terça-feira, 29 de abril de 2008

Duplas africanas de olho na vaga em Pequim

Pelas regas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) ao menos uma dupla masculina e uma feminina vindas da África irão disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto próximo.

Com o mal ranqueamento no circuito mundial acredita-se que apenas uma dupla do continente alcançará a vaga nos jogos da China, já que nenhuma dupla africana consta entre as vinte e quatro melhores do mundo. Com isso uma dupla será incluída nos Jogos graças à regra que impõe um representante de cada continente no mínimo.

Entre os homens a disputa está polarizada entre os sul-africanos Augoustides/Flisberg e Abreu/Fernanades, de Angola. Ambos estiveram presentes na disputa do qualifying da etapa de Xangai e na disputa direta pela vaga africana quem levou a melhor foram os representantes da África do Sul. Enquanto seus concorrentes foram eliminados por uma dupla austríaca logo na estréia da competição, Augoustides e Flisberg venceram seu primeiro desafio frente os australianos Boehm/McHugh. Depois eles acabaram eliminados pelos italianos Bizzotto/Amore.

A vitória rendeu importantes pontos no ranking olímpico, que decide qual das duas duplas irá a Pequim. Mas para Casey Augoustides o ideal seria promover mais a modalidade esportiva no continente para fomentar a formatação de duplas competitivas. “Apesar de termos bastantes talentos na África, existe um grande gap entre nosso tour local e o circuito mundial”, comentou o jogador que ainda vive a expectativa de ver sua esposa também disputando os Jogos Olímpicos.

A África do Sul recebeu uma etapa do Circuito Mundial em 2004 e 2005, para o jogador seria fundamental o retorno da etapa africana para o desenvolvimento do esporte no continente.

Nenhum comentário: