terça-feira, 7 de outubro de 2008

E a melhor do mundo vai parar

Ainda não foi dessa vez que a jogadora Misty May Treanor anunciou a sua aposentadoria, mas a jogadora que não está disputado a etapa de Dubai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – sua parceira Kerri Walsh está jogando com Nicole Branagh (que em Pequim jogou ao lado de Elaine Youngs) – terá que ficar nove meses parada.

O motivo da longa ausência nas quadras não será também pela gravidez anunciada como desejo recente da jogadora. A causa do afastamento foi uma lesão por ruptura no Tendão Calcanear, enquanto a mesma ensaiava para participar do programa “Dançando com as estrelas” que a afastou da continuação da temporada 2008. May deverá ser operada ainda essa semana (a lesão ocorreu na última sexta-feira).

Essa lesão ocorre normalmente após uma dorsiflexão acentuada (movimento que aproxima o pé da canela) e o atleta sente como se tivesse levado uma pedrada no tendão atingido – por isso a mesma é conhecida como síndrome da pedrada. Apesar da dor súbita, muitas vezes logo depois do evento a dor é bastante diminuída com o atleta apresentando apenas dificuldade para caminhar e impossibilidade de fixar na ponta dos pés.

O diagnóstico clínico é realizado verificando-se a presença de edema local (inchaço), dor à palpação e com muita freqüência um “defeito” no local da ruptura. O exame mais utilizado para a confirmação é o teste de Thompson – paciente deitado de barriga para baixo faz-se compressão na panturrilha com a mão e se não houve a flexão plantar (movimento de ponta dos pés) ou está bastante diminuída é sinal positivo.

Aos 31 anos de idade a jogadora garantiu que voltará as quadras, e quem sabe ao programa em uma nova edição. Sua recuperação pode coincidir com uma gravidez, e a volta ao que se fala nos bastidores poderá até mesmo acontecer com uma nova parceira.

Nenhum comentário: