quarta-feira, 26 de março de 2008

Austrália abre a luta pela vaga olímpica em 2008

Começa hoje a noite a chave principal da primeira etapa do Circuito Mundial em 2008 e nessa madrugada as sete duplas brasileiras que disputam o torneio conheceram seus adversários. Esse será o primeiro dos últimos onze torneios que valem pontos para a classificação aos Jogos de Pequim, por isso todos esperam conseguir um ótimo resultado na disputa.

Entre os homens a principal ausência é dos atuais campeões mundiais e líderes da corrida olímpica Ricardo e Emanuel. Com a brecha deixada pela dupla que conquistou as quatro primeiras etapas do circuito brasileiro nessa temporada seus adversários esperam alcançar pontos importantes na disputa pela vaga em Pequim. Mas para Márcio, que estréia junto de seu parceiro Fábio Luiz contra os venezuelanos Hernadez/Jackson, a ausência da dupla brasileira não representa muita vantagem na disputa olímpica. “Eles tem uma vantagem considerável por isso nossa briga não é com eles. Até torço para eles porque assim podem tirar nossos concorrentes da briga”, brincou.

Já para as outras duas parcerias o caminho para alcançar mais pontos e entrar de vez na disputa com Márcio e Fábio Luiz pela segunda vaga brasileira depende de uma ótima estréia na Austrália, e a ausência dos campeões ajuda. É o caso de Pedro/Harley que só foram derrotados nessa temporada, no circuito brasileiro, pelos pentacampeõs mundiais. “Só perdemos para Ricardo e Emanuel, que são muito bons. Se eles estão em um bom momento a gente também está”, afirmou o confiante Harley que junto com Pedro Solberg ocupam a terceira colocação entre os brasileiros na corrida pela vaga em Pequim. Já Pedro Cunha e Franco precisam primeiro tentar conseguir sair da incomoda quarta colocação no ranking de entradas brasileiro para não ter que disputar o qualifying nas próximas etapas. O experiente Franco aposta num bom resultado na Austrália para conseguir voltar a briga olímpica: “Precisamos voltar ao ranking. Para isso, teremos que obter bons resultados nas primeiras etapas da temporada, então os dois objetivos estão interligados”.

Na chave principal do torneio Harley e Pedro Solberg estrearão contra os ucranianos Mykola Babich/Oleg Nikolayev enquanto Franco e Pedro pegam os italianos Riccardo Lione/Matteo Varnier.

- Na chave feminina quatro duplas brasileiras na disputa

O anuncio das chaves da primeira etapa do Circuito Mundial foi realizado nessa madrugada após a definição das oito duplas que passaram pelo qualifying e se juntaram as pré-classificadas.

No feminino uma dupla brasileira passou pelo pré-torneio e com isso se juntou a Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda na fase principal da competição. Depois de vencerem Sandra/Leila no country-quota e as australianas Artacho/Battaglene e as holandesas Boersma/Leenstra no qualifying, Maria Clara e Carol estréiam contra as finlandesas Nystrom. Se avançarem pegam pela frente uma dupla ucraniana ou americana na segunda rodada.

Já as atuais campeãs mundiais Juliana e Larissa estréiam contra uma dupla local: Heike Jensen e Olívia Orchard. A Austrália poderá estar também no caminho de outra dupla brasileira. Caso vençam na estréia contra Jursone/Minusa, Ana Paula e Shelda poderão enfrentar as principais jogadoras do país anfitrião, já que jogam contra quem passar pelo confronto entre Barnett/Cook e as canadenses Lessard/Maxwell.

Ocupando a segunda colocação no ranking olímpico brasileiro Renata e Talita têm pela frente antigas rivais. Essa será a sexta vez que jogam contra as italianas Gattelli/Perrota e as brasileiras lutam para manter a invencibilidade no confronto.

Nenhum comentário: