domingo, 18 de maio de 2008

Chinesas vencem chuva e brasileiras e ficam com o ouro

Foram disputadas essa madrugada, debaixo de muita chuva, no Ham River Jamsil Citizen Park as finais da terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino. E o mau tempo não trouxe boas novas para o Brasil, que tinha chance de alcançar pela terceira vez o lugar mais alto do pódio, além de colocar outra dupla entre as três melhores do torneio, e acabou vendo suas duas duplas nas finais sendo derrotadas.

Na preliminar, pela disputa do bronze, Juliana e Larissa conheceram sua terceira derrota na competição. Após terem perdido para as campeãs e vice-campeãs da etapa respectivamente nas quartas e semifinal, as campeãs pan-americanas voltaram a ser derrotadas, dessa vez pelas norte-americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs.

Após terem sido derrotadas no primeiro set pela contagem mínima (21-19), Juliana/Larissa pareciam ter reencontrado o ritmo do jogo quando impuseram um 21-13 na parcial seguinte. Mas foi então que no set desempate as brasileiras voltaram a perder muitos ataques e acabaram derrotadas por 15-07. O resultado, porém, não tirou as brasileiras da liderança do ranking mundial em 2008.

Logo após a derrota de Juliana/Larissa foi a vez de Ana Paula e Shelda acabarem também derrotadas por suas adversárias. Na disputa pelo primeiro lugar da etapa as chinesas Xue, de 19 anos, e Zhang Xi, 23 anos, não deram chance para as brasileiras e as derrotaram com fáceis 21-15 e 21-12 em apenas quarenta e um minutos.

“Foi muito bom pra gente ganhar com essas condições. Nesse esporte você tem que estar pronta para jogar em todos os tipos de condições do tempo”, comentou Xue após a vitória. Apesar da pouca idade as orientais provaram com uma etapa impecável – ganharam todos os seus jogos e tiveram doze sets vencidos e apenas um perdido – que podem rivalizar com Tian Jia e Wang pelo título de dupla número um do país anfitrião da Olimpíada.

Com o resultado as chinesas voltaram a ultrapassar Renata/Talita no ranking olímpico mundial, recuperando a quarta colocação, e empataram com as brasileiras no ranking anual do mundial (1.380 pontos). Já Ana Paula e Shelda, mesmo derrotadas somaram importantes 540 pontos e agora ocupam a segunda colocação do ranking mundial em 2008, além de somar 1.680 pontos no ranking que define as duplas que irão aos Jogos Olímpicos de Pequim.

- Ana Paula quer revanche contra as chinesas

Essa foi a terceira vez que Ana Paula e Shelda enfrentaram as chinesas Xue/Zhang Xi pelo circuito mundial. E pela segunda vez consecutiva a vitória ficou com as asiáticas, que haviam vencido as brasileiras também há duas semanas atrás na disputa pelo bronze em Xangai.

“Esperamos ter uma nova chance de jogar com elas quando o tempo tiver condições melhores do que hoje”, desafiou Ana Paula que acredita que a condição climática foi decisiva para a derrota. “No Brasil não estamos acostumados com esse tempo. O clima estava horrível e as chinesas lideram melhor com isso do que nós”, completou a jogadora. Mesmo assim Ana fez questão de destacar a vitória das adversárias: “Dêem a elas muitos créditos hoje”.

Um comentário:

Ka disse...

Pois é Tavinhu, essa etapa realmente as duplas brasileiras não conseguiram muito exito como nas anteriores que tivemos sempre duas ou ate as 3 no pódio. Mas todas estão de parabéns e a briga continua aberta pelas vagas e na disputa pela liderança do Circuito.

Outro detalhe é a dupla chinesa Tian e Wang que está muito aquem do que estava ano passado, pelo menos nesse inicio estão desapontando...ou escondendo jogo mesmo o que acho pouco provavel.

Agora Japão, boa sorte a todas.

Valeu