quarta-feira, 16 de abril de 2008

Definida a formula do sorteio para Pequim

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou a forma como serão compostas as chaves masculina e feminina dos Jogos Olímpicos de Pequim. A formatação dos grupos da primeira fase, igual nos dois gêneros, será definida através de sorteio dirigido, a ser realizado no dia 26 de julho em Gstaad (Suíça).

Como seis dias antes será a final da última etapa do Circuito Mundial, disputada em Marselha – França, que conta pontos para o ranking que define as duplas que jogarão em Pequim, o anúncio oficial dos representantes de seus países na mais importante competição esportiva do mundo se dará dois dias antes do sorteio, de acordo com a confirmação das federações locais da inscrição dos atletas. Estarão classificadas as vinte e quatro melhores duplas masculinas e femininas no ranking olímpico (que é a soma das oito melhores pontuações no circuito mundial entre os dias 01 de janeiro de 2007 e 20 de julho de 2008) levando-se em consideração que cada país poderá ter no máximo duas duplas por gênero e cada continente terá obrigatoriamente uma vaga em cada chave.

Definidas as parcerias que disputarão os Jogos as seis primeiras colocadas no ranking olímpico serão dispostas como cabeças-de-chave de cada grupo. A líder do ranking será a do grupo A, a vice-líder do grupo B, e assim sucessivamente até o grupo F. Porém, caso alguma dupla chinesa esteja entre as seis melhores obrigatoriamente ela ocupará o grupo A e a segunda dupla anfitriã ficará em seu seed correspondente. Caso a melhor dupla da China esteja entre abaixo dessa posição ela ocupará o seed 6.

Tabela com ranking olímpico atual

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

Seed 1

Seed 2

Seed 3

Seed 4

Seed 5

Seed 6

Xu

Wu

(CHN)*

Ricardo

Emanuel

(BRA)

Márcio

Fábio Luiz

(BRA)

Barsouk

Kolodinsky

(RUS)

Nummerdor

Schuil

(HOL)

Brink

Dieckman

(EUA)

Tian Jia

Wang

(CHN)*

Walsh

May

(EUA)

Juliana

Larissa

(BRA)

Xue

Zhang Xi

(CHN)

Renata

Talita

(BRA)

Branagh

Youngs

(EUA)

*primeira dupla chinesa no ranking = seed 1

Após a definição dos cabeças-de-chave o sorteio ocorrerá de forma dirigida para a composição dos grupos. As duplas do grupo A ao C terão a companhia de duplas com seed 10 a 12, enquanto as outras três duplas (grupo D ao F) enfrentarão as com ranking entre 7 e 9. Já as últimas duas duplas de cada grupo serão definidas por sorteio mais amplo. A terceira posição de cada grupo será decidida na sorte entre as duplas com ranking 13 a 18, enquanto a estréia das cabeças-de-chave será contra duplas com seed de 19 a 24.

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

Seed 1

Seed 2

Seed 3

Seed 4

Seed 5

Seed 6

Seed 10 a 12

Seed 7 a 9

Seed 13 a 18

Seed 19 a 24

Para a realização do sorteio a organização da etapa suíça do Circuito Mundial, que estará sendo disputada, prepara uma grande festa. “A tenda do festival Menuhin foi escolhida para esse evento de gala com dois mil espectadores no local”, disse Ruedi Kunz – diretor do torneio. “Junto com o sorteio serão colocadas imagens dos torneios olímpicos de vôlei de praia, e teremos ainda shows com artistas suíços famosos e muitas surpresas com um show de comédia clássico”.

A disputa olímpica do vôlei de praia será entre os dias 09 e 22 de agosto em uma arena montada no Chaoyang Park com capacidade para doze mil pessoas.

Nenhum comentário: