quarta-feira, 28 de maio de 2008

Brasil entra com o pé direito nas areias de Barcelona

A estréia das duplas femininas na chave principal do Aberto de Barcelona do Circuito Mundial de Vôlei de Praia não poderia ter sido melhor. Todos os quatro times venceram as suas partidas e se classificaram a segunda rodada da competição.

As primeiras a entrar em quadra foram Juliana/Larissa, e as campeãs pan-americanas atropelaram suas adversárias na estréia. Em apenas vinte e nove minutos elas derrotaram as irmãs espanholas Hopf por dois sets a zero, com parciais de 21-15 e 21-09.

A outra vitória por 2x0 a favor do Brasil ocorreu no último jogo envolvendo brasileiras na primeira rodada. Ana Paula e Shelda tiveram um primeiro set disputado contra as suecas Lundqvist e Ljungquist, quando chegaram a estar atrás do placar mas acabaram vencendo por 21-18, porém se recuperaram na parcial seguinte e fecharam a partida com 21-13 em quarenta e dois minutos. “No Mundial os jogos tem sido difíceis desde a primeira rodada. Não tem mais dupla boba, que você ganha com facilidade”, comentou a veterana Shelda que está a uma vitória de comemorar a marca de seiscentas partidas ganhas no circuito mundial.

Já as outras duas duplas brasileiras tiveram que disputar três sets para seguir na competição. Maria Clara e Carol tiveram um pouco mais de trabalho, já que depois de vencerem o primeiro set por 21-17 e serem derrotadas no seguinte por 21-15 elas tiveram um tie-break decidido em 15-12. Enquanto isso Renata e Talita venceram o primeiro set por 21-16, perderam o seguinte pela contagem mínima (21-19) e se recuperaram no set desempate com 15-10.

- Próximas adversárias são conhecidas das brasileiras

Se passarem pelos seus próximos jogos com vitória Maria Clara/Carol e Renata/Talita farão o primeiro confronto brasileiro na etapa. Para isso as irmãs cariocas têm que vencer Heidi Ilustre e Diane Pascua, das Filipinas, pela terceira vez. Nos dois primeiros confrontos a vitória brasileira apesar de conquistada com dois sets a zero teve parciais altas (27-25/23-21 e 21-13/22-20). Já Renata e Talita terão pela frente as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger. Esse será a oitava vez que as duplas se enfrentam, e as brasileiras tem vantagem de 5-2 no confronto.

Nos outros jogos, Ana Paula e Shelda jogam pela segunda vez consecutiva a segunda partida contra as alemãs Helke Claasen e Antje Roder. Na semana passada, em Osaka, elas se classificaram à terceira rodada vencendo as adversárias, no primeiro confronto entre as duplas, com dois sets a zero (21-14/21-15). Enquanto isso, Juliana e Larissa tentam chegar a vitória de número 500 na carreira da dupla contra as “freguesas” cubanas Dalixia Fernadez e Tâmara Perza. A mais de um ano as duplas não se enfrentam, mas nas três vezes que isso aconteceu as brasileiras ganharam as partidas sem perdeu um set sequer.

Nenhum comentário: