segunda-feira, 30 de junho de 2008

Semana decisiva para classificação olímpica

Depois de receber nos últimos três em São Petersburgo o melhor do vôlei de praia mundial, a Rússia reservou a sua capital para a disputa nessa temporada. Moscou, que recebeu etapas do masculino em 98 e 99, será a sede do último Grand Slam (etapa com pontuação maior) que conta pontos para o ranking que define as vagas em Pequim.

Faltando duas semanas para o fim do prazo estipulado pela FIVB para as duplas somarem pontos no ranking olímpico, o torneio russo promete ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos, impulsionado pela disputa olímpica. Entre os brasileiros, com a primeira vaga já decidida entre homens e mulheres, a disputa é pela segunda e última vaga em cada naipe. A disputa no masculino está acirrada, com Márcio/Fábio Luiz liderando a disputa com apenas cem pontos de vantagem sobre Harley/Pedro. Já entre as mulheres Renata/Talita têm vantagem de 520 pontos sobre Ana Paula/Shelda.

Com pontuação maior que a próxima etapa, que será disputa em Marselha (França), muitos apostam que a Rússia irá definir a situação da segunda vaga brasileira em Pequim. Na disputa masculina um primeiro lugar de Márcio/Fábio Luiz, desde que Harley/Pedro não façam pódio, garante os campeões mundiais de 2005 nos Jogos Olímpicos. Contudo, um terceiro lugar dos rivais, com Márcio e Fábio Luiz ficando abaixo de quinto, muda a dupla que hoje ocupa a segunda posição no ranking.

Entre as mulheres Renata/Talita precisam de um terceiro lugar para garantir a vaga em Pequim, mas mesmo que não cheguem ao pódio ainda podem garantir a vaga. Para isso basta que Ana Paula/Shelda não cheguem à final. As veteranas que se juntaram no início dessa temporada para tentar a segunda vaga brasileira precisam de no mínimo um segundo lugar, para ir à Marselha precisando conquistar o ouro e assim tirar a vaga de Renata/Talita.

Com muitos números na cabeça, e com muitas possibilidades, os atletas brasileiros entrarão em quadra tentando conquistar o carimbo no passaporte para Pequim.

- Maria Elisa e Val a um jogo do main draw

Sem adversárias na fase de qualificação, pela primeira vez Maria Elisa e Val não terão que disputar o country-quota brasileiro. Com isso, basta uma vitória nessa terça para que a dupla chegue a seu terceiro Grand Slam.

A definição das adversárias ocorre amanhã mesmo, mais cedo, no jogo entre a dupla sul-africana Augostides/Nel e as canadenses Lessard/Maxwell. O jogo que vale vaga na chave principal da competição está previsto para as oito da manhã, no horário de Brasília.

Nenhum comentário: