segunda-feira, 17 de março de 2008

Para especialistas vôlei de praia escapa da poluição

Um dos maiores problemas para os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim é a poluição presente na capital chinesa. As condições do ar fizeram, por exemplo, com que o recordista mundial da maratona desistisse de disputar a competição.

Com o alarde feito por diversas entidades esportivas o Comitê Olímpico Internacional decidiu mandar sua comissão médica estudar o impacto do problema ambiental sobre as diversas modalidades que são disputadas a céu aberto. Nessa segunda os especialistas divulgaram que apenas os esportistas que disputaram provas ao ar livre com mais de uma hora de esforço contínuo correm algum risco.

Como os jogos do vôlei de praia costumam durar menos do que o chamado “limite de risco” dos especialistas, e no caso dos Jogos Olímpicos ao contrário do Circuito Mundial cada dupla realiza apenas uma partida por dia, a entidade não inclui a modalidade esportiva entre aquelas que serão observadas com mais precisão. Isso afasta a possibilidade do vôlei de praia ter que adiar algumas partidas, mesmo que o monitoramento diário que será realizado pelos órgãos competentes acuse condições ruins para a pratica de esportes. Mas, segundo o presidente da comissão médica do COI todos os esportes a céu aberto poderão ter uma queda de rendimento dos atletas. “Pode ser que algumas provas não sejam disputadas em ótimas condições o que é uma realidade em todas as competições esportivas. Mas, nos Jogos o espírito olímpico é mais importante”, minimiza.

Nenhum comentário: