quinta-feira, 6 de março de 2008

Pequim adia “Wimbledon” do vôlei de praia

Considerado o mais tradicional torneio de vôlei de praia do mundo o Aberto de Manhattam terá sua edição de 2008 adiada em mais de um mês.

O principal motivo da mudança, segundo Mark Leyman (gerente de serviços de lazer de Manhattam) é a coincidência da data original com os Jogos Olímpicos de Pequim. Disputado desde 1960, o torneio normalmente ocorre no meio de agosto. Por isso, se quisessem manter a tradição, os organizadores teriam que abrir mão da participação dos principais atletas que estarão jogando na China.

A nova data para a competição será entre os dias 19 e 21 de setembro. Mas a solução encontrada não foi unanimidade entre os dirigentes. Jim Aldinger, o único conselheiro local a votar contra a alteração no calendário, acredita que o fato do evento ser disputado na última semana do verão americano pode prejudicar o público: “A AVP sempre foi um ícone para Manhattam. Fazê-lo depois que as crianças voltaram as aulas e a agitação do verão já passou não me parece ser o mais correto”.

Uma das soluções seria antecipar para julho, mas para isso a AVP precisaria quebrar o acordo firmado com Long Beach que receberá os atletas do circuito norte-americano entre os dia 25 e 27/07. Irritado o dirigente acusou a associação de estar preterindo o que todos chamam de a jóia da coroa do tour. “É só uma questão de dinheiro para a AVP. É muito ruim que o dinheiro tenha que direcionar a decisão”. Já para Leyman a antecipação seria complicada pelos custos de limpeza do evento a tempo da realização no fim-de-semana seguinte do torneio anual Charlie Saikley de voleibol.

Nenhum comentário: