencedoras do jogo entre as gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani e as austríacas Schwaiger.

Outra dupla brasileira que também estréia na repescagem hoje a meia-noite, no horário de Brasília, serão Franco e Pedro que após vencerem Harley/Pedro Solberg acabaram não resistindo ao segundo confronto caseiro, dessa vez contra Márcio e Fábio/Luiz (2x1 – 21-19/16-21/15-10). Enquanto os vencedores se classificaram a semifinal do torneio (e são os únicos brasileiros invictos na China), os derrotados esperam a definição dos seus adversários, que podem ser os noruegueses Kjemperud/Skarlund ou os espanhóis Herrera/Mesa. Os espanhóis inclusive foram os responsáveis pela eliminação da dupla campeã olímpica Ricardo e Emanuel. Os cabeças-de-chave número um do torneio perderam os dois jogos de ontem: primeiro para os suíços Laciga/Schnider por 2x1 e depois para os espanhóis, com parciais de 21-18 e 21-17.

Clássico vale vaga nas quartas-de-final

Com todas as duplas do mesmo lado da chave feminina o Brasil deverá ter uma seqüência de jogos caseiros na segunda etapa do Circuito Mundial. Mesmo quando uma das duplas joga representando outro país, os duelos brasileiros têm promovido muitas emoções a quem está assistindo aos jogos na arena de Xangai.

Logo na estréia um duelo entre velhas conhecidas foi vencido pelas representantes do Brasil. Ana Paula e Shelda levaram a melhor (2x0) sobre Cris e Andrezza, que no mundial jogam pela República da Geórgia. Na seqüência a dupla formada esse ano para brigar por uma das duas vagas brasileiras em Pequim teve outro confronto verde-e-amarelo, e mais uma vez saíram vitoriosas sem perder um set. Apesar disso a partida contra as irmãs Maria Clara e Carol foi bastante disputada, e a vitória veio com parciais apertadas – 21-18 e 21-19.

Amanhã elas terão na terceira rodada mais um duelo contra conterrâneas. Em jogo que vale vaga nas quartads-de-final do torneio Ana e Shelda enfrentarão Renata e Talita. A dupla adversária se classificou com duas vitórias de virada. Primeiro elas passaram pelas italianas Gattelli e Perrotta (19-21/21-17/15-12) e depois pelas austríacas Schwaiger com parciais de 19-21, 21-13 e 15-06.

Com isso o Brasil já garantiu uma vaga na quarta rodada da competição, e poderá também garantir uma vaga na semifinal. Para isso basta que Juliana e Larissa vençam o jogo contras as gregas Karantasiou e Arvaniti e assim se classifiquem a jogar contra as vencedoras do duelo brasileiro. As atuais campeãs mundiais avançaram na competição com duas vitórias: 2x0 (21-16/21-11) sobre as chinesas Zhang/Yue e 2x1 (16-21/21-16/15-12) sobre as russas Uryadova/Shiryaeva.

Mexicanas protagonizam a maior surpresa do dia

Elas só tinham disputado até Xangai por duas vezes uma chave principal de etapas do Circuito Mundial, e mesmo assim saíram das duas oportunidades sem vencer uma partida. Mas, Mayra Garcia e Bibiana Candelas conseguiram a maior surpresa do primeiro dia de competição da fase principal da segunda rodada do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Após passarem por dois jogos ontem no qualifying a dupla teve logo na estréia de hoje o complicado desafio de vencer a principal dupla chinesa: Tian Jia e Wang. Mas o que parecia ser uma missão impossível acabou tornando-se a maior vitória na carreira das jogadoras latino-americanas. “Nós jogamos bem ontem e batemos um time bom e experiente do Canadá para avançar ao main draw. Mas o jogo de estréia hoje foi a nossa maior vitória de todos os tempos”, comentou empolgada Garcia que em 2004 participou dos Jogos Olímpicos ao lado de Hilda Gaxiola.

A vitória sobre as donas-da-casa veio após um primeiro set disputado (24-22), mas foi confirmada até com certa facilidade na seqüência com a parcial favorável de 21 a 13. “Depois de termos falhado no qualifying na Austrália voltamos pra casa para treinar bem forte. Òbvio que todo sacrifício valeu pela nossa primeira vitória em um jogo da chave principal, ainda mais sobre um dos grandes times favoritos ao título olímpico”, completou a jogadora de 35 anos.

Brasil garante vaga na semifinal, mas vê duas duplas caírem para a repescagem

A terceira rodada da chave masculina da etapa de Xangai rendeu grandes emoções aos brasileiros. Com duas vitórias o país garantiu ao menos uma vaga na semifinal do torneio, mas ao mesmo tempo viu dois times favoritos caírem para a repescagem.

Com um dos confrontos das oitavas-de-final sendo todo brasileiro o país sabia que ao menos uma dupla teria que disputar a repescagem, mas a derrota de Ricardo e Emanuel não era esperada. Os atuais campeões mundiais perderam um jogo disputadíssimo para os suíços Laciga e Schnider. Depois da derrota apertada na primeira parcial (22-20) e da vitória tranqüila no set seguinte (21-15) parecia que os brasileiros confirmariam o favoritismo, mas em um tie-break equilibrado acabaram derrotados por 15 a 13. “Ao contrário da Austrália quando tivemos alguns match points e não conseguimos aproveitar, aqui em Xangai estamos tendo sorte e conseguindo virar as bolas na hora certa”, afirmou Martin Laciga que tenta chegar a sua terceira edição olímpica seguida. Com a derrota os brasileiros caíram a repescagem e esperam o vencedor do confronto entre os espanhóis Herrera/Mesa e os franceses Gagliano/Dugrip para conhecer seus próximos adversários.

Outra dupla brasileira que também não podem mais perder nenhum jogo são Pedro Solberg e Harley. A dupla que defende o título conquistado em Xangai no ano passado foi derrotada agora a pouco pelos conterrâneos Franco e Pedro Cunha por 2 a 0 (21-18/21-19). Enquanto os perdedores esperam o adversário que sairá do confronto entre Heese/Cadieux (Canadá) e os brasileiros, naturalizados na República da Geórgia, Jorge e Renatão, a dupla vencedora irá ter outro desafio verde-e-amarelo. Na partida que vale vaga na semifinal eles tentam diminuir a vantagem de Márcio e Fábio Luiz no histórico do confronto em etapas do mundial (são nove vitórias dos campeões mundiais em 2005 contra quatro de Pedro/Franco).

Brasileiras vencem o primeiro jogo na China

As quatro duplas que representam o Brasil na chave feminina da etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia estrearam com vitória nessa madrugada.

Primeiras a entrar em quadra Juliana e Larissa não deram chance para as donas-da-casa Zhang/Yue e venceram a partida por dois sets a zero, com parciais de 21-16 e 21-11. Agora as atuais campeãs mundiais tentam manter a invencibilidade de três jogos nos confrontos contra as russas Alexandra Shiryaeva e Natalya Uryadova para seguir apenas com vitórias no torneio.

Outra dupla que venceu fácil o seu primeiro desafio foi Ana Paula/Shelda. Em apenas trinta e quatro minutos elas atropelaram Cris e Andrezza, que no mundial representam à República da Geórgia, com duplo 21 a 15 e agora pegam as conterrâneas Maria Clara e Carol. As irmãs se classificaram a segunda rodada após virarem o jogo contra Montagnolli/Swoboda (Áustria) – 19-21/21-17/15-12.

O mesmo caminho, inclusive com as mesmas parciais, tiveram Renata e Talita em seu jogo de estréia. A virada sobre as italianas Gattelli e Perrotta garantiu as brasileiras a vaga na segunda rodada, para jogar contra as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil pode ter quatro confrontos caseiros nessa quinta

Oito duplas brasileiras jogam nessa quinta em Xangai, além das outras duas duplas nacionais que representam no mundial a República da Geórgia, mas ao menos quatro delas terão que encerrar o dia na repescagem. É que com as chaves definidas da segunda etapa do Circuito Mundial, tanto no masculino quanto no feminino, haverá confrontos entre brasileiros.

Juliana e Larissa, cabeças-de-chave número um do torneio feminino, são as únicas entre as mulheres que só tem chance de pegar brasileiras, se vencerem todos os seus jogos, apenas nas quartas-de-final. A dupla estréia contra as donas-da-casa Zhang/Yue no jogo quer abre a programação do dia na quadra central, as nove e meia da manhã (22:30 de hoje no horário de Brasília). Quarta colocadas no ranking de entradas do feminino, Renata e Talita também não pegam brasileiras hoje, mas caso saiam vitoriosas das duas partidas dessa quinta tem grande chances de enfrentar uma dupla conterrânea na terceira rodada (que será disputada na sexta). A estréia das vice-campeãs na primeira etapa do mundial será contra as italianas Gattelli/Perrotta.

O confronto que define as possíveis adversárias de Renata/Talita nas oitavas-de-final sairá de uma chave repleta de duplas brasileiras. Caso passem pelas austríacas Montagnolli e Swoboda, Maria Clara e Carol enfrentarão as vencedoras do confronto entre Ana Paula/Shelda e Cris/Andrezza, que no mundial jogam com o nome de Saka e Rtvelo. Mas antes as irmãs preferem focar apenas na estréia: “Nossos jogos contra elas são sempre difíceis, como na primeira rodada da etapa brasileira do circuito mundial do ano passado, em Fortaleza. Ganhamos, mas foi duro. A verdade é que não podemos dar mole”, comentou Carol sobre o duelo contra a dupla da Áustria.

No masculino, apesar de já estarem na terceira rodada, os brasileiros também terão confrontos caseiros pela frente. É o caso de Pedro e Harley que para defenderem o título conquistado de forma invicta no ano passado em Xangai poderão ter que vencer até dois confrontos nacionais. A uma e meia da madrugada eles pegam Franco e Pedro, e no mesmo horário estará sendo definido o adversário da dupla vencedora do confronto verde-e-amarelo no jogo entre Márcio/Fábio Luiz e Scacht/Slack (Austrália). No histórico dos confrontos em mundiais os atuais campeões brasileiro levam a melhor sobre os campeões da primeira etapa do mundial (2 vitórias de Pedro/Franco e 1 de Harley/Pedro), enquanto Márcio e Fábio Luiz tem três vitórias e duas derrotas para os australianos. Por isso mesmo o capixaba Fácio espera mais dificuldade no segundo dia de disputa: “O jogo contra os australianos será complicado, pois os dois são muito habilidosos”.

Ricardo e Emanuel seguem na outra ponta da chave do torneio e enfrentam os suíços Laciga/Schnider na terceira rodada. Caso vençam terão pela frente os vencedores do confronto entre Kjemperud/Skarlund (Noruega) e Xu/Wu (China). Enquanto isso Renatão/Jorge, que representam a República de Geórgia, tem um duelo de vida ou morte contra os cubanos Alvarez e Bernal na repescagem.

Irmãs se juntam as outras três duplas no main draw

Enquanto os homens disputavam as duas primeiras rodadas da chave principal em Xangai, do lado feminino 34 duplas tentavam alcançar no qualifying as oito vagas restantes na fase principal do torneio.

Entre elas uma dupla representava o Brasil. Pela segunda vez na temporada Maria Clara e Carol tiveram que disputar a fase de qualificação, e assim como na Austrália conquistaram a vaga, só que dessa vez com um caminho mais longo. Apesar de não terem tido que disputar o country-quota, devido a desistência de Leila e Sandra, as irmãs tiveram que jogar duas partidas no quali devido o grande número de duplas inscritas.

E no primeiro jogo elas tomaram um susto. O nervosismo da estréia no torneio tornou o jogo contra as russas Popova e Vasina mais complicado do que o esperado. “O time da Rússia tem uma jogadora alta e nós estávamos ainda um pouco tensas. Não podíamos perder, porque o qualy é eliminatório”, analisou Maria Clara depois da vitória com parciais de 21-18 e 21-16.

Mas a vitória parece ter dado confiança a dupla brasileira que na seqüência venceram com facilidade a dupla francesa Giauoi e Hamzaoui (21-13/21-11). “Jogamos bem melhor desta vez, mesmo encarando um time mais forte que o primeiro. A verdade é que elas sentiram um pouco, porque deu tudo certo para nós”, acrescentou a filha mais velha de Isabel.

Com os resultados Maria Clara e Carol se juntam as outras três duplas brasileiras que já estavam classificadas a fase principal da competição: Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda.

Brasileiros tem aproveitamento de 100% no primeiro dia

Começaram ontem as disputas na chave principal masculina do Aberto de Xangai, válido pelo Circuito Mundial, e mais uma vez o Brasil mostrou porque sempre figura na lista dos favoritos.

Sem dar chances a seus adversários as duplas brasileiras conseguiram vencer suas duas partidas do primeiro dia e avançaram as oitavas-de-final da competição. Apenas Pedro Cunha e Franco, que vieram do qualifying, perderam um set, mas mesmo assim tiveram aproveitamento de 100% nos jogos que aconteceram essa madrugada.

Depois de estear sem dificuldades frente os ucranianos Babich/Nikolaev (2x0 – 21-14/21-13) os brasileiros precisaram de três sets no jogo contra os neozelandeses Lochhead/Pitman para avançar na competição. “O primeiro jogo foi bem tranqüilo, não tivemos muitas dificuldades. Vacilamos um pouco na segunda partida e, por isso, perdemos o segundo set. Mas, mantivemos a calma e retomamos nosso ritmo no tie-break”, avaliou Pedro Cunha, que ao lado de seu parceiro Franco venceu o segundo jogo com parciais de 21-15, 21-23 e 15-11.

Todas as outras três duplas que representam o Brasil no torneio continuam invictas inclusive em sets. Estreando no Circuito Mundial esse ano em Xangai, Ricardo e Emanuel estavam apreensivos para ver como seria a volta aos jogos internacionais. “Jogamos muito bem nas primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil nesta temporada, então estávamos ansiosos para voltar a disputar o Circuito Mundial e ver quais seriam nossos resultados”, comentou Emanuel que ao lado do seu parceiro, o baiano Ricardo, atropelou seus adversários. No primeiro jogo, contra os donos-da-casa Xu/Gao, chegaram a ter um placar de 21-09 a seu favor (no segundo set da partida, sendo que o primeiro set foi vencido por 21-17), e na seqüência precisaram de apenas 34 minutos para impor a vitória sobre os italianos Lione/Varnier (21-13/21-15).

Quem também teve um placar elástico em um dos sets na estréia foram Márcio e Fábio Luiz. Depois de vencerem apertado o primeiro set da partida contra os cubanos Alvarez/Bernal (21-19) eles impuseram um 21-08 para fechar o jogo. Na segunda rodada eles derrotaram os franceses Dugrip e Gagliano com parciais de 21-17 e 21-16.

Pedro e Harley, que defendem o título conquistado em Xangai no ano passado, continuam na busca do bi-campeonato. No primeiro jogo do dia eles pegaram a dupla surpresa venezuelana, vinda do qualifying, que estreava em chave principal de Circuito Mundial. Sem muitas dificuldades eles passaram por Mussa/Fane com 21-16 e 21-15, para depois vencerem os suecos Berg e Brinkborg com 21-18 e 21-14.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Brasileiros atropelam seus adversários na estréia

As duas duplas brasileiras que já disputaram seu primeiro jogo na chave principal do Aberto de Xangai mostraram porque o Brasil é sempre favorito ao título das etapas do Circuito Mundial.

Estreando na temporada internacional Ricardo e Emanuel precisaram de pouco mais de meia hora para vencer os donos-da-casa Xu/Gao por dois sets a zero. Depois de vencerem o primeiro set por 21-17 eles atropelaram os adversários na seqüência da partida (21-09). Com isso os atuais campeões olímpicos passaram à segunda rodada e terão pela frente os italianos Riccardo Lione e Matteo Varnier. Essa será a terceira vez que as duplas se enfrentam, todas as partidas anteriores foram vencidas pelos brasileiros.

Quem também teve uma boa estréia forma Márcio e Fábio Luiz. Após um primeiro set apertado, em que venceram pela contagem mínima (21-19), eles não deram chances aos cubanos Francisco Alvarez e Oney Ramirez Bernal e fecharam a segunda parcial com 21 a 08. A definição do próximo adversário da dupla sai do confronto entre os franceses Gagliano/Dugrip e Samoilovs /Palvis, da Letônia.

- Dupla “exportada” também ganha o primeiro desafio

Outros dois brasileiros que entraram em quadra agora a pouco foram Renatão e Jorge.

A dupla que no mundial representa a República da Geórgia venceu os italianos Amore/Bizzotto por 2x0 (22-20 e 21-17) e esperam a definição dos seus próximos adversários. A dupla poderá ter pela frente inclusive os principais atletas chineses do masculino, o que seria uma prova de fogo para os atletas que tentam chegar pelo país europeu a edição desse ano dos Jogos Olímpicos.

Costa Rica e Guatemala levam o título sub-21

Foi disputado pela primeira vez na história o campeonato de vôlei de praia sub-21 dos países da América Central. O título credencia as duplas para a disputa do Mundial da categoria, na Inglaterra, entre os dias 03 e 07 de setembro.

Entre os meninos o título ficou com a Costa Rica. Luis Sandoval e Rooper Espinoza venceram os guatemaltecos Arias/Recinos, com parciais de 21-14 e 21-13, na decisão do título. Mas a Guatemala saiu vitoriosa, ao menos na disputa feminina, quando Blanca Recinos e Susana Alvarado precisaram de três sets para bater Hernandez/Rodriguez (Nicarágua) na final – 21-18/14-21/15-08.

A medalha de bronze feminina ficou com Arias/Murillo (Costa Rica), enquanto o terceiro lugar do pódio masculino ficou com Lopez/Pena (Nicarágua).

Paraibana se sente em casa em Saquarema

A partir dessa quinta-feira Fabí (PB) terá que lidar com o fato de ser favorita a disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21 para confirmar a boa fase e conquistar a primeira das quatro etapas da competição.

Ao lado da conterrânea Keila ela irá disputar a etapa se sentindo em casa. Apesar da distância entre João Pessoa e Saquarema (RJ), aonde serão realizados os jogos, a jogadora esteve durante muito tempo treinando no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, através do projeto Renovação da CBV. Mas não é só no fator “casa” que a atleta aposta as suas fichas. Mesmo jogando o Circuito Banco do Brasil ao lado de Bruna, ela acredita em um bom entrosamento com sua parceira. “A expectativa para o campeonato é boa. Jogarei com a mesma parceira de 2007, a Keila. Treinamos juntas sempre juntas em João Pessoa (PB), portanto o entrosamento é bom. As demais adversárias virão com tudo contra nós, tendo em vista nossa boa campanha na última edição”, acredita a atleta.

Perguntada sobre suas principais adversárias na competição ela não titubeia em responder: “Acredito que além de Keila e eu, Júlia Schmidt e Pauline (ES/RJ) são as favoritas”.

Melhores brasileiros querem repetir ano anterior

A etapa de Xangai traz boas recordações a duas duplas brasileiras. No ano passado a cidade recebeu a primeira etapa do Circuito Mundial e, portanto, foi o primeiro torneio a contar pontos para a classificação olímpica. Para duas duplas brasileiras repetir o resultado de 2007 seria perfeito para melhorar sua atual condição no ranking que define as duplas brasileiras que disputarão os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

Pedro e Harley que estreavam no circuito mundial juntos não poderiam ter tido uma etapa mais feliz. Após passarem invictos por todos os seus desafios eles conquistaram o título da etapa sobre os seus maiores rivais na briga pela segunda vaga masculina nos Jogos. Após já terem vencido nas quartas-de-final a mesma dupla eles voltaram a bater novamente Márcio/Fábio Luiz na decisão. “Foi uma estréia acima do esperado. Ter vencido Márcio e Fábio Luiz duas vezes nos mostrou que podíamos sim acreditar no nosso sonho olímpico”, lembra Harley.

Agora eles esperam ganhar a segunda etapa do mundial em 2008 (eles venceram a primeira etapa desse ano disputada na Austrália) para se aproximarem ainda mais dos vice-líderes na corrida olímpica.

- Renata e Talita querem pódio novamente

Em 2007 entre as mulheres o título ficou com as donas-da-casa. Mas as melhores brasileiras na etapa, Renata e Talita, comemoraram muito a conquista do terceiro lugar na época.

Além de importantes 480 pontos para iniciar a classificação rumo a Pequim a dupla teve bons resultados, como a vitória sobre Ana Paula/Leila na disputa do terceiro lugar (na época dupla com quem brigavam diretamente pela vaga olímpica) e os 2x0 que impuseram sobre Tian Jia/Wang nas quartas-de-final.

Para esse ano elas precisam no mínimo repetir o resultado do ano anterior. Com um quarto lugar como pior resultado entre os oito que contam para o ranking olímpico, elas só somam pontos nessa classificação se ficarem do terceiro lugar pra cima. Por isso as atletas sabem qual o objetivo para o torneio que começa na quinta-feira: “Queremos buscar mais um pódio no mínimo, mas nosso objetivo é chegar a mais uma final (a dupla foi vice-campeã na etapa australiana) para conseguir melhorar nosso ranking olímpico”, explicou Renata.

Quatro duplas brasileiras jogam hoje a noite

O Brasil terá quatro duplas representantes nos jogos dessa quarta (hoje a noite no Brasil) no Aberto de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Entre os homens começam as disputas da chave principal da competição, enquanto as irmãs Maria Clara/Carol disputam o qualifying.

A primeira dupla a entrar nas areias do complexo será a atual campeã mundial no masculino. Ricardo e Emanuel estréiam no torneio contra os chineses Peng Gao e Qiang Xu, convidados dos organizadores, no jogo que abre a programação da quadra central (oito da manhã no horário local, nove da noite de Brasília). Uma hora depois será a vez de Márcio/Fábio Luiz pegarem os cubanos Alvarez/Bernal. As duplas já se enfrentaram uma única vez, no Mundial disputado em Berlim (05) e a vitória foi dos caribenhos (2x1).

Franco e Pedro Cunha que precisaram de apenas uma vitória no qualifying para chegar a essa fase da competição sabem que terão mais dureza daqui pra frente. “O qualifying em Xangai não foi tão desgastante, já que precisamos realizar apenas uma partida. Agora a pressão aumenta. Estrearemos contra uma dupla ucraniana, que nunca enfrentamos, mas sabemos que têm qualidade. O importante é manter nosso padrão de jogo, pois o resto vem naturalmente”, comentou o experiente Franco sobre o jogo de estréia contra Mykola Babich e Oleg Niolaev. A partida está marcada para a meia-noite, no horário de Brasília, e acontecerá ao mesmo tempo em que os atuais campeões em Xangai, Pedro Solberg e Harley, começam a defesa do seu título. Eles terão pela frente os venezuelanos Farid Mussa e Jesus Villafañe, que estão disputando apenas a sua segunda etapa em Mundial (sendo que na Austrália foram eliminados ainda no qualifying). Apesar de o jogo ser o primeiro na vida de Jesus em uma chave principal do Mundial os brasileiros acreditam que terão que impor seu ritmo de jogo desde o início para não serem surpreendidos. “Nunca os enfrentamos, mas os venezuelanos passaram pelo qualifying, o que significa que devem ser respeitados. Vamos ter de jogar bem para derrotá-los. Além disso, a estréia é sempre uma partida diferente. Precisamos estar atentos a tudo”, analisou Harley.

- Irmãs buscam a quarta vaga brasileira entre as mulheres

Na chave feminina do qualifying as irmãs Maria Clara e Carol terão mais dificuldades que seus compatriotas para garantir uma das vinte e quatro vagas na fase principal da competição. Apesar de não terem disputado o country-quota, devido a desistência da dupla Leila/Sandra, as filhas da ex-jogadora Isabel terão dois desafios na rodada de hoje.

Para chegar ao main draw elas terão que vencer dois jogos, já que como cabeças-de-chave número um da qualificação elas já estão pré-classificadas a segunda das três rodadas disputadas hoje. O primeiro jogo das brasileiras, marcado para a meia-noite, será contra as vencedoras do confronto entre as russas Popova/Vanisa e Blundell/Scarlett, da Nova Zelândia.

Duplas africanas de olho na vaga em Pequim

Pelas regas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) ao menos uma dupla masculina e uma feminina vindas da África irão disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto próximo.

Com o mal ranqueamento no circuito mundial acredita-se que apenas uma dupla do continente alcançará a vaga nos jogos da China, já que nenhuma dupla africana consta entre as vinte e quatro melhores do mundo. Com isso uma dupla será incluída nos Jogos graças à regra que impõe um representante de cada continente no mínimo.

Entre os homens a disputa está polarizada entre os sul-africanos Augoustides/Flisberg e Abreu/Fernanades, de Angola. Ambos estiveram presentes na disputa do qualifying da etapa de Xangai e na disputa direta pela vaga africana quem levou a melhor foram os representantes da África do Sul. Enquanto seus concorrentes foram eliminados por uma dupla austríaca logo na estréia da competição, Augoustides e Flisberg venceram seu primeiro desafio frente os australianos Boehm/McHugh. Depois eles acabaram eliminados pelos italianos Bizzotto/Amore.

A vitória rendeu importantes pontos no ranking olímpico, que decide qual das duas duplas irá a Pequim. Mas para Casey Augoustides o ideal seria promover mais a modalidade esportiva no continente para fomentar a formatação de duplas competitivas. “Apesar de termos bastantes talentos na África, existe um grande gap entre nosso tour local e o circuito mundial”, comentou o jogador que ainda vive a expectativa de ver sua esposa também disputando os Jogos Olímpicos.

A África do Sul recebeu uma etapa do Circuito Mundial em 2004 e 2005, para o jogador seria fundamental o retorno da etapa africana para o desenvolvimento do esporte no continente.

Franco e Pedro conquistam a vaga na chave principal

O Brasil terá quatro duplas na chave principal da segunda etapa do Circuito Mundial masculino, que será disputada a partir dessa madrugada em Xangai (China).

Além das três duplas pré-classificadas a essa fase (Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz) Pedro Cunha e Franco garantiram um lugar entre as trinta e duas duplas que disputarão o torneio ao passarem nessa madrugada pelo qualifying. A dupla que já havia passado por Luizão/Benjamin no country-quota (21-14/25-23) precisou de quarenta minutos para derrotar os austríacos Hupfer/Schroffenegger e se classificar ao main draw. Em um jogo completamente dominado pelos brasileiros eles não tiveram dificuldade me impor as parciais de 21-17 e 21-16.

A estréia da dupla na chave principal deve ser contra uma dupla da Ucrânia

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Xangai quer festa chinesa pela segunda vez

O público que vai conferir as disputas do Aberto de Xangai de Vôlei de Praia espera poder comemorar mais uma vez uma vitória caseira. No ano passado, em etapa que abriu o circuito, o ouro feminino ficou com uma dupla chinesa: Tian Jia e Wang.

Com boa expectativa de repetir o feito do ano anterior, quando derrotaram as norueguesas Hakedal/Torlen por 2x1 (21-14/18-21/15-13) na decisão do título, a principal dupla do país sede dos próximos Jogos Olímpicos entra na disputa como cabeça-de-chave número dois do torneio. A frente delas estão Juliana e Larissa, que não disputaram a etapa em 2007 e seguem invictas nessa temporada. Mas as chinesas terão ainda outros grandes desafios se quiserem conquistar o bi-campeonato. Apesar de saírem vitoriosas em 2007, elas tiveram que disputar a repescagem para chegar à decisão. No único jogo perdido pela dupla, do outro lado da quadra estavam Renata e Talita. Em jogo que valia vaga na semifinal as brasileiras venceram com parciais de 24-22 e 21-16.

Já entre os homens a festa foi toda brasileira. Estreando no Circuito Mundial Pedro Solberg e Harley venceram de virada a final verde-e-amarela contra Márcio e Fábio Luiz (15-21/22-20/15-12). Essa foi à segunda vitória na mesma etapa dos medalhistas de ouro sobre os rivais (nas quartas-de-final eles haviam ganho também de virada por 2x1).

Dupla anuncia que disputará a etapa de Seul

Depois de ficarem de fora da etapa de Brasília do circuito brasileiro e de desistirem em cima da hora de disputar o torneio de Xangai, essa semana na China, a dupla Leila e Sandra pires anunciou que retorna ao Circuito Mundial daqui a duas semanas em Seul.

Se preparando para a última etapa do primeiro semestre do circuito nacional e para a seqüência da disputa do tour internacional a dupla esteve por uma semana no Centro de Desenvolvimento do Vôlei Brasileiro, em Saquarema. Com o aumento na carga de treinamentos a brasiliense Leila sentiu uma antiga dor na região posterior de coxa e mesmo afastada por um tempo para a recuperação acabou optando em não disputar a etapa chinesa.

“Estou praticamente curada, mas como o circuito é muito longo, o médico e o fisioterapeuta me orientaram a não arriscar muito até que a lesão esteja zerada”, explicou a jogadora que aproveitou para confirmar a presença da sua dupla na etapa sul-coreana entre os dias 13 e 18 de maio. O longo intervalo entre essas duas etapas, única semana em que o circuito feminino para até as Olimpíadas de Pequim, foi decisivo para a escolha da comissão técnica que preferiu manter a jogadora no Rio de Janeiro sobre cuidados médicos.

A jogadora irá continuar treinando para estar recuperada nos jogos na Coréia do Sul e tentar conseguir avançar pela primeira vez a chave principal de uma etapa (na Austrália sua dupla foi eliminada no country-quota pelas irmãs Maria Clara/Carol). Apesar dos maus resultados obtidos até agora ela está confiante: “Agora estamos bem, é mais uma questão de tempo e treinamento”.

Irmãs de beneficiam com desistência das adversárias

Maria Clara e Carol nem precisarão entrar em quadra para garantir a vaga brasileira no qualifying da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputado em Xangai essa semana.

A dupla está garantida na fase de qualificação graças à desistência de Sandra e Leila de disputarem a etapa. Previamente inscritas na competição as compatriotas desistiram da disputa devido a uma contusão da canhota Leila, que a afastou também da disputa da etapa brasiliense do circuito brasileiro. Com isso, as filhas de Isabel entrarão em quadra apenas na madrugada de terça para quarta para disputarem uma das vagas no main draw.

Mesmo aliviadas por não terem a disputa caseira a dupla acredita que terá jogos duros pela frente se quiser se juntar a Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda na chave principal do torneio. “Estamos atravessando um bom momento, mas primeiro temos de pensar no qualifying. O torneio feminino está mais forte do que o masculino, porque apenas as americanas não se inscreveram. As meninas da Alemanha, Holanda e China, por exemplo, são adversárias duríssimas”, observou Maria Clara sem esconder uma ponta de alívio em não ter que disputar o country-quota. “O country quota é sempre complicado. Você pode estar num mau dia, perde e volta para casa depois de apenas uma partida. É particularmente complicado nesta fase, em que as viagens para o Brasil levam cerca de 40 horas”, completou.

Italia se prepara para receber a elite do vôlei de praia masculino

A Federação Italiana de Vôlei fez uma apresentação de suas atividades para 2008 nesse fim-de-semana. Entre os pontos apontados dois são de destaque para o vôlei de praia: a preparação das duplas italianas para os Jogos de Pequim e a terceira edição de uma etapa do Circuito Mundial Masculino.

A cidade de Roseto irá receber entre os dias 13 e 18 de maio os melhores atletas de vôlei de praia do mundo para a disputa da quarta etapa masculina da temporada, que conta pontos para a classificação olímpica. Para o conselheiro de esportes da cidade, Camillo Di Pasquale, os próximos dias serão os mais trabalhosos: “Esse é o momento mais difícil para nós, porque temos que completar o planejamento de todo o projeto. Aí sim estaremos preparados para a magnitude de um evento internacional como esse que envolve um trabalho árduo em preparação, transporte e produção de TV”.

Pasquale aproveitou para lembrar que serão ao todo sete horas de trasmissão ao vivo da etapa pela Sport Italia e a Eurosport (braço europeu da ESPN). Entre as novidades para essa edição do torneio estão o Champion’s Córner, localizado ao lado da área comercial, aonde os expectadores poderão ter contato com os atletas e o Kid’s Camp, aonde crianças serão encorajadas a darem seus primeiros passos na modalidade esportiva. Um dos patrocinadores irá ainda incluir em seu menu de verão a “Beach Volleyball Pizza” e uma edição especial de selo será lançada para comemorar a competição.

Dois jogos antes do main draw, um já foi...

Franco e Pedro Cunha serão os representantes brasileiros no qualifying masculino em Xangai. Ao contrário das irmãs Maria Clara e Carol, que se beneficiaram da desistência de Sandra/Leila e se classificaram de forma automática a fase internacional de qualificação, a dupla masculina teve que passar por um desafio caseiro para se classificar.

Nessa madrugada eles bateram Luizão e Benjamim por 2 sets a 0. Apesar de terem dominado completamente o primeiro set, quando venceram sem dificuldades por 21 a 14, a dupla teve que suar a camisa para confirmar a vitória na parcial seguinte (25-23). “Foi ótimo superar o country-cota. Seria péssimo vir para um país tão distante e ser eliminado após apenas um jogo. Mas, ainda precisamos de mais uma vitória para avançar ao torneio principal. Vamos manter nosso planejamento e pensar em uma partida de cada vez”, afirmou o experiente Franco.

Por serem cabeças-de-chave número um do torneio qualificatório masculino a dupla precisará vencer apenas mais um jogo para se juntar a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Márcio/Fábio Luiz na chave principal. O adversário dessa partida sai do confronto entre os angolanos Fernades/Morais e Hupfer/Schroffenegger, da Áustria.

- Dupla derrotada foca na próxima semana

Eliminados da disputa na China, Luizão e Benjamim já começaram a pensar na República Tcheca. O país irá receber a próxima etapa do Circuito Mundial entre os dias 06 e 11 de maio.

Confiante Luizão aposta nos treinos para conquistar a vaga no qualifying na próxima etapa. “O primeiro set não foi bom para nós. A partir da segunda parcial melhoramos, estivemos sempre à frente no placar, mas no fim eles levaram a melhor. Agora é treinar para passar pelo country-cota na República Tcheca”, afirmou o jogador que sabe que com a chegada do tour a Europa mais duplas brasileiras deverão disputar a vaga no country-quota.

Estados Unidos domina a disputa em El Salvador

Pela segunda vez, em três etapas disputadas, os americanos Ed Ratledge e David Fischer ficaram com o título de uma etapa do Circuito de Vôlei de Praia da NORCECA. A disputa esse fim-de-semana foi em El Salvador, e a dupla chegou ao título de forma invicta, inclusive sem perder um set nas seis partidas disputadas. Na final eles bateram os porto-riquenhos Irrizarry/Rodriguez com parciais de 21-16 e 21-14.

A festa americana foi mais completa ainda com o triunfo feminino de Erin Byrd e Stephanie Chapek sobre as donas-da-casa Molina/Soler (21-19/21-13). Com a vitória as americanas conquistaram seu primeiro título na temporada.

Nas disputas pela medalha de bronze, no masculino, Medrano/Vargas (El Salvador) precisaram de três sets para vencer Lopez/Suarez (Costa Rica), com parciais de 21-19, 16-21 e 15-10. Já no feminino Lopez/Ramos, de Porto Rico, venceram com 21-14 e 21-16 a Orellana/Ramirez da Guatemala.

Mazé e Melissa são derrotadas na final de Ponta Porã

A segunda etapa do Circuito de Vôlei de Praia do Mato Grosso do Sul teve uma surpresa nesse domingo, dia em que foram disputadas as finais no Centro Esportivo Ramez Tebet.

Na final da chave feminina, em um jogo disputadíssimo, as favoritas Mazé e Melissa acabaram derrotadas por Jaqueline/Danny (25-23). O resultado mostra o equilíbrio da disputa pelo título estadual nessa temporada entre as mulheres. Na disputa do terceiro lugar a vitória foi de Ana e Letícia, ambas da capital do Estado.

Entre os homens, porém, nenhuma surpresa. Toninho e Mauro Nogueira confirmaram o favoritismo e mais uma vez se sagraram campeões. Dessa vez eles bateram na final Carlão/Alex pelo placar de 25 a 21. Mauricio e Miguel completaram o pódio.

domingo, 27 de abril de 2008

Country-cota masculino abre a etapa chinesa do Circuito Mundial

Xangai, na China, será palco do reinício da temporada 2008 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O país-sede dos Jogos Olímpicos, em agosto, receberá, a partir da madrugada desta SEGUNDA-FEIRA (28.04), a segunda etapa da competição. A abertura da temporada aconteceu no fim de março, em Adelaide, na Austrália, onde o Brasil ocupou os três lugares do pódio feminino, com Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda, e venceu também o torneio masculino, com Pedro Solberg/Harley.

Na madrugada desta segunda-feira, será realizado o country-cota do torneio masculino. O Brasil terá três duplas na disputa de uma única vaga: Franco/Pedro Cunha, Luizão/Benjamin e Thiago/Jan. Mais bem colocados no ranking mundial que os rivais, os campeões do Circuito Banco do Brasil 2007 Franco e Pedro Cunha ficarão fora da primeira rodada, e enfrentarão na partida decisiva a dupla vencedora do confronto entre Luizão/Benjamin e Thiago/Jan.

A dupla que garantir vaga no qualifying voltará à quadra na TERÇA-FEIRA (29.04), quando enfrentará equipes de outros países em busca de uma das oito vagas no torneio principal. Parcerias mais bem colocadas entre as brasileiras, Ricardo/Emanuel, Pedro Solberg/Harley e Márcio/Fábio Luiz estão diretamente classificados para o torneio principal.

Ambiciosos, os experientes Luizão e Benjamin sonham com uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. “Lutaremos para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Estamos atrás das outras duplas, pois nos juntamos agora, mas não vamos desistir. Somos bastante experientes e não teremos pressão, já que a responsabilidade é toda das outras parcerias”, destaca Benjamin.

Depois da quinta colocação na etapa de Brasília do Circuito Banco do Brasil, Franco e Pedro Cunha esperam pelo crescimento da dupla no Circuito Mundial. “Nossa preparação foi totalmente voltada para o Circuito Mundial, já que estamos na briga por uma das vagas olímpicas. Por isso, nossa parte física está melhorando agora, neste momento da temporada. Precisamos estar bem fisicamente para render nosso melhor e isso costuma acontecer no começo do Circuito Mundial. Tomara que, mais uma vez, tenhamos bons resultados”, diz Pedro Cunha.