sábado, 15 de março de 2008

Alisson e Bernardo chegam a semifinal

Eles já haviam desbancado Márcio e Fábio Luiz em Foz do Iguaçu. Em Campo Grande derrotaram os favoritos Pedro Solberg/Harley na segunda rodada. Agora, Alisson e Bernardo têm o desafio de vencer ninguém menos que os campeões olímpicos Ricardo/Emanuel.

O jogo que vale vaga na decisão da etapa de Campo Grande do circuito brasileiro promete ser emocionante. Depois de vencerem Pará e Lula por 2x1 (20-22/18-16/15-11), os jogadores que representam o Flamengo na competição passaram com 2x0 (18-14/18-15) por Billy e Bruno Schmidt. Já os campeões das três primeiras etapas dessa temporada, Ricardo e Emanuel, precisaram passar apenas por Jorge/Renatão (2x0 – 18-15/18-16).

Na outra semifinal se encontram Pedro Solberg/Harley, que se recuperaram da derrota de ontem com três vitórias seguidas (2x0 em Celso/Alex, Rodrigo/Hevaldo e Franco/Pedro Cuinha), e a surpresa da competição: Beto Pitta/Lipe. Eles também tiveram que passar por três desafios nesse sábado. Primeiro uma vitória por 2x1 frente Ricardo/Juca, depois 2x0 sobre Thiago/Jan e por fim 2x1 num jogo emocionante frente Márcio/Fábio Luiz.

Monica/Naina alcançam o final four

Elas vieram de um décimo terceiro lugar na última etapa, disputada em Foz do Iguaçu (PR), e agora em Campo Grande já estão entre as quadras melhores duplas do torneio feminino.

Mônica e Naiana venceram todos os seus jogos na capital do Mato Grosso do Sul e agora enfrentam Maria Elisa/Val no jogo que vale vaga na decisão. Depois de duas vitórias nessa sexta elas disputaram as oitavas-de-final contra Leila e Sandra Pires. No primeiro set a derrota por 18-14, mas no seguinte a devolução do placar forçou o tie-break. Com 15-11 no set desempate elas se classificaram para pegar Andrezza/Cris no jogo que valia a passagem ao final four. Mais uma vez foram precisos três sets para conseguir a vitória, e novamente elas tiveram que reverter o placar: 16-18 no primeiro set, 18-07 no segundo e 15-11 no tie-break.

Na outra semifinal as campeãs das três primeiras etapas do circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Juliana e Larissa, terão o primeiro confronto frente a nova dupla Ana Paula e Shelda. Enquanto a primeira dupla venceu apenas uma partida para alcançar a semi (18-15 e 18-16 sobre Maria Clara/Carol), as veteranas das quadras tiveram dois desafios: 2x0 sobre Luciana/Camilinha e Izabel/Chell.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Franco começa bem a luta pelo título de número 45

Maior vencedor de todos os tempos do circuito brasileiro o cearense Franco tentará aumentar sua estatística de títulos justamente em uma etapa que ele nunca venceu.

Jogando desde que o circuito foi criado, em 1991, a vez que ele chegou mais perto da vitória em Campo Grande foi no ano passado quando acabou sendo derrotados na final por Fábio Luiz/Márcio. Ele que joga atualmente ao lado do carioca Pedro busca o quadragésimo quinto título nacional na sua carreira.

“Tudo na vida tem sua primeira vez. Até o ano passado, não havia sido o melhor jogador do Circuito e acabei conseguindo. Nesta altura da minha carreira, é importante ter estes desafios, lutar por objetivos que ainda não foram alcançados”, disse o jogador de 41 anos que hoje ganhou suas duas primeiras partidas. Depois de estrear com 21-19 e 18-13 sobre Tiago/Gustavo ele teve pela frente os atletas locais Toninho/Mauro Nogueira. Mais uma vez sem perder um set (18-15 e 18-13) ele conseguiu a vitória que assegura a sua dupla nas quartas-de-final.

- Alisson e Bernardo conseguem mais uma sexta com 100%

Depois de protagonizarem uma das maiores surpresas de Foz do Iguaçu, quando venceram Márcio/Fábio Luiz na segunda rodada, Alisson e Bernardo mantiveram o ritmo e passaram pelo primeiro dia de competição em Campo Grande também com 100% de aproveitamento.

Na estréia elas viraram o jogo pra cima de Rodrigo/Hevaldo (15-18/18-16/15-10) e se classificaram a jogar contra Harley/Pedro. Em um jogo disputadíssimo eles perderam o primeiro set por 18-16 mas devolveram o mesmo placar forçando o set desempate. No tie-break mais uma vitória suada por 15-13.

Zebra derruba as cabeças-de-chave em Campo Grande

A zebra andou solta na chave feminina da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia que está sendo disputada em Campo Grande (MS). Das seis duplas cabeças-de-chave da competição apenas duas avançaram a segunda fase do torneio.

Juliana/Larissa tiveram mais dificuldades em seus jogos do que o esperado, mas mesmo assim conseguiram as duas vitórias que garantiram a dupla nas quartas-de-final. No primeiro jogo do dia um susto quando venceram apenas por 23-21 o primeiro set, mas conseguiram dominar o set seguinte e acabaram passando por Luana/Lili com 18-10. Já na rodada noturna tudo parecia se encaminhar para uma vitória tranqüila com a primeira parcial de 18-06. Mas a virada de Tatiana/Camila com 18-15 no segundo set colocou fogo no jogo e levou a partida para o tie-break, vencido pelas campeãs brasileiras com placar apertado de 19-17.

A outra dupla pré-classificada foi Maria Elisa/Val. Essa é a terceira vez que as jogadoras conseguem passar o primeiro dia invictas. “Na última etapa, demos um vacilo e acabamos na repescagem. É o nosso segundo ano juntas e estamos com muita confiança no trabalho”, afirmou Maria Elisa que junto com sua parceira venceram Shirleny/Izabel maio (2x0) e Leila/Sandra Pires (2x1).

Cabeças-de-chave número dois da competição, Renata/Talita foram novamente derrotadas no segundo jogo do dia por Ana Paula/Shelda (2x0) e caíram para a repescagem. Décima primeira dupla no ranking de entradas as veteranas conseguiram garantir com isso a vaga nas oitavas-de-final do torneio. Outras favoritas que acabaram derrotadas foram Maria Clara/Carol, que venceram a primeira partida contra Fabi e Bruna por 2x0 e acabaram perdendo depois para Izabel/Chell pelo mesmo placar, e Bárbara Seixa e Vivian, que após a terceira colocação em Foz do Iguaçu, venceram na estréia no Mato Grosso do Sul (2x0 sobre Carla/Andréa Teixeira) mas acabaram sendo derrotadas no segundo jogo por Cris/Andrezza (2x1).

O maior destaque acabou sendo Mônica/Naiana que para chegar a segunda parte da etapa de Campo Grande desbancaram Virna/Ângela (2x1) e Agatha/Shaylyn (2x0).

AVP divulga calendário de 2008

A associação dos jogadores de vôlei de praia norte-americano (AVP) divulgou essa semana o seu calendário para a temporada que comemora o vigésimo quinto aniversário da entidade. Serão 17 etapas ao longo do ano e um evento ao término das disputas para a eleição do melhor da praia.

“Nos estamos empolgados em anunciar o calendário do tour 2008 e o 25o aniversário da organização”, disse Leonard Armato. O dirigente completou ainda que espera que o fato das duplas americanas que irão representar o país nos Jogos de Pequim estarem competindo em casa atraia o público.

Serão duas etapas em abril: A primeira em Miami entre os dias 11 e 13, e a segunda no Texas entre os dias 18 e 20. Huntigton Beach (Califórnia) recebe os jogos entre os dias 02 e 04 de maio, seguido pelas disputas em Charleston (8 a 10/05), Louisville (24 a 26/05) e Atlanta (30/05 a 01/06). Em junho, entre os dias 06 e 08, a Califórnia volta a receber o tour em Hermosa Beach e Belmar será a nona etapa (20-22 junho). Boulder (4-6/07) e Chicago, ainda sem data definida, antecedem a etapa do Brooklyn (18-20/07). Long Beach e San Diego, entre os dias 25-27/07 e 01-03/08 respectivamente, completam a fase anterior aos Jogos Olímpicos.
Na volta de Pequim as disputas ocorrem em Cincinatti (29-31/08). Quatro eventos em setembro encerram o calendário. Nos dias 06 e 07 os jogos ocorrem em Santa Bárbara, entre 12 e 14 em San Francisco, 19 a 21 em Manhattan Beach e Glenade encerra a temporada (26 a 28).

quinta-feira, 13 de março de 2008

Procura-se um novo parceiro

Foram três etapas esse ano ao lado de Xuxo, mas Marcelo Negrão está com parceiro novo para a etapa de Campo Grande do circuito brasileiro. Mesmo assim a parceria com André é provisória. O campeão olímpico nas quadras está na busca de um novo parceiro para alcançar seu objetivo nas areias.

“Meu ciclo ao lado de Xuxo está encerrado. Tive dois anos de adaptação ao vôlei de praia e ao lado dele conquistei coisas boas. Mas, após este período, já me sinto um jogador de vôlei de praia e tenho objetivos maiores do que passar pelo qualifying. Sempre fui acostumado a disputar finais e sei que tenho condições de conseguir estes resultados na areia também. Estou analisando as possibilidades de parceria e espero definir o quanto antes. Estou disposto a sair de São Paulo e ir morar em outra cidade em função da nova dupla”, anunciou o jogador.

Depois de vencerem Vinícius/Isac por 2x0 (18-11/18-16) Marcelo Negrão/André se classificaram a chave principal da competição. Nessa sexta eles enfrentam Ricardo/Juca na estréia da fase de classificação e se avançarem poderão ter pela frente os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel.

Duplas jogam em Campo Grande com cabeça no Mundial

As principais duplas do vôlei de praia brasileiro estão em Campo Grande (MS) para a disputa da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil, mas a cabeça está do outro lado do mundo.

Depois dessa etapa o circuito brasileiro tem uma pausa para a primeira etapa do Circuito Mundial, que será disputada na Austrália no final desse mês. Como os jogos internacionais são os que valem pontos para o ranking que vai definir as quatro duplas representantes do Brasil nos Jogos de Pequim os jogadores que brigam pelas vagas estão completamente focados nesse tour.

Com o aproveitamento de 100% no circuito nacional Juliana/Larissa lideram também o ranking olímpico brasileiro. Mas a folga frente as outras adversárias não muda o planejamento da dupla. “Eu e Larissa aproveitamos os torneios no Brasil como treinos de luxo para jogar no exterior com mais ritmo e bom preparo físico”, confirmou Juliana.

Dupla formada esse ano para tentar a segunda vaga brasileira Ana Paula e Shelda também esperam obter um bom resultado em Campo Grande para servir de estímulo pro Mundial. “Seria fantástico se conseguíssemos um bom resultado em Campo Grande para demonstrar que estamos no caminho certo. Mas ainda estamos no começo da nossa preparação e tenho convicção que o nosso time ainda vai crescer muito no decorrer da temporada”, disse a medalhista olímpica Shelda.

Mato Grosso do Sul classifica duplas apenas no masculino

Foram disputadas hoje as partidas do qualifying da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e os atletas locais não tiveram muita sorte.

Entre as mulheres nenhuma atleta local passou pela fase de classificação. Com isso, apenas Talita e Mazé representam o estado na competição.

No masculino o estado classificou apenas três atletas, que agora se juntam aos seis atletas locais pré-classificados a chave principal. Alex, que é natural do Paraná, se mudou para Mato Grosso do Sul aos doze anos de idade e representa o estado no circuito. Ele e seu parceiro Celso venceram Augusto/Evans Melo por 2 sets a 1 (18-11/15-18/17-15) e conseguiram a vaga. Já Carlos e Betinho tiveram que passar por dois jogos. Primeiro passaram pelos paranaenses Léo/Felipe (18-16/18-14) e depois pelos cariocas Fred/Fábio Guerra (18-16/19-17).

- Benjamim tenta o bi dentro de casa

Principal destaque entre os jogadores masculinos do estado na disputa da etapa do Mato Grosso do Sul Benjamim, campeão em 2001 ao lado de Márcio, tenta conquistar em casa o título pela segunda vez.

“Os resultados têm sido bons nas últimas etapas no Mato Grosso do Sul. Fico feliz por poder representar bem meu Estado nas etapas em Campo Grande, diante da torcida que nos apóia o ano inteiro”, disse empolgado o jogador que atualmente tem como parceiro o amazonense Luizão.

Mas a torcida deve estar dividia na estréia do jogador. É que do outro lado da quadra estará o representante do estado Alex e seu parceiro Celso.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Campeã busca vaga na chave principal do torneio

A cidade de Campo Grande traz boas lembranças a gaúcha Mônica. A atleta de 34 anos foi campeã da etapa challenger disputada na cidade em 2002, na época ao lado de Val.

“Foi um resultado legal para minha carreira”, comentou a jogadora que para a etapa que começa amanhã no Parque das Nações Indígenas tem ambições um pouco menores. Disputando o qualifying ao lado de sua atual parceira, a cearense Naiana, ela espera conseguir primeiro avançar a chave principal do torneio para depois alcançar uma posição de destaque. “Os títulos que já conquistei são boas lembranças, mas não interferem nos jogos atualmente. Não treinamos juntas e isso dificulta bastante. Mas, a cada etapa temos aprendido e nos entrosado um pouco mais”, completa.

Para alcançar o primeiro passo do desafio nesse ano ela terá que vencer a única partida que disputara na fase de classificação. O jogo será contra as vencedoras do confronto entre Bruna Dealtry/Flávia Silva e Fabíola/Rossana.

- Aniversariante quer classificação do presente.

Dos cinqüenta e dois atletas que entrarão em quadra na disputa do qualifying masculino nessa quinta-feira um em especial espera terminar o dia com mais um motivo para comemorar.

Medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (99), Lula comemorará seus 38 anos em quadra. “Costumo ter sorte quando jogo no dia do meu aniversário. Passar pelo qualifying e chegar, quem sabe, a uma semifinal seria um ótimo presente”, afirmou o jogador que precisa de uma única vitória amanhã para entrar na chave principal do torneio.

Os adversários do aniversariante, que jogo ao lado do carioca Pará, saem do jogo entre Ferramenta/Guto e Iuli/Fernando Schimdt.

Letícia pessoa acredita em bons resultados de seus pupilos

Treinadora responsável pela o início da carreira de sucesso de Adriana Behar e Shelda, Letícia Pessoa tem para essa temporada dois grandes desafios: a classificação olímpica de Leila/Sandra e a classificação no ranking mundial da dupla Bernardo/Alisson.

Apesar dos dois objetivos dependerem das etapas do Circuito Mundial, a experiente técnica acredita que bons resultados no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia são fundamentais para a evolução das duplas. Por isso, ela aposta que seus pupilos farão bonito esse fim-de-semana em Campo Grande, aonde será disputada a quarta etapa da competição nacional.

“As meninas jogaram muito bem a última etapa, em Foz do Iguaçu, e estão melhorando a cada jogo. A tendência é evoluir cada vez mais”, aposta Letícia. Já no masculino as esperanças são fundamentadas no retrospecto da última etapa. Alisson e Bernardo venceram todos os seus jogos da fase classificatória, incluindo o confronto frente Márcio e Fábio Luiz, e foram eliminados apenas nas quartas-de-final da competição.

Alisson, de 22 anos, confirma que o início do ano está sendo como o planejado. “Nosso jogo amadureceu muito, meu entrosamento com o Bernardo está cada vez melhor e conseguimos bons resultados. O objetivo é ficar entre os cinco primeiros, o que vem acontecendo”, disse o jogador.

Mato Grosso do Sul tem 27 atletas na disputa

O estado do Mato Grosso do Sul será representado por 27 jogadores na quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Serão dezessete atletas no masculino e dez no feminino.

Dezenove desses atletas buscam amanhã a classificação a chave principal da competição e a maior esperança da torcida local é com o jogador Alex, de São Gabriel do Oeste. Ele que faz dupla com Celso (RO) são a quarta melhor dupla no ranking do qualifying. Outras cinco duplas masculinas representam o estado na primeira fase da competição: Carlos/Betinho, Nelson/Caverna, Netto/Gustavo, Douglas/Rudinelo e Angolano/Manoel.

No feminino as chances de classificação são menores. Todas as quatro duplas que disputam essa fase estão depois da vigésima posição no ranking de entrada.

- Wild Card para atletas do ranking estadual

Como em toda etapa do circuito nacional, a federação local indica uma dupla que é pré-classificada a chave principal do torneio.

Para esse ano a Federação do Mato Grosso do Sul privilegiou duplas fortes no circuito do estado. Líderes do ranking sul-matogrossense a corumbaenze Mazé e a cuiabana Maira foram as escolhidas no feminino. No masculino os felizardos foram os vice-líderes Marcinho e Miguel.

A escolha pela segunda melhor dupla se deu pelo fato dos líderes Toninho/Mauro Nogueira já terem vaga assegurada na fase principal da competição. Além deles Benjamim, que joga ao lado de Luizão, e Zé Irio, parceiro de Bruno, são os atletas locais que só entram em quadra na sexta-feira.

Outra atleta local que só estréia na sexta e a aquidauanense Talita. Ela que com sua parceira Renata busca uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim será a cabeça-de-chave número dois do torneio feminino.

Aberto de Dubai faz parte de estratégia da FIVB

A etapa de Dubai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que será disputada entre os dias 05 e 11 de outubro, faz parte de um projeto da Federação Internacional de Vôlei de desenvolvimento do esporte no Oriente Médio.

Em recente visita aos Emirados Árabes Unidos o diretor de eventos da FIVB Angelo Squeo conversou com as autoridades locais sobre a inclusão da capital do país (Abu Dhabi) no circuito em 2009. O passo seria mais um dentro da estratégia da entidade máxima do vôlei mundial de levar grandes eventos de vôlei indoor e de praia a região.

O projeto incluiria ainda a criação de um centro de treinamento de vôlei de praia que receberia os times do mundo inteiro. Segundo os dirigentes o clima local favorece já que muitos países europeus enfrentam inverno rigoroso na fase de pré-temporada.

Campeões de Open mineiro participarão do Circuito BB

Campeões na semana passada do II Sesi Open de Vôlei de Praia, disputado em Uberlândia, Lobeira (DF) e Leandrão (AM) esperam fazer bonito e conquistar uma das oito vagas na chave principal da etapa de campo Grande do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

A dupla se juntou apenas 15 dias antes da disputa do torneio mineiro, que contou com vinte e seis duplas vindas de cinco estados brasileiros, e por isso espera que na etapa do circuito nacional consigam apresentar um melhor nível de jogo. “O entrosamento em Uberlândia não estava 100%, mas mostramos a nossa força. Treinamos essa semana juntos para fazer bonito no Mato Grosso do Sul”, afirmou o brasiliense que espera disputar pela primeira vez um jogo entre as melhores duplas de vôlei de praia do país.

A definição das chaves do qualifying da terceira etapa do Circuito BB acontece nessa quarta a noite no congresso técnico da competição.

Talita foca nos treinos para vencer em casa

Depois da quinta colocação conquistada na etapa de Foz do Iguaçu Talita retornou nessa terça a rotina de treinos para mais uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. E dessa vez a jogadora tem mais motivos para buscar um bom resultado.

A partir da próxima sexta ela e sua parceira estarão nas quadras montadas no Parque da Nações, em Campo Grande (MS), tentando voltar a disputar mais uma final do circuito nacional (elas foram finalistas em Xangri-lá e Florianópolis). Para isso elas contaram com o apoio da torcida local e dos familiares de Talita. A jogadora que nasceu em Aquidauana tem muitos parentes na capital do Estado, e mesmo os que ainda moram em sua cidade natal prometem ir até Campo Grande para torcer pela dupla. “É muito bom jogar em casa. Meus parentes vão pros jogos e torcem muito, levam fachas. É uma grande festa”, afirmou a jogadora de 25 anos.

Mas para a festa ser completa ela espera ter mais sorte do que nas duas últimas vezes que o circuito passou por lá. “Não tivemos bons resultados. Acho que como estávamos vindo de resultados positivos nos colocamos muita pressão a mantê-los”, afirmou a jogadora que se diz preparada para controlar a ansiedade nesse ano e conseguir quem sabe o título inédito dentro de casa.

Holly McPeak anuncia sua aposentadoria

A medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Holly McPeak anunciou que essa será sua última temporada como atleta de vôlei de praia.

Motivações não faltam para a temporada de despedida da jogadora que esteve presente em todas as edições olímpicas em que houve disputa de vôlei de praia. Para ela só a modalidade já é um grande estímulo: “É muito bom treinar no sol. Todo dia quando venho para a praia fico pensando o quão boa é a minha vida. Olhar a praia e pensar que esse é meu escritório. Eu tenho sorte de fazer o que eu faço a 18 anos”.

Ela espera conseguir melhorar o retrospecto de 2007, quando chegou apenas a uma final do circuito norte-americano, para fechar sua carreira com chave-de-ouro. “Estou trabalhando duro, estou com saúde, tudo está indo muito bem. Vai ser o meu último ano e eu vou fazer todo o possível para ser o melhor que eu puder. Esse é o foco”, explicou a jogadora que no passado esteve as voltas com lesões musculares.

Seus planos para depois do fim da carreira são de fazer uma viagem ao sul da Itália. Quanto a planos familiares ela alega ainda não ter tomado a decisão, mas já pensa em filhos.

Cirurgia no ombro coloca Juliana/Larissa no topo

Com a medalhista olímpica Kerri Walsh fora da primeira etapa do Circuito Mundial por estar em fase de recuperação de uma cirurgia no ombro direito, Juliana e Larissa serão as cabeças-de-chave número um do torneio que será disputado na Austrália.

A americana que faz dupla com May Treanor só deve voltar a disputar a principal competição do vôlei de praia mundial em maio, quando defenderá o retrospecto de 53 vitórias em 54 jogos na temporada passada.

Já as brasileiras iniciam o ano buscando aumentar a sua pontuação no ranking olímpico, formado pelos oito melhores resultados desde o ano passado, confirmando assim a primeira vaga brasileira nos Jogos de Pequim. Atualmente as campeãs brasileiras somam 5.200 pontos, seguidas por Renata/Talita com 3.940. A aposentadoria de Adriana Behar e o fim da dupla Ana Paula/Leila colocaram Maria Clara e Carol como as atuais terceiras colocadas na corrida com 2.680 pontos.

Todas a três duplas estarão representando o Brasil nessa primeira etapa, sendo que as duas primeiras, junto com Ana Paula e Shelda tem lugar garantido no main draw. As irmãs cariocas terão que disputar o country-quota contra o vencedor do jogo entre Leila/Sandra e Anegla/Virna para assegurar a vaga no qualifying.

terça-feira, 11 de março de 2008

Campeões buscam reabilitação no MS

Atuais campeões da etapa de Campo Grande (MS), Márcio e Fábio Luiz esperam conseguir repetir o desempenho do ano passado e com isso alcançar seu primeiro título na temporada de 2008.

"Vamos arrumar a casa e voltar ao normal. Time grande é aquele que cai e consegue se levantar”, afirmou Fábio Luiz que teve no terceiro lugar de Florianópolis o melhor resultado esse ano. Mesmo com a preparação voltada pro Circuito Mundial, que é classificatório para as Olimpíadas, a dupla sabe que precisa voltar a ter bons resultados no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Para isso se inspiram na campanha do ano passado, quando depois de ganhar seus quatro primeiro jogos, venceram a Franco e Pedro Cunha por 2x1 na final.

Mesmo com o mau desempenho no início da temporada a dupla está na quarta colocação do ranking de entradas. Franco e Pedro cunha continuam na liderança, seguidos por Ricardo/Emanuel e Pedro Solber/Harley.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Emanuel e Márcio lutam pelo título de “rei” de Campo Grande

Se o histórico na temporada 2008 aponta Emanuel, e seu parceiro Ricardo, como favoritos para a conquista da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia (eles venceram as três etapas disputadas até agora), o paranaense espera conseguir se isolar na liderança dos que mais venceram a etapa na capital sul-matogrossense.

Além dos títulos conquistados ao lado de seu atual parceiro, em 2003 e 2006, Emanuel foi campeão na cidade, ao lado de Aloísio em 94. Se confirmar a boa fase ele atingirá a quarta medalha de ouro da etapa e se isolará como o atleta que mais vezes ganhou na cidade. Mas para isso ele terá pela frente um desafiante a altura. Márcio, que forma com Fábio Luiz uma das melhores duplas do vôlei de praia masculino, também já tem três vitórias nas areias do Mato Grosso do Sul. Assim como seu rival, Márcio tem duas conquistas com o atual parceiro (2005 e 2007) e uma, em 2001, ao lado de Benjamim.

O “tira-teima” entre as duas feras começa nessa sexta na arena montada no Parque das Nações. Um dia antes as duplas menos ranqueadas entram em quadra no qualifying buscando uma das oito vagas na chave principal.

Guga prestigiou a terceira etapa do Circuito BB Vôlei de Praia

Não foram só as estrelas do melhor vôlei de praia do mundo que brilharam na terceira etapa do circuito nacional de vôlei de praia. Uma presença ilustre na área VIP da arena montada no Mirante do Vertedouro, na Hidrelétrica de Itaipu, deu mais brilhantismo ao evento.

O tenista Gustavo Kuerten foi até Foz do Iguaçu especialmente para acompanhar os jogos. E para quem pensava em se tratar apenas de um atleta aparecendo em um evento esportivo nacional tomou um susto ao perceber o interesse e conhecimento do tenista sobre vôlei de praia. Mas, o tenista logo explicou que apesar de admirar algumas duplas não havia escolhido nenhuma delas para torcer: “Admiro o trabalho da Juliana/Larissa e da Maria Clara e Carol, que são minhas amigas. Mas o mais importante é que o vôlei de praia brasileiro tem um excelente nível técnico e por isso está entre os melhores do mundo”.

Guga que anunciou que vai se aposentar esse ano ainda elogiou os organizadores pela escolha do local do evento. “O lugar escolhido para a montagem da arena contribui para o sucesso do evento. A Usina de Itaipu é um lugar privilegiado”, afirmou o tenista que promete continuar acompanhando as duplas brasileiras ao menos por noticiário.

domingo, 9 de março de 2008

Campeã Mundial sub-21 sobe ao pódio pela primeira vez

Se na quadra central o resultado no feminino já era esperado, terceira vitória na temporada de Juliana/Larissa, a grande surpresa do domingo ocorreu na quadra número dois do complexo montado na Hidrelétrica de Itaipu.

Depois de perderem o primeiro set para Agatha e Shaylyn por 18 a 14, Bárbara e Vivian, dupla formada no início desse ano, viraram o placar e conseguiram seu primeiro pódio na temporada. Essa foi também a primeira vez que Bárbara Seixas, campeã mundial sub-21 no ano passado, consegue estar entre as três primeiras colocadas no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia (sua parceira já conseguiu o feito ano passado quando jogava com Ângela). “É importante acumular esses bons resultados para sermos cabeças-de-chave e assim favorecidas nos cruzamentos. Mas mesmo assim, com o nível elevado do Circuito, mesmo as duplas que vêm do quali costumam dar trabalho”, afirmou a carioca vibrando pelo resultado obtido com as parciais finais de 20-18 e 15-10.

- Irmãs completam o pódio da etapa paranaense

Na cerimônia de premiação da etapa além das campeãs Juliana/Larissa e de Bárbara/Vivian, completaram o pódio as irmãs Maria Clara/Carol. As duas que desbancaram as vice-líderes do ranking brasileiro (Renata/Talita) nas quartas-de-final do torneio continuam com o tabu de nunca ter vencido as atuais campeãs brasileiras.
O jogo foi todo dominado pelas campeãs pan-americanas que nos dois sets abriram vantagem logo no início e conseguiram administrar o jogo sem maiores dificuldades. No fim, vitória das líderes do ranking com parciais de 18-13 e 18-15.

Emanuel volta a vencer em casa

Desde 1995 o campeão pan-americano Emanuel não vencia dentro de casa. O jogador que na época jogava ao lado de Zé Marco e atualmente joga com Ricardo quebrou essa escrita na manhã desse domingo.

Para a alegria dos paranaenses que lotavam a arena central do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia o atleta local venceu a partida final frente Paulo Emílio e Moisés por 2x0. No primeiro set a dupla que venceu todas as três etapas do circuito na temporada teve mais facilidade e venceu com parcial de 18-13. Já no seguinte eles conseguiram assumir a ponta do placar justamente no ponto que antecedeu o término da partida. A vitória suada veio com o placar de 20-18.

“Este título no meu Estado veio no momento certo e posso dizer que marcou bastante a minha carreira”, afirmou o jogador que acredita que o maior desafio na temporada será manter o nível apresentado até agora para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Na disputa pelo terceiro lugar os líderes do ranking Franco e Pedro Cunha levaram a melhor sobre Harley/Pedro Solberg. Com a vitória de 2x0, com parciais de 18-15 e 18-12, a dupla voltou a subir em um pódio no circuito nacional.