sexta-feira, 2 de maio de 2008

Definidas as quartas-de-final do brasileiro sub-21

Nesta SEXTA-FEIRA (02.05), foram definidas as duplas que avançaram para as quartas-de-final da primeira etapa da sexta edição do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia. No masculino, classificaram-se: Álvaro Filho/Vitor (PB), Josias/Waldir (PB), Jefferson/Gabriel Pereira (RJ), Léo Síndice/Luiz Felipe (PR/RJ), David/João Paulo (RJ), Cacau/Marcus (PE), Tássio/Levi (RJ) e Watson/Buba (ES/PE). No feminino, seguem na luta pelo títul Keila/Fabí (PB), Marcella/Noele (ES), Natasha/Amanda Maltez (RJ), Fernanda Nunes/Patrícia (RJ), Naty/Carol Martins (PB), Carol/Tabatha (RJ), Helena/Isabella (RJ) e Bruna Motta/Flávia (RJ). A competição está sendo disputada no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S), no Rio de Janeiro.

Na manhã deste SÁBADO (03.05), serão realizadas as quartas-de-final, a partir das 10h. No período da tarde, às 15h, serão iniciadas as semifinais dos torneios masculino e feminino. As finais e disputas de terceiro lugar acontecerão na manhã de DOMINGO (04.05).

Pelo torneio feminino, Natasha e Amanda Maltez garantiram a classificação com duas vitórias. Na estréia, elas passaram por Bruninha/Renatinha (PB), por 2 sets a 0 (18/7 e 18/12). Na seqüência, venceram Helena/Isabella por 2 sets a 1 (18/13, 9/18 e 15/13). A parceria tem como técnica a ex-jogadora de vôlei Rejane, que não está presente no evento, pois está participando de uma competição em Santos. Amanda, vice-campeã brasileira na categoria Sub-19, enalteceu a qualidade da competição. “É um privilégio ter a Rejane como técnica. Em todos os trabalhos, ela procura nos passar sua experiência e isso nos transmite muita confiança. Sendo assim, entramos em quadra à vontade para desenvolver nosso melhor voleibol. O Campeonato Sub-21 está com um bom nível técnico, porém temos consciência de nossa capacidade e sabemos que podemos fazer bonito”, avalia.

O time formado por Marcella/Noele superou, na primeira rodada, Adri/Eliane (AL), por 2 sets 0 (18/11 e 18/13) e se classificou com mais uma vitória. Desta vez, diante de Naty/Carol Marins por 2 sets 0, parciais de 18/16 e 18/11. “O dia de hoje foi bastante proveitoso para nós. Atuamos concentradas e com garra. Esses dois fatores foram essenciais para conquistarmos a classificação. Todas as parcerias querem vencer a competição, isso é evidente, mas se chegarmos entre as primeiras colocadas estará de bom tamanho. O time foi montado em cima da hora. Estava sem parceira para jogar. A Noelle joga na equipe de vôlei indoor do Álvares Vitória (ES). Treinamos apenas uma semana, mesmo assim o desempenho está bom”, conta Marcella.

A partir das 10h, deste sábado, serão disputadas duas partidas válidas pelas quartas-de-final do torneio feminin Keila/Fabí x Marcella/Noelle; e Bruna Motta/Flávia x Helena/Isabella. Às 10h40, Natasha/Amanda Maltez x Fernanda Nunes/Patrícia; e Naty/Carol Marins x Carol/Tabatha completarão a rodada.

No torneio masculino, os primeiros a garantir vaga foram os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe. Na primeira rodada, eles passaram por Ramon/Leonardo (RJ) por 2 sets a 0 (18/10 e 18/16). Na seqüência, eles derrotaram Cacau/Marcus pelo mesmo placar, com parciais de 18/12 e 18/7.

Líderes do ranking brasileiro Sub-21, Álvaro e Felipe têm apenas 17 anos de idade. O fato de ocupara a primeira colocação no ranking não intimida os paraibanos. “Estamos acostumados a jogar com o vento, pois em João Pessoa (PB) venta bastante. Isso nos ajudou, especialmente no saque. Estamos em primeiro no ranking, mas não nos sentimos pressionados por isso, já que somos muito jovens. Ainda teremos muitas oportunidades de vencer o Campeonato Brasileiro Sub-21, mas não desperdiçaremos esta oportunidade, se tivermos chances. A competição está muito equilibrada e o fator psicológico fará a diferença no final”, diz Álvaro.

Os cariocas Jefferson e Gabriel Pereira também se classificaram com duas vitórias. Na primeira rodada, eles passaram por Tássio/Levi por 2 sets a 0 (18/10 e 18/9). A vaga foi consolidada após o segundo triunfo, diante de Watson e Buba, também por 2 a 0 (18/15 e 18/14). A dupla, que disputa o Circuito Banco do Brasil, alcançou seu melhor resultado na competição na última etapa, em Brasília (DF), quando passaram pela primeira vez do qualifying e terminaram em 13o lugar. Para Gabriel, o resultado na capital federal deu muita força à dupla no Campeonato Brasileiro Sub-21. “Não esperávamos ir tão bem em Brasília, pois estávamos nos preparando para o Campeonato Brasileiro Sub-21, que é nossa prioridade em 2008. Ter tido um desempenho tão bom em Brasília nos animou bastante. Estamos nos dedicando bastante, pois sabemos que temos tudo para crescer muito nesta temporada”, conta Gabriel, de 18 anos.

No masculino, às 10h, Álvaro Filho/Vitor Felipe enfrentarão Josias/Waldir (PB) e Tassio/Levi duelarão com Watson/Buba. Ás 10h40, mais dois duelos: David/João Paulo x Cacau/Marcus; e Jefferson/Gabriel Pereira x Léo Síndice/Luiz Felipe.

Nenhum comentário: