sexta-feira, 9 de maio de 2008

Saem tenistas e entram os atletas de vôlei de praia

Tanto em Chaleston, onde está sendo disputada a quarta etapa do Circuito da AVP, quanto em Praga, que recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial, os jogadores de vôlei de praia estão utilizando da estrutura montada para a pratica de outro esporte.

A fim de reduzir custos e principalmente de dar as melhores condições para os dois torneios, os organizadores decidiram utilizar a estrutura física de dois complexos de tênis já construídos. No caso de Praga o desafio foi ainda maior já que o local da competição estava sendo utilizado para uma competição de tênis até domingo de tarde. “É incrível o que Vladimir e sua equipe fizeram em menos de dois dias para ter esse evento funcionando”, elogiou o supervisor técnico da FIVB Holger Brusch. “Mais de cinqüenta pessoas trabalharam duro para transformar esse local em um complexo de vôlei de praia. E eles fizeram tudo a tempo da disputa do country-quota na terça”, completou o dirigente.

Mais de mil e quinhentas toneladas de areia foram enviadas de trem até Praga dez dias antes do inicio do torneio. Começando a trabalhar as 18:30 de domingo, os trabalhadores primeiro cobriram as quadras de tênis com plástico para só depois começar a colocar a areia.

Todo o esforço foi compensando por uma equipe que desde 1998 sonhava em trazer uma etapa do Circuito Mundial para a capital da República Tcheca. “Esse torneio está sendo montado à dez anos. Em 98 achamos que podíamos trazer a etapa para cá, mas só agora com a ajuda de vários patrocinadores conseguimos. Nossa esperança daqui pra frente é manter Praga no calendário oficial”, explicou Josef Benes (dirigente da federação local). Mas os planos dos dirigentes locais são mais ambiciosos. Eles esperam levar um Campeonato Mundial de Vôlei de Praia – competição bienal – para a cidade. “Nós estamos dando um passo de cada vez. Primeiro foram os dois challengers em Brno até estarmos prontos para o evento desse ano. Com Praga concorrendo a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, acreditamos que trazer o mundial para cá será importante”, completou.

A estrutura montada gerou elogios por parte dos brasileiros. Mal chegaram na cidade Pedro Solberg e Harley foram visitar o complexo e ficaram impressionados com a estrutura montada. “No que pudemos ver a estrutura é uma das melhores do circuito”, afirmou o carioca Pedro. Já para a dupla Márcio/Fábio Luiz além da estrutura física o importante da etapa de Praga é ser um novo local da competição. “Nós adoramos jogar em lugares novos para ganhar mais exposição para o nosso esporte”, comentou Márcio.

Nenhum comentário: