sábado, 7 de junho de 2008

Pedro e Harley garantem vaga na semifinal

Apesar da vitória apertada nos dois primeiros jogos da etapa polonesa, Pedro/Harley continuam invictos na competição e conseguiram a vaga na semifinal do torneio.

A classificação veio com a vitória em três sets sobre os alemães Kelmperer e Koreng. Após perderem o primeiro set por 21-17, os brasileiros re-encontraram seu melhor voleibol e conseguiram a virada com 21-16 no segundo set e apertados 15-13 no tie-break. Pedro e harley chegam ao seu quarto final four e são os únicos brasileiros já classificados as finais do torneio.

Ricardo/Emanuel disputam a repescagem contra os italianos Lione/Varnier, em jogo que define os adversários de Pedro/Harley na semifinal, enquanto Franco/Luizão foram eliminados da competição.

Ana Paula e Shelda ganham seu primeiro título juntas

Elas se juntaram pela primeira vez ano passado, na disputa da etapa da Tailândia do Circuito Mundial, e o entrosamento foi tão grande que Ana Paula e Shelda resolveram virar parceiras oficiais esse ano para tentar conquistar uma das vagas brasileiras nos Jogos de Pequim.

Desde então elas disputaram seis etapas e chegaram a duas finais, ganhando agora a pouco o seu primeiro títulos juntos. Em partida disputada na arena central de Stare Jablonki elas venceram as americanas Wacholder/Turner por dois sets a zero e se sagram campeãs da etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

O jogo foi disputado no primeiro set, quando as americanas chegaram estar na frente do placar e venderam caro a derrota por 21-19. Mas, na continuação, as veteranas Ana Paula e Shelda não deram chance as adversárias e conquistaram o ouro com a parcial de 21-16.

Com o resultado a dupla ultrapassou Maria Clara e Carol, que ficaram com o bronze da etapa vencendo Renata/Talita (2x0 – 21-19/22-20) na preliminar da final, e assumiu a terceira colocação do ranking que define as duplas brasileiras em Pequim – elas somam agora 3.000 pontos. Mesmo com a derrota na disputa pelo terceiro lugar Renata/Talita mantiveram a segunda posição na disputa (4.320), e Maria Clara e Carol agora somam 2.920 pontos.

Na próxima semana as duplas disputam o primeiro Grand Slam do ano, competição que vale mais pontos e que contará com todas as duplas disputando o título.

Franco e Benjamin perdem e são eliminados

Com a contusão de Pedro Cunha, seu parceiro oficial, Franco convidou Benjamin para a disputa da etapa polonesa do Circuito Mundial. Com duas boas vitórias no primeiro dia eles pareciam entrosados e até quem sabe brigariam pelo título, mas a derrota de agora a pouco, na repescagem, eliminou a dupla com a sétima colocação.

A queda à chave dos perdedores ocorreu com a derrota sofrida para os alemães Klemperer e Koreng, na terceira rodada. Mesmo com o revés a dupla conseguiu estrear bem na repescagem, vencendo outra dupla da Alemanha. Com 22-20 e 21-18, em quarenta e seis minutos de jogo, eles se classificaram para mais uma fase da competição.

Mas, na seqüência veio a derrota para os italianos Lione e Varnier, que ontem haviam sido derrotados por Harley/Pedro. Em cinqüenta e três minutos os europeus impuseram 21-18 e 21-17 e agora disputam a vaga na semifinal contra Ricardo/Emanuel, que perderam a pouco o jogo válido pelas quartas-de-final.

Os campeões olímpicos, que vinham invictos até a quarta rodada, foram surpreendentemente derrotados pelos australianos Schacht/Slack com duplo 22-20. Agora, eles dependem da vitória na repescagem para voltarem a semifinal. Quem sair vitorioso desse último confronto na chave dos perdedores pega Pedro/Harley.

Fonoimoiana anuncia a aposentadoria

Há vinte e três anos atrás Eric Fonoimoana teve sua primeira experiência com o vôlei de praia, quando foi trabalhar na disputa em Manhattan Beach. “Eu era um dos responsáveis pelo ajuste da altura da rede”, lembra o jogador sobre sua primeira experiência dentro de quadra.

Ele lembra ainda das noites que dormiu na praia para poder assistir no dia seguinte a decisão, e de como começou a jogar vôlei de praia: “Meu irmão Kirk foi meu primeiro parceiro. Eu jogava na saída de rede e ele na entrada. Íamos todos os dias a praia para treinar e pegar onda”. Agora, depois de dezessete anos de carreira ele deixa as quadras esse fim-de-semana, disputando a etapa de Hermosa Beach na AVP.

“Meu corpo está me dizendo que é tempo de parar. Minha vida está mudando e eu vou entrar em uma nova fase”, disse o jogador sobre a escolha do momento para a aposentadoria. Ele acrescentou ainda que se tivesse condições físicas de continuar lutando por títulos não abandonaria a carreira. O campeão olímpico em 2000 analisa também a evolução do esporte desde que ele começou a praticar. “O vôlei de praia mudou muito. Claro que a quadra ficou menor e os jogadores mais altos e atléticos. O jogo virou muito mais ataque e bloqueio do que defesa”, comentou.

Sobre o futuro ele disse que ainda não fez planos concretos, mas sabe que terá que se adaptar a nova realidade. “Quando comecei a jogar eu sabia que teria que tratar isso como um negócio e acho que fui bem sucedido. Fiz meus patrocinadores felizes, meus fãs alegres e dei divertimento a todos. Eu sempre estive olhando pra frente então acho que o que vier agora estarei preparado”, completou.

Ana Paula e Shelda são o Brasil na decisão

Pela segunda vez na temporada Ana Paula e Shelda terão a chance de conquistar o seu primeiro título juntas. As veteranas que chegaram invictas a decisão bateram agora a pouco as compatriotas Renata/Talita na semifinal.

O jogo, que além da vaga na decisão, era um duelo direto por pontos importantes na luta pela vaga olímpica foi completamente dominado pelas veteranas. No primeiro set Renata/Talita chegaram a buscar por diversas vezes a diferença, inclusive empatando a partida em dezoito pontos após estarem perdendo por 18-13, mas Ana e Shelda souberam frear a reação das vice-líderes do ranking brasileiro e fecharam a primeira parcial em 21-19. Já no set seguinte o domínio ficou evidenciado desde o início, quando Ana Paula/Shelda impuseram 3-0 logo de cara. Depois, ampliando cada vez mais a vantagem, e sem serem ameaçadas pelas rivais, fecharam facilmente a partida com 21-13.

Agora, na decisão, elas voltam a enfrentar as americanas Tyra Turner e Rachel Wacholder – que venceram por 2x0 (21-17/21-16) as irmãs Maria Clara/Carol na semifinal. Nas quartas-de-final do torneio as brasileiras venceram as rivais com fáceis 21-16 e 21-18.

- Brasileiras lutam pelo bronze

A classificação das americanas impediu o que seria a terceira final brasileira na temporada. Maria Clara e Carol, que vinham invictas até a semifinal, agora disputarão a medalha de bronze contra Renata/Talita. Assim como a final, o jogo será a re-edição das quartas-de-final do torneio, quando as irmãs impuseram 2x1 sobre as compatriotas.

Mas a derrota teve um sabor amargo a mais para as filhas da ex-jogadora Isabel. Com o resultado elas foram ultrapassadas por Ana Paula e Shelda no ranking que define as duplas brasileiras em Pequim. As veteranas agora, independente do resultado na final, assumem a terceira colocação.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Renata e Talita se recuperam e disputam semifinal caseira

Derrotadas nas quartas-de-final por Maria Clara e Carol, Renata/Talita foi a única dupla brasileira que teve que entrar em quadra duas vezes nessa sexta na etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Jogando pela repescagem elas travaram um duelo contra as alemãs Brink-Abeler e Jurich que valia a vaga na semifinal. Mais tranqüilas do que no primeiro jogo do dia as brasileiras conseguiram vencer a partida em apenas 30 minutos, com parciais de 21-19 e 21-14. “Fizemos com que esse segundo jogo fosse tranqüilo. Não erramos tanto contra-ataques como no jogo contra a Maria Clara e Carol”, comentou a sul-mato-grossense Talita.

O resultado recolocou a dupla na disputa pelo título da competição. Agora elas enfrentam as compatriotas Ana Paula e Shelda em uma das semifinais do torneio. Esse será o sétimo confronto entre as rivais nessa temporada e servirá como tira-teima entre as duplas. Renata e Talita venceram três dos quatro jogos válidos pelo Circuito Mundial, mas Ana Paula e Shelda venceram os dois confrontos que ocorreram no Brasil.

O jogo amanhã é importante inclusive para a classificação olímpica, já que Renata e Talita precisam chegar a decisão para aumentar sua pontuação no ranking que define as duplas em Pequim, e uma vitória colocaria as rivais com uma pontuação mais baixa.

Mais uma dupla da Alemanha no caminho de Franco/Benjamin

Depois de terem sido derrotados em um jogo disputadíssimo pelos alemães Klemperer/Koreng (2x1 – 28-30/27-25/19-17) na terceira rodada, Franco e Benjamin – que disputam a etapa da Polônia juintos devido a lesão de Pedro Cunha (parceiro de Franco) – terão na estréia da repescagem mais um desafio contra uma dupla germânica.

Amanhã logo cedo eles voltam a entrar em quadra para enfrentar Reckermann e Urbatzka, que venceram dois jogos hoje na chave dos perdedores. Derrotados pelos espanhóis Lario/Gavira, com duplo 21-19, na segunda rodada os europeus estrearam hoje na repescagem contra os austríacos Gosch/Horst vencendo-os por dois sets a zero – parciais de 21-18 e 25-23. Na seqüência foi a vez de passar pelos noruegueses Kjemperud e Skarlund em três sets, com 15-21/21-16 e 15-13 no placar.

Quem vencer esse jogo amanhã segue na disputa pelo título e fica a dois jogos da semifinal. A dupla perdedora será eliminada.

Ana Paula e Shelda continuam invictas

O jogo foi mais disputado que o esperado, mas Ana Paula e Shelda também garantiram a vaga na semifinal na Polônia – mais cedo Maria Clara e Carol já haviam conquistado a vaga.

Apesar de dominarem os dois sets desde o início, as brasileiras permitiram a reação das americanas Wacholder/Turner e tiveram que manter a frieza para conseguir os pontos importantes no fim de cada set para fechar a partida em dois sets a zero, em quarenta e um minutos. Com o resultado de 21-16 e 21-18 as veteranas chegam a sua quarta semifinal na temporada. O resultado é ainda mais importante já que suas rivais pela segunda vaga brasileira nos Jogos de Pequim continuam na briga.

Maria Clara e Carol, que hoje tem vantagem de 280 pontos sobre Ana Paula e Shelda já conseguiram aumentar seu ranking olímpico para no mínimo 2.860 pontos, enquanto Ana Paula e Shelda garantiram no mínimo 2.820 pontos. A disputa para ver quem termina a etapa com a terceira colocação no ranking que define as duplas brasileiras em Pequim parece ser mais acirrada ainda porque Renata/Talita (segunda dupla no ranking) está a uma vitória da semifinal, e se mantêm com chances de aumentar em até 120 pontos os seus atuais 4.320.

Alemães impedem primeiro confronto brasileiro no masculino

Os sustos nas partidas disputadas ontem parecem ter acordado Pedro/Harley. A dupla que iniciou o ano com três ouros, em seis etapas disputadas, voltou a apresentar o seu melhor voleibol e bateu com duplo 21-14 os italianos Lione e Varnier.

Com o resultado eles só voltam a jogara manhã, na quarta rodada, onde terão pela frente os alemães Klemperer e Koreng. A dupla que ficou com a prata nos Grand Slams de Klagenfurt e Berlim no ano passado tentará a sua primeira vitória sobre os brasileiros – Pedro/Harley venceram os dois confrontos até agora. Para isso eles apostam no entusiasmo depois de terem vencido uma verdadeira batalha contra outra dupla verde-e-amarela: Franco e Benjamin.

Os brasileiros que se juntaram para essa etapa devido a contusão de Pedro Cunha (parceiro oficial de Franco) venderam caro a derrota na terceira rodada. Depois de terem vencido um primeiro set por 30-28, os brasileiros mantiveram a disputa ponto-a-ponto com os europeus nos dois sets seguintes. Em um jogo decidido nos detalhes Klemperer/Koreng fecharam a partida que teve uma hora e trinta e três minutos de duração com as parciais de 27-25 e 19-17.

O duelo que vale vaga na semifinal será o segundo na quadra central montada em Stare Jablonki. Antes, Ricardo e Emanuel disputarão a outra partida das quartas-de-final contra os austríacos Schacht/Slack.

Os campeões olímpicos conseguiram a vaga na quarta rodada ao baterem a dupla alemã Matysik/Uhmann, que vinham de dois ouros no circuito europeu. Em quarenta e quatro minutos, e com parciais de 21-12 e 23-21, Ricardo/Emanuel conseguiram a vitória.

Maria Clara e Carol conseguem primeira semifinal do ano

Foi preciso mais de uma hora no jogo contra Renata/Talita, mas Maria Clara e Carol garantiram agora a pouco a vaga a primeira semifinal da dupla nessa temporada internacional.

As filhas da ex-jogadora Isabel começaram perdendo o jogo de 02-05, mas reverteram o placar e dominaram todo o primeiro set até fechar em 21-15. Já o segundo set mostrou todo o equilíbrio da partida. Com alternância de pontos, Renata e Talita chegaram a ter três pontos de vantagem (16-13), mas tomaram a virada de Maria Clara e Carol, que tiveram dois match points a seu favor e não conseguiram fechar. Com o empate em vinte pontos a partida seguiu equilibrada até que as oponentes conseguiram fechar em 25-23. No tie-break um susto para a dupla semifinalista. Sua oponentes começaram bem o set desempate (07-03), mas as irmãs cariocas tiveram a calma necessária para virar a partida mais uma vez e fechar em 15-12.

“Mais uma vez o jogo foi decidido nos detalhes. Dessa vez aproveitamos os contra-ataques, o que não tinha acontecido em Barcelona”, comentou a capitã do time Maria Clara.

Com o resultado Maria Clara/Carol se garantiram na semifinal, que será disputada manhã, enquanto Renata e Talita precisam vencer o jogo contras as alemãs Brink-Abeler/Jurich para continuar na briga pelo título. As brasileiras são favoritas no confronto, já que venceram quatro dos cinco confrontos contra as rivais. O difícil será se recuperar psicologicamente da derrota sofrida nas quartas-de-final.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

“Nova dupla” leva susto mas avança no torneio

Eles se juntaram para a disputa da etapa da Polônia, já que Pedro Cunha (parceiro oficial de Franco) está contundido, mas Franco e Benjamin conseguiram impor um bom ritmo de jogo e estão na terceira rodada da competição.

A estréia foi mais demorada (cinqüenta e um minutos) do que complicada. Afinal as parciais de 21-14 e 21-18 sobre os noruegueses Hoidalen e Goranson não deixaram dúvidas quanto a supremacia da dupla brasileira. Mas, na segunda partida do dia, jogando contra os anfitriões Fijalek e Prudel, a dupla brasileira teve um pouco mais de dificuldades. Depois de vencerem o primeiro set (21-18), Franco/Benjamin foram derrotados no seguinte por 21-17, o que forçou o set desempate. No tie-break, porém, os brasileiros reassumiram o comando da partida e fecharam com 15-09.

Na terceira rodada eles terão a difícil missão de bater os alemães David Klemperer e Eric Koreng, que começaram a competição como cabeças-de-chave número dois. Se vencerem, Franco e Benjamim poderá ter pela frente no jogo da quarta rodada a dupla Harley/Pedro, que precisa passar pelos italianos Lione/Varnier para chegar a próxima fase da competição.

Harley e Pedro não jogam bem mas vencem no primeiro dia

As vitórias foram bem mais difíceis do que o esperado, mas Pedro e Harley conseguiram passar invictos pelo primeiro dia da disputa da chave principal do Aberto da Polônia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Convidados pelos organizadores, os venezuelanos Hernandez e Jackson deram bastante trabalho aos brasileiros no primeiro jogo do dia. A dupla que a mais de um ano não passa das duas primeiras rodadas de forma invicta pregou um susto nos brasileiros quando venderam caro a derrota no primeiro set (22-20). Na seqüência Pedro e Harley conseguiram fechar com um pouco mais de tranqüilidade (21-17).

Mas o susto no jogo contra os sul-americanos foi apenas o primeiro do dia. Na segunda partida, contra os italianos Amore e Bizzotto, a dupla que venceu três das seis etapas já disputadas precisou virar o placar para garantir à classificação a terceira rodada. Com a derrota no primeiro set (22-24) eles precisaram manter a calma para vencer o segundo pressionados (23-21). Mas na hora do set desempate prevaleceu o favoritismo e Pedro/Harley fecharam com 15-10.

“Não jogamos no nosso nível habitual, mas o importante foi terminar o primeiro dia com duas vitórias”, analisou Pedro Solberg que vibarava ainda com a classificação de suas irmãs à quarta rodada do torneio feminino. Amanhã, enquanto Maria Clara e Carol enfrentam as brasileiras Renata/Talita, Pedro e Harley terão mais um desafio contra italianos. Só que dessa vez os oponentes serão Riccardo Lione e Matteo Varnier.

Maria Elisa e Val perdem e são eliminadas

Maria Elisa e Val estrearam bem na repescagem, vencendo as rimas Finlandesas Nystrom por dois sets a zero. A vitória com parciais de 21-11 e 21-17, colocou as brasileiras na terceira rodada da chave dos perdedores, mas aí elas acabaram derrotadas na seqüência e foram eliminadas.

Jogando contras as cubanas Fernandez e Peraza elas não conseguiram apresentar seu melhor jogo e acabaram perdendo, em trinta e seis minutos de jogo, com duplo 21-17. Essa foi a segunda vez que as brasileiras são derrotadas pelas rivais – ano passado na etapa brasileira elas também foram derrotadas – e com isso deixam a etapa da Polônia do Circuito Mundial com a 17ª colocação.

Ricardo e Emanuel estréiam bem na defesa do título

Os campeões de três das quarto etapas já disputadas em Stare Jablonki, Ricardo e Emanuel, começaram bem a disputa pelo quarto título da etapa polonesa. Com duas vitórias, e sem perder um set, a dupla se classificou para a terceira rodada, que será disputada amanhã.

Apesar do bom resultado atingido no primeiro dia da disputa, a dupla teve mais dificuldade do que o esperado para conseguir passar pelo seu primeiro jogo. Jogando contras os anfitriões Sinczak e Szternel, apesar de vitória por dois sets a zero, os brasileiros fecharam com parciais mais altas do que o esperado (21-18 e 21-17). Na segunda partida, o clássico sul-americano contra os argentinos Baracetti/Salema, teve um primeiro set tranqüilo (21-10) o que deu a calma necessária para a segunda parcial ser vencida por 21-18.

Agora os campeões olímpicos só voltam a jogar amanhã, quando retornar a arena para enfrentar Kay Matysik e Stefan Uhmann, da Alemanha. Esse será o segundo confronto entre as duplas, que no ano passado em Berlim jogaram ainda na fase de grupos. A vitória na época ficou com os brasileiros por dois sets a zero (21-19 e 21-16).

Duelo brasileiro vale vaga na semifinal

As três duplas brasileiras que disputaram a terceira rodada do Aberto da Polônia de Vôlei de Praia continuam invictas na competição e agora precisam de apenas uma vitória para chegar a semifinais do torneio.

Mas, com os cruzamentos da quarta rodada, ao menos uma dupla terá que disputar a repescagem para manter-se com chances de disputar o título da competição. É que em um dos jogos válido pelas quartas-de-final acontecerá um duelo brasileiro: Renata/Talita enfrentaram as irmãs Maria Clara/Carol.

Para chegar a essa fase as cabeças-de-chave número um do torneio, Renata e Talita, atropelaram suas três duplas adversárias. Com três vitórias e sem perder um set elas chegam firmes para disputar a vaga no final four. Após terem passado ontem pelas polonesas Sowala/Brzostek (21-05 e 21-13) e pelas gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani (21-19 e 21-15), as vice-líderes do ranking brasileiro voltaram a quadra central do complexo montado na pequena cidade de Stare Jablonki para conseguir mais uma vitória. As vítimas dessa vez foram as norueguesas Maaseide e Glesnes, que foram derrotadas em apenas trinta e seis minutos com duplo 21-15.

Enquanto isso as irmãs Maria Clara e Carol tiveram um caminho um pouco mais complicado. Após passarem na estréia com dois sets a zero sobre as suíças Kuhn/Schwer (21-15/21-18) elas conseguiram suas duas outras vitórias em três sets. Ontem elas passaram pelas italianas Gioria e Momoli (18-21/21-16/15-11) e hoje voltaram à quadra para enfrentar as gregas Karantasiou e Arvaniti. Depois de terem vencido facilmente o primeiro set (21-06), as brasileiras tomaram um susto no segundo (19-21) e precisaram se recuperar no tie-break, vencido por 15-12, para se classificar.

Agora as duas duplas se enfrentam pela segunda semana consecutiva. Apesar da vitória em Barcelona ter ficado com Renata e Talita (2x0 – 21-18/22-20), são as irmãs que têm o retrospecto a seu favor no Circuito Mundial – três vitórias e duas derrotas.

Já Ana Paula e Shelda terão que passar pelas norte-americanas Wacholder/Turner para garantir a classificação antecipada a semifinal. As brasileiras bateram hoje as alemãs Brink-Abeler/Jurich em três sets, com parciais de 21-16/17-21/15-10. Ontem as veteranas já haviam passado pelas canadenses Martin/Cooke (2x1) e pelas francesas Faure/Sarpaux (2x0).

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ricardo e Emanuel estréiam em busca do tetra

A cidade de Stare Jablonki é especial na carreira dos campeões olímpicos Ricardo e Emanuel. Desde que foi incluída no calendário do Circuito Mundial, em 2004, os brasileiros nunca ficaram de fora do pódio e conquistaram a medalha de ouro em três oportunidades – incluindo os dois últimos anos.

Por isso, quando entrarem em quadra amanhã para estrear pelo segundo ano consecutivo contras os anfitriões Tomasz Sinczak e Rafal Szternel os jogadores esperam manter o resultado do ano anterior, quando passaram pelo primeiro jogo com duplo 21-18. “Gostamos muito de jogar aqui na Polônia, onde conseguimos excelentes resultados”, comentou o paranaense Emanuel.

Mesmo favorita para a partida a dupla quer manter o foco para não ser surpreendida durante a competição. “O circuito está muito parelho, muito equilibrado e, quanto mais se aproxima o fim do período de classificação, as etapas prometem ser ainda mais acirradas, os jogos ainda mais duros”, explicou o baiano Ricardo

- “Nova dupla” estréia na temporada

Outra dupla brasileira favorita na competição, após terem vencidos três das seis etapas disputadas, Harley e Pedro tem a chance de diminuir ainda mais a diferença para Márcio e Fábio Luiz no ranking olímpico. A dupla que estréia tentando manter a invencibilidade de dois jogos contras os venezuelanos Jackson Henríquez e Igor Hernandez poderá reduzir os 180 pontos que os separam dos rivais, já que os campeões mundiais de 2005 optaram em não disputar a etapa.

Aliás com a desistência de Márcio e Fábio Luiz uma “nova dupla” foi formada para disputar a etapa. Franco, que joga ao lado de Pedro Cunha, se juntou a Benjamin, que faz parceira com Luizão. Eles estréiam contra os noruegueses Goranson e Hoidalen.

Polonesas não passam do primeiro dia

A torcida que foi a arena montada em Stare Jablonki não deve ter saído muito satisfeita com o primeiro dia de disputa entre as mulheres. As três duplas que representam o país na competição foram eliminadas hoje sem vencer um jogo sequer.

Duas duplas brasileiras foram responsáveis pela primeira derrota de dois times da Polônia. Renata e Talita atropelaram Sowala/Brzostek (2x0 – 21-05/21-13), que acabaram sendo as únicas atletas locais a vencerem um set. Na segunda rodada elas assustaram as cubanas Fernandez e Peraza ao vencerem o primeiro set por 21-19, mas acabaram eliminadas com as derrotas por 21-13 e 15-09 na seqüência. Maria Elisa e Val também passaram por duplas da casa na estréia, venceram com duplo 21-12 a Megi/Wojtczak. As polonesas acabaram perdendo também o jogo seguinte para as italianas Gattelli e Perrotta (2x0 – 21-12/21-17).

A terceira dupla polonesa, Urban e Wiatr, também ficaram com a 25ª colocação. Elas perderam para Maaseide e Glesnes (Noruega) com parciais de 21-16 e 21-13, e depois para as irmãs finlandesas Nystrom, com duplo 21-17.

Ana Paula e Shelda também conseguem duas vitórias

Assim como suas rivais pela segunda vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, Renata/Talita e Maria Clara/Carol, as veteranas Ana Paula e Shelda conseguiram vencer seus dois jogos na estréia da sexta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino.

Depois se suarem para vencer as canadenses Martin e Cooke (2x1 – 18-21/21-16/15-11) as brasileiras tiveram mais facilidade para ganhar seu segundo desafio. Jogando contra as francesas Faure e Sarpaux elas precisaram de trinta e nove minutos para impor as parciais de 21-18 e 21-17. Os resultados colocaram a dupla na terceira rodada e as mantêm na briga pelo título da etapa. “Estamos confiantes. Tivemos tempo para treinar e isso vai nos ajudar nos jogos”, comentou Ana Paula.

Mas a dupla terá um grande desafio pela frente. Elas tentarão repetir o resultado de Xangai, quando venceram as alemãs Brink-Abeler e Jurich. Na partida disputada na etapa chinesa, única entre as duplas, as brasileiras venceram por dois sets a um, com parciais de 21-14, 15-21 e 15-12.

- Maria Elisa e Val disputarão a repescagem

A única dupla do Brasil que não venceu deus dois jogos no primeiro dia do torneio feminino foi Maria Elisa/Val.

As jogadoras que passaram pelo country-quota e qualifying venceram com facilidade na estréia – contras a polonesas Megi e Wojtczak – e chegaram a sair na frente do segundo jogo. Mas, após a vitória por 23-21, acabaram tomando a virada das alemãs que disputarão a terceira rodada contra Ana Paula e Shelda, com as parciais de 21-15 e 15-10.

A estréia na série de jogos eliminatórios da repescagem, amanhã, será contra as irmãs finlandesas Nystrom.

Brasileiros tomam virada e estão fora da etapa

Depois de passarem pelos dois primeiros desafios, inclusive vencendo os portugueses Pedrosa e Rosas, Alison e Bernardo acabaram eliminados na terceira e última rodada do qualifying da etapa polonesa do Circuito Mundial.

Depois de terem vencido o primeiro set (21-16) do jogo contra os mexicanos Miramontes e Virgen os brasileiros acabaram derrotados na seqüência com as parciais de 21-17 e 15-12, em cinqüenta e cinco minutos. A derrota eliminou os brasileiros que tentavam chegar pela primeira vez nessa temporada a chave principal de uma etapa do tour mundial.

Agora o Brasil seguirá na disputa apenas com as três duplas pré-classificadas. Ricardo/Emanuel, que buscam o tetra-campeonato na etapa, Pedro/Harley, que tentam o quatro título em 2008 e Luizão/Benjamin, favorecidos com a desistência de Márcio/Fábio Luiz de jogarem na Polônia.

Renata/Talita e Maria Clara/Carol têm tira-teima na terceira rodada

Elas passaram pelos dois primeiros jogos da etapa da Polônia do Circuito Mundial e com isso enfrentam velhas conhecidas amanhã pela terceira rodada. Renata/Talita e Maria Clara/Carol podem ainda definir uma das vagas na semifinal da competição, para isso basta que mantenham o desempenho invicto de hoje.

Renata e Talita conseguiram a classificação à terceira rodada atropelando suas adversárias. Depois de, em menos de meia hora, derrotarem as polonesas Sowala/Brzostek com parciais de 21-05 e 21-13, as cabeças-de-chave número um do torneio conseguiram outra vitória sem perder um set. Jogando contras as gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani, as brasileiras dominaram novamente a partida. Mesmo no primeiro set, vencido por 21-19, as brasileiras estiveram com vantagem à frente do placar na maior parte do tempo – chegaram a abrir 19-16, mas permitiram que as européias encostassem. E na parcial seguinte uma vitória menos apertada (21-15) garantiu a dupla à vaga nas oitavas-de-final.

O próximo desafio será a chance da dupla devolver a derrota sofrida para as norueguesas ano passado em Montreal. Em jogo disputadíssimo, com segundo set indo a 34-32, Renata e Talita perderam pela primeira vez para as rivais. Antes disso as brasileiras haviam vencido um confronto em 2006, também no Canadá, por dois sets a zero. O segredo para ficar a frente do histórico do confronto, para a sul-mato-grossense Talita é repetir o bom desempenho de hoje. “Hoje fizemos duas belas partidas. O importante é se preocupar com a nossa virada de bola. Se fizermos o nosso, será mais fácil apenas esperar que elas errem”, analisou a jogadora.

Já Maria Clara e Carol enfrentaram um pouco mais de dificuldade para conseguir a classificação. Depois de vencerem bem na estréia, quando conseguiram passar pelas suíças Kuhn e Schwer por dois sets a zero (parciais de 21-15 e 21-18), elas tiveram que virar o jogo contras as italianas Gioria e Momoli. As rivais, que na primeira rodada venceram as americanas Boss/Ross, conseguiram sair na frente (21-18). Mas as irmãs cariocas reverteram o placar vencendo os dois sets seguintes com parciais de 21-16 e 15-11.

Na próxima partida elas terão um grande desafio. Vencer as quarta colocadas na etapa passada, em Barcelona. No histórico do confronto contra as gregas Arvaniti e Karadassiou as brasileiras levaram a melhor nos dois últimos jogos, mas a série segue empatada com três vitórias para cada lado.

Alison e Bernardo vencem favoritos e estão a um jogo do main draw

A estréia da dupla Alison e Bernardo no qualifying da etapa polonesa foi dentro do esperado. Com uma vitória fácil sobre Zalkalns/Rudzitis, da Letônia – parciais de 21-10 e 21-09 - , os brasileiros conseguiram se classificar a segunda rodada da fase de qualificação.

Aí foi que aconteceu a vitória mais surpreendente dos brasileiros desde ontem, quando eliminaram Bruno Schmidt e Billy no country-quota. Contra os portugueses Pedrosa e Rosas – dupla número sete nessa fase da competição – eles não deram chances no primeiro set, vencendo por 21-08. Quando parecia que a vitória seria fácil os europeus devolveram a derrota (21-15) e levaram a partida para o set desempate. Mas no tie-break houve uma nova vitória esmagadora dos brasileiros (15-08).

Com o resultado Alison/Bernardo precisam agora de uma vitória sobre os mexicanos Miramontes/Virgen para se juntar a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Luizão/Benjamin na disputa da fase principal da competição.

Brasileiras estréiam com vitória na Polônia

As quatro duplas brasileiras que disputam à chave feminina do Circuito Mundial em Stare Jablonki conseguiram vencer na estréia do torneio e seguem agora para a disputa da segunda rodada.

Nem mesmo a torcida local ajudou as atletas da Polônia a vencerem os desafios contra as brasileiras. Cabeças-de-chave número um do torneio, Renata e Talita precisaram de apenas vinte e nove minutos pra atropelarem Sowala/Brzostek. Após um primeiro set impecável, vencido por 21-05, as brasileiras relaxaram um pouco mais no seguinte. Mesmo assim conquistaram a vitória com 21-13, fazendo dois sets a zero. Maria Elisa e Val, que estréiam nessa temporada na chave principal de uma etapa, também venceram seu desafio contra as anfitriãs Megi/Wojtczak. Em quarenta e seis minutos elas impuseram a vitória com duplo 21-12.

Maria Clara e Carol precisaram de quase o mesmo tempo, quarenta e quatro minutos, para bater as suíças Kuhn/Schwer com parciais de 21-15 e 21-18. Já Ana Paula e Shelda precisaram virar a partida para garantir a vitória. Depois de perderem para as canadenses Matin/Cooke o primeiro set (18-21), elas conseguiram vencer as outras duas parciais (21-16 e 15-11).

Dos próximos confrontos que envolvem as brasileiras apenas Renata/Talita já enfrentaram as adversárias. Em doze partidas as brasileiras, que não perdem o confronto desde 2005, venceram dez contra as gregas Koutroumanidou/Tsiartsiani. Enquanto isso Maria Clara e Carol pegam pela primeira vez as italianas Gioria/Momoli, que surpreenderam na primeira rodada ao vencerem as americanas Boss/Ross, Maria Elisa/Val enfrentam as alemãs Brink-Abeler/Jurich e Ana Paula/Shelda tentam passar pelas francesas Faure/Saurpaux.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Brasileiras conhecem suas adversárias na Polônia

As quatro duplas brasileiras que disputam a chave principal da etapa da Polônia do Circuito Mundial Feminino conheceram suas adversárias da estréia agora a pouco no congresso técnico realizado na cidade-sede da competição.

A julgar pelo retrospecto das adversárias nenhuma delas deverá ter dificuldade em avançar a segunda rodada com uma vitória. As únicas que precisam de uma atenção um pouco maior são as irmãs Maria Clara/Carol. Apesar de enfrentarem a dupla número vinte e um da competição, e de terem vencido dois dos três jogos que já fizeram contra as suíças Simone Kuhn e Lea Schwer, na última vez que as duplas de enfrentaram – ano passado em Kristiansand – as européias venceram em uma partida equilibrada.

Até mesmo Maria Elisa/Val, que vieram do qualifying, não deverão ter problemas na estréia. A não ser o nervosismo de disputar a chave principal e de ter a torcida contra, elas deverão passar pelas polonesas Megi e Wojtczak que só disputaram uma etapa de circuito mundial até agora, ano passado em Varsóvia quando ficaram com a 17ª colocação.

Cabeças-de-chave número um e dois do torneio, respectivamente, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda terão, ao menos na teoria, os jogos mais fáceis da primeira rodada. As medalhistas de prata na semana passada, em Barcelona, pegam as convidadas da organização Zowala/Brzostek (Polônia) enquanto as veteranas enfrentam as canadenses Martin/Cooke. Mesmo favoritas a disputarem a decisão da etapa, já que algumas das principais duplas abriram mão de jogar essa semana para se preparar melhor para os Grand Slams que começam semana que vêm, as brasileiras sabem que precisam confirmar em quadra toda essa expectativa. “Queremos fazer mais uma final e aumentar nossa pontuação olímpica, por isso temos que entrar atentas desde o primeiro jogo”, comentou Renata. Para Ana Paula os resultados anteriores credenciam a sua dupla: “Temos que manter o rendimento. Tivemos tempo para treinar e estamos confiantes nesse torneio”.

Alison e Bernardo terão três desafios amanhã

Classificados apenas como dupla número vinte e seis do qualifying, os brasileiros Alison e Bernardo terão que disputar três jogos amanhã para tentar chegar a fase principal da etapa da Polônia do Circuito Mundial.

A estréia não deverá ser complicada, contra Zalkalns e Rudzitis da Letônia, mas o grande desafio acontecerá ainda na segunda rodada, quando terão pela frente os portugueses Pedrosa/Rosas. Como todos os jogos são eliminatórios, os brasileiros terão que passar invictos pelos dois primeiros desafios para disputar a vaga no main draw na terceira rodada. O último jogo poderá ser contra os mexicanos Miramontes/Virgen, os noruegueses Hellum/Berntsen ou os donos-da-casa Wojtasik/Leznicki.

A tríplice vitória garantirá a dupla o direito de disputar a fase principal da competição ao lado de outros três times brasileiros, pré-classificados a essa fase: Ricardo/Emanuel, Harley/Pedro e Luizão/Benjamin.

Jockey Clube de Campo Grande recebeu etapa do circuito estadual

A terceira etapa do Circuito Estadual do Mato Grosso do Sul de Vôlei de Praia foi disputado no último fim-de-semana no Jockey Clube da capital do Estado. Apesar do frio a torcida local compareceu para prestigiar os jogos que envolveram atletas de onze municípios diferentes.

Na final feminina Mazé/Melissa derrotaram as primeiras do ranking, Jacqueline/Dany, por dois sets a zero (parciais de 18-09 e 18-10), enquanto na disputa pelo bronze a vitória foi de Maria/Lucinha sobre Ana/Letícia. Já entre os homens o título foi conquistado com a vitória de dois sets a um de Maurício e Mauro sobre Miguel/Arthur – parciais de 17-19,18-09 e 15-13. Carlos e Betinho completaram o pódio.

Maria Elisa e Val vencem duelo “caseiro” e estão no main draw

Depois de terem vencido o country-quota brasileiro, disputado ontem na cidade de Stare Jablonki, Maria Elisa e Val conseguiram hoje mais um passo importante na temporada. Com duas vitórias, e sem perder um set, a dupla avançou a chave principal da competição.

As primeiras adversárias foram as francesas Giaoui e Hamzaoui, e as brasileiras precisaram de apenas trinta e cinco minutos para derrotá-las, com parciais de 21-11 e 21-16. Mas, na seqüência elas tiveram pela frente um duelo bem caseiro. Jogando contra as brasileiras que defendem a República da Geórgia, Andressa e Cris, as representantes brasileiras no qualifying conseguiram uma das oito vagas da chave principal. Em quarenta e três minutos elas venceram a partida com placar de 21-15 e 21-16.

Agora elas se juntam a Renata/Talita, Ana Paula/Shelda e Maria Clara/Carol na disputa da fase principal da competição que começa amanhã.

- Holanda não terá representantes entre as mulheres

Com três times disputado o qualifying, e todos eles indo ao jogo decisivo nessa fase, a Holanda esperava contar com força máxima na disputa da sexta etapa do Circuito Mundial Feminino. Mas, com três derrotas na terceira rodada do qualifying o país não terá representantes entre as trinta e duas duplas que amanhã disputam a chave principal do torneio.

Até mesmo Kadijk e Mooren, que na semana passada ganharam em casa uma etapa do circuito europeu, foram surpreendidas na decisão. Em trinta e quatro minutos elas foram derrotadas, com duplo 21-19, pela dupla da Ucrânia Osheyko/Baburina.

As outras duas derrotas do país foram com Keizer/de Vries, que perderam por 2x1 para as japonesas Teru Saiki e Kusuhara, e Van Iersel/Wesselink que acabaram derrotadas pelas fortes norueguesas Maaseide/Glesnes por 2x0.

Alison e Bernardo devolvem derrota e chegam ao quali

Derrotados na semana passada (2x1 – 18-21/21-19/15-11) pelos mesmos rivais do jogo de hoje, Alison e Bernardo conseguiram dar o troco e avançaram no country-quota brasileiro da etapa da Polônia do Circuito Mundial Masculino.

Assim como na etapa de Barcelona, o jogo foi disputado em três sets. No primeiro os vencedores não tiveram dificuldades em impor um 21-12, mas na seqüência, após estarem liderando com vantagem de dois pontos, Alison/Bernardo tomaram a virada (17-21). Quando parecia que assim como na semana anterior Bruno Schmidt e Billy conseguiriam reverter o placar, os atletas que ficaram com o bronze na etapa de Brasília do circuito brasileiro conseguiram uma seqüência impressionante de seis pontos no fim do set desempate fechando a partida em 15-07. “Assim como na semana passada foi uma partida equilibrada, decidida nos detalhes”, comentou Bernardo.

Essa é a quarta vez que Alison e Bernardo disputam um conuntry-quota nessa temporada, e pela primeira vez vencem uma partida na disputa. Após terem sido eliminados por Franco/Pedro em Praga e Roseto, e por Billy/Bruno em Barcelona, a dupla finalmente conseguiu chegar a fase internacional de qualificação que terá seus jogos disputados amanhã.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Duelo brasileiro pode decidir vaga no main draw

Uma das oito vagas na chave principal da etapa da Polônia do Circuito Mundial Feminino pode ser decidida em duelo brasileiro. Apesar do país ser representado apenas por uma dupla nessa fase, as brasileiras Andressa e Cris – que no mundial representam a República da Geórgia – poderão ser as adversárias de Maria Elisa e Val no jogo decisivo.

Para isso os dois times têm que vencer o seu primeiro desafio no qualifying. Enquanto as representantes do Brasil já conhecem suas adversárias nesse primeiro confronto, as francesas Giauoi e Hamzaoui, as jogadoras “exportadas” precisam aguardar a realização da primeira rodada para conhecer suas primeiras rivais que saem do jogo entre duas duplas do Cazaquistão: Mashkova/Turichsheva e Alenkina/Storozhenko.

Para Maria Elisa o qualifying promete ser bastante disputado. “O qualifying será ainda mais difícil do que o country-quota (fase em que as brasileiras avançaram com duas vitórias hoje). Disputar o circuito mundial é um grande aprendizado”, comentou a jogadora.

- Homens estréiam amanhã

Enquanto a chave feminina teve início hoje com as disputas do country-quota do Brasil e Alemanha, os homens entram em quadra pela primeira vez nessa terça-feira.

Pelo Brasil duas duplas disputam uma única vaga na fase de qualificação internacional. Com a desistência de Márcio e Fábio Luiz que voltaram ao Brasil para se concentrar para os Grand Slams, Luizão e Benjamin garantiram por antecipação a vaga no main draw. Com isso, Alisson/Bernardo e Billy/Bruno, que na semana passada chegaram a chave principal do torneio, disputam jogo único amanhã.

Alemães atingem marca histórica no Circuito Europeu

Kay Matysik e Stefan Uhmann alcançar esse domingo a marca histórica de três títulos consecutivos no circuito europeu. Nenhum time masculino havia atingido essa marca anteriormente, e para chegar nela os alemães nem precisaram entrar em quadra para a disputa da final.

“É muito importante ter atingido essa marca, mas não gostaríamos que tivesse sido dessa forma”, comentou Mtysik sobre a desistência dos compatriotas Klemperer/Korerng em não disputarem a decisão devido a uma contratura na coxa de Eric Korerng. Mesmo assim a dupla que já havia ganho os títulos na Áustria e na Suíça comemora a liderança no circuito do velho continente.

A segunda colocação está com os austríacos Gosh/Horst, que viram a diferença ser aumentada após terem sido derrotados pelos donos-da-casa Nummerdor/Schuil na disputa pelo bronze (21-15/20-22/15-11).

- Festa local no feminino

Com chances de garantir duas medalhas na chave feminina as anfitriãs entraram em quadra nesse domingo querendo duas vitórias, mas a torcida local acompanhou apenas uma. Menos mal que a dupla que saiu vencedora foi justamente a que disputada a decisão do título.

Com incontestáveis 21-17 e 21-12, Rebekka Kadijk e Merel Mooren garantiram a festa local com o ouro na etapa. A dupla que no início do ano esteve no Rio treinando com Renata/Talita não disfarçava a felicidade com o resultado. “Nós provamos de novo que somos o melhor time holandês”, afirmou Mooren. Mesmo assim a jogadora lembra que a etapa foi bastante disputada. “Se alguém me perguntasse no começo da semana se venceríamos aqui eu diria não. O caminho complicado até a final só valorizou mais ainda a nossa conquista”.

Maria Elisa e Val disputarão o qualifying na Polônia

Começou hoje, com a disputa do country-quota, a sexta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino. Com a Alemanha e Brasil com mais duplas inscritas do que o permitido, esses dois países tiveram que disputar a fase preliminar onde uma dupla se classifica por país ao qualifying.

Entre as brasileiras a desistência de Juliana/Larissa de disputarem a etapa abriu uma vaga para Maria Clara/Carol no main draw. Com isso, apenas três duplas disputaram o country-quota. Com o ranking melhor, Leila e Sandra Pires esperaram a definição do confronto entre Maria Elisa/Val e Ágatha/Shaylyn para conhecer suas adversárias no jogo que valia vaga no qualifying.

Na primeira partida as jogadoras que semana passada chegaram até a chave principal do Aberto de Barcelona acabaram derrotadas por Maria Elisa e Val. Depois de um primeiro set vencido com facilidade (21-16), a dupla vencedora do Challenger de São Luiz do circuito brasileiro precisou suar a camisa no set seguinte para fechar a partida (22-20). Já no jogo seguinte elas conquistaram a vaga na fase internacional de qualificação ao impor um duplo 21-16 sobre Leila/Sandra.

Além de ter classificado Maria Elisa/Val à seu primeiro qualifying na temporada o jogo também encerrou o sonho da dupla Leila/Sandra de disputarem os Jogos de Pequim. Com apenas cinco etapas a serem disputadas, somando no máximo 3.800 pontos, a dupla não tem mais como alcançar Renata/Talita que atualmente ocupam a segunda vaga brasileira no ranking olímpico.

Atletas do MS vão disputar mundial no vôlei de praia

Os jogos nacionais do SESI, competição bienal que tem como objetivo estimular trabalhadores da indústria a desenvolverem valores através do esporte, teve sua quinta edição entre os dias 21 e 25 de maio em Manaus.

Na disputa do vôlei de praia, que tem times com três integrantes, André Luiz dos Santos, Leandro Cardelichio, Geovani Coelho e Weliton Dutra garantiram a vaga no mundial – a ser disputado e Rimini (Itália) em junho – ao confirmarem o favoritismo. Desde que se juntaram o time jamais perdeu uma partida em competições nascionais. Em Manaus a equipe que representa as Organizações Unidas venceu a Vale do Rio Doce (ES), AMBEV (BA), Reunidas (CE) e Honda (AM) por dois sets a zero, tendo que disputar três sets comente contra a equipe da Sadia, do Paraná.

“Nosso jogo contra a Sadia foi movido à determinação e superação. Eram duas equipes com fortes características de velocidade e agilidade, então, foi uma briga boa, placar apertado e jogo disputado ponto a ponto, sem contar o clima de revanche. Foi bom demais”, comentou Geovani se referindo a derrota frente ao time do Paraná no mundial de Letônia (2007).

Essa será a terceira vez que a equipe disputa o mundial. Em 2006 eles se sagraram campeões, mas no ano passado ficaram apenas com o sétimo lugar.

Ricardo/Emanuel ficam com o bronze

Ficou com o baiano Ricardo e o paranaense Emanuel a única medalha conquistada pelo Brasil no Aberto de Barcelona, sexta etapa do circuito mundial de vôlei de praia. Neste domingo, diante dos olhos do ex-tenista Gustavo Kuerten e do público que lotou a arena montada diante do Museu Nacional de Arte da Catalunha, os pentacampeões derrotaram Pedro Solberg e Harley (Medley) por 2 a 0 (21/13 e 21/18) na disputa do terceiro. O ouro ficou com os alemães Julius Brink e Christoph Dieckmann, que alcançaram o terceiro título da parceria ao vencer os russos Dmitri Barsouk e Igor Kolodinsky por 2 a 1 (22/20, 13/21 e 16/14) na decisão.


Apesar da derrota, Pedro Solberg e Harley – campeões em Adelaide (Austrália), Xangai (China) e Roseto degli Abruzzi (Itália) – recuperaram na Espanha a liderança do ranking de 2008 que haviam perdido na semana passada em Zagreb (Croácia) para os chineses Penggen Wu e Linyin Xu. Passaram a somar 2.460 pontos, contra 2.160 dos representantes da China. Brink e Dieckmann subiram da 6ª para a 3ª posição, agora com 2.040, enquanto Ricardo e Emanuel tomaram o 4º lugar dos norte-americanos Jacob Gibb e Sean Rosenthal e têm agora 1.980. Márcio e Fábio Luiz (Medley), quinto colocados em Barcelona, permanecem em 7º com 1.580.

O resultado final também não mexeu na classificação da corrida dos brasileiros pelas duas vagas às Olimpíadas de Pequim. Ricardo e Emanuel continuam com 5.240 pontos e levando grande vantagem sobre os mais diretos perseguidores. Márcio e Fábio Luiz acumulam 4.740 e mantiveram os 180 de vantagem sobre os 4.560 de Pedro Solberg e Harley. Franco e Pedro Cunha aparecem em 4º, com 4.200.

Favoritos confirmam título conquistado ano passado

As medalhas de ouro da etapa de Atlanta do circuito norte-americano (AVP) ficaram mais uma vez que os favoritos. Assim como no ano passado, Walsh/May e Gibb/Rosenthal conquistaram o título da etapa.

Na decisão feminina Kerri Walsh e Misty May chegaram a impressionante marca de quarenta vitórias consecutivas na competição (vinte e cinco só esse ano) desde a última vez em que foram derrotadas, em agosto de 2007. Jogando contra as mesmas adversárias da decisão na semana passada elas não tiveram dificuldades em impor dois sets a zero sobre Jenny Jordan e Annett Davis. Mas o mais impressionante foi a parcial do primeiro set, vencido por 21-7 (o seguinte foi 21-17).

O placar elástico foi construído com um bom trabalho no saque. “Estamos trabalhando em uma boa constância em saques fortes, tentando impor aos adversários dificuldades”, explicou May. Para sua parceira a vitória foi muito comemorada. “Nós apenas focamos no jogo perfeito. Adoramos jogar em Atlanta, a torcida é muito boa”.

Entre os homens a final foi disputada entre a dupla que havia ganho a etapa no ano anterior e Anthony Medel e Fred Souza, que chegavam a sua primeira decisão juntos. A dupla formada em julho de 2006 conseguiu bater os cabeças-de-chave número um do torneio Dalhausser/Rogers na semifinal e ainda ganhar o primeiro set da decisão por 21-18, mas acabaram derrotados na seqüência por Gibb e Rosenthal com parciais de 21-15 e 15-10.