terça-feira, 7 de outubro de 2008

E a melhor do mundo vai parar

Ainda não foi dessa vez que a jogadora Misty May Treanor anunciou a sua aposentadoria, mas a jogadora que não está disputado a etapa de Dubai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – sua parceira Kerri Walsh está jogando com Nicole Branagh (que em Pequim jogou ao lado de Elaine Youngs) – terá que ficar nove meses parada.

O motivo da longa ausência nas quadras não será também pela gravidez anunciada como desejo recente da jogadora. A causa do afastamento foi uma lesão por ruptura no Tendão Calcanear, enquanto a mesma ensaiava para participar do programa “Dançando com as estrelas” que a afastou da continuação da temporada 2008. May deverá ser operada ainda essa semana (a lesão ocorreu na última sexta-feira).

Essa lesão ocorre normalmente após uma dorsiflexão acentuada (movimento que aproxima o pé da canela) e o atleta sente como se tivesse levado uma pedrada no tendão atingido – por isso a mesma é conhecida como síndrome da pedrada. Apesar da dor súbita, muitas vezes logo depois do evento a dor é bastante diminuída com o atleta apresentando apenas dificuldade para caminhar e impossibilidade de fixar na ponta dos pés.

O diagnóstico clínico é realizado verificando-se a presença de edema local (inchaço), dor à palpação e com muita freqüência um “defeito” no local da ruptura. O exame mais utilizado para a confirmação é o teste de Thompson – paciente deitado de barriga para baixo faz-se compressão na panturrilha com a mão e se não houve a flexão plantar (movimento de ponta dos pés) ou está bastante diminuída é sinal positivo.

Aos 31 anos de idade a jogadora garantiu que voltará as quadras, e quem sabe ao programa em uma nova edição. Sua recuperação pode coincidir com uma gravidez, e a volta ao que se fala nos bastidores poderá até mesmo acontecer com uma nova parceira.

Medalhistas olímpicos em busca de patrocínio

Apesar da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim Márcio/Fábio Luiz estão sem patrocinador. A dupla que tinha a marca Medley como apoiador não renovou contrato com a empresa farmacêutica.

A dupla anunciou o fim do patrocínio na entrevista coletiva dos representantes brasileiros em Pequim logo no dia da volta da capital chinesa. Apesar dos atletas terem justificado o fim do patrocínio apontado problemas financeiros da empresa, a marca continua apoiando as duplas Maria Clara/Carol e Pedro/Harley.

Os jogadores aproveitaram inclusive um encontro com o Ministro dos Esportes para solicitar ajuda do governo na busca de um novo patrocinador. O pedido dos atletas foi recebido pelo ministro com a promessa de que ajudaria os dois.