sábado, 19 de julho de 2008

Família de Isabel não tem bom dia em Marselha

A ex-jogadora de vôlei Isabel chegou à arena montada em Marselha com a expectativa de viver um grande dia. Com seus três filhos disputando as semifinais da competição Isabel esperava acabar o sábado comemorando as vagas nas finais.

Mas, a primeira frustração do dia veio com a derrota de suas filhas e comandadas Maria Clara/Carol. A técnica, que pelas regras da FIVB tem que assistir o jogo das arquibancadas e sem participar com instruções , sofreu com a derrota apertada no primeiro set (21-23) mas vibrou quando as brasileiras empataram o jogo na seqüência (21-16). Mas, no set desempate o jogo foi dominado pelas alemãs Pohl/Rau que venceram por 15-11. A vaga na decisão rendeu ainda as alemãs à nona colocação no ranking olímpico, ultrapassando assim as australianas Cook/Barnett.

Mas a grande derrota para a família Salgado no dia foi a do filho Pedro Solberg. Em jogo que valia a chance de continuar sonhando com a vaga olímpica ele e seu parceiro Harley foram derrotados pelos compatriotas Márcio/Fábio Luiz por dois sets a zero, com parciais de 21-17 e 21-14. O resultado garantiu aos vencedores a última vaga brasileira no vôlei de praia em Pequim.

Da arquibancada, ao lado das duas filhas e do genro Gustavo Kuerten a ex-jogadora não conseguia disfarçar a tristeza em ver o sonho do filho chegar ao fim. Pedro, que se juntou com Harley no início de 2007, chegou a diminuir a diferença que no início dessa temporada era de 600 pontos para apenas 100, mas na hora da decisão a maior experiência dos campeões mundiais em 2005 fez a diferença.

O resultado mostrou, assim como no feminino – quando Renata/Talita ficaram com a segunda vaga deixando de fora Ana Paula/Shelda -, que as duplas que se juntaram a mais tempo e fizeram um planejamento longo até a conquista da vaga acabaram se classificando.

Márcio e Fábio Luiz conquistam última vaga em Pequim

O Brasil conheceu agora a pouco a sua última dupla classificada para os Jogos Olímpicos de Pequim. Depois da confirmação das vagas de Juliana/Larissa e Renata/Talita no feminino, e de Ricardo/Emanuel no masculino, Márcio e Fábio Luiz garantiram matematicamente a sua vaga.

A conquista veio com a vitória na semifinal do Aberto de Marselha, última etapa que ainda contava ponto para o ranking olímpico. E a comemoração teve um gosto especial já que eles derrotaram justamente os seus concorrentes pela vaga: Pedro Solberg e Harley. Com o resultado os perdedores não aumentaram sua pontuação, e os vencedores ainda somam no mínimo mais sessenta pontos aos seus 4.740.

O jogo acabou sendo menos disputado que o esperado. Visivelmente nervosas as duas duplas começaram a partida arriscando pouco, até que uma seqüência de quatro pontos de Márcio/Fábio Luiz (09-05) lhes rendeu a vantagem necessária para fechar o primeiro set (21-17). O destaque da primeira parcial foi o forte bloqueio de Fábio Luiz, que garantiu cinco pontos para o seu time.

No set seguinte porém foi a vez de Márcio se destacar. Ligado na defesa o jogador proporcionou diversos contra-ataques para a sua dupla, que venceu até com certa facilidade (21-14). Mesmo tendo aberto uma boa vantagem no início do segundo set (05-02), Márcio e Fábio Luiz ainda permitiram a reação dos adversários que empataram o set em cinco pontos. Mas, a partir daí o aproveitamento de contra-ataque da dupla vencedora fez a diferença. Quando já dominavam o set em 17-09 os representantes brasileiros em Pequim ainda foram beneficiados por uma série de erros não forçados dos adversários, que a essa altura já demonstravam sinais de abatimento.

Autor do último ponto da partida, Fábio Luiz não conseguiu segura a emoção e desabou ainda em quadra visivelmente emocionado. A conquista da vaga foi dedicada pelo jogador ao seu parceiro: “Estou muito feliz em ir pra Olimpíada. Mas, muito mais feliz em colocar o Márcio lá”. Por sua vez Márcio lembrou do esforço da dupla para manter a vaga, mesmo tendo a pressão dos últimos resultados dos rivais. “Não era possível trabalhar tanto desde o início do ano e não chegar a uma final. Chegamos na hora certa”, comemorava o jogador.

Duelo pode valer vaga em Pequim

O mais esperado confronto brasileiro no Aberto de Marselha vai acontecer pela segunda vez no torneio, e dessa vez poderá decidir a última vaga brasileira no torneio de vôlei de praia em Pequim. Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley se enfrentam em uma das semifinais da competição. Se os campeões mundiais de 2005 vencerem garantem matematicamente a classificação à Olimpíada, já se der Pedro/Harley eles precisarão de mais uma vitória para ficar com a vaga.

Invictos na competição Pedro/Harley entram como favoritos na disputa pois já venceram os rivais na terceira rodada por dois sets a zero. Para se classificar ao final four a dupla bateu os alemães Matysik/Uhmann por dois sets a um, com parciais de 21-14, 22-24 e 15-07.

Já Márcio e Fábio Luiz tiveram que disputar dois jogos hoje na repescagem para chegar a semifinal. Primeiro eles bateram os noruegueses Kjemperud/Skarlund (2x1 – 13-21/21-18/15-01) e depois, também em três sets, eliminaram os compatriotas Franco/Benjamin (19-21/21-18/15-1) que terminaram a competição com o quinto lugar

- Bruno/Billy ficam em sétimo

A quarta dupla brasileira que disputou a segunda parada na França do Circuito Mundial, Bruno/Billy, acabou ficando com o sétimo lugar.

Depois de terem vencido ontem os brasileiros naturalizados pela Geórgia, Renatão/Jorge, por 2x1 (22-20/21-23/15-12) os brasileiros foram eliminados, no primeiro jogo de hoje, pelos portugueses Pedrosa e Rosas. Em um jogo bastante disputado os europeus levaram a melhor no primeiro set (21-17), mas acabaram perdendo o segundo (19-21) o que levou a decisão para o tie-break. No set desempate a experiência dos portugueses acabou favorecendo a dupla que fechou o jogo com 18-16.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pedro/Harley vencem rivais e estão a três vitórias de Pequim

No principal duelo brasileiro do dia Pedro/Harley não deram chances aos seus rivais pela vaga olímpica Márcio/Fábio Luiz e seguem invictos na competição. A vitória, reflexo da boa fase da dupla, renova as esperanças dos dois de conseguirem na última etapa ultrapassar os compatriotas na luta pela última vaga brasileira em Pequim.

O jogo, que teve quarenta minutos de duração, foi resolvido em dois sets. Com fáceis 21-14 e 21-12, Pedro e Harley se classificaram para as quartas-de-final do torneio, onde enfrentarão os alemães Matysik e Uhmann. Essa será a primeira vez que as duplas se enfrentam.

Já Márcio e Fábio Luiz precisaram agora vencer dois jogos eliminatórios para fazer a semifinal, com o vencedor do jogo de Pedro/Harley. Na estréia na repescagem, ainda hoje, os brasileiros passaram pelos franceses Cés/Ces com dois sets a um, parciais de 23-21, 17-21 e 15-11.

- Franco e Benjamin a um jogo do final four

A outra dupla brasileira que segue invicta na competição, Franco/Benjamin, venceu os brasileiros naturalizados pela República da Geórgia Renatão e Jorge em três sets. Depois de terem perdido o primeiro set por 21-14, Franco e Benjamin reagiram e fecharam o jogo com 21-19 e 16-14.

O resultado jogou os “estrangeiros” para a repescagem, e eles enfrentaram outra dupla brasileira – Bruno/Billy – que já haviam vencido os franceses Deulofeu/Salvetti (21-18/21-19) e os japoneses Asahi/Shiratori (14-21/21-15/15-10). E a duas primeiras vitórias do dia parecem ter empolgado a dupla brasileira que venceu o confronto “caseiro” também (2x1 – 22-20/21-13/15-12).

Brasileiras atropelam adversárias e ainda podem fazer a final

Continua de pé o sonho brasileiro de fazer a final do torneio feminino do Aberto de Marselha. Com três vitórias hoje, as duas duplas brasileiras estão mais perto de disputar o título.

Na chave dos vencedores Maria Clara e Carol precisaram de apenas uma vitória para se classificar à semifinal da competição. Contra as alemãs Brink-Abeler e Jurich as irmãs precisaram de menos de quarenta minutos para impor as parciais de 21-16 e 21-19 e garantir a vaga no final four.

Já a outra dupla, Maria Elisa/Val, precisa ainda ganhar mais uma partida na repescagem para avançar a semi. As brasileiras entraram em quadra duas vezes hoje, e sem perder um set conseguiram vaga na final da chave dos perdedores. No primeiro jogo do dia elas bateram a dupla espanhola Alcon e Matveeva (21-18/21-19) e na seqüência passaram pelas suíças Zumkehr e Graessli (21-14/21-15). Amanhã o desafio será passar pela dupla alemã que foi derrotada por Maria Clara/Carol para conseguir disputar uma das semifinais da competição.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Campeões na Suíça jogam na Estônia essa semana

Enquanto as principais duplas masculinas disputam a etapa de Marselha do Circuito Mundial, outros brasileiros vão tentando somar pontos no ranking mundial através dos challengers. Foi assim há duas semanas na Suíça, quando o Brasil dominou a competição e teve duas duplas na final, e será assim essa semana na cidade de Parnu, na Estônia.

Campeões em Brno, Alison e Bernardo estréiam amanhã contra os canadenses Zbyszewski/Lelliott. Apesar de serem um dos favoritos ao título a dupla sabe que terá uma caminhada difícil até a final. “Esta etapa será ainda mais difícil, mas estamos bastante animados. Temos que manter a concentração, focar nas partidas e jogar o máximo que sabemos”, analisou Alison.

A outra dupla brasileira que disputa o torneio será Beto Pitta/Lipe. Eles estréiam contra uma dupla do Cazaquistão – Sidorenko e Yakovlev. Caso vençam as partidas de estréia, os brasileiros se enfrentam ainda amanhã, na segunda rodada da competição.

Maria Elisa e Val ganham duas na repescagem e seguem na disputa

Depois de terem perdido na estréia do Aberto de Marselha e de terem se recuperado com uma vitória ainda ontem na repescagem, Maria Elisa e Val voltaram a vencer duas partidas hoje e seguem firme na disputa pelo título.

No primeiro jogo de hoje um susto, quando as brasileiras perderam o primeiro set (19-21) para as holandesas Kadijk/Mooren. Mas Maria Elisa/Val conseguiram se recuperar na partida e fechar o jogo com as parciais de 21-17 e 15-12. Já a segunda partida do dia foi vencida com mais facilidade. A vitória por dois sets a zero (21-16/21-19) sobre as cubanas Crespo e Ribalta garantiu à dupla ao menos a nona colocação no torneio.

Amanhã elas voltam a enfrentar mais jogos eliminatórios. O primeiro desafio será contra as espanholas Alcon e Matveeva, as sete da manhã no horário de Brasília.

Duelo olímpico nas areias de Marselha

Que eles são a principal atração brasileira na etapa de Marselha do Circuito Mundial não há duvida, mas um confronto direto entre Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley promete ser uma atração a parte nas areias de Marselha. E esse duelo, que ainda pode se repetir novamente no decorrer da disputa, tem data e hora marcada: amanhã as oito da manhã, no horário de Brasília.

Com duas vitórias para cada equipe hoje os brasileiros se enfrentam nas oitavas-de-final do torneio, mas quem perder o duelo ainda poderá seguir na competição através da repescagem. Harley e Pedro, que precisam vencer a etapa e ainda contar com um mal resultado dos compatriotas, venceram com facilidade seus jogos: Primeiro bateram os noruegueses Ingeborgrud/Hordvik (2x0 – 21-08/21-10) e em seguida foram os algozes dos japoneses Asahi/Shiatori (2x0 – 21-11/21-15). Márcio e Fábio Luiz também avançaram sem perder um set. Na estréia eles bateram os tchecos Kubala e Dumek (21-09/21-19) e na segunda rodada passaram pelos franceses Deulofeu e Salvetti (21-15/21-14).

O jogo de amanhã coloca uma das duplas mais perto do objetivo, mas mesmo os derrotados ainda terão chances. Caso as duas duplas vençam todos seus jogos depois do de amanhã, eles voltam a se enfrentar na semifinal da competição.

- Bruno e Billy seguem vivos na repescagem

Derrotados na primeira rodada da competição, quando perderam de virada para os franceses Gagliano/Dugrip (1x2 – 21-16/19-21/13-15), Bruno Schimdt e Billy se recuperaram na estréia na repescagem.

Também de virada eles conseguiram a vitória sobre os mexicanos Miramontes e Virgen, em um jogo disputadíssimo que teve duração de uma hora e doze minutos. Depois de perderem o primeiro set por 24 a 26, os brasileiros reagiram na partida e conseguiram vencer os dois sets seguintes com as parciais de 22-20 e 15-13.

Campeão do ano passado estréia com duas vitórias

Defendendo o título que conquistou ano passado, ao lado de seu parceiro oficial Pedro Cunha – que não joga esse ano devido uma lesão -, Franco começou bem o torneio nessa temporada. Jogando ao lado de Benjamin ele conseguiu duas vitórias hoje e garantiu vaga nas oitavas-de-final.

O jogo de estréia foi fácil. Em trinta e nove minutos os brasileiros bateram os austríacos Hupfer e Schorffenegger por dois sets a zero, com parciais de 21-16 e 21-11. Já na rodada seguinte, com a torcida toda contra, eles precisaram de três sets para manter-se na chave dos vencedores. Depois de ter vencido o primeiro set por 21-17, a dupla deixou os franceses Cés/Ces reagirem no segundo (13-21) e precisou ir para o set desempate, vencido pelos brasileiros por 15-13.

Amanhã, pelas oitavas-de-final, eles têm um duelo caseiro. É que do outro lado da quadra estarão Renatão/Jorge, que no mundial jogam pela República da Geórgia.

Brasileiras avançam em Marselha

Duas vitórias hoje cedo garantiram a permanência das duas duplas brasileiras que disputam a chave feminina do Aberto de Marselha.

Em jogo de vida ou morte Maria Elisa e Val conseguiram bater as holandesas Kadijk/Mooren de virada e continuam na repescagem. Depois de perderem o primeiro set por 19-21 as brasileiras reagiram e confirmaram a vitória com parciais de 21-17 e 15-12. Agora elas enfrentam as cubanas Crespo e Ribalta, em mais uma partida eliminatória.

Já Maria Clara e Carol seguem firmes de forma invicta na chave dos vencedores. Apesar de ter a torcida contra, e de terem perdido o segundo set por 16-21 – após terem ganho o primeiro por 21-18 – as irmãs mantiveram a calma e venceram as francesas Giauoi e Hamzaoui com 15-12 no tie-break. Agora elas tentam devolver a derrota sofrida no último dos quatro confrontos que já tiveram contra as alemãs Brink-Abeler/Jurich para garantir vaga na semifinal do torneio. A partida será realizada apenas nessa sexta-feira, ainda sem hora marcada.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Oponentes na luta por Pequim caem no mesmo lado da chave

O que promete ser o principal duelo brasileiro no Aberto de Marselha do Circuito Mundial de Vôlei de Praia pode acontecer já no segundo dia de disputa do torneio. Com a definição das trinta e duas duplas participantes, as quatro parceiras brasileiras acabaram bem distribuídas na chave, mas Márcio/Fábio Luiz e Pedro/Harley – únicas duplas que ainda disputam a última vaga brasileira em Pequim – acabaram ficando do mesmo lado.

Ao contrário de Bruno/Billy e Franco/Benjamin, que se cruzariam através da chave dos vencedores apenas nas quartas-de-final da competição, Márcio/Fabio Luiz e Pedro/Harley, se vencerem as duas partidas dessa quinta-feira, se pegam já na terceira rodada. O provável confronto entre os compatriotas ainda não definiria a vaga olímpica, uma vez que os perdedores ainda disputariam a repescagem. Mas, se ocorrer, o jogo promete ser um dos mais eletrizantes de toda a competição.

Cabeças-de-chave número dois, Pedro Solberg e Harley estréiam contra os noruegueses Ingeborgrud/Hordvik. Caso avancem a segunda rodada com vitória, terão pela frente os vencedores do confronto entre Asahi/Shiratori (Japão) e Kulinich/Dyachenko (Cazaquistão). Já Márcio e Fábio Luiz pegam Kubala e Dumek (República Tcheca) na primeira rodada, e depois terão – caso vençam na estréia – um confronto contra os canadenses Cadieux/Heese ou os franceses Deloufeu/Salvetti.

Do outro lado da chave, Bruno e Bily terão a difícil estréia contra os donos-da-casa Gagliano/Dugrip, enquanto Franco/Benjamin pegam os austríacos Hupfer/Schroffenegger.

Apesar da má fase, Márcio/Fábio Luiz acreditam na vaga

Sem ganhar um título desde o Grand Slam de Berlim, ano passado, Márcio e Fábio Luiz ainda continuam na frente da disputa pela segunda vaga brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas, a diferença que no início desse ano era de seiscentos pontos agora está em apenas cem.

Logo atrás estão Pedro Solberg e Harley, que se juntaram no início de 2007 e na atual temporada já levaram o título na China, Austrália e Itália. Por isso toda a tensão dos campeões mundiais em 2005 para essa última etapa que conta pontos para o ranking que define os classificados a Pequim. Apesar da má fase a dupla acredita na classificação. “Nós estamos focados nisso, e tenho certeza de que sairemos de Marselha pra nos preparar nesse restinho de tempo para os Jogos”, comenta confiante Márcio.

Para a dupla uma vaga na decisão na cidade francesa carimba o passaporte da dupla para a Olimpíada, mas um resultado diferente do título na etapa por parte dos oponentes também os garante em Pequim. Mesmo assim Fábio Luiz não que se preocupar com os resultados dos outros jogos: “Temos de fazer o nosso, sem pensar nos outros”. O atleta acredita ainda que mesmo em uma etapa esvaziada, já que muitas duplas já classificadas optaram em não disputar o torneio, o nível de dificuldade encontrado em quadra será grande. “Não são apenas os brasileiros, outras duplas ainda dependem dos pontos da etapa para se garantir na China. Ou seja, praticamente todos darão 100%”, completou.

Além das duas duplas que ainda disputam a vaga brasileira em Pequim, mas outras duas duplas brasileiras jogam a chave principal em Marselha. Franco, que joga ao lado de Benjamin por conta de uma lesão no pé de seu parceiro oficial Pedro Cunha, é considerado um dos possíveis adversários a complicar o caminho dos que ainda brigam pela vaga. Ainda, Bruno e Billy garantiram agora a pouco – com a vitória por 2x0 (21-07/21-10) sobre os belgas Fabian/Christophe – uma das oito vagas no torneio disputadas no qualifying.

Irmãs passam invictas pelo primeiro dia

Cabeças-de-chave número um da etapa de Marselha do Circuito Mundial, as irmãs Maria Clara e Carol confirmaram o favoritismo e avançaram as oitavas-de-final do torneio com duas vitórias hoje.

A estréia foi fácil, apesar de terem enfrentado uma dupla local. Em apenas trinta minutos as jogadoras cariocas impuseram as parciais de 21-09 e 21-10. Mas, na seqüência as adversárias eram consideradas mais difíceis. Mesmo assim as brasileiras conseguiram outra vitória por dois sets a zero, parciais de 21-17 e 21-13, sobre as holandesas Kadjik e Mooren.

A surpresa ficou por conta da derrota na estréia da outra dupla brasileira na disputa. Maria Elisa e Val chegaram a ganhar o primeiro set (21-17), mas tomaram a virada (17-21/11-15) e acabaram derrotadas pelas suíças Zumkehr e Graessli. Agora elas precisam disputar toda a repescagem sem poder perder novamente. A estréia na chave dos perdedores será ainda hoje contra a dupla das Filipinas Ilustre e Pascua.

Bruno e Billy tentam ser quarta dupla em Marselha

Ao contrário da disputa no feminino, onde com a desistência de Ana Paula/Shelda o país está sendo representado apenas por duas duplas, na chave masculina o Brasil poderá ter quatro duplas disputando o título.

Para isso, Bruno e Billy precisam se classificar à chave principal através do qualifying – fase preliminar da disputa. E a dupla já deu o primeiro passo para isso. Sem dar chances à dupla do Emirado Árabes Unidos – Khalid/Mohammad – os brasileiros precisaram de apenas vinte e seis minutos para avançar a segunda, e última, rodada da fase de qualificação. Com as parciais de 21-08 e 21-07 os brasileiros se prepararam agora para enfrentar a dupla belga Fabian/Christophe.

Mas, para o Brasil, a principal atração da segunda parada do Circuito Mundial na França é a disputa pela última vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Com as duas duplas femininas definidas para os Jogos – Juliana/Larissa e Renata/Talita estão classificadas – e Ricardo/Emanuel garantidos na disputa pelo bi olímpico resta apenas uma vaga. Por enquanto ela está nas mãos de Márcio/Fábio Luiz, mas depois de reduzir de 600 para apenas 100 pontos a vantagem dos adversários, Pedro e Harley entram em quadra tentando passar os compatriotas no ranking. Para isso eles precisam vencer a etapa e torcer para que os adversários não cheguem ao pódio.